[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Fotos antigas de Olhão projectadas na Sociedade Olhanense



Fotografia antiga de Olhão
No próximo sábado, 31, a Sociedade Recreativa Olhanense é palco da conferência “Fotos antigas de Olhão / Mendonça Cortez” por Alexandre Ramires, na qual vão ser projectadas fotografias inéditas de Olhão com mais de uma centena de anos.

Alexandre Ramires é um dos mais reputados especialistas portugueses da história da fotografia. De origem olhanense, tem dedicado uma especial atenção ao arquivamento de fotografias antigas de Olhão.

Na iniciativa será ainda relembrada a figura do olhanense Mendonça Cortez, um dos portugueses mais influentes da última metade do século XIX, professor da Universidade de Coimbra, de Eça de Queiroz e Antero de Quental.

A conferência tem início pelas 15 horas, com entrada livre.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cinemarco exibe "Amor & Cia." no domingo


28/01, 08:55

"Amor & Cia.", uma adaptação livre da obra de Eça de Queiroz dirigida por Helvécio Ratton, é o filme deste domingo (1/2) do Cinemarco, ponto de exibição gratuita de filmes e vídeos do Museu de Arte Contemporânea (Marco). O Cinemarco realiza exibições quinzenais nas tardes de domingo, sempre às 15 horas, com entrada franca. O projeto completa em fevereiro um ano de existência.

"Amor & Cia" conta a história de um coração dividido entre a paixão e a honra. No Brasil de fins do século XIX, o rico comerciante Godofredo Alves descobre sua amada esposa Ludovina nos braços de seu sócio Machado. A partir daquele instante, o mundo de Alves desaba e sua existência se transforma num inferno. "Amor & Cia" conta, com bom humor, a história de um homem traído pelas pessoas em quem mais confiava. Um homem atormentado por um dilema: o que é mais importante na vida, lutar por uma paixão ou defender a própria honra? Narrado em tom de comédia fina, Amor & Cia o filme tem um elenco de peso: Marco Nanini. Patrícia Pillar, Alexandre Borges, Rogério Cardoso, Cláudio Mamberti, Maria Silvia, Ary França, Nelson Dantas e Rui Rezende. Foi produzido em 1998 e tem a duração de uma hora e quarenta minutos. A classificação é 12 anos.

Mais informações sobre o Cinemarco no Museu de Arte Contemporânea, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que fica na rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, no Parque das Nações Indígenas. Telefone: 3326-7449. Para saber mais sobre a Programadora Brasil: http://www.programadorabrasil.org.br/.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Metro do Porto propõe “Viagens Literárias” com os grandes clássicos

Metro do Porto propõe “Viagens Literárias” com os grandes clássicos

Livros podem ser requisitados em pontos distribuídos pela rede do Metro
Foto: Ricardo Fortunato/Arquivo JPN


Campanha de incentivo à leitura arranca na próxima sexta-feira. Iniciativa decorre até final de Abril, em toda a rede.

Experimentar “A Metamorfose” à passagem por Ramalde, recuar até "Mil Novecentos e Oitenta e Quatro" a caminho de Sete Bicas, ou dar "A Volta ao Mundo em 80 dias" entre Campanhã e a Trindade. Estas são algumas das propostas do “Viagens Literárias no Metro”, um projecto da Metro do Porto que arranca na próxima sexta-feira, 30 de Janeiro, com o objectivo de incentivar a leitura junto dos utentes da rede.

Como requisitar um livro?

Para fazer a requisição das obras, os interessados terão que ser portadores de um cartão “Viagens Literárias”, que pode ser adquirido nas Lojas Andante da Trindade, da Casa da Música ou da Póvoa de Varzim. No caso da Linha B, o cartão pode ser obtido a bordo, junto dos ardinas. O cartão é gratuito.

O conceito é simples. Todos os clientes interessados podem requisitar (ver caixa) um dos vários livros à escolha em pontos distribuídos por toda a rede do Metro (nas Lojas Andante da Trindade, da Casa da Música e da Póvoa de Varzim). Na Linha Vermelha (Póvoa de Varzim - Estádio do Dragão) haverá ainda um grupo de ardinas que farão a distribuição dos livro a bordo (das 10 às 14 horas, nos dias úteis).

Para além dos títulos já referidos, a oferta inclui obras como "Os Bichos", de Miguel Torga, "A Cidade e as Serras", de Eça de Queiroz, "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde, ou "Lolita", de Vladimir Nabokov, entre outros clássicos da literatura mundial. Uma escolha feita “de modo a ajudar a formar cidadãos mais abertos à cultura”, refere a Metro do Porto em comunicado.

O projecto decorre até 30 de Abril. No final da campanha, os livros serão doados a Instituições de Solidariedade Social, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

«Os Maias» no palco do Teatro Trindade

Espectáculo marca os 142 anos deste espaço


O Teatro da Trindade, em Lisboa, vai receber o clássico de Eça de Queiroz, «Os Maias», entre 5 de Fevereiro e 26 de Abril, numa encenação onde o próprio teatro é citado na peça.

O espectáculo, a cargo do dramaturgo António Torrado, assinala os 142 anos do Teatro Trindade. A cena do livro foi adaptada para caracterizar a sociedade portuguesa.

Encenada por Rui Mendes, a peça mantém-se fiel ao romance, mas vai mais longe na análise, questionando se, de facto, «a sociedade portuguesa mudou assim tanto?».

O preço dos bilhetes para o espectáculo varia entre os 10 e os 15 euros.


Fonte : FÁBRICA DE CONTEÚDOS

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters