[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 16 de março de 2009

Ministério Público Federal dá parecer contrário à libertação de casal Nardoni


Recomendação foi feita ao Supremo Tribunal Federal, onde advogados de defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá pedem um habeas-corpu






Casal Nardoni sai para depor sobre caso Isabela, em 2008
Casal Nardoni sai para depor sobre caso Isabela, em 2008

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeite o pedido de libertação do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. Os advogados de defesa pedem na Corte um habeas-corpus para a soltura dos dois, que são acusados de matar Isabella Nardoni, filha de Alexandre, há um ano. A menina foi jogada do sexto andar da janela do apartamento onde o casal vivia, na zona norte de São Paulo.

Para o subprocurador-geral da República Mário José Gisi, o tipo de ação protocolada pela defesa no STF não pode ser usada para questionar fatos e provas. O subprocurador afirmou ainda que há indícios de materialidade e autoria do crime. "Os indícios de materialidade e autoria encontram-se presentes, como demonstrado à exaustão nos autos", disse.

Segundo o subprocurador, é necessário manter o casal na prisão por conveniência da instrução criminal. Ele observou que houve tentativa de mudança da cena do crime, conforme informações da Justiça de São Paulo. "Apesar de já haver sentença de pronúncia, a instrução do feito somente terminará na sessão plenária do Tribunal do Júri, persistindo, até então, possibilidade real de interferência no conteúdo probatório", afirmou.



( EXISTE UM ENORME INTERESSE EM QUE O CASAL FIQUE PRESO, MESMO SEM PROVAS, SEM CONFISSÃO ... MUITO ESQUISITO ESSE MISTÉRIO EM TORNO DA PRISÃO DOS NARDONI, QUE SERÁ QUE OU QUEM TEM TANTO INTERESSE NISSO?)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Wikipédia diz que Clodovil morreu no domingo


16 de março de 2009 • 19h17 • atualizado às 19h39

A enciclopédia online divulgou a informação errada no verbete de Clodovil
A enciclopédia online divulgou a informação errada no verbete de Clodovil
16 de março de 2009
Reprodução/Divulgação



O verbete do deputado Clodovil Hernandez (PR-SP) na enciclopédia online Wikipédia destaca que a morte do apresentador de TV e estilista ocorreu ontem, no Distrito Federal. Por ser uma enciclopédia com o conteúdo aberto, qualquer internauta pode ter incluído a informação errada na página.

Clodovil deu entrada no Hospital Santa Lúcia às 8h17 de hoje, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral. Na tarde desta segunda-feira, Clodovil teve uma parada cardiorrespiratória de cerca de cinco minutos por volta das 14h15, mas foi reanimado pela equipe médica. Segundo os responsáveis pelo atendimento do deputado, o risco do deputado morrer é muito alto.

A data de falecimento que consta no verbete de Clodovil está aparentemente fora dos padrões da Wikipédia, utilizando barras para separar o dia, o mês e o ano. Até as 19h08, a informação não havia sido corrigida.

Redação Terra

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Receita prepara emissão de CPF em tempo real e atualização pela internet

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

Os contribuintes brasileiros poderão emitir o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) em tempo real a partir deste ano. O novo sistema deve estar disponível dentro de três ou quatro meses na Receita Federal.

A emissão continuará a ser feita pelas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios. Mas ao invés de esperar até 15 dias pelo documento, a impressão será feita na hora.

Ainda será definido também como será feita a remuneração desses agentes. Segundo a Receita, o novo serviço será gratuito ou com um custo menor que o atual. Hoje, há uma taxa de serviço no valor de R$ 5,50, cobrada a título de custo do atendimento, emissão e postagem de documentos.

"O sistema está sendo desenvolvido. Não está decidido ainda se será pago", disse o secretário-adjunto da Receita, Otacílio Cartaxo.

A Receita também vai oferecer pela internet um serviço para atualização dos dados cadastrais do contribuinte inscrito no CPF, sem que seja necessário procurar um posto do órgão ou uma agência conveniada, o "WebService". "O objetivo é permitir a retificação de dados cadastrais pela internet", afirmou.

Certificação digital

Nesta segunda-feira (16), a Receita disponibilizou um novo serviço pela internet para pessoas físicas e empresas. O contribuinte poderá consultar ou regularizar pendências fiscais, que impedem a emissão de certidão negativa, no próprio site do órgão.

Hoje, esse serviço só está disponível para quem possui um certificado digital. Quem não possui a certificação, precisa procurar pessoalmente um posto da Receita.

Agora, a consulta poderá ser feita apenas com uma senha gerada no site do órgão. Também será possível gerar a Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para pagamento da pendência.

Segundo o secretário-adjunto da Receita, a exigência da certificação digital será obrigatória, para esse tipo de serviço, apenas para as grandes empresas --as 216 mil pessoas jurídica que estão no sistema de Lucro Real ou que entregam mensalmente a DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais).

"A Receita entende que a certificação não é necessária para todo tipo de contribuinte. Você não pode comparar a Petrobras, por exemplo, com um restaurante ou uma sorveteria."

O novo serviço vale para débitos e pendências junto à Receita ou à Procuradoria da Fazenda Nacional. A senha terá validade de dois anos.

A Receita estima que o novo serviço vai reduzir em 15% o número de contribuintes que precisam ir pessoalmente a um posto de atendimento do órgão --o que representa 270 mil pessoas por mês.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Turista sul-africana procura marido inglês desaparecido em viagem no Brasil

da Folha Online

O turista inglês Willian Beteman, de 48 anos, desapareceu neste domingo (15) durante uma viagem de moto pela América do Sul. De acordo com a mulher dele, a sul-africana Susan Theresa, 57 --que procurou a Polícia Militar de São Paulo para encontrá-lo-- eles viajavam em motos separadas e se perderam em uma cidade próxima ao Rio Paraná, no interior de São Paulo. Eles haviam partido de Campo Grande (MS) em direção a São Paulo, de onde deveriam partir para o Rio.

A Polícia Militar diz acreditar que eles tenham se desencontrado na viagem, e ainda não trabalha com a hipótese de roubo, sequestro ou acidente. "Não temos telefone celular e eu sempre viajo na frente, mas dessa vez fiquei para trás. Era para termos nos encontrado em um posto, mas quando cheguei, ele já havia partido", disse.

Ela afirmou que percorreu "todos os postos de gasolina" no trajeto planejado por eles, mas ninguém o viu no caminho. "Como combinamos de passar por São Paulo e depois passar duas semanas no Rio, decidi ir atrás dele. Acho que ele também está me procurando achando que eu segui viagem", disse Susan.

Beteman e Theresa moram na Inglaterra e estão viajando de moto há sete meses. Depois do Brasil, eles deveriam ir para a Cidade do Cabo, na África do Sul. Segundo a turista, eles saíram de Montreal, no Canadá, e vieram até a América do Sul de moto. De acordo com Susan, ela ficou com todos os cartões de crédito do casal e ele com os passaportes. "Não sei o que farei se não encontrá-lo", afirmou, emocionada. Segundo a PM, eles estão legais no país.

A polícia informou que já entrou em contato com as polícias rodoviária Estadual e Federal, e com a PM do Rio, mas que ainda não obteve uma resposta sobre o paradeiro dele. A polícia trabalha com a hipótese que o turista esteja no Rio aguardando a mulher.

Segundo a PM, Beteman é alto, branco, tem os cabelos curtos e grisalhos e está em uma moto Honda Magna, preta, com a placa de Flórida (Estados Unidos). Quem tiver informações sobre o turista inglês deve entrar em contato com a PM pelo fone 190 ou (11) 3324-7064.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Universidade expulsa 2 e suspende 7 por trote em SP


Campinas - O Centro Universitário Anhanguera Educacional do município de Leme, a 189 quilômetros de São Paulo, expulsou dois alunos e suspendeu outros sete como pena pela agressões e constrangimento sofridos pelo calouro do curso de medicina veterinária Bruno César Ferreira. Ele foi ferido com um chicote, recebeu chutes no abdome e na cabeça e foi internado na Santa Casa da cidade por ingestão de bebida alcoólica, no dia 10 de fevereiro. Segundo o centro universitário, por meio de assessoria, as punições foram comunicadas na sexta-feira aos alunos.

De acordo com informações do inquérito policial, a agressão ocorreu após o trote organizado pelos veteranos, ocorrido fora das instalações da faculdade. O exame de corpo de delito apontou a ingestão de bebidas, mas descartou o coma alcoólico, como divulgado preliminarmente. A suspensão dos sete estudantes durará 15 dias. A universidade não revelou o nome dos punidos.

O aluno agredido disse hoje que não dará continuidade ao processo judicial contra os suspeitos de agressão. "Eu imaginava que a faculdade ia suspender, não expulsar. Não queria que tivesse acontecido isso (o trote violento), mas na minha opinião a faculdade fez o papel dela", afirmou. O calouro disse que vai retirar a acusação, mas para se proteger registrou um boletim de ocorrência de ameaça que teria recebido pela internet.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Tremor de terra é registrado em Itaúna, em Minas Gerais


Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte (MG)
Um tremor de terra de 2,9 pontos na escala Richter atingiu a região sul da cidade de Itaúna, no centro-oeste de Minas Gerais, na noite de domingo (15). Segundo análise preliminar do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o epicentro foi próximo ao município e o tremor ocorreu às 20h33.


O coordenador da Defesa Civil do município, José Ivacir de Souza, informou que vários moradores disseram ter ouvido um estrondo e, inicialmente, pensaram que seria queda de avião ou explosão em alguma fábrica. De acordo com levantamento da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, não houve feridos nem danos materiais.

"O forte tremor foi constatado em bairros da região sul da cidade, principalmente Cidade Nova, Morada Nova, Aeroporto, Garcias e Parque Jardim, além do bairro da Chácara do Quitão. Falou-se muito em queda de avião na zona rural ou de alguma explosão em uma fábrica no local, mas isso está descartado", disse Souza.


De acordo com Souza, foi a primeira vez que o fenômeno ocorreu na região, onde moram aproximadamente 18 mil pessoas.

Segundo Cristiano Naibert, geólogo da UnB, o tremor foi considerado de baixa magnitude, portanto, com risco mínimo de danos às estruturas de casas. Ele disse que, normalmente, os tremores acima de 4 pontos na escala Richter podem causar estragos.

"Esse tremor foi, preliminarmente, determinado em 2,9 na escala Richter. Ele poderá variar um pouco, mas só teremos certeza quando chegarem mais dados para nós. Nessa escala, ele é considerado um microtremor, o que não ensejaria danos a casas e edificações", explicou.

"Lógico que [os estragos] dependem das condições. O local tem de estar bem próximo do epicentro, o tremor tem de ser próximo da superfície e das cidades", relatou.

O geólogo disse que as causas do tremor em Itaúna ainda não foram determinadas e que, com base em informação de apenas uma estação, não há como precisar o local do epicentro do tremor. O tremor foi registrado na estação sismográfica localizada em reservatório de rio na cidade de Carmo do Cajuru, a 30 km de Itaúna.

Naibert afirmou que, em 1993, ocorreu um tremor maior, de 3,6 pontos na escala Richter, no município de Itaguara (na mesma região).

Terremoto
O distrito de Caraíbas, na zona rural de Itacarambi, a 663 km de Belo Horizonte, norte de Minas, foi palco de um terremoto de 4,9 pontos na escala Richter que destruiu quase todas as casas da comunidade, no dia 9 de dezembro de 2007. O terremoto causou a morte de uma criança de 5 anos, a primeira no país causada por abalos sismológicos. A menina foi atingida pela parede de sua casa enquanto dormia, durante a madrugada. O terremoto deixou outros seis moradores feridos e 300 desabrigados.

Em maio de 2008, o governo do Estado construiu 76 casas em área doada pela prefeitura no bairro São José, perímetro urbano de Itacarambi, e entregou aos moradores atingidos pelo terremoto, que estavam alojados em escolas da cidade.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Base da Guarda Civil é assaltada na zona sul de São Paulo

Uma base da Guarda Civil Metropolitana (GCM) da Chácara Klabin, na zona sul de São Paulo, foi assaltada no início da manhã desta segunda-feira. De acordo com a Polícia Militar, dois homens armados chegaram ao local e anunciaram o assalto. Dois coletes à prova de balas e duas armas foram levadas do local.

A base situada na avenida Prefeito Fábio Prado, esquina com a rua Vergueiro, era ocupada por dois guardas no momento do crime. Os suspeitos, que teriam chegado ao local de motocicleta, chegaram a entrar na base, mas não levaram mais nada. O boletim de ocorrência registrado no 6º Distrito Policial, no Cambuci.

De acordo com o SPTV, o secretário Municipal de Segurança de São Paulo, Edson Ortega, afirmou, em evento nesta manhã, que a investida de criminosos à base não configurou um ataque. "O que houve foi o furto de duas armas", afirmou Ortega durante a posse do novo comandante da GCM, Joel Malta de Sá.

O secretário disse ainda que a base será repassada para a PM, pois está localizada numa região cujo trabalho cabe mais à corporação do que à GCM.

Redação Terra

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Guga aceita desafio e diz que vai se preparar para enfrentar McEnroe

Gustavo Kuerten anunciou nesta segunda-feira que vai se preparar para enfrentar o norte-americano John McEnroe, 50, que declarou no domingo que gostaria de ver o brasileiro no Rio Champions, torneio disputado no Rio de Janeiro que reúne ex-tenistas profissionais.

João Pires/Efe
John McEnroe levanta o troféu do Rio Champions após levar o título
John McEnroe levanta o troféu do Rio Champions após levar o título

"O que eu mais queria, desde criança, era jogar com o McEnroe. Vou me preparar para isso", comentou o tricampeão de Roland Garros.

McEnroe conquistou no domingo a competição ao bater na decisão seu compatriota Jim Courier e falou sobre Guga. "Todos querem ver Guga aqui, e eu também", disse o norte-americano na cerimônia de premiação do torneio, disputado na Arena Multiuso, na Barra da Tijuca.

Guga deixou as quadras em 2008, aos 31 anos, com problemas no quadril que o impediram de continuar no circuito.

Na final do Rio Champions, McEnroe bateu Courier por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, e confirmou a condição de favorito.

O campeão, que bateu no sábado o brasileiro Jaime Oncins, acabou a competição invicto e acumulou US$ 54 mil em prêmios --US$ 38 mil pelo título e outros US$ 16 mil pelas três vitórias na fase de grupos.

McEnroe conquistou como profissional 17 títulos do Grand Slam, sendo sete em simples (três vezes Wimbledon e outras quatro no US Open), e terminou quatro vezes a temporada como número um do mundo, de 1981 a 1984.

Com a Efe

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nos EUA, Lula diz que Dilma está apta para 'qualquer coisa

QUALQUER COISA MESMO !

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

STJ nega cancelamento de condenação de Pimenta Neves

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta segunda-feira mais um recurso da defesa do jornalista Marcos Pimenta Neves. O relator do caso, ministro Arnaldo Esteves Lima, manteve a condenação de 15 anos de prisão pela morte de sua ex-namorada, a jornalista Sandra Gomide, em agosto de 2000.

Pimenta Neves foi condenado em 2006, mas continua em liberdade após ter conseguido uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) para a suspensão da prisão.

A defesa do jornalista questionou a decisão anterior do STJ, que, no ano passado, negou pedido de anulação do julgamento em que a Justiça de São Paulo o condenou. Na mesma decisão, entretanto, o STJ reduziu a pena de 18 para 15 anos de prisão.

Na decisão, o ministro disse que o recurso efetuado pelos advogados não comprovam controvérsia entre as decisões tomadas em habeas-corpus e recursos ordinários.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Clodovil tem parada cardíaca de 5 minutos, diz hospital


16 de março de 2009 • 17h57 • atualizado às 18h29

Clodovil Hernandes está em coma após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Clodovil Hernandes está em coma após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC)
16 de março de 2009
José Cruz/Agência Brasil

Laryssa Borges

Direto de Brasília


Os médicos Allan Ricardo Coutinho Ferreira e Benicio Oton de Lima anunciaram na tarde desta segunda-feira que o deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) teve uma parada cardiorrespiratória de cerca de cinco minutos por volta das 14h15, mas foi reanimado pela equipe médica.

Em coma profundo, o parlamentar corre o risco de ficar em estado vegetativo, avaliam os médicos do Hospital Santa Lúcia, onde o deputado está internado desde as 8h17, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). "O risco de seqüela é muito alto, capaz de não tocar uma vida útil. Possivelmente (ficará sem falar e andar)", explicou Benicio Oton de Lima.

Clodovil está sendo medicado, respira com a ajuda de aparelhos, mas não responde aos estímulos. "O exame neurológico piorou mais", completou Ferreira. "Peço a Deus que não tenha nenhuma intercorrência e que ele possa ter uma vida, apesar de os fatores trabalharem contra a gente".

"As chances de vir a acontecer o pior são altas. Ele está muito grave e em coma profundo", observou Ferreira.

"O que define a gravidade é o potencial de risco à vida. Esse risco pode acontecer a qualquer momento. Quer dizer que vai acontecer? Não (necessariamente). O quadro é muito grave. A hemorragia é muito extensa. Ele (pode) sair com vida, mas a taxa de mortalidade é muito alta", explicou o neurocirurgião Benicio Oton de Lima.

Na Escala Glasgow, que vai de três a 15 e mede o nível de consciência do paciente, o estado de Clodovil quando chegou ao hospital era qualificado como cinco. Quanto menor o número, mais grave é a situação do paciente. Nesta tarde, o parlamentar atingiu o patamar três.

Solidariedade
Assim que soube do estado de saúde do deputado, a diretora de televisão Marlene Mattos telefonou para o chefe de gabinete para saber notícias. Ao longo do dia, também mantiveram contato para se inteirar do quadro clínico de Clodovil o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Arnaldo Versiani, que julgou um processo contra o parlamentar, além dos presidentes da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

"Ele não mantém contato com familiares. Está distanciado de todos. Os assessores têm sido como familiares", explicou a assessoria do deputado.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Piora estado de saúde de Clodovil, diz assessoria


16 de março de 2009 • 17h11 • atualizado às 17h53

Clodovil Hernandes está em coma após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Clodovil Hernandes está em coma após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC)
16 de março de 2009
José Cruz/Agência Brasil


Laryssa Borges

Direto de Brasília


O estado de saúde do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) piorou nas últimas horas, informou nesta tarde a assessoria do parlamentar. Segundo uma amiga de Clodovil, a pressão no cérebro se alterou, depreciando ainda mais o quadro clínico do parlamentar. Ele está internado no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, desde as 8h17, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O hospital não deu informações e observou que um novo boletim médico será divulgado às 17h30.

No início da tarde, o médico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Alan Ricardo Coutinho Ferreira havia classificado como "muito alto" o risco do parlamentar morrer. Em coma desde o AVC, Clodovil foi submetido a um processo de drenagem de um sangramento na região cerebral, mas não tem previsão de ser operado.

Segundo a equipe médica, o parlamentar não foi encaminhado a um procedimento cirúrgico devido ao risco de morrer. "O prognóstico ainda é ruim. A situação é grave e o risco de morrer é muito alto", informou o médico no início da tarde.

Na Escala Glasgow, que vai de três a 15 e mede a intensidade do coma, o estado de Clodovil quando chegou ao hospital era de nível cinco. Quanto menor o número, mais grave é a situação do paciente.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Preso suspeito de estuprar filha adotiva de 12 anos no ES

Eliana Gorritti

Direto de Vitória


Um homem de 53 anos foi preso por policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), na manhã desta segunda-feira, suspeito de estuprar a filha adotiva de 12 anos. Segundo o delegado titular, Marcelo Nolasco, ele foi detido na cidade de Serra (ES), na região metropolitana de Vitória. Em depoimento, a adolescente contou que seria abusada pelo pai adotivo desde os 7 anos.

A menina teria sido entregue à família, em um tipo de adoção informal, com dois meses de idade. Desde então, ela era criada pelos pais adotivos.

O crime vinha sendo investigado pela polícia desde dezembro do ano passado. A prisão aconteceu em função de uma denúncia feita por uma das irmãs da menina. Segundo o delegado, o laudo de conjunção carnal atesta a violência.

"A partir do momento em que recebemos a denúncia sobre o estupro, começamos as investigações e foi pedido um mandado de prisão. A menina foi encaminhada para exames, que comprovaram que ela foi violentada. O acusado está preso de forma preventiva e à disposição da Justiça", explicou o delegado Nolasco. O pai adotivo será autuado por estupro por violência presumida.

Acordo
Segundo o delegado, o pai afirmou em depoimento ter um acordo com a menina que permitiria que os dois mantivessem relações sexuais. Há seis meses, o homem teria sido chamado pela diretora da escola da adolescente porque ela estaria namorando no pátio da escola.

"O acordo era que ele não contaria para a esposa o fato dela estar namorando na escola e, em troca, ela se deitaria com ele. Uma coisa terrível", disse o delegado.

Em depoimento, o acusado disse que manteve relação sexual com a menina uma vez. "Uma vez só. Era uma combinação entre eu e ela. Não tem muita explicação. Estou arrependido do que fiz", disse o acusado.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

MPF emite parecer contra liberdade do casal Nardoni


16 de março de 2009 • 16h07 • atualizado às 16h07


O subprocurador-geral da República Mário José Gisi encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contrário à concessão de habeas-corpus em favor de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados do homicídio triplamente qualificado de Isabella Nardoni, assassinada em março do ano passado.

A defesa de Nardoni e de Anna Carolina argumenta que as acusações não correspondem à realidade dos fatos, pois, segundo os laudos periciais produzidos no inquérito, não foi comprovada a agressão à vítima por meio de instrumento contundente, nem esganadura, nem defenestração, tampouco a alteração do local do crime.

Mário Gisi explicou que o habeas-corpus não pode ser concedido para o exame aprofundado de fatos e provas, sendo inadequado para investigar os acontecimentos da noite de 29 de março de 2008, bem como as conclusões técnicas expostas nos laudos periciais produzidos na fase do inquérito na tentativa de afastar os referidos indícios da prática do delito.

O subprocurador destacou que duas decisões mantiveram a prisão preventiva do casal. "Na parte em que mantém a prisão preventiva dos acusados, uma decisão reitera as razões do decreto prisional anterior, acrescentando novo fundamento apenas no tocante à conveniência da instrução criminal."

No mérito, de acordo com o subprocurador, o habeas deve ser negado. Para ele, os indícios de materialidade e autoria estão presentes. Gisi considerou inidôneos, no entanto, os fundamentos da garantia da ordem pública para justificar a prisão preventiva, porque, para ele, é um requisito subjetivo. O parecer de Gisi será analisado pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do habeas-corpus no STF.



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Risco de morrer é 'muito alto', diz médico de Clodovil


16 de março de 2009 • 13h25 • atualizado às 16h56

Clodovil Hernandes está em coma após sofrer um AVC
Clodovil Hernandes está em coma após sofrer um AVC
16 de março de 2009


Laryssa Borges

Direto de Brasília


O médico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia Alan Ricardo Coutinho Ferreira informou nesta segunda-feira que o risco de o deputado federal e estilista Clodovil Hernandes morrer é "muito alto". Em coma após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o parlamentar foi submetido a um processo de drenagem de um sangramento na região cerebral, mas não tem previsão de ser operado.

O médico informou que o edema "era enorme". Ele afirmou ainda que havia sangue em grande quantidade, que foi estancado porque o acúmulo tem o efeito de destruição do cérebro. Segundo a equipe médica, o parlamentar não foi encaminhado a um procedimento cirúrgico devido ao risco de morrer. "O prognóstico ainda é ruim. A situação é grave e o risco de morrer é muito alto", informou o médico.

Na Escala Glasgow, que vai de três a 15 e mede a gravidade de quadros médicos, o estado de Clodovil quando chegou ao hospital era de nível cinco. Quanto menor o número, mais grave é a situação do paciente.

Ferreira disse que ainda não é possível avaliar eventuais seqüelas para o deputado. "A nossa preocupação agora é com a vida do paciente." A previsão é que um boletim médico com o estado de saúde de Clodovil seja divulgado por volta das 17h30.

Redação Terra

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Esculhambação ilimitada

por Tutty Vasques, Seção: Batida errada 16:37:04.

reprodução

Hugo Chávez saiu de controle de novo.

Vai acabar dando um golpe de estado no próprio governo.

HAHAHAHAHA

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

PCC tenta roubar arsenal em SP


Bandidos trocaram tiros com vigia de empresa e foram presos; cúmplice ofereceu R$ 200 mil para libertá-los

Marcelo Godoy


Bandidos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) tentaram roubar por volta das 7h30 de ontem o arsenal da empresa de segurança Trevo, em Guarulhos. Houve reação dos vigilantes, que balearam dois dos assaltantes e detiveram um terceiro. Por telefone, os integrantes da quadrilha tentaram impedir a prisão em flagrante, oferecendo R$ 200 mil aos policiais militares do 44º Batalhão para que não levassem os detidos à delegacia.

Os assaltantes aproveitaram o momento de troca de turno da empresa de segurança para invadi-la. Dois dos criminosos seguiram um vigilante até o portão da Rua Mário Perdigão Coelho, no Jardim Cumbica, próximo do Aeroporto Internacional de São Paulo. Quando o segurança que controlava a entrada abriu para o colega, viu a aproximação dos dois homens, que sacaram revólveres. O segurança gritou para o colega sair da frente e atirou, baleando os dois assaltantes na barriga.

Um terceiro ladrão, que estava um pouco atrás, acabou detido por policiais militares da 1ª Companhia do 44º Batalhão. Ele estaria dando cobertura aos comparsas. Trata-se de Genivaldo Rodrigues de Oliveira, o Gê, de 37 anos, condenado a 23 anos de prisão pela Justiça sob a acusação de sequestro - ele estava foragido.

Outros bandidos que participariam do ataque conseguiram escapar. Um deles, segundo o soldado Marcos Aurélio de Souza, telefonou para o celular apreendido com Gê. O policial atendeu a ligação e o comparsa do assaltante ofereceu ao PM R$ 200 mil para que libertasse o criminoso. A oferta foi recusada pelos policiais, que levaram o assaltante para o 4º Distrito Policial de Guarulhos. Os outros dois acusados detidos, Helvércio Luis de Souza, de 42 anos, e Zênio Leandro de Souza, de 50, foram levados para um hospital da cidade.

Helvércio estava foragido desde que abandonara o regime semiaberto, em 2008. Zênio escapou de uma prisão semiaberta em janeiro deste ano. Os dois não corriam risco de morrer. Com os acusados, segundo o delegado Celso Valdir Marchiori, do 4º DP, foram apreendidos dois revólveres calibre 38.

O delegado decidiu autuar em flagrante os três pesos sob as acusações de tentativa de roubo, uso de identidade falsa e resistência. Ainda de acordo com ele, Gê se recusou a depor oficialmente na delegacia, afirmando que permaneceria calado.

Os PMs que o detiveram contaram que ele reconheceu fazer parte do PCC e afirmou que estava cumprindo uma ordem da facção. O objetivo do roubo era o arsenal da empresa, composto de escopetas, pistolas e coletes à prova de bala.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Boletim médico informa que Clodovil está em coma



Deputado federal sofreu um AVC hemorrágico, com sangramento cabeça profundo e intenso na cabeça

Agência Brasil


Clodovil fala da tribuna na Câmara

Andre Dusek/AE

Clodovil fala da tribuna na Câmara

BRASÍLIA - No primeiro boletim divulgado pelo Hospital Santa Lúcia sobre o estado de saúde do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), os médicos informam que o parlamentar se encontra em coma, no nível 5, em uma escala que vai de 3 a 15, em que os números menores correspondem a um quadro de maior gravidade. Durante coletiva, o médico Alan Ricardo Ferreira informou que "há risco de morte".

De acordo com o médico, o parlamentar sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, com sangramento cabeça profundo e intenso na cabeça. Nesses casos, segundo Ferreira, não é indicada cirurgia para abrir a caixa craniana a fim de reduzir a pressão no cérebro. Ele explicou que, por isso, a equipe que atende o deputado optou por colocar um cateter para drenar o sangue na região.

Segundo o médico, o procedimento foi bem-sucedido e agora, é preciso esperar a reação de Clodovil. "Os procedimentos foram feitos da forma mais precoce possível, temos que esperar os efeitos", afirmou Ferreira.

Ele disse ainda que, no momento não há como avaliar possíveis sequelas, e que, apesar do estado grave e delicado, a equipe médica acredita na recuperação do deputado.

A assessora do parlamentar, Susana Collares, disse que Clodovil enfrentou uma semana de "fortes emoções e muito estresse", com o julgamento, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de processo no qual era acusado de infidelidade partidária.

Em 2007, Clodovil passou por três internações- duas na clínica de estética Santé, em Moema .Em 28 de março, o motivo da internação foi uma suspeita de dengue, e em 14 de maio, pressão alta.

Em junho do mesmo ano, ele teve um acidente vascular cerebral e foi internado no Hospital Sírio-Libanês, no centro de São Paulo.

Texto atualizado às 16h17

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

INVASÃO AO SITIO DO ZÉ DIRCEU....

por Tutty Vasques, Seção: Nonsense total 10:24:12.

O Zé Rainha não faria uma coisa dessas! Ninguém, em sã consciência, acredita que o líder sem-terra seria capaz de comandar uma invasão ao sítio de Zé Dirceu, em Vinhedo, na segunda-feira, 16, dia da festa que o ex-ministro oferecerá em sua propriedade a 3 mil convidados para celebrar seus 63 anos. Por via das dúvidas, convém reforçar o bufê.

Mais cedo ou mais tarde, o MST vai perceber que precisa diversificar suas ações para dar visibilidade mais edificante às ocupações na mídia. Ou mudam a imagem da invasão ou o movimento vai acabar restrito ao noticiário policial. Nesse sentido, o aniversário de um velho companheiro influente poderia até angariar a simpatia de certas colunas sociais com viés político – e vice-versa -, sem necessidade de matar ninguém pra sair no jornal.

Num evento pré-produzido como o aniversário do Zé Dirceu, os sem-terra não teriam nem o trabalho de convocar a imprensa, mas não adianta: o Zé Rainha não faria uma coisa dessas! E não se fala mais nisso, ok?

Texto publicado no caderno Cidades/Metrópoles deste sábado no 'Estadão'

Sabe o Aristeu?

por Tutty Vasques, Seção: Irresistível 11:07:06.

Aristeu Moreira é assessor de imprensa de José Dirceu. Ganhou um monte comigo por conta do e-mail que publico abaixo com o intuito de dar uma força ao cara. Gente bem-humorada merece!

“Caro Tutty Vasques

... Gostaria de agradecer a divulgação do aniversário do ex-ministro em sua nota do dia 07 deste mês (...) Agora todo o Brasil já sabe e envia mensagens de congratulações. (...) Quero apenas esclarecer algumas informações.

A festa em Vinhedo, na casa do ex-ministro, é apenas um rega bofe que reunirá amigos dos tempos de 68, não mais que 50 pessoas. É muito pouca gente para enfrentar o know how dos Sem Terra. Daí que o líder do MST, José Rainha, nem pense em comandar uma invasão ao local. Se bem que ele e seus companheiros não ousem, porque é a turma de 68, com a experiência de luta e resistência que você conhece bem.

A festa do Bar Avenida é que reunirá mais gente, não acredito que chegue a 3 mil pessoas. Veja você, são tempos de crise (...) não é boca-livre, cada um pagará a própria despesa.

Se você prestar esclarecimentos, de novo para usar um mote seu, "não se fala mais nisso”.

Está dado o recado aos sem-terra!

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

O homem idiota

por Marcelo Paiva, Seção: Crônica 14:46:52.

Queria pedir desculpas às mulheres pelo idiota que picou uma, colocou os pedaços numa mala, foi preso, condenado, solto duas décadas depois e, em liberdade, picou outra, riu para as câmeras e foi glamourizado.

Queria pedir desculpas pelo promotor imbecil que matou a mulher grávida, pois acreditava que ela estava esperando um filho do amante, o que foi negado pelo exame de DNA pós-mortem. E está foragido, covarde.

Nos desculpem pelo jornalista e chefe infeliz que, depois de alavancar a carreira da garota e levar um fora, deu dois tiros à queima-roupa na recém-contratada e ex-namorada.


Também nos desculpem pelo cretino que foi o primeiro homem da vida de uma adolescente do ABC, levou o pé e, inconformado, manteve ela e a melhor amiga reféns por cinco dias, até enfiar, numa sexta-feira chuvosa, uma bala na amiga e duas na garota que amava, uma na cabeça e outra no abdômen, depois da polícia invadir.

Incluam o monstro que estuprou a enteada de 9 anos e a engravidou. E o imbecil que prendeu a filha num porão por quase duas décadas, com quem teve cinco filhos. Aqueles que cortam o clitóris das mulheres da aldeia, para elas não sentirem prazer. Ou os que apedrejam em praça pública as ditas adúlteras. E que obrigam as mulheres a se esconderem em burcas e as proíbem de sair sem seus maridos.

Nos perdoem por aqueles que criminalizam o aborto.

Desculpem-nos pelo cretino que bateu na mulher com um extintor, jogou-a fora do carro, sequestrou a filha e um bimotor, sem nunca ter pilotado um avião de verdade, sobrevoou a cidade perigosamente, inclusive o prédio em que moravam, até cair no estacionamento de um shopping, arriscando levar mais gente com ele.

Perdão pelo ciúme doentio, pela incapacidade de aceitar a perda, pela covardia e narcisismo, por aqueles que não sabem ouvir “não”, pelo onipotente que acredita ser dono de alguém, pela inabilidade de alguns homens de enxergar as vontades da mulher, inclusive o desejo de partir e romper. Nem todos são como eles idiotas.

Marcelo Rubens Paiva é escritor, dramaturgo e colunista do Caderno 2 é escritor, dramaturgo e colunista do Caderno 2 DO ESTADAO


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Clodovil é internado em estado grave em Brasília


Deputado teria caído da cama e batido com a cabeça no chão.
Os médicos avaliaram que não se trata de caso para cirurgia.

Do G1, com informações da Globo News




O deputado federal Clodovil Hernandes, do Partido da República (PR), foi internado na madrugada desta segunda-feira (16), na UTI de um hospital particular de Brasília (DF). De acordo com informações de sua assessoria de imprensa, ele teria caído da cama e batido com a cabeça no chão.

Clodovil teve hemorragia no lado esquerdo do cérebro e, em princípio, os médicos avaliaram que não se trata de caso para cirurgia e fazem a retirada de coágulos por meio de um catéter. O estado de saúde dele é considerado grave e ele está sedado e com pressão alta.


Clodovil passa mal e é internado em UTI em Brasília

DANIEL GALVÃO - Agencia Estado



SÃO PAULO - O deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) passou mal nesta madrugada e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia, em Brasília. De acordo com Susana Collares, assessora parlamentar de Clodovil, a suspeita é de que ele teve um acidente vascular cerebral (AVC).



Segundo Susana, Clodovil enfrentou uma semana de "fortes emoções e muito estresse", com o julgamento, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de processo no qual era acusado de infidelidade partidária. Clodovil deixou o PTC e ingressou no PR. Ele foi absolvido da acusação e teve o mandato mantido pelo TSE. Quando a empregada chegou ao apartamento, por volta 6h de hoje, Clodovil estava passando mal. Ele foi levado para o hospital por ambulância do posto médico da Câmara dos Deputados.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Yemen detiene a uno de los terroristas de Al Qaeda más buscados


El Ministerio del Interior de Yemén ha anunciado la detención de, Abdullah al-Harbi, uno de los terroristas de Al Qaeda más buscados. En una declaración institucional, el titular de Interior dijo que al-Harbi había sido arrestado en la región de Taez, unos 250 km al sur de Sana, en una operación de las fuerzas de seguridad.

La detención se produce pocos días después de la distribución de una lista de 116 terroristas, entre ellos nacionales. En la lista al-Harbi se encontraba situada en el triste ránking de los 85 terroristas más buscados por "ideología desviada", terminología que se refiere a los miembros de la red de Al-Qaeda.

El ministerio no especificó si al-Harbi sería entregado o no a Riad. Recientemente, Yemen ha deportado a Arabia Saudi a otro miembro de la red terrorista internacional, un ex interno de la base americana de Guantánamo.

El saudí Mohammad Al Atiq Awayd Aoufi, se entregó a las autoridades del Yemen y fue trasladado en avión en Riad según el primer ministro.

'Base de Al Qaeda'

Neutralizados en Arabia Saudita, Al-Qaeda parece haber encontrado un segundo 'hogar' en Yemen, hasta el punto de que algunos expertos advierten que este desgraciado país al sur de la península arábiga podría convertirse en un nuevo santuario para la red terrorista.

En un mensaje de vídeo publicado en enero, de Al-Qaeda anunció la alineación de sus miembros a la República del Yemen rama de la organización para la formación de Al Qaeda en la Península Arábiga".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ingrid Betancourt se divorcia

Efe | Bogotá

La colombo-francesa Íngrid Betancourt, rehén de las FARC hasta julio pasado, ha solicitado el divorcio de su esposo, Juan Carlos Lecompte, bajo el alegato de "separación de cuerpos de hecho" por los seis años que estuvo en manos de la guerrilla, según la revista bogotana 'Semana'.

La publicación asegura que Betancourt ya presentó la demanda civil de rigor, y observa que las normas del país sobre la materia establecen que el divorcio puede ser solicitado cuando la separación de la pareja complete dos años.

La ex candidata presidencial colombiana se casó con Lecompte en 1997, pero cinco años después cayó en manos de las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC), que la integraron a una lista de secuestrados con fines de canje por medio millar de rebeldes presos.

La mujer estuvo secuestrada hasta el 2 de julio de 2008, cuando fue rescatada en una operación militar encubierta junto a tres estadounidenses y 11 policías y militares de las fuerzas colombianas de seguridad.

Durante estos años, el publicista Lecompte mantuvo una campaña personal en favor de la puesta en libertad de su esposa con acciones que incluyeron varios vuelos sobre las selvas del este y el sureste del país, en las que se creía que ella estaba cautiva.

Lecompte lamentó que Íngrid no le reconociera esos esfuerzos ni siquiera en el encuentro que tuvo con ella el día en el que fue rescatada y en el que la ex candidata presidencial asumió ante él una actitud fría, presagio de la ruptura, que lo dejó desconcertado.

El semanario sostiene que la querella ha sido rechazada por los abogados de Lecompte.

Según Semana estos juristas "alegan que no fue una separación voluntaria, sino creada por fuerza mayor".

"Por eso están contrademandando, para que el que pida el divorcio sea él, quien podría presentar como pruebas revelaciones recientes de los norteamericanos liberados", advierte la publicación, que alude a testimonios en los que estos ex rehenes sugieren una supuesta relación sentimental de Betancourt con algún compañero de cautiverio.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Joalheria é assaltada dentro de shopping na Zona Oeste de SP


Criminosos invadiram o shopping e levaram jóias e relógios.
PM abordou suspeitos, houve tiroteio e dois foram baleados.

Do G1, com informações do Bom Dia São Paulo


Seis homens assaltaram uma joalheria dentro de um shopping na Zona Oeste da capital por volta da meia-noite do domingo (15), horário de fechamento dos cinemas.

Veja o site do Bom dia São Paulo

Os criminosos invadiram o shopping quando ele estava fechando. A joalheria assaltada fica no andar térreo. O grupo levou jóias e relógios e depois fugiu em dois carros.

Durante a madrugada, a Polícia Militar desconfiou de um grupo de homens que estava em dois carros no acostamento do Rodoanel, em Cotia, na Grande São Paulo. Houve tiroteio, dois homens foram baleados e levados para o hospital e os outros conseguiram fugir. Dentro de um dos veículos foram encontrados seis relógios, um cartão do estacionamento do shopping, uma arma, toucas e luvas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Volkswagen mostra carro que estaciona sozinho


Sistema de sensores identifica espaço para manobra.
Veículo pode ser controlado pelo controle remoto.

Do G1, em São Paulo


Uma das novidades daa Feira de Negócios e Congresso de Tecnologias Sustentáveis, que terminou no domingo (15), em São Paulo, foi o sistema apresentado pela Volkswagen que permite que ao carro estacionar sozinho, sem motorista. O sistema foi instalado em um Passat Variant e recebeu o nome de "Paul". Nele, o motorista, de fora do veículo, aciona o controle remoto embutido na chave, e vê o seu carro estacionar sozinho.



O carro tem sistemas de câmeras que analisam ao redor pelos retrovisores e calculam o caminho e espaço ideal para estacionar. Depois de estacionado, o motor é desligado automaticamente, e as portas são travadas.

Segundo a Volkswagen, o monitor do sistema de navegação identifica a vaga disponível no estacionamento. Em seguida, o motorista pode colocar o câmbio automático na posição "P" (parking) e descer do carro. Ao acionar o controle remoto, os sensores ajudam a levar o veículo para a vaga. Se preferir, o motorista pode ficar dentro do carro.

Além dos sensores ultrassônicos do sistema, a operação é monitorada por duas câmeras adicionais na dianteira e traseira do veículo, podendo interrompê-la em caso de necessidade. O motorista também pode utilizar o controle remoto para interromper a manobra a qualquer momento.

A Volkswagen esclarece que o sistema ainda está em fase de testes e não há previsão de quando será colocado em produção em série.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Apesar da crise, gastos corporativos da Presidência da República aumentam 405% em 2009



Publicada em 16/03/2009 às 00h01m

O Globo

RIO - O ano ainda está no começo e a crise econômica se agravou, mas as faturas dos cartões corporativos utilizados pela Presidência da República já registram gastos de R$ 2,785 milhões, 65,5% de tudo que foi gasto com os cartões em 2008: R$ 4,250 milhões. As despesas se referem principalmente aos gastos com as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com as comitivas do presidente e as equipes de apoio e de segurança. Parte dessas despesas foi realizada em dezembro de 2008, mas faturada em 2009.

Os gastos entre 1º de janeiro e 11 de março deste ano representam uma alta de 405,8% sobre as despesas do primeiro trimestre de 2008. De janeiro a março do ano passado foram gastos com os cartões corporativos R$ 550,6 mil. Os R$ 2,785 milhões deste ano foram gastos só até 11 de março, data em que foi fechado o levantamento. Até o fim do trimestre, a alta registrada será ainda maior.

Os cartões corporativos são usados no governo para pagar despesas diversas, incluindo hospedagem e alimentação nas viagens presidenciais. Segundo a Casa Civil, o aumento das despesas com cartão corporativo em 2009 é reflexo das viagens do presidente Lula realizadas ainda em 2008 e de eventos organizados pela Presidência, que têm a presença de delegações estrangeiras, como, por exemplo, a Cúpula em Sauípe e o Fórum Social em Belém. "Nestes eventos houve a participação de inúmeras delegações estrangeiras que foram atendidas em questões de segurança pelo GSI", explica.



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Chávez manda Exército tomar portos e aeroportos e ameaça pôr governadores na prisão


Chávez usará prisão contra os que se opuserem a suas ordens na Venezuela

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou prender governadores opositores que não acatem a transferência da administração de portos e aeroportos ao poder Executivo, aprovada em uma lei de descentralização. Neste domingo, durante seu programa dominical, "Alô Presidente", Chávez ordenou que as Forças Armadas do país tomassem todas as bases marítimas e aeroportuárias sob controle da oposição.

A decisão do presidente da Venezuela divulgada neste domingo nada mais é que o cumprimento de uma promessa feita durante a eleição regional de 2008, quando ameaçou usar as Forças Armadas contra os opositores, para, segundo ele, defender o povo e o "governo revolucionário". Chávez advertiu neste domingo que os governadores oposicionistas que se opuserem à decisão correm o risco de ser presos.

Reuters
Hugo Chávez anuncia em seu programa de TV o uso das Forças Armadas para ocupar portos e aeroportos sob controle da oposição
Hugo Chávez anuncia em seu programa de TV o uso das Forças Armadas para ocupar portos e aeroportos sob controle da oposição

A ordem dada por Chávez neste domingo baseou-se em uma lei aprovada na última quinta-feira (12) pelo Congresso --controlado pelo governista PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), denunciada pela oposição como uma tentativa inconstitucional de concentrar o poder político nas mãos do governo central.

Após a aprovação da lei que permite ao governo nacional tomar o controle do sistema de transportes do país, o governador do Estado de Zulia, o oposicionista Pablo Pérez Alvarez, do partido Um Novo Tempo (UNT), disse que não aceitaria que o processo de descentralização do poder fosse revertido.

"A aprovação do artigo 8º e as alterações que fizeram na Lei de Descentralização e Transferência de Competência, é como colocarmos uma arma na cabeça e dizermos: vejam, administrem o processo de descentralização, mas vamos fazer o que quisermos", disse Pérez Alvarez.

Segundo a Constituição de 1999, promulgada por Chávez, "a administração e o uso das estradas e rodovias, bem como os portos e aeroportos, para uso comercial" são "competência exclusiva dos Estados", em coordenação com o governo nacional.

O governo de Zulia, um dos Estados mais ricos da Venezuela, será um dos mais afetados pela decisão de Chávez, perdendo o controle do porto de Maracaibo. Outro porto que passará ao comando do governo central será o de Puerto Cabello, em Carabobo, governado por Enrique Salas, do partido oposicionista Projeto Venezuela.

Os dois governadores declararam à imprensa que tentariam "defender" as atribuições que até agora tinham sobre esses portos.

"O que se passa com esses governadores? Será que acham que aqui vão a fazer algo como a divisão do país? Fiquem em seus lugares!", atacou Chávez durante seu programa dominical de TV, "Alô, Presidente!". "Você [Salas Feo] terá que encontrar uma Marinha de guerra, governador, terá que encontrar um Exército. Não sei o que poderá fazer. Ele disse que vai defender Puerto Cabello, com a polícia de Carabobo. Bem, então vai para a prisão",

"Nenhum venezuelano pode se declarar acima da lei; ela aprovada para cumprida, e o governo está obrigado a fazê-la ser cumprida", afirmou o presidente. Chávez alegou que as razões para assumir o controle dos portos de Maracaibo e Puerto Cabello é que neles "há máfias ligadas ao contrabando, ao narcotráfico e à corrupção", sem especificar os casos.

Durante a campanha para as eleições regionais de novembro passado, Chávez liderou vários comícios em favor dos candidatos do PSUV, ameaçando os opositores com prisão e advertindo que a vitória de seus adversários poderia levá-lo a usar as Forças Armadas.

"Se permitirem que a oligarquia volte ao governo [de Carabobo], vou acabar mandando os tanques da brigada blindada para defender o governo revolucionário e para defender o povo ", disse Chávez, em Carabobo, em novembro.

O PSUV manteve o controle da maioria dos Estado, mas a oposição dobrou para seis o número de governos estaduais sob seu controle, e venceu nos três Estados com maior número de eleitores --Zulia (2.141.055), Miranda (1.781.361) e Carabobo (1.338.601).

Logo após a eleição, Chávez ordenou várias mudanças de competência sobre áreas da administração da região metropolitana de Caracas, cujo governo ficou com o líder opositor Antonio Ledezma. O presidente encampou cerca 30 hospitais, o canal Ávila TV, 22 cartórios públicos e todas as 93 escolas da rede metropolitana, esvaziando o poder do adversário antes mesmo de sua posse.

Veja abaixo a divisão de poder regional na Venezuela, antes e depois das últimas eleições:


Arte Folha Online/Arte Folha Online
Mapa Venezuela Eleições regionais


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters