[Valid Atom 1.0]

domingo, 7 de junho de 2009

Corpos resgatados das vítimas do voo da Air France serão identificados através de fotografias

TATIANA SANTIAGO
colaboração para a Folha Online

Os cinco corpos resgatados pelas equipes de busca da FAB (Força Aérea Brasileira) e Marinha serão identificados através de fotografias, segundo informações transmitidas aos familiares das vítimas do voo do Airbus-330 da Air France, que desapareceu domingo passado (31) após decolar do Rio com destino a Paris.

"Fomos informados que os corpos serão identificados por fotografia. Talvez a estado dos corpos permita uma identificação visual. Não disseram o sexo dos corpos", afirmou Maarten Van Sluys, irmão de Adriana Francisca Van Sluijs, 40, funcionária da Petrobras que estava no voo.


Segundo o irmão da passageira, não há previsão de quando as famílias receberão as fotografias, já que é necessário aguardar a chegada dos corpos do IML (Instituto Médico Legal) de Recife, que deve acontecer amanhã (8).

De acordo com Sluys, um assessor de comunicação da Marinha transmitiu a informação da localização dos novos três corpos na manhã deste domingo, no salão reservado aos familiares no hotel do Rio, cerca de 10 minutos antes da coletiva de imprensa em Recife.

Já Nelson Marinho, pai do mecânico de engrenagens Nelson Marinho Filho, 40, que trabalhava numa empresa italiana, informou que recebeu uma ligação da Air France por volta das 10h40 e foi notificado sobre a descoberta dos novos corpos. No entanto, o pai do passageiro também não recebeu informações adicionais sobre o sexo ou outros detalhes que pudessem identificar as vítimas.

Marinho disse que foi a primeira vez a empresa francesa entrou em contato para passar informações, mas garantiu que a Air France está dando total apoio aos familiares. "Eles estão dando todo apoio, de médicos, psicólogos e passagens aéreas. Duas filhas estão vindo da França no próximo sábado com as passagens aéreas custeadas".

Os corpos e os novos materiais encontrados foram localizados durante as buscas realizadas entre ontem à noite (6) e a manhã de hoje (7).

Ontem (6) de manhã, a Aeronáutica resgatou destroços e corpos de dois passageiros homens. À noite, foram encontradas parte da asa do Airbus A-330 e outras poltronas do avião. A Aeronáutica informou que deve recolher nas próximas horas mais corpos do avião que foram avistados.

Além dos corpos, a Aeronáutica informou que foram localizados no sábado (6) uma mochila com um cartão de vacinação e pasta de couro com um bilhete da Air France.

Os comandos da Marinha e da Aeronáutica não informaram o estado dos corpos. Três peritos e um papiloscopista (responsável por colher e analisar impressões digitais) da Polícia Federal chegaram a Pernambuco para ajudar na identificação dos corpos.

Mau tempo

De acordo com a Aeronáutica, as condições meteorológicas devem atrasar a transferência dos corpos e objetos resgatados para um ponto a cerca de 600 quilômetros de Fernando de Noronha, de onde os corpos e os destroços serão recolhidos por um helicóptero e levados para o arquipélago. Lá, deverão ser catalogados e depois encaminhados para Recife.

Três peritos e um papiloscopista (responsável por colher e analisar impressões digitais) da Polícia Federal chegaram ontem a Pernambuco para ajudar na identificação dos corpos. Não foi divulgado o estado dos corpos.

De acordo com a Aeronáutica, o padrão de busca teve que ser alterado por conta do mau tempo na área. Por conta disso, a previsão de chegada a Fernando de Noronha foi alterada. Inicialmente, esperava-se que a chegada acontecesse à tarde. A Aeronáutica informa que os corpos chegarão amanhã.

Voo 447

O voo 447 da Air France desapareceu no oceano Atlântico na noite de domingo (31). O avião decolou por volta das 19h do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris e fez o último contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30 de domingo.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na terça-feira (2) que o Airbus da Air France caiu a aproximadamente 400 milhas (740 km aproximadamente) do arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

A causa do acidente ainda é desconhecida, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.


Arte/Folha


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Aeronáutica e Marinha divulgam resgate de mais três corpos de vítimas do voo


Carlos Madeiro
Especial para o UOL Notícias
Em Recife
Atualizada às 11h18

  • De branco, o capitão de fragata Giucemar Tabosa, ao lado do tenente-coronel Henry Munhoz


A Marinha divulgou neste domingo (7) o resgate de mais três corpos de passageiros do voo 447 da Air France. Eles se somam a outros dois encontrados ontem. Os cinco corpos devem chegar nesta segunda-feira (8) a Fernando de Noronha para, em seguida, serem trazidos para o Recife, onde serão necropsiados pelo Instituto Médico Legal (IML).

De acordo com Giucemar Tabosa, capitão de fragata da Marinha, outros corpos estão sendo avistados pelas equipes e serão recolhidos em breve. "Esses corpos são avistados tanto dos aviões, como pelos barcos", falou em entrevista coletiva no Cindacta 3, em Recife.

Os três corpos foram encontrados pela corveta Caboclo e estão sendo transportados para a fragata Constituição, que fazia o transporte dos corpos encontrados ontem. Segundo a Marinha, ainda não há informações sobre o sexo dos passageiros.

Além dos corpos, foram encontradas mais peças, entre elas, poltronas. De acordo com a Aeronáutica, não há mais dúvidas de que as peças encontradas são do Airbus, assim como os corpos.

A Aeronáutica desmentiu a informação repassada de que um corpo foi encontrado preso à poltrona. "Nunca dissemos isso. Por sinal, isso causou ansiedade nos familiares, que esperavam ter o reconhecimento pelo número do assento. É importante frisar que os corpos encontrados estão desvinculados de qualquer documento, não há identificação", afirmou o tenente-coronel Henry Munhoz, da Aeronáutica.

Por conta desse episódio, o oficial disse que informações detalhadas do material encontrado não serão mais divulgadas à imprensa, para não causar ansiedade nas famílias. "Apenas os familiares terão essas informações. Temos centenas de itens que estão sendo recolhidos e armazenados".

A Aeronáutica se colocou ainda à disposição dos parentes para um retorno ao Recife. "Se os familiares desejarem retornar para ter informações de buscas e resgates, estaremos prontos para atendê-los", afirmou Henry, acrescentando que o estado de conservação dos corpos encontrados não será divulgado. "Entendemos que isso não é de interesse público".

Equipes e buscas
De acordo com Giucemar Tabosa, além de cinco navios da Marinha brasileira, as buscas passam a contar a partir de hoje com uma fragata francesa. Neste momento, 14 aeronaves e seis navios participam das buscas.

Assim como acontece desde a terça-feira (2), o sétimo dia de operações teve início por volta das 3h, com a decolagem do avião R-99, que possui um radar especial para rastreio noturno. Em seguida, ao nascer do sol, outras 13 aeronaves (11 delas brasileiras) se revezam em voos em direção às áreas onde foram localizados possíveis destroços ou corpos para visualização.

Quando materiais são avistados, os navios que estão na região são comunicados e recolhem o que foi encontrado. Segundo a Aeronáutica, a área de buscas de materiais do Airbus já alcança 200 mil km².

Vista do cônsul
Neste sábado à noite (6), o cônsul geral da França para o Nordeste, Yves Lo-Pinto, esteve no Cindacta 3. Ele foi conversar com os oficiais responsáveis pelas operações de buscas e, na saída, falou rapidamente com a imprensa. "Vim aqui para agradecer o empenho da Marinha e Aeronáutica nas buscas", declarou.

Já neste domingo, a Aeronáutica e a Marinha convidaram os jornalistas estrangeiros que estão em Recife para uma "apresentação detalhada" de todas as operações que acontecem no oceano Atlântico.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Police Officer Pounds on Man in Video


Skip over this content
Embedded video from CNN Video

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

More Bodies From Downed Jet Found

Brazilian Air Force / Reuters
12 photos
Previous
Next
Brazil said Sunday it had recovered three more bodies from the ocean where an Air France jet is thought to have crashed, bringing the total number to five. Authorities said more bodies were spotted from the air and that ships were on the way to recover them. Here, a Brazilian helicopter works Saturday to recover objects that may be from the doomed plane.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Brazil Confirms Air France Jet Crashed

FERNANDO DE NORONHA, Brazil (June 2) – An airplane seat, a fuel slick and pieces of white debris scattered over three miles of open ocean marked the site in the mid-Atlantic on Tuesday where Air France Flight 447 plunged to its doom, Brazil's defense minister said.
Brazilian military pilots spotted the wreckage, sad reminders bobbing on waves, in the ocean 400 miles northeast of these islands off Brazil's coast. The plane carrying 228 people vanished Sunday about four hours into its flight from Rio de Janeiro to Paris.



Brazilian Air Force / Reuters
13 photos
Previous
Next
Brazil said Sunday it had recovered three more bodies from the ocean where an Air France jet is thought to have crashed, bringing the total number to five. Authorities said more bodies were spotted from the air and that ships were on the way to recover them. Here, a Brazilian helicopter works Saturday to recover objects that may be from the doomed jet.


Brazilian military pilots first spotted the floating debris early Tuesday in two areas about 35 miles apart, said Air Force spokesman Jorge Amaral. The area is not far off the flight path of Flight 447.

Jobim said the main debris field was found near where the initial signs were spotted.
The cause of the crash will not be known until the black boxes are recovered — which could take days or weeks. But weather and aviation experts are focusing on the possibility of a collision with a brutal storm that sent winds of 100 mph (160 km/h) straight into the airliner's path.
"The airplane was flying at 500 mph northeast and the air is coming at them at 100 mph," said AccuWeather.com senior meteorologist Henry Margusity. "That probably started the process that ended up in some catastrophic failure of the airplane."
Towering Atlantic storms are common this time of year near the equator — an area known as the intertropical convergence zone. "That's where the northeast trade winds meet the southeast trade winds — it's the meeting place of the southern hemisphere and the northern hemisphere's weather," Margusity said.
But several veteran pilots of big airliners said it was extremely unlikely that Flight 447's crew intended to punch through a killer storm.
"Nobody in their right mind would ever go through a thunderstorm," said Tim Meldahl, a captain for a major U.S. airline who has flown internationally for 26 years, including more than 3,000 hours on the same A330 jetliner.
Pilots often work their way through bands of storms, watching for lightning flashing through clouds ahead and maneuvering around them, he said.
"They may have been sitting there thinking we can weave our way through this stuff," Meldahl said. "If they were trying to lace their way in and out of these things, they could have been caught by an updraft."
"I can confirm that the five kilometers of debris are those of the Air France plane," Defense Minister Nelson Jobim told reporters at a hushed news conference in Rio. He said no bodies had been found and there was no sign of life.
The effort to recover the debris and locate the all-important black box recorders, which emit signals for only 30 days, is expected to be exceedingly challenging.
"We are in a race against the clock in extremely difficult weather conditions and in a zone where depths reach up to 22,966 feet," French Prime Minister Francois Fillon told lawmakers in parliament Tuesday.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Johnny Depp Shares His YouTubing With Vanity Fair




Though he is one of the best-looking men in the world, and the representative of everything both cool and weird, it turns out Johnny Depp is into exactly what we here at Switched are into: hanging out and watching the best YouTube videos.

In Vanity Fair's upcoming cover story on Depp, writer Douglas Brinkley and the megastar, despite hanging out on his Bahamian island and motoring around on his private yacht, just sat online. Depp's choice in videos, we are happy to report, is as varied and strange as the actor himself. Including standbys like A Colbert Christmas and Tom Cruise in Tropic Thunder, he also had some pretty obscure picks:


A Parisian bookstore owner demonstrating a dangerous and potentially very stinky way of trimming his hair:


Foster Brooks toasting Johnny Carson. His inebriation is staged, but Depp appreciates how convincing it is.




[From: Vanity Fair via NYMag.com]
We are so glad Johnny shared with us, so we are sharing with you our favorite video of Capt. Jack Sparrow himself, being a really gracious guest with a couple of precocious, Japanese pirate kids.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mysterious Lights Baffle Onlookers


AOL
posted: 29 MINUTES AGO



(June 5) - Clusters of orange lights that have been illuminating the night sky across Britain and Holland are baffling onlookers, the Daily Mail reported Thursday.
Skip over this content
Paul Slight, Caters News / ZUMA Press
3 photos
Previous
Next
These strange clusters of orange lights have been baffling onlookers across Britain. Witnesses have said the UFOs dart in between one another in perfect formation. These cell phone images were snapped by an onlooker in Birmingham, England, last week.



There are different explanations for the lights, which one man said he captured on his cell phone. An ex-military official told the Daily Mail that the lights were dropped by jets to simulate the path of a missile in order to test the warship's radar systems. But a woman in Lincoln, England -- where some lights were spotted -- said they were nothing more than Chinese lanterns that had been set off at her wedding reception.
Still others said the glowing orbs are an armada of invading UFOs, a theory that elicits scoffs from some experts.
One man who saw the lights on May 27 described them this way:
"They were traveling 15 at a time and every six minutes more seemed to be coming over the horizon. They were not planes. They were not balloons. Each one was the size of a building," said guesthouse owner Auberon Hedgecoe of Huntingdon, England.
The sightings even prompted military officials to check their logs for aircraft activity. But an air force spokesman for a nearby base said it was closed when the last activity was sighted.

ILAN Science Team / Space.com
10 photos
Previous
Next
Some UFO sightings may be due to a natural phenomenon known as sprites, like this one shown above in February. "Lightning from [a] thunderstorm excites the electric field above, producing a flash of light called a sprite," said geophysicist Colin Price. Click through the gallery to see objects sometimes mistaken for a close encounter.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters