[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Festival de Artes Cênicas começa amanhã em Salvador


AE - Agencia Estado


SÃO PAULO - Começa amanhã a 1ª edição do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia, em Salvador. Na programação, que só termina no dia 31, companhias experientes, de linguagem sedimentada, apresentam espetáculos bem construídos e inovadores com potencial para ''fazer a cabeça'' de jovens criadores, como Ensaio.Hamlet, da Cia. dos Atores, Hysteria, do paulista Grupo XIX de Teatro, e Aqueles Dois, da mineira Cia. Luna Lunera.



Sinal da vitalidade do teatro brasileiro, chama atenção na programação montagens de longa e reconhecida trajetória que já circularam pelo País como Por Elise, do grupo mineiro Espanca, e Dinossauros, do grupo Cena, de Brasília. "É uma espécie de dever de casa. Companhias e espetáculos nacionais já vistos em várias cidades do País nunca vieram a Salvador", diz Nehle Franke, coordenadora e curadora do festival em parceria com Ricardo Libório e Felipe de Assis.



Há ainda espetáculos da Argentina, Noruega, Portugal e África. Entre os destaques internacionais estão Sizwe Banzi, cujo texto nasceu num gueto da África do Sul, foi dirigido por Peter Brook com atores africanos e já passou por São Paulo, e O Grande Criador, do grupo português Chapitô.



Nehle Franke enfatiza que além de provocar a atividade teatral da cidade o festival pode contribuir para a formação de público, apurando o olhar do espectador. Ela chama atenção ainda para a importância da cena baiana na mostra - oito espetáculos selecionados por uma comissão, entre eles Sonho de Uma Noite de Verão, do Bando de Teatro Olodum. "O Fiac BA quer ser também uma vitrine para a produção baiana. Diretores do Núcleo de Festivais (que reúne os festivais internacionais das cidade de Londrina, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre) estarão aqui, entre outros curadores, e naturalmente a atenção deles estará direcionada para a produção baiana, e nordestina, que ainda não circulou. O festival é para a cidade."



O espectador pode conferir a programação completa que vai tomar palcos e ruas de Salvador e arredores, ler informações sobre os grupos e ver imagens dos espetáculos, inscrever-se para oficinas, palestras, encontros e outras atividades no site www.fiacbahia.com.br. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ex-alto funcionário do governo britânico se torna a primeira gueixa transexual do Japão


Mary Murdoch trabalhava no Ministério da Defesa. O caso surpreendeu porque apenas mulheres podem se vestir de gueixa
REDAÇÃO ÉPOCA
 Reprodução

Um ex-funcionário do alto escalão do Ministério da Defesa britânico se tornou a primeira gueixa transexual. Mary Murdoch, que nasceu Malcom Murdoch, tem 70 anos e conseguiu a façanha depois de convencer as autoridades da tradicional cidade de Kyoto que preencheria todos os pré-requisitos de uma gueixa.

Com a permissão, Mary pôde se vestir com os quimonos típicos e usar a pesada maquiagem que apenas as gueixas podem exibir. A decisão causou surpresa, pois apenas mulheres podem receber a permissão, e Mary ainda não realizou a cirurgia para mudança de sexo. Ela, no entanto, toma hormônios, que deram traços femininos a sua expressão.

Ela conta que conseguiu persuadir as autoridades japonesas depois de mostrar o nome feminino no passaporte. As autoridades da Organização Nacional do Turismo, que emite a autorização para turistas, disseram, no entanto, que as regras para transexuais se vestirem de gueixas vão ser verificadas.

É melhor que as autoridades japonesas se apressem para estipular os limites, porque Mary Murdoch afirma que vai organizar excursões de transexuais ingleses para conhecer o universo misterioso das gueixas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Caixa dois contra a crise


Qua, 15/10/08
por gmfiuza |

Não dá para entender a aflição mundial com a crise financeira. O Brasil consagrou um modelo de financiamento eficaz e seguro, que resolveria as falências num minuto.

O empresário Marcos Valério está preso – e a prisão acaba de ser prorrogada – por ter, supostamente, falsificado inquéritos contra fiscais da Receita. Mas se dependesse do valerioduto, sua obra-prima, ele estaria livre como um pássaro.

Para quem não se lembra, o ex-dono da DNA propaganda forjou empréstimos milionários ao PT (como avalista), enquanto ganhava na outra ponta em contratos suspeitos com estatais – comandadas por prepostos petistas.

O caminho obscuro desse dinheiro do contribuinte até os cofres do grupo político de Lula foi fartamente apontado. E essa contabilidade fantasma, que serviu para pagar publicitário por fora, para pagar políticos na boca do caixa com um simples ok de Valério – enfim, essa festa, não deixou nenhum dos seus participantes de ressaca.

Está todo mundo solto, tocando a vida. O próprio Valério teve que armar outra para merecer a atenção da Polícia Federal.

Ou seja: um esquema financeiro totalmente bem-sucedido. Não dá para entender por que Lula não exporta mais essa ao companheiro Bush.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A ética do café-com-leite


Seg, 20/10/08
por gmfiuza |

Dentre as inovações trazidas pela doutrina petista à vida brasileira, destaca-se a estabilidade ideológica. É uma espécie de imunidade diplomática para o sujeito fazer e dizer as barbaridades que quiser, sem perder suas credenciais de defensor do povo.

Marta Suplicy finalmente declarou que não devia ter insinuado que Gilberto Kassab é gay. Ela disse num debate na TV que isso foi um erro da sua campanha.

O curioso é que uma semana antes, a mesma Marta tinha declarado que era “um direito do eleitor” ter informações sobre o status conjugal e a condição de macho reprodutor do prefeito de São Paulo. Agora a candidata lamenta o constrangimento que aquela propaganda “maliciosa” causou.

A ex-prefeita concedeu a si mesma uma espécie de habeas corpus moral: já que pegou mal, não está mais aqui quem falou. Brincadeirinha, gente. Relaxa e goza.

A defesa mais estóica do princípio da estabilidade ideológica foi feita por Lula. Marta é vítima do preconceito da elite, disse o presidente. Foi tudo uma trama contra a candidata petista, porque a defensora das minorias homossexuais é ela – está escrito no crachá.

Delúbio também se sentia protegido por essa tal estabilidade ideológica. Como ele tinha o crachá de defensor do povo, acreditava mesmo que aquela implicância toda com um dinheirinho “não contabilizado” só podia ser conspiração da direita.

Talvez seja melhor deixar combinado assim: Marta Suplicy é café-com-leite. O que ela diz não importa, nem o que ela desdiz. Doravante, só vale o que ela pensa que é. Aí, finalmente, a coerência estará garantida.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A crise é uma festa


Qua, 22/10/08
por gmfiuza |

Já que a estatal do pré-sal não emplacou – pelo menos por enquanto –, o governo Lula está expandindo o cabide em outra direção. O que não pode é faltar dinheiro e emprego para a companheirada.

A medida provisória que dá poderes ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica de adquirir (estatizar) instituições financeiras privadas é totalmente coerente. Afinal, como se sabe, o BB e a CEF foram eleitos pelo PT como as centrais da boquinha. Ali mamou alegremente o valerioduto, com sua generosa distribuição de dividendos aos correligionários.

O Banco do Brasil e a Caixa, recentemente capitalizados com dinheiro do contribuinte, poderão usar esse dinheiro para agigantar ainda mais sua estrutura – para caber mais diretores daqueles que se metem com dossiês e ficam amigos dos Delúbios.

É de fato tranqüilizador, num momento de crise, ver o governo tomando esse tipo de providência. Já que o dinheiro vai sumir, pelo menos que suma por um ralo testado e aprovado.

Na Argentina, a festa não fica atrás. O casal Kirchner acaba de decidir seqüestrar cerca de 30 bilhões de dólares da poupança previdenciária dos argentinos. Lá, a crise também é o pretexto para a estatização na marra.

Assim como os brasileiros, os argentinos devem estar tranqüilos, porque de calote os Kirchner entendem.

E uma onda nostálgica invadiu Brasília. Uma longa entrevista coletiva do ministro da Fazenda, numa espécie de varejão de explicações prolixas, deu saudades da Zélia. Ao fundo, a bolsa despencando mais de 10% e o dólar disparando davam a certeza de que o momento é inesquecível.

Mas isso é só o começo. A esquerda bolivariana vem com tudo para se vingar do neoliberalismo. Segurem firme suas carteiras.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sexo e voto


Seg, 13/10/08
por gmfiuza |

A sexóloga Marta Suplicy voltou à cena, substituindo a candidata. Voltou para dizer que o amor mudou. E disso ela entende.

Antigamente, Marta socorria as minorias e os reprimidos, investindo contra o tabu do sexo e advogando a liberação comportamental. Na TV, ela ensinava sobre as muitas maneiras de amor que valiam a pena.

Não valem mais. A campanha da candidata do PT está questionando se o adversário, Gilberto Kassab, é casado e tem filhos. Marta sustenta que o eleitor tem direito a essa informação.

A sexóloga está insinuando que o prefeito de São Paulo é gay. Faz isso no mesmo discurso em que o acusa de ligação com Celso Pitta, processado por corrupção. Para a Marta de hoje, homossexualismo e desonestidade estão do mesmo lado.

A vida é assim, as pessoas mudam seus credos. Não há mal nenhum nisso.

Mas o esclarecimento é importante. Na próxima vez que Marta recomendar a você que relaxe e goze, não vá interpretando ao pé da letra. Confira primeiro a sua situação conjugal.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Policiais em greve marcam protesto e Exército entra em alerta


Policiais civis de São Paulo recuaram, decidiram manter a greve e fazem ato na tarde desta quinta

Tânia Monteiro, de O Estado de S. Paulo


BRASÍLIA - Em greve há 37 dias, policiais civis de São Paulo recuaram e decidiram manter a paralisação após terem sinalizado que um acordo poderia estar próximo. Nesta quinta-feira, 23, os grevistas farão um ato em frente à Assembléia Legislativa de São Paulo. Depois da manifestação que acabou em confronto com policiais militares na quinta-feira da semana passada, o Exército resolver colocar seus homens em alerta para que possam intervir caso haja algum enfrentamento entre as Polícias Civil e Militar.


Na semana passada, representantes das duas corporações se enfrentaram nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes. O Comando do Exército afirma ter sido procurado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que temeria um novo confronto. Procurada na noite da quarta-feira, 22, a SSP não confirmou o pedido.

A reunião dos policiais civis será na Assembléia, perto da sede do Comando Militar do Sudeste. Se for necessário empregar o Exército, a primeira tropa a mobilizar para a ação será a do Batalhão da PE (Polícia do Exército), que tem cerca de 800 homens. Mas pode haver reforço de outras unidades, como a própria Brigada de Infantaria Motorizada de Campinas, localizada a 100 km de São Paulo. Mas, para que o Exército seja empregado, é preciso que haja um pedido expresso do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), atestando a incapacidade do Estado de garantir a lei e a ordem.

Apesar do desgaste político de assinar tal pedido, Serra, segundo o Exército, estaria disposto a arcar com esse recurso para não ver a cidade se transformar em palco de um segundo conflito entre polícias em uma semana. Como o ministro Nelson Jobim (Defesa) e Serra se conhecem desde os tempos da Assembléia Constituinte e têm boa interlocução administrativa, podem resolver qualquer questão burocrática rapidamente.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Equipe projeta carro supersônico que atinge 1,6 mil km/h


'Bloodhound' será alimentado por turbinas de avião e um foguete.


Da BBC News - O piloto britânico Andy Green, conhecido por ultrapassar a barreira do som ao dirigir um carro a 1,2 mil quilômetros por hora em 97, pretende aumentar ainda mais a velocidade em seu próximo desafio.

O piloto da Força Aérea Real (RAF, na sigla em inglês) quer atingir 1,6 mil quilômetros por hora a bordo de um novo carro supersônico.

Chamado de Bloodhound, o novo veículo será impulsionado por um foguete acoplado a uma turbina de um avião de caça chamado Typhoon-Eurofighter.

Uma equipe de especialistas está trabalhando no projeto do carro há 18 meses e a expectativa é que a tentativa de bater um novo recorde de velocidade na Terra seja feita em 2011.

Em 97, Green e sua equipe quebraram o recorde a bordo do Thrust SSC, também impulsionado por uma turbina de avião.

"Essa é uma das coisas mais empolgantes que você pode fazer no planeta e quando se tem oportunidade de fazer isso bem, com a última tecnologia, não há como resistir ao desafio", disse à BBC o chefe de projeto do Bloodhound, Richard Noble.

O carro supersônico Bloodhound mede 12,8 metros, pesa 6,4 toneladas e deverá viajar mais rápido do que uma bala disparada de uma arma.

As rodas têm 90 centímetros de diâmetro e irão girar tão rapidamente que precisaram ser produzidas com um titânio de alta qualidade para que não fossem destruídas.

O carro irá acelerar de 0 até 1,690 km/h em apenas 40 segundos. Ao atingir a velocidade máxima, a pressão do ar dentro de sua carcaça de fibra de carbono e titânio excederá 12 toneladas por metro quadrado.

"Isso é uma grande aventura da engenharia", afirmou o diretor técnico do Bloodhound, John Piper.

Risco

Green reconhece que haverá riscos envolvidos com a tentativa, mas afirma que o carro está sendo projetado para aumentar sua segurança.

"Isso garante que será zero risco? Não. A vida sem riscos é interessante? Não."

"Vale a pena correr o risco por esse projeto pois se trata de um desafio enorme e uma grande recompensa no final, não apenas pelo recorde mas para inspirar a próxima geração de engenheiros a dividir a experiência com todas as crianças do país", disse Andy Green.

A inspiração é um motor importante para o projeto. A gênese da idéia veio de Paul Drayson, o novo secretário para Ciência britânico que também é um piloto de corridas.

Ele procurou Noble e Green quando ainda era funcionário do ministério da Defesa para ver se eles podiam desenvolver um projeto que pudesse chamar a atenção e estimular as crianças nas escolas para seguirem carreira em ciência e tecnologia.

Engenharia

Drayson ofereceu ao time a turbina EJ200 do Typhoon Eurofighter que foi usada no programa de desenvolvimento do caça. Essas turbinas já não servem mais para serem usadas em combate, mas ainda são boas o suficiente para alimentar o carro supersônico.

O foguete irá fornecer a maior parte da energia para fazer com que o Bloodhound atinja a velocidade do som e a turbina do Typhoon permitirá que Andy siga até a velocidade alvo de 1,6 mil km/h.

Apesar de o ministério da Defesa ter emprestado a turbina do caça, o projeto é particular e ainda precisa arrecadar £10 milhões (R$38 mi).

Além dos esforços no projeto da engenharia do carro supersônico, a equipe ainda procura um local ideal para que a tentativa de atingir um novo recorde seja feita.

Em 97, quando a equipe ultrapassou a barreira do som com um carro supersônico a 1,2 mil km/h, o desafio foi feito no deserto de Black Rock, no Estado americano de Nevada. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters