[Valid Atom 1.0]

domingo, 26 de julho de 2009

Veja a trajetória da carreira do artista Sérgio Viotti; ator morre aos 82 anos

colaboração para a Folha Online

O ator e diretor Sérgio Viotti, 82, morreu na manhã deste domingo após sofrer uma parada cardiorrespiratória às 8h45, de acordo com nota divulgada pelo Hospital Samaritano, onde ele estava internado desde o dia 19 de abril.

Viotti marcou sua carreira artística ao receber diversos prêmios por suas atuações. Acompanhe sua trajetória.

Willian Andrade/TV Globo
Ator Sérgio Viotti, 82, morreu de parada respiratória em São Paulo
Ator Sérgio Viotti, 82, morreu de parada respiratória em São Paulo

Carreira

Sérgio Luiz Viotti nasceu em São Paulo, em 1927. Ele revelou-se um bom adaptador e tradutor de obras literárias e teatrais.

Ne metade da década de 40 foi morar no Rio de Janeiro com intenções de ingressar na carreira diplomática, um projeto que ele desistiu após frequentar alguns círculos musicais da cidade e colaborar com a imprensa local.

Em 1949, foi sua estreia como ator na Aliança Francesa do Rio de Janeiro, com a montagem de L'Apollon du Marsac (título primeiro de L'Apollon de Bellac), de Giraudoux, dirigida por Simone Cox.

Entre 1949 e 1958, viveu em Londres, na Inglaterra, onde trabalhou na rádio BBC. Neste período, gravou peças para transmissão radiofônica, escreveu críticas de dança e ópera, conviveu com escritores emergentes e trabalhou com a atriz Madalena Nicoll no Arts Theater Club, onde dirigiu três monólogos.

De volta ao Brasil, voltou a trabalhar em rádio. Conheceu Antunes Filho, que o convidou a dirigir "Viagem a Três", de Jean de Letràz, em 1959. No mesmo ano, assinou a direção de "A Folha de Parreira", de Jean-Bernard Luc. Em 1960, a convite de O Tablado, dirige "Dona Rosita, a Solteira", texto de Federico García Lorca com tradução de Carlos Drummond de Andrade.

Profissionalmente, trabalhou como ator pela primeira vez em 1961, na montagem de "O Contato" de Jack Gelber, com direção de Jack Brown, cujo enredo fala de um grupo de viciados em heroína. Viotti recebeu o Prêmio da ABCT (Associação Brasileira de Críticos Teatrais), na categoria de ator revelação.

Na década de 1960, firmou-se como ator e diretor. Sua primeira peça, "Lua Cheia", é encenada por Carlos Murtinho, em 1961. É dirigido por João Bethencourt em 1962 na montagem de "O Milagre de Annie Sullivan", de William Gibson. No mesmo ano, revela também potencial para a comédia em "Você Pode Ser o Assassino", de Alfonso Paso, com direção de C. H. Christensen e ganha mais um prêmio da ABCT, na categoria ator coadjuvante, pelo musical "My Fair Lady", no qual divide o palco com Paulo Autran e Bibi Ferreira.

Em 1965, assina a direção de cinco espetáculos: "Vamos Brincar de Amor em Cabo Frio" texto próprio; "As Inocentes do Leblon", de Barillet e Grédy; "As Viúvas do Machado", adaptação sua para textos de Machado de Assis; "Amor Depois das Onze" coletânea de textos, que vão da Bíblia a Jung; e "Martins Pena Faz Rir", com textos de Martins Pena.

O ator também teve atuação marcante em "Queridinho", de Charles Dyer, com direção de Martim Gonçalves, em 1967. No papel de um homossexual, foi muito elogiado pela crítica e ganhou o prêmio Molière. Ao lado de Dulcina de Morais, atuou em "Um Vizinho em Nossas Vidas", de Françoise Dorin, dirigido pela atriz.

Viotti era extremamente versátil na atuação de distintos papéis. Em 1978, encenou com Cleyde Yáconis "Os Amantes", de Harold Pinter, dirigida por Dorival Carper.

Em 1985, recebeu mais um prêmio, desta vez da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) na categoria de melhor ator por "A Herdeira", de Henry James, direção de Flávio Rangel.

Em 1991, na comemoração dos 30 anos de carreira como ator fez "As Idades do Homem", compilação de trechos de peças de Shakespeare dirigida de Dorival Carper. Um ano depois, "A Volta ao Lar", seu segundo Harold Pinter, encenado por Luiz Arthur Nunes, confere a ele o Prêmio Shell pelo papel do açougueiro Max.

Fez grande sucesso entre o público em 2007 com "O Dia em que Raptaram o Papa", de João Bethencourt, com direção de Iacov Hillel.

Sérgio Viotti destacou-se como crítico de teatro, dança e ópera em veículos como Correio Paulistano, 1958; revista Cláudia, 1968; O Estado de S. Paulo, 1969/1971; e Jornal da Tarde, 1976/1983. É autor da biografia da atriz Dulcina de Morais publicada em 1991, Dulcina - Primeiros Tempos (1908-1937), e editada pela Fundação Nacional de Artes Cênicas. Em 2001, a versão ampliada, Dulcina e o Teatro de Seu Tempo, é lançada pela editora Lacerda.

O ator também trabalhou nas novelas "Sinhá Moça", "Meu Bem Meu Mal", "Xica da Silva" e "Terra Nostra".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Morre em São Paulo, aos 82 anos, o ator Sérgio Viotti

Morreu na manhã deste domingo (26) o ator Sérgio Viotti, de 82 anos, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, no Hospital Samaritano, em São Paulo. O ator estava internado desde o dia 19 de abril, quando sofreu uma parada cardíaca durante a festa de casamento do filho da escritora Maria Adelaide Amaral.

  • TV Globo/Divulgação

    O ator Sérgio Viotti como Seu Manoel na novela 'Duas Caras" (2007), a última de sua carreira




O velório começou as 14h deste domingo no Hospital Beneficência Portuguesa e na segunda-feira, 27, às 9h, o corpo do ator será cremado no Cemitério da Vila Alpina, na Zona Leste de São Paulo.

O último trabalho do ator foi na novela "Duas Caras", como Seu Manoel. Viotti também trabalhou como escritor, diretor, tradutor, dramaturgo e produtor de programas culturais radiofônicos. Este último trabalho foi em Londres, na BBC, quando viveu na capital da Inglaterra entre 1949 e 1958.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

COMO ESQUECER


COMO ESQUECER, upload feito originalmente por photos.elainecristina.

filmagens de “Como esquecer”

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

"COMO ESQUECER " ANA PAULA AROSIO

filmagens de “Como esquecer”

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Swine flu panic 'may overwhelm NHS'

Last Updated: Sunday, 26 July 2009, 19:28 GMT
- Search: swine flu helpline




Public panic over swine flu could put unnecessary pressure on the NHS, Health Secretary Andy Burnham has warned.

He told the Observer that people should be reassured that the Government's response has been well planned.

He said: "It is very important for everybody to keep a sense of perspective. It has been a mild virus in the vast majority of cases, with relatively mild symptoms from which people recover fully fairly quickly."

He went on: "If people are made unnecessarily anxious, it makes the lives of NHS professionals, who are already under enormous pressure, far more difficult as people become unduly worried."
More News
Business forum on swine flu problem
Iced coffee calories 'a danger'
Surgery 'tourists' avoid NHS queues
Nightly nookie aids sleep

Related Links
National Pandemic Flu Service


He also said swine flu victims are getting Tamiflu, "quickly and conveniently" using the new National Pandemic Flu Service website and phoneline.

More than 58,000 assessments were made by the service on Thursday - its first day of operation - 89% of which were completed on the internet, and 5,584 courses of the anti-viral drugs were collected.

Mr Burnham said: "These figures show that, despite an unprecedented demand for the National Pandemic Flu Service, the phoneline and website are running well, illustrating once again how wonderfully resilient the NHS and its healthcare professionals are.

"People in need of antivirals are able to get them quickly and conveniently using the new service and it is freeing up GPs to look after patients in risk groups as well as those with other illnesses."

His comments came following claims by experts from the University of Cambridge, the Intensive Care Society and St George's Healthcare NHS Trust in London that English hospitals might be unable to cope with the amount of people, especially children, affected by the pandemic.

The Government insisted that it can cancel non-emergency operations to increase the number of beds available, but the experts said even this would not meet demand.

Last Updated: Sunday, 26 July 2009, 22:28 GMT


AOL

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters