[Valid Atom 1.0]

domingo, 22 de junho de 2008

Opinião: Neschling deixa a fervura injusta e uma Osesp superior

RICARDO FELTRIN
Editor-chefe da Folha Online

O anúncio de John Neschling, de que sairá da Osesp em 2010, põe fim a um indelicado processo de fervura do maestro, promovido por tucanos ditos amantes do erudito. Erudição à parte, algumas atitudes contra ele foram dignas de intrigas da Idade Média.

A honra de Neschling foi ameaçada. Seus mais de 10 anos à frente da Osesp, que pegou razoável e transformou em excelente, foram absolutamente esquecidos pelos inimigos. Tudo por causa de sua irascibilidade.

Fique quieto. Não abra mais a boca. Pára ou vai cair feio. Esses foram alguns recados dados nos últimos 12 meses --transmitidos por músicos com trânsito constante no Palácio dos Bandeirantes. Foi ali que tramaram sua queda, mas não conseguiram. A verdade: ele é que cansou.

13.fev.07/Bruno Miranda/Folha Imagem
Maestro John Neschling comunicou que não renovará seu contrato com a Osesp em 2010
Maestro John Neschling comunicou que não renovará seu contrato com a Osesp em 2010

A crise Neschling x Tucanato da Cultura chegou ao ápice em 2007, quando uma crítica ácida do maestro a José Serra foi postada na internet. Uma nota publicada na coluna de Mônica Bergamo, na Folha, aprofundou a crise. Tudo porque ele chamou o governador de "autoritário" e "mimado". O próprio espelho.

Ao misturar política e partitura, ao se deixar flagrar reclamando de Serra, arrumou uma horda de inimigos no Estado. Inclusive gente que não tem a menor idéia do que é um dó maior.

A reação contra o maestro foi exagerada, injusta e muitas vezes abusiva. Afinal, qual a novidade? Neschling sempre foi um reclamão. Da qualidade de hotéis em turnês, do tipo de comida dos restaurantes, do transporte nas cidades visitadas... certa vez até da primeira classe de um British Airways! Por que não reclamaria de um político?

Neschling era um tanto distante com os músicos. Quase nunca viajava no mesmo avião que eles. Durante uma viagem por acaso com toda a Osesp, perguntei a uma violinista como era trabalhar com ele: Um sufoco, mas você cresce no seu instrumento, foi a resposta dela, de bate-pronto. O maestro sempre esteve mais para professor exigente do que amigo.

Mas é um rabugento impressionante. O que fez com a Osesp nos últimos dez anos terá efeitos nos próximos 20, talvez 30. Todos sabem que ele deu ao conjunto uma textura, um timbre, uma capacidade de ser suave ou feroz como bem entender. Uma versatilidade que rivaliza com qualquer sinfônica européia de primeira linha. E pensar que essa mesma Osesp nos anos 70 chegava a ter no elenco gente, digamos, semitonada.

A saída de John Neschling é lamentável para a música clássica no Brasil. Ainda mais porque o destino do maestro deverá ser EUA ou Europa. Há lugar para ele em qualquer lugar. Temperamento? Guardadas as devidas proporções, alguém se importa que Beethoven era um ranheta?

Por causa de John Neschling, e dos músicos que reuniu, a Osesp está certamente entre as dez melhores orquestras do mundo. Seja quem for seu sucessor, vai se dar muito bem.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Spectra: un nuevo camino para llegar a la información en3D




Spectra es una nueva herramienta lanzada por la Msnbc que nos propone un nuevo punto de vista para acceder a la información. Una vez más Internet es el espacio ideal en el que técnica y creatividad dan como resultado nuevas experiencias en el consumo de información. Spectra nos da la posibilidad de crear un contorno informativo tridimensional que se genera siguiendo las preferencias del usuario. Los titulares e imágenes relacionados con nuestra elección van generando una órbita tridimensional que nos descubre una nueva forma de relacionarnos con la información.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Bubok: dos meses y creciendo

Bubok cumple dos meses y el balance no puede ser más positivo. Y es que en este breve pero intenso periodo de tiempo ya se han publicado 1.000 libros y se han registrado 4.500 usuarios.

Unas cifras que animan al equipo de esta librería digital a seguir trabajando como hasta ahora. El esfuerzo ha merecido la pena. Sin duda. Y así nos lo manifiesta uno de sus promotores, Ángel María Herrera, quien se muestra muy satisfecho con el resultado de estos dos primeros meses de andadura.

Ángel María, director general del proyecto (tras el que, no obstante, hay un equipo muy amplio de personas), nos recuerda la filosofía con la que nació Bubok y que no es otra que la de facilitar a mucha gente la posibilidad de publicar y de hacerlo además de una manera muy sencilla. "Se trata de una plataforma a través de la que la gente puede publicar su libro sin limites. Sólo tiene que subirla y promocionarla", nos comenta.

Con Bubok se han acabado los trámites pesados que conlleva la publicación de un libro en una editorial tradicional, de las de toda la vida. Y esto resulta muy útil y cómodo para cualquier persona. Por ello, triunfa.

Pero no acaba aquí la cosa. Dentro de los proyectos que están aún en cartera, esta librería baraja uno muy interesante y que, sin duda, tendrá efectos muy positivos en el campo de la investigación doctoral. La idea es hacer un hueco a las tesis doctorales para que sus autores puedan difundirlas fácilmente. Seguro que resulta muy atractivo para aquellos doctores que se encuentran con la dificultad de dar salida a su trabajo de investigación en el mercado.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters