[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Procuradores fazem votação para escolha do procurador-geral da República

RODRIGO RUSSO
Colaboração para a Folha Online

A ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) faz amanhã consulta aos seus associados para a escolha do procurador-geral da República. A partir do resultado é elaborada uma lista com os três candidatos mais votados pelos procuradores (conhecida como lista tríplice). A lista é entregue ao presidente da República, mas ele não é obrigado a segui-la.

Esse procedimento de elaboração de lista tríplice a partir de votação dos procuradores começou em 2001, e o resultado da eleição não foi levado em consideração pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Já durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato mais votado pelos procuradores sempre foi o nomeado para o cargo. Em 2003, Claudio Fonteles liderou a eleição interna e alcançou o posto de procurador-geral. Em 2005 e 2007, Antonio Fernando Souza foi o vencedor e também acabou sendo nomeado por Lula.

Pela Constituição, o presidente pode escolher o procurador-geral livremente entre integrantes da carreira do Ministério Público maiores de 35 anos. O mandato do cargo é de dois anos, com possibilidade de recondução --como no caso de Antonio Fernando Souza. A maioria absoluta dos membros do Senado Federal deve aprovar a indicação do presidente.

Seis candidatos estão inscritos para a eleição: o vice-procurador-geral Roberto Gurgel, os subprocuradores-gerais Eitel Santiago, Ela Wiecko e Wagner Gonçalves, e os procuradores Blal Dalloul (do Mato Grosso do Sul) e Mario Ferreira Leite (do Paraná).

Ela Wiecko por três vezes já integrou a lista tríplice --nos anos de 2001, 2003 e 2005, mas sempre esteve no terceiro lugar da votação realizada por seus colegas. O candidato Wagner Gonçalves alcançou o segundo lugar da lista nas duas últimas eleições (2005 e 2007). Roberto Gurgel foi o terceiro mais votado na eleição de 2007.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Câmara dos Lordes britânica suspende membros por corrupção

colaboração para a Folha Online

Um dia depois que um escândalo de despesas irregulares levou à renúncia do presidente da Câmara dos Comuns (deputados), o que não acontecia a mais de 300 anos, a Câmara dos Lordes (Câmara Alta) britânica rompeu mais de três séculos de intocabilidade de seus membros e aprovou nesta quarta-feira a suspensão de dois lordes trabalhistas durante seis meses --até o fim da atual sessão legislativa. Eles são acusados de tentar mudar leis em troca de dinheiro. A última vez que um lorde havia sido retirado do cargo foi há mais de 350 anos.

O lorde Peter Truscott, ex-ministro da Energia, e o lorde Thomas Taylor foram acusados em janeiro pelo jornal "The Sunday Times" de receber comissões de empresas em troca de emendar leis, mas todas as partes negaram as acusações.

Os lordes debateram nesta quarta-feira um relatório sobre o comportamento dos dois colegas e votaram unanimemente a favor da suspensão, ao considerá-los culpados de violar o código de conduta da Câmara, que obriga os membros a "agir sempre com honra pessoal".

É tão incomum suspender um lorde que o Comitê de Privilégios dos Lordes, encarregado de elaborar o relatório, teve que pedir assessoria legal para comprovar se essa sanção era possível.

"Este episódio fez um dano grave à reputação desta Câmara", afirmou o lorde Ivon Brabazon, presidente do Comitê de Privilégios.

O jornal "The Sunday Times" revelou, em janeiro, que membros do governante Partido Trabalhista ofereceram ajuda a jornalistas que se fizeram passar por representantes de homens de negócios interessados em mudar leis.

Esses lordes, segundo o jornal, recebiam honorários de até 120 mil libras (R$ 367 mil).

De acordo com o jornal, Truscott admitiu que tinha conseguido que uma lei energética fosse favorável a um cliente que vendia medidores de eletricidade.

Taylor reconheceu que tinha ajudado a modificar uma legislação em benefício de outra companhia, enquanto os outros dispostos a receber retribuições foram lorde Lewis Moonie, ex-vice-ministro da Defesa, e o lorde Peter Snape.

Embora tenha perdido poderes nos últimos anos, a Câmara dos Lordes pode interferir na revisão de leis e exerce algumas das funções de corte judiciária de última instância. Uma reforma de 1999 acabou com o direito de hereditariedade na Câmara dos Lordes, que durou mais de 700 anos. Os mandatos dos membros continuam sendo vitalícios, mas eles são indicados pela rainha, normalmente por orientação dos partidos.

A suspensão dos lordes ocorre um dia depois da não menos histórica renúncia do presidente da Câmara dos Comuns, Michael Martin, o primeiro a renunciar ao cargo em mais de 300 anos. Embora não tenha sido atingido diretamente por denúncias, ele foi acusado de ter sido conivente com um clima de permissividade que levou ao abuso de deputados da verba de reembolso por gastos pessoais supérfluos.

Com a confiança nos políticos de ambas as Casas desabando, o governo está preparando às pressas uma reforma do sistema de despesas para que seja instituído um órgão independente para verificar os gastos, encerrando a longa tradição de auto-regulação do Parlamento.

Pelo projeto, os políticos serão impedidos de usar dinheiro público em móveis e eletrodomésticos, reformas nas casas e jardinagem.

Com Efe, Associated Press e Reuters

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Procon-SP quer explicações sobre a pane no Speedy ainda hoje

da Folha Online

O Procon-SP estabeleceu como prazo até esta quarta-feira (20) para que a Telefônica explique por escrito quais foram os motivos da pane registrada com o serviço de banda larga Speedy nesta semana. Com base nesses dados, o órgão vai determinar ações sobre o assunto.

Entretanto, de acordo com o Procon, a empresa pode pedir um novo prazo para os esclarecimentos, que pode ser concedido ou não. Não há uma punição estipulada para o caso de a Telefônica não responder à notificação da instituição, feita nesta terça-feira (19). Procurada pela reportagem, a empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) também anunciou que está investigando as causas da pane. A Telefônica afirma que desde a noite de segunda-feira (18) não detectou mais "instabilidades" no serviço, mas ainda ontem provedores que usam o sistema da empresa relatavam problemas na conexão.

A Telefônica diz que, desde às 23h40 de segunda-feira, não foram verificadas "novas instabilidades na infraestrutura de suporte ao acesso à internet". A empresa confirma problemas em três períodos, das 12h30 às 14h55, das 16h15 às 18h e das 20h30 às 23h40.

A operadora diz que vai descontar da fatura dos clientes o valor referente às horas em que o problema ocorreu.

No começo do mês passado, o serviço da operadora sofreu uma pane que durou ao menos seis dias, mas a Telefônica ofereceu aos usuários o abatimento de 12 horas no valor da conexão. O Procon não concorda com essa medida e ainda discute com a empresa uma outra forma de compensar os consumidores.

A Telefônica liderou, pelo terceiro ano consecutivo, o ranking de reclamações fundamentadas pelo Procon em 2008 na cidade de São Paulo. A empresa de telefonia recebeu 3.615 reclamações. Ao todo, 2.839 empresas foram alvos de 27.747 reclamações fundamentadas no ano passado.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sarkozy e Carla Bruni aparecem em vídeos no Facebook do presidente francês

da France Presse, em Paris

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, no afã de mostrar uma boa imagem no site de relacionamentos Facebook, aparece em um vídeo beijando sua mulher, Carla Bruni --que o chama de "chuchu"-- e, dentre outros assuntos, fala de seus cachorros.

O vídeo foi filmado no mês passado. Sarkozy chega a um salão do palácio do Eliseu, onde Carla Bruni participa de uma reunião informal com cinco leitoras da revista feminina francesa "Femmes Actuelles", vencedoras de um concurso.

13.abr.09-Jean-Paul Pelissier/Reuters
Presidente da França e primeira-dama, Carla Bruni, protagonizam vídeo no Facebook
Presidente da França e primeira-dama, Carla Bruni, protagonizam vídeo no Facebook

A ex-modelo aparece primeiro sentada em um sofá, falando do marido e destacando suas qualidades, entre elas uma vitalidade "que vocês não imaginam".

No mesmo instante, Nicolas Sarkozy irrompe sem cerimônia no cômodo, precedido por um fotógrafo. Carla Bruni, então, faz as apresentações.

O presidente francês beija a mulher na boca e se instala relaxado no braço de um sofá para participar da conversa das leitoras.

"Vou receber o primeiro-ministro do Iraque", diz Sarkozy, dirigindo-se à esposa como se nada estivesse acontecendo. "Genial", responde Carla, enquanto acaricia a mão do marido.

O vídeo termina com a saída do presidente e a despedida da primeira-dama, que diz: "ânimo, chuchu!".

Em outro vídeo, Nicolas e Carla apresentam seus cachorros "Clara" e "Dumbledore", que perambulam pelo salão presidencial, lembrando um pouco a imagem do primeiro-casal americano, Barack e Michele Obama, que divulgaram exaustivamente a chegada do cãozinho "Bo".

Segundo a presidência francesa, o perfil no Facebook de Nicolas Sarkozy foi criado há alguns meses, mas sua última atualização foi feita na última segunda-feira.

Nicolas Sarkozy tem 96.153 amigos no Facebook.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mulher tem infarto e morre após assassinato de marido; filho tem morte cerebral

da Folha Online

Uma mulher de 56 anos sofreu um infarto e morreu na noite de terça-feira (19) um dia depois de presenciar o marido e o filho baleados em um assalto em Barueri (Grande São Paulo). O marido morreu na ação e o filho, socorrido em estado grave, teve a morte cerebral confirmada após exames.

O crime aconteceu na segunda-feira (18). Pablo Patrick da Silva, 21, foi abordado por dois homens armados, por volta das 23h, no momento em que chegava em casa, localizada no Jardim Belval.

O jovem foi obrigado a entrar na residência, onde seus pais, João dos Ramos Pires, 66, e Maria Encarnação, também foram rendidos pelos criminosos.

Pai e filho foram levados para o quarto, onde os assaltantes procuraram joias e dinheiro. A mãe, que ficou em outro cômodo, ouviu os disparos e, ao chegar no quarto, encontrou o marido e o filho baleados. Os suspeitos fugiram por uma janela levando joias, celular e dinheiro.

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Central de Barueri. João dos Ramos não resistiu aos ferimentos e morreu.

Dois suspeitos de envolvimento no assalto foram detidos, mas apenas um deles ficou preso. O outro foi liberado após averiguação.

Morte

Segundo a Prefeitura de Barueri, Maria Encarnação se sentiu mal e foi encaminhada ontem ao Sameb (Serviço Médico de Barueri). Ela apresentava problemas respiratórios e morreu de infarto por volta das 21h.

Patrick foi encaminhado por volta da 1h30 de ontem para o hospital Cruzeiro do Sul, em Osasco (Grande São Paulo). De acordo com o hospital, ele foi atingido na cabeça, foi avaliado por neurocirurgiões e exames constataram que ele teve morte encefálica por volta das 22h.

Imediatamente, foi comunicada a família e também o grupo de captação de órgãos para que fossem realizados transplantes. Apenas no final da tarde será possível saber quais órgãos serão doados.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Justiça do Rio condena Gol a indenizar fã de RBD que perdeu show por atraso em voo

O TJ (Tribunal de Justiça) do Rio condenou a Gol a indenizar uma passageira adolescente que perdeu um show do grupo mexicano RBD em São Paulo devido ao atraso do voo.

De acordo com o tribunal, a adolescentes comprou a passagem para assistir ao show do grupo no dia 27 de abril de 2007, em São Paulo. A chegada estava prevista para as 15h35, e a apresentação programada para começar às 20h.



No dia do voo, segundo o TJ, por desorganização da Gol, a adolescente, depois de uma longa espera, foi obrigada ir para outro aeroporto do Rio em um táxi, separada das amigas, sem a presença de um funcionário da companhia aérea e ainda passar pela Linha Vermelha, considerada perigosa de acordo com a sentença.

Com a confusão da companhia, o avião aterrissou em São Paulo por volta das 21h, e a garota chegou ao show a tempo de ouvir apenas a última música.

"A autora, menor de idade, teve sua pretensão de assistir ao show de seu grupo favorito em São Paulo frustrada por falha da companhia aérea, que não cumpriu com seu dever contratual de levar o passageiro com segurança, no local e horário marcado", disse o desembargador Binato de Castro, da 12ª Câmara Cível do TJ, que deu a sentença.

De acordo com o processo, a Gol afirmou que a adolescente foi uma vítima do caos aéreo, que provocava atrasos em todos os aeroportos do país na época. O argumento não foi aceito pelo desembargador.

"A conhecida crise no setor aéreo, que em sua fase mais crítica foi denominada de "apagão aéreo', efetivamente decorreu, em grande parte, de falhas do Poder Público, mas isto não exime as empresas do setor de toda e qualquer responsabilidade por eventos danosos sofridos por seus clientes mesmo nos períodos em que a situação se mostrou mais
grave", afirmou o desembargador na sentença.

A Gol terá de pagar à adolescente R$ 13.500 por danos morais. Por meio da assessoria de imprensa, a Gol informou que prefere se manifestar somente no processo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Calendário de Estréias - 2009







Estréias previstas para maio de 2009.

Em vermelho estão os filmes brasileiros.

Data

Filme

Distribuidora

Diretor

1º/mai

Brooklyn's Finest

Califórnia

Antoine Fuqua

1º/mai

Um romance de geração

Filmes do Estação

David França Mendes

1º/mai

Veronika decide morrer

Imagem

Emily Young

***

***

***

***

08/mai

Jonas Brothers 3D

Disney

Bruce Hendricks

08/mai

Star Trek

Paramount

J.J. Abrams

08/mai

Tô de férias

Imagem

Reinhard Klooss e Holger Tappe

***

***

***

***

15/mai

Anjos e demônios

Sony

Ron Howard

15/mai

Efeito borboleta 3

Imagem

Seth Grossman

15/mai

Marido por acaso

PlayArte

Griffin Dune

***

***

***

***

22/mai

Coco avant Chanel

Warner

Anne Fontaine

22/mai

Uma noite no museu 2

Fox

Shawn Levy

22/mai

Nothing But the Truth

Imagem

Rod Lurie

***

***

***

***

29/mai

O mistério das duas irmãs

Paramount

Charles Guard e Thomas Guard

29/mai

Os piratas do rock

Universal

Richard Curtis

29/mai

Tekken

Califórnia

Dwight H. Little

***

***

***

***

Mai/sem data

Che – Guerrilha

Europa

Steven Soderbergh

Mai/sem data

Família vende tudo

PlayArte

Alain Fresnot

Mai/sem data

Free Rainer

Pandora

Hans Weingartner

Mai/sem data

A garota de Mônaco

Imovision

Anne Fontaine

Mai/sem data

A ilha da morte

Imovision

Wolney Oliveira

Mai/sem data

Tempos de paz

Downtown

Daniel Filho

Estréias previstas para junho de 2009.

Em vermelho estão os filmes brasileiros.

Data

Filme

Distribuidora

Diretor

05/jun

O exterminador do futuro: A salvação

Sony

McG

05/jun

The Ghost of Girlfriends Past

PlayArte

Mark Waters

05/jun

Hannah Montana – O filme

Disney

diretor a definir

05/jun

The Haunting in Connecticut

Imagem

Peter Cornwell

05/jun

I Hate Valentine's Day

PlayArte

Nia Vardalos

05/jun

A mulher invisível

Warner

Cláudio Torres

***

***

***

***

12/jun

Apenas o fim

Filmes do Estação

Matheus Souza

12/jun

Nowhereland

Paramount

Karey Kirkpatrick

12/jun

The Secret of Moonacre

Imagem

Gabor Cuspo

***

***

***

***

19/jun

Fired Up

Sony

Will Gluck

19/jun

The Hangover

Warner

Tod Phillips

19/jun

The Lucky Ones

Imagem

Neil Burger

19/jun

The Oxford Murders

Imagem

Alex de la Iglesia

19/jun

Ponyo on The Cliff By the Sea

PlayArte

Hayao Miyazaki

***

***

***

***

26/jun

Jean Charles

Imagem

Henrique Goldman

26/jun

Transformers: A vingança dos derrotados

Paramount

Michael Bay

***

***

***

***

Jun/sem data

Adeus

Imovision

Ramin Bahrani

Jun/sem data

Antes da estréia

Videofilmes

Eduardo Coutinho

Jun/sem data

Stella

Imovision

Sylvie Verheyde

Estréias previstas para julho de 2009.

Em vermelho estão os filmes brasileiros.

Data

Filme

Distribuidora

Diretor

1º/jul

A era do gelo 3

Fox

Carlos Saldanha

***

***

***

***

03/jul

Der Baader Meinhof Komplex

Imagem

Uli Edel

03/jul

Public Enemies

Universal

Michael Mann

03/jul

17 Again

PlayArte

Burr Steers

***

***

***

***

10/jul

2012

Sony

Roland Emmerich

10/jul

Management

Imagem

Stephen Belber

10/jul

Todo mundo tem problemas sexuais

Filmes do Estação

Domingos Oliveira

***

***

***

***

17/jul

Harry Potter e o enigma do príncipe

Warner

David Yates

***

***

***

***

24/jul

My Life In Ruins

Imagem

Donald Petrie

***

***

***

***

31/jul

Bruno

Sony

Dan Mazer

31/jul

Youth In Revolt

Imagem

Miguel Arteta

***

***

***

***

Jul/sem data

Les herbes folles

Imovision

Alain Resnais

Jul/sem data

Honeydripper

Imovision

John Sayles

Jul/sem data

A verdadeira história do Gato de Botas

Califórnia

Jérôme Deschamps e Pascal Hérold

Estréias previstas para agosto de 2009.

Em vermelho estão os filmes brasileiros.

Data

Filme

Distribuidora

Diretor

07/ago

O contador de histórias

Warner

Luiz Villaça

07/ago

G.I. Joe – A origem de Cobra

Paramount

Stephen Sommers

07/ago

The Proposal

Disney

Anne Fletcher

***

***

***

***

14/ago

Brother

Imagem

Jim Sheridan

14/ago

Drag Me to Hell

Universal

Sam Raimi

14/ago

Força G

Disney

Hoyt Yeatman

14/ago

Mardi Gras

Sony

Phil Dornfeld

***

***

***

***

21/ago

Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans

Imagem

Werner Herzog

21/ago

Orphan

Warner

Jaume Collet-Serra

21/ago

Year One

Sony

Harold Ramis

***

***

***

***

28/ago

Bróder

Sony

Jeferson De

28/ago

Caso 39

Paramount

Christian Alvart

28/ago

Julie & Julia

Sony

Nora Ephron

28/ago

Land of The Lost

Universal

Brad Silberling

28/ago

Shorts

Warner

Robert Rodriguez

28/ago

Spread

Imagem

David Mackenzie

***

***

***

***

Ago/sem data

Adventureland

Disney

Greg Mottola

Ago/sem data

Alô, alô, Terezinha!

Imovision

Nelson Hoineff

Ago/sem data

Beyond a Reasonable Doubt

Califórnia

Peter Hyams

Ago/sem data

Festa silneciosa

Imosivion

Horatiu Malaele

Estréias previstas para setembro de 2009.

Em vermelho estão os filmes brasileiros.

Data

Filme

Distribuidora

Diretor

04/set

Game

Imagem

Brian Taylor

04/set

The Taking of Pelham 123

Sony

Tony Scott

04/set

Up – Altas aventuras

Disney

Pete Docter e Bob Peterson

***

***

***

***

11/set

Pequenos invasores

Fox

John Schultz

11/set

Personal Effects

Imagem

David Hollander

***

***

***

***

18/set

Crank 2: High Voltage

Sony

Mark Neveldine e Brian Taylor

18/set

Grande balé vermelho

Disney

Matthew Aeberhard e Leander Ward

18/set

Funny People

Universal

Judd Apatow

18/set

The Rebound

Imagem

Bart Freudlich

***

***

***

***

25/set

District 9

Sony

Neil Bloomkamp

25/set

Ela dança com meu ganso

Paramount

Damien Wayans

25/set

The Informant [EUA,

Warner

Steven Soderbergh

25/set

Shanghai

Imagem

Mikael Håfström

***

***

***

***

Set/sem data

Creek

Califórnia

Joel Schumacher

Set/sem data

A janela

Imovision

Carlos Sorin

Set/sem data

Shelter

Califórnia

Måns Mårlind e Björn Stein

Set/sem data

O solista

Universal

Joe Wright

Estréias previstas para outubro de 2009.

Em vermelho estão os filmes brasileiros.

Data

Filme

Distribuidora

Diretor

02/out

Circo de horrores

Universal

Paul Weitz

02/out

Cloudy With a Chance of Meatballs

Sony

Phil Lord e Chris Miller

02/out

When in Rome

Disney

Mark Steven Johnson

***

***

***

***

09/out

Armored

Sony

Nimród Antal

09/out

O golfinho – A história de um sonhador

Fox

A definir

09/out

High School Musical – O desafio

Disney

Cesar Rodrigues

09/out

Shutter Island

Paramount

Martin Scorsese

09/out

Toy Story 3D

Disney

John Lasseter

09/out

Whiteout

Warner

Dominic Sena

***

***

***

***

16/out

Bunraku

Imagem

Guy Moshe

16/out

Where the Wild Things Are

Warner

Spike Jonze

***

***

***

***

23/out

Peacock

Imagem

Michael Lander

***

***

***

***

30/out

Donkey Xote

Imagem

Jose Pozo

30/out

Everybody's Fine

Disney

Kirk Jones

30/out

Pandorum

Imagem

Christian Alvart

30/out

Zombieland

Sony

James L. Frachon

***

***

***

***

Out/sem data

Leaves of Grass

Califórnia

Tim Blake Nelson

Out/sem data

The New Daughter

Califórnia

Luis Berdejo

Out/sem data

Salve geral!

Sony/Downtown

Sérgio Rezende

Estréias previstas para novembro de 2009.

Em vermelho estão os filmes brasileiros.

Data

Filme

Distribuidora

Diretor

06/nov

A Christmas Carol

Disney

Robert Zemeckis

06/nov

O lobisomem

Universal

Mark Romanek

***

***

***

***

13/nov

Dinner for Scmucks

Paramount

A definir

13/nov

Surrogates

Disney

Jonathan Mostow

***

***

***

***

20/nov

Sherlock Holmes

Warner

Guy Ritchie

***

***

***

***

27/nov

Stepfather

Sony

A definir

***

***

***

***

Nov/sem data

Splice

Califórnia

Vincenzo Natali

Nov/sem data

Whatever Works

Califórnia


Estréias previstas para dezembro de 2009.

Em vermelho estão os filmes brasileiros.

Data

Filme

Distribuidora

Diretor

04/dez

The Fantastic Mr. Fox

Fox

Wes Anderson

***

***

***

***

18/dez

Avatar

Fox

James Cameron

***

***

***

***

Dez/sem data

Robosapien: Rebooted

Califórnia

Sean McNamara

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters