[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Petroleiros iniciam paralisação na Bacia de Campos


14/07 - 07:20 - Reuters


RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os petroleiros deram início nesta segunda-feira ao processo de paralisação da maioria das plataformas da Petrobras na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, como planejado em um plano de greve anunciado pelos empregados da petrolífera na semana passada.

Segundo a Federação Única dos Petroleiros (Fup), 33 das 42 plataformas da companhia na bacia passaram a reduzir sua produção gradualmente às 00h00 até que passem somente a produzir a energia que consomem. Contudo, a Fup descarta a possibilidade de escassez de petróleo no País.

De acordo com o diretor da entidade, José Genivaldo Silva, o risco de falta de petróleo inexiste porque o estoques, segundo ele, são suficientes para abastecer o País durante os cinco dias de greve previstos.

A Petrobras não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

Na semana passada os funcionários da maior empresa do Brasil anunciaram uma greve de cinco dias à partir do dia 14, com parada na produção da Bacia de Campos, responsável por 80 por cento do petróleo produzido no Brasil.

Segundo a Fup e o Sindicato dos Petroleiros no Norte Fluminense, as reivindicações são de um maior percentual dos lucros da companhia para os trabalhadores e objetiva também forçar a Petrobras a considerar o dia de saída dos empregados da plataforma como um dia de trabalho.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Os Desafinados








Lançamento: 29/08/2008

Direção: Walter Lima Jr.

Co-Produção: Globo Filmes, Tambellini Filmes, Imagem Filmes, Cine Tempo, Urca Filmes, Magno Filmes

Roteiro: Walter Lima Jr., Suzana Macedo

Elenco: Rodrigo Santoro - Joaquim | Cláudia Abreu - Glória | Selton Mello - Dico | Ângelo Paes Leme - Davi | André Moraes - PC | Alessandra Negrini - Luíza | Jair Oliveira - Geraldo | Vanessa Gerbelli - Dora | Charlis Fricks - Caio | Genésio de Barros - Davi no presente | Arthur Kohl - Dico no presente | Antônio Pedro - PC no presente | Bene Silva - Geraldo no presente | Augusto Madeira - Manolo | Cacá Amaral - Almirante | Michel Bercovitch - Leon | Renato Borghi - Cônsul Carlos José | Kevin Gall - Oficial da imigração | Daniel Lentini - Assistente de direção de Dico | Haythem Noor - Taxista indiano | Craig DiFrancia - - | Teddy Sears - -

Sinopse: Ao ouvir no rádio que a cantora brasileira Gloria Baker havia morrido num acidente de carro na Itália, o cineasta Dico resolve fazer um documentário sobre o quarteto de bossa nova Os Desafinados, formado por amigos seus de juventude e do qual Gloria participara como cantora. Para isso, Dico reúne os sobreviventes do grupo numa boate de Copacabana, onde eles costumavam se encontrar nos anos 60. Da memória deles e das imagens em preto e branco feitas por Dico na época, ressurge a história do pianista Joaquim (Quin), do saxofonista Davi, do baixista Geraldo e do baterista PC.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Romance








Lançamento: 31/10/2008

Direção: Guel Arraes

Co-Produção: Globo Filmes, Natasha Filmes

Roteiro: Guel Arraes

Elenco: Wagner Moura - Pedro | Letícia Sabatella - Ana | Andrea Beltrão - Fernanda | José Wilker - Danilo | Bruno Garcia - Dinho | Tonico Pereira - Diretor | Vladimir Brichta - Orlando | Edmilson Barros - S.Joaquim | Marco Nanini - Rodolfo

Sinopse: Ana e Afonso, dois jovens atores, se apaixonam durante a montagem teatral do “Romance de Tristão e Isolda”. Ao mesmo tempo que recriam a história deste casal mítico que está na origem de todos os casais românticos, eles tentam descobrir para si próprios uma nova forma de se relacionar, menos trágica e mais livre, porém carregada da mesma emoção. Ao narrar o romance contemporâneo de Ana e Afonso, tendo como pano de fundo o romance clássico de Tristão e Isolda, “Romance” é uma história de amor e uma história sobre o amor.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Veja como ingressar por concurso nas Forças Armadas


Atualmente, há inscrições abertas para 1.925 vagas no Exército e 1.680 na Marinha. Saiba mais sobre remunerações e requisitos.


Polícia Militar

Defensoria do RJ pede anulação de teste físico para mulheres

Exames para bombeiros tiveram mesmo grau de dificuldade para homens e mulheres.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Milhares de abelhas aparecem mortas em São Paulo


Segunda-feira, 14/07/2008

Apicultor de Paraíso, no noroeste do estado, coletaram amostras que serão encaminhadas para a Escola Superior de Agricultura, em Piracicaba. Ele acredita que as abelhas foram envenenadas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Laura beija Daniel na frente de todos


Sábado, 12/07/2008

Após acusações de Frau Herta, Laura revela a todos que Daniel é seu grande amor e beija o médico no saguão do hospital.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Laura dá tapa em Frau Herta


Sábado, 12/07/2008

Depois de ser chamada de louca, Laura não se contém e bate em Frau Herta.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Paulistano adere ao 'disque-dentista'


Profissional leva equipamentos portáteis que podem ser montados em qualquer lugar.
O atendimento em casa pode sair de 20% a 100% mais caro.
Luísa Brito Do G1, em São Paulo

Foto: Daigo Oliva/G1
Daigo Oliva/G1
Izelte Munia é atendida pelos dentista Carlos Henrique Pricoli em plena sala de sua casa, na Zona Oeste de São Paulo (Foto: Daigo Oliva/G1)

Vivendo em uma grande cidade, com um trânsito caótico e cada vez com menos tempo, o paulistano se habituou a contar com serviços em domicílio. Além dos já conhecidos disque-pizza, disque-remédio e disque-encanador, as pessoas agora podem contar também com um tipo de "disque-dentista", um serviço de atendimento odontológico em casa.


Munido de equipamentos portáteis, cadeira reclinável para o paciente, assento com rodinha para o profissional e até de uma cuspideira, o dentista vai até a casa ou local de trabalho do paciente e monta seu consultório em cerca de 15 minutos. Pouco conhecido, o serviço é chamado de dentista em domicílio, dentista móvel ou dentista home care.


“Tenho o básico aqui e me adapto ao local onde estou. Para mim é como se fosse um consultório normal”, diz o dentista Carlos Henrique Guy Pricoli, que decidiu abandonar o consultório que tinha em Itapevi, na Grande São Paulo, há três anos e, atualmente, só atende em domicílio.

Ele conta que consegue atender no máximo três pacientes por dia, menos do que no consultório. No entanto, segundo ele, o atendimento rende mais. “Aproveito o tempo para fazer o máximo possível. Às vezes, em três consultas, consigo fazer o tratamento que demoraria oito sessões no consultório”, diz Pricoli.


De acordo com os dentistas que fazem esse tipo de atendimento, é possível realizar 90% dos procedimentos com o consultório portátil. Entre os procedimentos que não podem ser feitos estão os implantes e cirurgias mais complicadas.


Foto: Daigo Oliva/G1
Daigo Oliva/G1
Na foto, à esquerda, é possível ver uma estrutura portátil onde ficam os principais equipamentos (Foto: Daigo Oliva/G1)

Mas que tipo de pessoa quer ouvir aquele barulhinho dos equipamentos do dentista na própria casa? Os clientes vão desde o executivo cheio de compromissos, pessoas com dificuldade de locomoção, idosos, doentes, até turistas que querem ser atendidos no hotel. “Já atendemos uma pessoa na casa de campo dela no final de semana porque ela não tinha tempo durante a semana e queria relaxar no campo”, conta Nelly Martins, assistente e mulher de Pricoli, que também atende em asilos e hospitais.


Para os pacientes, a maior vantagem é a comodidade. “Não pego trânsito, não pego chuva, nem sofro em fila de espera de consultório”, diz a dona-de-casa Izelte Munia, de 67 anos, que há um ano faz tratamento dentário em domicílio. Ela conta que marcou a primeira consulta há cerca de um ano. Na época, Izelte trabalhava e sua casa estava em reforma, o que a impedia de deixar o imóvel. Ela também sofre de um problema na visão, que a atrapalha ao dirigir.


Após vários tratamentos dentários interrompidos e momentos de dor, o coordenador de operações de uma empresa de informática Linon Carlos de Nóbrega, de 49 anos, também decidiu contratar os serviços de um dentista em domicílio. “Tenho hora para entrar no trabalho, mas não para sair, então nunca tinha tempo de ir às consultas, ou era atrapalhado pelo trânsito”, conta ele, que costuma agendar a consulta em casa para as 6h30 ou 7h. Segundo Nóbrega, a maior vantagem do serviço é a comodidade.


Idosos

A dentista Beatriz Kunze se especializou em odontogeriatria e viu a necessidade de fazer atendimentos nas casas dos clientes. Segundo ela, em alguns casos é preciso abrir mão do próprio conforto para conseguir realizar o tratamento. “Às vezes tenho de atender os pacientes na cadeira de rodas ou na cama”, conta ela, que é dentista em Curitiba e deve começar a atender em São Paulo. Beatriz diz receber vários e-mails e telefonemas de pacientes paulistas procurando por atendimento em casa.


Sem o serviço em domicílio, os idosos da Casa de Repouso Felicitá não poderiam cuidar dos dentes. Das 22 pessoas internadas no local, pelo menos quatro fazem tratamento dentário regular. Segundo a gerente do local, Vilma Cassoli Said, muitos têm dificuldade de se locomover e alguns não conseguem nem sentar na cadeira do dentista e são atendidos em cadeiras de rodas ou na cama. O local abriga idosos entre 73 anos e 95 anos.

Mais caro

O tratamento em casa pode sair de 20% a 100% mais caro dependendo do profissional escolhido e da distância do local de atendimento. De acordo com os dentistas consultados pelo G1, o preço mais alto é explicado porque o profissional acaba realizando menos atendimentos por dia. Na conta, entram o tempo gasto com o deslocamento e as despesas com estacionamento, combustível, e os assistentes - para ajudar nos procedimentos e na montagem dos equipamentos.


A maior parte dos dentistas, além de fazer o atendimento em casa também mantêm um consultório. É o caso de Luiz Schuchmann, que tem consultório no bairro de Higienópolis, na região central, e mantém um serviço que ele chama de home care e office care em todas as áreas da cidade. “Fica mais caro pelo o tempo que perco indo de um lugar para outro”, explica ele, que é mais chamado para atender idosos e pessoas acidentadas.


Regulamentação

De acordo com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP), dentistas com registro no órgão podem fazer atendimento em domicílio, em hospitais, asilos, entre outros lugares. Segundo o presidente do CRO-SP, Emil Adib Razuk, o dentista deve garantir a biossegurança dele e do paciente nos atendimentos em domicílio e manter uma estrutura num lugar fixo para poder esterilizar os equipamentos.

Além do registro no conselho, o dentista precisa também da autorização da Vigilância Sanitária municipal para poder atuar. Os pacientes podem checar se o dentista tem registro no CRO-SP pelo telefone 11-3549-5500.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Maria Madalena e Jesus tinham relação de aluna e mestre, dizem especialistas


Após exorcismo, mulher teria passado a seguir Cristo como discípula Palestina afora.
Idéia de que os dois teriam casado e tido filhos não possui dados concretos a seu favor.
Reinaldo José Lopes Do G1, em São

A maioria dos que estudam as origens do cristianismo tem poucas dúvidas: Maria Madalena cumpriu um papel importante entre os primeiros seguidores de Jesus, era uma das companheiras mais devotadas de Cristo e foi uma das primeiras a testemunhar sua fé na ressurreição do mestre. Mas, ao que tudo indica, a idéia de que os dois foram casados e tiveram filhos não passa de uma mistura de imaginação hiperativa moderna com brigas políticas de antigas seitas cristãs.

Foto: Reprodução
Maria Madalena na visão do pintor italiano do século 19 Francesco Hayez (Foto: Reprodução)

Leia mais notícias da série Ciência da Fé

Explica-se: todos os textos que insinuam uma proximidade mais carnal entre Maria Madalena e Jesus são pelo menos cem anos mais recentes que os Evangelhos oficiais, tendo sido escritos por pessoas que queriam justamente desafiar as visões mais ortodoxas do cristianismo, as quais começavam a se firmar. Se a pesquisa mais sóbria enterra, por um lado, o romantismo à la "Código da Vinci", também demonstra, por outro, um dos aspectos mais radicais da missão religiosa de Jesus: o tratamento aparentemente igualitário dado às mulheres.

De fato, ao contrário de todos os líderes religiosos judeus antes e depois dele (antes da época moderna, claro), Cristo não via problema algum em ter seguidores dos dois sexos. "Duas das qualidades extraordinárias de Jesus são o fato de que ele recrutava seguidores e era itinerante. Mas o que é ainda mais incomum é o fato de ele recrutar seguidores do sexo feminino e masculino e viajar com ambos", escreve Ben Witherington III, especialista em Novo Testamento do Seminário Teológico Asbury (Estados Unidos).

Ambos os fatos seriam considerados escandalosos para os judeus do século I, para quem as mulheres deveriam ficar em casa com seus maridos e, quando viajassem, teriam de ser acompanhadas por parentes do sexo masculino. Segundo o padre John P. Meier, professor da Universidade de Notre Dame em Indiana (EUA) e autor dos livros da série "Um Judeu Marginal", sobre a figura histórica de Jesus, o escândalo é um ótimo motivo para acreditar que esse grupo de seguidoras, incluindo Maria Madalena, realmente existiu.

Reprodução
Reprodução
Maria Madalena em ícone da Igreja Ortodoxa Russa, carregando mirra para ungir o corpo morto de Jesus (Foto: Reprodução)
Constrangedora

Essa visão advém do chamado critério do constrangimento, que é uma das principais ferramentas usadas pelos historiadores para decidir se um fato narrado nos Evangelhos realmente aconteceu com Jesus. A idéia é que os evangelistas não teriam motivos para criar uma narrativa que pudesse causar problemas para sua pregação por ser potencialmente constrangedora. Ao mesmo tempo, sentiriam a necessidade de relatar a situação embaraçosa nos casos em que ela era de conhecimento geral e, portanto, não poderia ser simplesmente omitida.

Meier acredita que o critério do constrangimento pode ser aplicado a vários acontecimentos-chave da vida de Maria Madalena relatados no Novo Testamento. Um deles é a expulsão de sete demônios do corpo da mulher, graças ao poder de Jesus. Outra é a presença da ex-possessa durante a crucificação e sepultamento de Cristo. Finalmente, há o relato de que ela teria falado com o próprio Jesus ressuscitado, talvez até antes dos apóstolos.

"É improvável que os primeiros cristãos tenham se dado ao trabalho de lançar dúvidas sobre a confiabilidade de uma testemunha tão importante [da ressurreição de Jesus] transformando-a numa antiga endemoninhada", escreve Meier. O historiador acredita, portanto, que Maria Madalena realmente foi exorcizada por Jesus num momento crucial de sua vida, e especula que isso levou a mulher a se tornar discípula de Cristo.

De Magdala para Jerusalém

O nome "Madalena" indica que Maria nasceu em Magdala, um vilarejo de pescadores na costa noroeste do mar da Galiléia -- a mesma região onde Jesus cresceu, portanto. Ela, porém, não era a única seguidora do mestre galileu -- os Evangelhos citam pelo nome uma série de outras mulheres, como Joana, mulher de um administrador do tetrarca (governador) da Galiléia, Herodes Antipas. Além de acompanhar as pregações de Jesus, essas mulheres parecem ter ajudado a financiar as andaças de Cristo pela Palestina, colocando seus próprios bens à disposição dele.

Existe algum indício de uma relação mais próxima entre Jesus e a mulher de Magdala durante esse período? Zero, parece ser a resposta. Na verdade, nenhum dos textos do Novo Testamento dá qualquer indicação de que Jesus tenha, em algum momento, tido filhos ou se casado. Alguns estudiosos afirmam que, para um judeu do século I, o casamento era quase considerado uma obrigação religiosa, ligado ao mandamento de "crescer e multiplicar-se" presente no livro bíblico do Gênesis.

Acontece, porém, que Jesus não era um judeu comum, e tampouco vivia em uma época comum. Com efeito, algumas seitas e grupos mais radicais da época, como os chamados essênios, defendiam o celibato e chegavam a viver como "monges". Além disso, enquanto os textos bíblicos mencionam várias vezes a família de Jesus, não há menção alguma a mulher e filhos. Para John P. Meier, o mais provável é que eles nunca tenham mesmo existido, e que Jesus tenha sido celibatário como sinal do compromisso exigido por sua missão religiosa.

O certo é que Maria de Magdala, ou Madalena, aparentemente acompanhou Jesus até seu confronto final com as autoridades judaicas em Jerusalém, testemunhando sua morte e não saindo do lado dele mesmo quando muitos dos apóstolos fugiram. No relato da visão que ela teve do Ressuscitado, no Evangelho de João, ela exclama "Rabouni!" (algo como "meu professor", "meu mestre" em aramaico) ao reconhecê-lo.

"Jesus então diz a ela uma frase que normalmente é traduzida como 'não me toque', mas na verdade quer dizer 'não se segure em mim' ou algo do tipo", diz Ben Witherington III. "A idéia do evangelista é que ela não deve ficar presa ao Jesus do passado, mas sim sair dali e anunciar o Jesus ressuscitado", afirma o teólogo. Essa é a última vez em que Maria Madalena aparece no Novo Testamento. Não há detalhes confiáveis sobre o resto de sua vida.

Beijos polêmicos

De onde surge, então, a lenda do caso de amor entre mestre e aluna? De uma série de textos, a maioria deles encontrados no Egito e escritos em copta, como é conhecida a língua egípcia durante a época romana. (Acredita-se que muitos desses textos foram originalmente compostos em grego, e alguns desses originais foram achados.) O mais famoso deles é o Evangelho de Filipe, no qual Maria Madalena é descrita como a "companheira" de Jesus e diz-se que Cristo "costumava beijá-la com freqüência".

Acontece que todos esses textos parecem ter sido compostos no ano 200 da nossa era, ou até mais tarde, e compartilham uma mesma teologia, a do gnosticismo. Os gnósticos acreditavam numa espécie de revelação secreta e esotérica que lhes dava o verdadeiro conhecimento para a salvação, ao contrário da massa "ignara" dos demais cristãos. Essa opinião era combatida por outros grupos do cristianismo, que se consideravam os sucessores de apóstolos como Pedro e Paulo.

Com isso, Maria Madalena passou a ser usada pelos gnósticos como um símbolo do "conhecimento verdadeiro" que tinham de Jesus, e como a verdadeira predileta de Cristo, da qual eles seriam seguidores. Esse aspecto polêmico e tardio de tais textos torna bastante improvável que eles se baseiem em alguma memória histórica envolvendo a Maria Madalena real.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gravação revela diálogo na cabine de Airbus da TAM


Momentos antes da colisão, co-piloto da aeronave diz ‘vira, vira, vira’.
Conversa mostra que piloto e co-piloto tentaram parar avião.
Do G1, com informações do Fantástico

Às vésperas de o acidente do vôo 3054 da TAM completar um ano, o Fantástico teve acesso à gravação da cabine de comando da aeronave. No áudio, ouve-se a voz de Henrique Stephanini, co-piloto do Airbus A320, muitos ruídos e conversas vindas de um outro vôo. Na gravação, o co-piloto repete “vira, vira, vira”.

Veja o site do Fantástico

Apesar da pouca qualidade do som, fica claro que Henrique Stephanini e o comandante Kleyber Lima tentaram parar a aeronave, mas não conseguiram. A aeronave pousou no Aeroporto de Congonhas e atravessou a Avenida Washington Luís, chocando-se contra o prédio da TAM Express.

“Desacelera, desacelera”, diz o co-piloto. “Não dá, não dá”, responde o piloto. A CPI do Apagão Aéreo divulgou a transcrição dos segundos finais dessa conversa em agosto do ano passado. Apenas a transcrição, não o áudio.

Até hoje, apenas autoridades e um grupo de pilotos e de parentes de vítimas tinham escutado toda a gravação. É o caso do pai da vítima Thais Scott. Aos 14 anos, a adolescente tinha saído de Porto Alegre para passar as férias com os avós em São Paulo.

O pai dela, Dario Scott, que é presidente da associação dos parentes das vítimas da Tam, diz que, pelas conversas na cabine, ficou com a impressão de que o pouso parecia normal, ou quase normal. Segundo ele, só quando a aeronave já se preparava para descer, a torre de Congonhas avisou que a pista tinha problemas. “Tam na final de duas milhas, poderia confirmar as condições?”, pergunta o piloto. “Pista molhada e escorregadia”, responde alguém da torre.

“O que nós queremos é que realmente consigamos a punição e a responsabilização dos irresponsáveis pelo que aconteceu”, afirma Dario Scott.

Investigações
O inquérito da polícia de São Paulo tem 50 volumes e mais de 13 mil páginas. Há depoimentos de 300 pessoas, análises de documentos, simulações de vôos e dados da caixa-preta do Airbus da TAM.

O perito Antônio Nogueira, responsável pelo laudo do Instituto de Criminalística que apura as causas do acidente, mostra que a caixa-preta do avião registrou o que é considerado pela polícia o principal problema: durante o pouso, um dos motores permaneceu em aceleração. Era o que estava com reverso travado (pinado). O perito não descarta uma combinação de erro humano e falha técnica.

Como o avião estava acelerando, os chamados spoilers, que ficam na parte de cima das asas e funcionam como freios aerodinâmicos, não atuaram. O áudio dos segundos finais revela a angústia dessa situação até o momento da batida no Prédio da TAM Express.

Para o promotor Mário Luiz Sarrubbo, que acompanha as investigações, o piloto e o co-piloto não teriam culpa do acidente. “Eles na verdade operaram da maneira que entendiam ser mais segura”, disse.

Segundo a investigação, há ainda outros fatores que contribuíram para o maior acidente aeronáutico do Brasil. “Uma hora e quarenta minutos antes do acidente, essa pista chegou a ser interditada. Dois funcionários da Infraero, sem qualquer instrumento, depois de 12 minutos, liberaram a pista”, diz o delegado Antonio Carlos Barbosa.

O delegado diz ainda que, sete meses antes da tragédia, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou em seu site esta norma: "em pista molhada, a tripulação deve usar o máximo reverso". No avião da TAM, com um dos reversos travado, isso seria impossível.

“Nós temos aqui provas evidentes de que a Anac sabia da norma, que as operadoras sabiam da norma e, conseqüentemente, se ela fosse respeitada não teria ocorrido o acidente”, acrescenta o delegado.

Em nota oficial, a Anac diz que não há como a gestão atual comentar a atuação da diretoria anterior, que estava na agência na época do acidente. Informa ainda que a proibição de pousos e decolagens em Congonhas de aeronaves com o reverso pinado foi publicada em março deste ano.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Decenas de jóvenes rusos se quedan ciegos por un espectáculo láser durante un festival


Los afectados con edades comprendidas entre 16 y 30 años han perdido al menos el 80% de la vista

AFP - Moscú - 14/07/2008


Decenas de jóvenes rusos se han quedado ciegos a causa de un espectáculo láser durante un festival de música de baile que se celebró la semana pasada cerca de Moscú, según ha informado hoy el periódico ruso Kommersant.

Rusia

Rusia

A FONDO

Capital:
Moscú.
Gobierno:
República.
Población:
140,702,094 (2008)

"Más de 30 personas con edades comprendidas entre 16 y 30 años han terminado hospitalizados en Moscú con las rutinas dañadas por completo", han comunicado fuentes médicas al diario ruso. Los médicos temen que los daños sean irreparables en la mayoría de los casos por lo que los afectados perderían como mínimo un 80% de la vista.

Todos los jóvenes asistieron al festival Aquamarina, que se celebra en el pueblo Vladimir, a 170 kilómetros de Moscú.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters