[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Terremoto de 6,5 graus atinge o Japão


Da Redação

mundo@eband.com.br

Um terremoto de 6,5 graus na escala Richter abalou as ilhas do sul do Japão, informou a agência sismológica japonesa.

O tremor aconteceu às 9h18 de quarta no Japão (21h18 de terça em Brasília), a 30 quilômetros distantes da costa das Ilhas Miyako. Ainda não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Família de Jacqueline Ruas vai processar agência de turismo


Da Redação

cidades@eband.com.br

A família de Jacqueline Ruas, a adolescente de 15 anos que morreu dentro do avião voltando da Disney, vai processar a agência responsável pela viagem. A jovem teve uma pneumonia diagnosticada em um hospital de Orlando, nos Estados Unidos, e não poderia ter viajado de avião.

Magda da Paz Santos, tia de Jacqueline, diz que a família só foi informada que a garota estava com pneumonia e suspeita de gripe suína depois que ela já estava morta.

O representante da agência de turismo Tia Augusta diz que uma guia acompanhou a adolescente nas consultas e manteve a família informada.

“Tivemos contatos periódicos. A família vinha se informando sim. A própria Jacqueline não queria assustar a família. Mas após a internação foi feito um contato e a guia tranquilizou a família sobre a gripe suína. A guia informou ainda que havia um quadro leve, mas sem restrições”, afirma Filipe Fortunato, da agência Tia Augusta.

O hospital em Orlando descartou a gripe suína com um teste que apresenta falso negativo para 50% dos casos. Os médicos detectaram, no entanto, uma pneumonia. Em dois momentos, o prontuário médico ressalta a necessidade de repouso.

Como os remédios que Jacqueline estava tomando poderiam causar sonolência, ela deveria evitar atividades arriscadas. Em outra parte do prontuário, sugere-se ainda que a paciente, com febre, permaneça em casa descansando.

No entanto, a menina foi a um parque e a um circo com a excursão. Depois, tomou dois voos para voltar ao Brasil.

A Tia Augusta chegou a marcar uma reunião com os pais das crianças que estavam na excursão. Os parentes de Jacqueline não foram convidados. Mas quando a empresa descobriu que a imprensa já sabia da reunião, desmarcou o encontro. A agência prometeu que vai falar com os pais de Jacqueline na quinta-feira.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mais 4 casos confirmados de gripe H1N1 no Ceará; total chega a 49

Em Fortaleza, duas pessoas com sintomas suspeitos da gripe suína desembarcam nesta terça-feira (04) no Porto do Mucuripe, vindas do Maranhão. O desembarque foi autorizado pela Anvisa. As pessoas foram encaminhadas a uma unidade de saúde.

E nesta terça outros quatro casos da nova gripe foram confimados no Ceará: dois em Quixadá e dois em Fortaleza. Dos pacientes da Capital, um é um bebê de 9 meses, que já está em casa. Com as novas confirmações, sobe para 49 o número de casos cofirmados da doença no Estado.

E desde a chegada do vírus H1N1 no país, Fortaleza se prepara para o combate e controle da cripe suína. Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde oferece treinamento para funcionários da Guarda Municipal, do hospital distrital Maria José Oliveira e da Santa Casa de Misericórdia

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Recesso da gripe suína faz escola oferecer aula virtual


Aulas só voltam em 17 de agosto, mas quem vai prestar vestibular tem ajuda da videoaula

Hélia Araujo


Foto: Weber Sian / A CidadeQUARENTENA  Henrique Canhete, do Albert Sabin, assiste a videoaulaQUARENTENA Henrique Canhete, do Albert Sabin, assiste a videoaula

Com o adiamento da volta às aulas por causa da gripe suína, escolas particulares de Ribeirão estão usando a internet para passar exercícios e até oferecer videoaulas aos alunos do Ensino Médio.

Diretores das instituições afirmam que a medida foi adotada principalmente para não prejudicar os alunos que vão prestar vestibular, no final do ano, e o Enem, em outubro. Mesmo com o reforço virtual, as aulas presenciais que deixaram de ser oferecidas no período serão repostas até o final do ano letivo.

Segundo Lafayette Tourinho, diretor do colégio Liceu Albert Sabin, os alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio receberam um DVD com sugestões de obras literárias e temas de redações que devem ser apresentadas quando as aulas voltarem, em 17 de agosto.

O estudante Henrique Lagamba Canhete, de 17 anos, vai prestar vestibular para medicina e acredita que duas semanas sem estudar poderiam prejudicar seu rendimento na prova.
"Estou achando ótimo ter essas aulas pela internet, assim não deixo de estudar. Se fosse esperar pelas aulas de reposição, poderia não dar tempo para estudar todo o conteúdo que é aplicado no vestibular".

Leia reportagem completa na edição impressa do A Cidade

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

SP confirma 50 mortes e decide criar postos de distribuição de antiviral


Governo divulgou novo balanço nesta terça-feira (4).
Remédio será distribuído prioritariamente para grávidas e crianças.

Do G1, em São Paulo


O governo de São Paulo informou nesta terça-feira (4) que foram confirmadas 50 mortes pela nova gripe no estado. O balanço anterior, divulgado na sexta-feira (31), declarava que 37 pessoas tinham morrido em consequência do vírus Influenza A (H1N1).

Além disso, o governo decidiu criar 50 postos de distribuição do medicamento Oseltamivir. Com a determinação, qualquer médico, indepentemente da unidade de saúde, pode receitar o medicamento. Os postos serão instalados em todo o Estado até sexta-feira.

Em todo o país foram registradas, até agora, 129 mortes em decorrência da nova gripe. A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, nesta terça, mais 21 mortes. Até segunda-feira (3), ainda segundo a secretaria, quatro mortes haviam sido confirmadas.



Distribuição

Além de pacientes internados com quadros respiratórios graves em São Paulo, o Oseltamivir pode ser prescrito a pacientes grávidas que apresentem síndrome gripal (febre, tosse, dor de garganta e dores musculares, entre outros).

Também recebem prioridade no atendimento pacientes com fatores de risco associados, como crianças menores de dois anos, idosos a partir de 60 anos, imunodeprimidos (em tratamento de câncer, transplantados e HIV, por exemplo), e portadores de doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, além de diabetes, que tiverem diagnóstico síndrome gripal.

Para retirar o medicamento, será preciso apresentar receita e formulário específico, a ser disponibilizado no site da Secretaria nos próximos dias, preenchido e assinado pelo médico do paciente. Seguindo diretriz do Ministério da Saúde, o medicamento somente deverá ser indicado para pacientes que estiverem dentro do prazo de 48 horas da data do início dos sintomas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

O Brasil já teve pelo menos 116 mortes pela gripe H1N1


Plantão | Publicada em 04/08/2009 às 21h51m

Reuters/Brasil Online

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil já teve pelo menos 116 mortes pela gripe H1N1, com a confirmação nesta terça-feira de novas vítimas no Paraná e Rio de Janeiro pelas secretarias estaduais de Saúde.

Foram 21 novas mortes pela doença no Paraná. O número se soma aos quatro casos já registrados no Estado.

No Rio de Janeiro, a secretaria de Saúde e Defesa Civil acrescentou três mortes às 16 já confirmadas: duas mulheres da capital, com 32 e 33 anos, e um homem de Pinheiral, a 121 quilômetros da cidade do Rio, com 30 anos. As mortes ocorreram entre 22 e 25 de julho.

São Paulo também teve novos óbitos registrados. Em Itaí, a 300 quilômetros da capital, o secretário municipal de Saúde Nelson Nardocci confirmou a morte de uma mulher de 46 anos. Campinas também registrou mais uma morte, a sexta na cidade, e Cotia confirmou o falecimento por H1N1 de um caminhoneiro internado durante 15 dias com infecção e pneumonia.

Os casos, porém, ainda não foram confirmados pela secretaria estadual de Saúde, que mantém o saldo de 37 mortes.

Além de Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, o Brasil já viu a confirmação de casos fatais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Bahia e Pernambuco.

O Mato Grosso do Sul também pode ter entrado na rota do novo vírus. Em nota na Internet, a secretaria de Saúde de Três Lagoas, na divisa com São Paulo, comunicou a morte de uma pessoa na tarde de segunda-feira com sintomas semelhantes aos da gripe H1N1.

"O paciente teve graves complicações respiratórias decorrentes de gripe comum e recebeu todo atendimento hospitalar durante os nove dias em que esteve internado", informou a nota. A idade da vítima não foi revelada.

"DISPARATE"

Em comunicado na Internet, o Ministério da Saúde reiterou a recomendação de que "alunos, funcionários e professores com sintomas de gripe não devem ir à escola", negando que o ministro José Gomes Temporão tenha considerado um "disparate" o adiamento na volta às aulas em vários estados, conforme noticiado pela imprensa nesta terça-feira.

"O Ministério da Saúde reconhece a participação fundamental dos estados e municípios nas ações de prevenção e tratamento dos pacientes infectados pelo H1N1", acrescentou a nota.

Já o ministro do Turismo, Luiz Barretto, lembrou em evento no Rio que a gripe abalou o setor na Argentina e no México, mas disse que a demanda interna deve compensar as perdas no Brasil com o turismo internacional, já afetado pela crise econômica mundial.

"Assim como na economia, no turismo o mercado interno tem sido a solução para essas intempéries", disse Barreto.

(Reportagem de Silvio Cascione, Adriane Piscitelli e Rodrigo Viga Gaier; Reportagem adicional de Eduardo Simões)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gripe suína: Secretaria estadual de Saúde confirma mais três mortes no Rio

RIO - A Secretaria estadual de Saúde confirmou nesta terça-feira mais três mortes por gripe suína na Rio: duas na capital e uma em Pinheiral, no Sul Fluminense. As vítimas são duas mulheres, de 32 e 33 anos, respectivamente, e um homem, de 30. Com isso, sobe para 19 o número total de óbitos em todo o Estado do Rio.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gripe A tem 3 meses e atingiu 342 portugueses

O primeiro caso de gripe A em Portugal foi detectado a 4 de Maio. Até ao momento a pandemia não fez vítimas mortais e a maioria dos 342 infectados não tem necessitado de internamento.

Lusa
10:20 Terça-feira, 4 de Ago de 2009

Três meses depois do primeiro caso de gripe A (H1N1) em Portugal, o vírus já infectou 342 pessoas no país, a maioria das quais não precisou de internamento hospitalar e já retomou a sua vida normal.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ ESPECIAL GRIPE A

O primeiro caso, registado a 4 de Maio, foi o de uma mulher, observada num hospital em Lisboa, que tinha estado no México, um dos focos desta pandemia. Nesse dia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciava que eram mais de mil os casos da doença no mundo.

Três meses depois, a organização afirma que a doença já atingiu 160 dos 193 países membros da OMS e estima que em breve afecte todos os países do mundo. No passado dia 24, um porta-voz da organização estimava que o vírus tivesse provocado a morte de cerca de 800 pessoas.

Em Portugal, no entanto, o vírus não fez vítimas mortais até ao momento e a maioria dos infectados não tem necessitado de internamento. Segundo o Ministério da Saúde, o vírus continua com uma actividade ligeira e moderada, o que tem permitido que as autoridades centrem as suas recomendações nos procedimentos adequados à prevenção do contágio.

A principal mensagem que as autoridades de Saúde têm passado é a da importância da lavagem das mãos e a prova que os portugueses entendem a missiva é a corrida aos desinfectantes que se regista, com as vendas a aumentarem significativamente.

É nos comportamentos individuais que o Governo mais tem insistido para prevenir os contágios, perante o perigo de um vírus que já atingiu milhares de pessoas em todo o mundo e sobre o qual a comunidade científica ainda pouco sabe.

Por essa razão, os cidadãos devem ficar em casa se se sentirem doentes e contactar por telefone os serviços de Saúde para uma orientação. Não levar para a escola crianças doentes nem ir trabalhar em caso de gripe são outras medidas consideradas essenciais para evitar contágios.

O novo vírus H1N1 da gripe A foi detectado pela primeira vez no México em finais de Março e a OMS declarou o estado de pandemia a 11 de Junho. Para aquela organização, a doença propagou-se "a uma velocidade sem precedentes" relativamente a outras epidemias. A OMS sublinha que "durante as pandemias do passado foram necessários mais de seis meses aos vírus gripais para atingir a propagação verificada em apenas seis semanas pelo vírus H1N1".

No entanto, os peritos da ONU sublinham o "carácter benigno, até hoje, dos sintomas para a esmagadora maioria dos doentes, que se recuperam geralmente, mesmo sem tratamento médico, uma semana após o aparecimento dos primeiros sintomas".

"Não sabemos como o vírus irá mudar no futuro. Até ao momento, não verificámos nenhuma alteração no comportamento do vírus", conclui o porta-voz.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gripe suína: Paraná anuncia mais 21 mortes por gripe suína no estado


Plantão | Publicada em 04/08/2009 às 18h06m

O Globo
SÃO PAULO - A secretaria estadual de Saúde do Paraná divulgou nesta terça-feira que mais 21 pessoas morreram no estado vítimas da gripe suína (H1N1). De acordo com a secretaria, a explosão de casos aconteceu porque várias exames de pessoas que tiveram mortes suspeitas da doença ficaram prontos e confirmaram o diagnóstico de gripe suína. Com esses, números o Paraná soma 25 óbitos. A secretaria não divulgou as cidades onde as vítimas morreram, mas informou que elas tinham entre 25 e 35 anos

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gripe Suína: Gestantes terão atendimento específico pelo Telessaúde

RIO - A partir desta terça-feira, a Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio (SMSDC) oferece para as gestantes com suspeita de gripe suína um atendimento específico no Telessaúde (3523-4025), que funciona 24 horas por dia. Ao ligarem para o Telessaúde, as gestantes receberão orientações e será realizada uma avaliação prévia para a identificação imediata dos casos mais graves. No total, serão 80 profissionais treinados atuando por dia, divididos em plantões de 6 horas, sob a orientação de duas enfermeiras obstétricas.

- O objetivo é ampliar a assistência prestada a estas pacientes que fazem parte do grupo de risco da doença, principalmente, àquelas que apresentam maior gravidade. Não vamos medir esforços para cuidar da população - afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

As gestantes que apresentarem sintomas da gripe suína serão encaminhadas para uma unidade de saúde, já com consulta marcada. Serão 70 consultas diárias. Já as grávidas que, além dos sintomas da doença apresentarem agravantes como falta de ar, dificuldade de respirar, estiverem ofegantes, com chiados no peito, diarréia, vômitos persistentes ou apresentarem piora nos sintomas serão transportadas por uma ambulância da Secretaria, que levará a paciente para a unidade de emergência mais próxima. Para este serviço estarão disponíveis 15 ambulâncias.

As gestantes que não apresentarem os sintomas também serão monitoradas durante os cinco dias seguintes à primeira ligação, com telefonemas diários, para o acompanhamento do quadro e a identificação de qualquer alteração. Para agilizar o atendimento, é importante que as gestantes estejam de posse de todos os seus exames.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Rio de Janeiro registra mais três mortes por "gripe suína"


04/08 - 17:31, atualizada às 17:41 04/08 - Redação

SÃO PAULO - A Secretaria Estadual da Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro informou nesta terça-feira que mais três mortes foram registradas no Estado em decorrência da "gripe suína" (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS).

Segundo nota da secretaria, uma morte ocorreu em Pinheiral, cidade do sul do Rio de Janeiro. A vítima era um homem hipertenso de 30 anos, que morreu no dia 22 de julho. As duas outras mortes ocorreram na capital fluminense: uma mulher obesa, de 32, anos morreu no último dia 23 e outra mulher, de 33 anos, que tinha bronquite, morreu no dia 25 de julho.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Decreto proíbe aglomerações




De acordo com o decreto, está proibida a realização de eventos que aglomerem pessoas em locais fechados, tais como: shows, boates, bailes, festivais, festas, reuniões religiosas e similares

O prefeito de Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach, assinou, por volta das 16 horas desta terça-feira, dia 04, o decreto número 358/2009, através do qual veta a realização de eventos que impliquem na aglomeração de pessoas em locais fechados, tais como: shows, boates, bailes, festivais, festas, reuniões religiosas e similares, até o dia 10, próxima segunda-feira.
No decreto, o prefeito beltronense recomenda que a população continue seguindo as medidas de prevenção, que estão sendo amplamente divulgadas pela secretaria municipal de Saúde e órgãos de imprensa em geral.
Essa decisão foi tomada após reunião do Conselho Municipal de Saúde e do Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza H1N1. Esse comitê foi designado pelo prefeito municipal, através de portaria assinada ontem, dia 03, com a finalidade de proporcionar apoio técnico científico necessário às decisões que envolvam a adoção de normas e procedimentos especificamente no que concerne à Influenza e suas medidas de prevenção e controle.
De acordo com a secretária de Saúde, Cíntia Jaqueline Ramos, o município não tem nenhum caso confirmado de gripe A. “Vamos começar a fazer a partir de agora a assistência à saúde das pessoas. Colocaremos 10 outdoors nas ruas da cidade explicando os sintomas da gripe”, explicou a secretária.
São 66 casos suspeitos de gripe A no município, mas as estatísticas são o que menos interessa às autoridades, de acordo com Cíntia. “Não queremos criar alarde”, justificou. “Estamos preparados para enfrentar a gripe. Sabemos que a população está apreensiva e caso houver um caso confirmado comunicaremos nos meios de imprensa imediatamente. Francisco Beltrão está preparada e nós, do comitê, vamos fazer todo o tipo de orientação”, emendou.
O médico pneumologista doutor Redimir Goya salientou que a gripe suína e a gripe sazonal são muito parecidas em seus sintomas, o que dificulta na sua detecção. “Por isso, é importante que as pessoas procurem um serviço médico logo que sentirem os sintomas”, explicou.
De acordo com o site do jornal Folha de S. Paulo, a gripe suína é causada por um vírus de uma família de vírus que incluem influenza A, B e C. Esta doença é resultado do vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia. Os sintomas são muito similares aos de uma gripe comum ou mesmo aos da dengue. O paciente com gripe suína tem febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte. O período de incubação da gripe --o tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas-- é de entre 24 e 48 horas, embora não haja confirmação de um padrão para o atual surto.
O comitê é composto por Cintia Jaqueline Ramos, Fernando Braz Pauli, João Carlos dos Santos, Guacira Andrea Mazzochin e Redimir Goya.



Da redação e assessoria de imprensa da prefeitura

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

México tem mais de 1.100 novos casos de gripe suína em cinco dias


04/08 - 17:25 - AFP

Logo AFP

O México, foco mundial da gripe suína em abril passado, registrou mais de 1.100 novos casos da doença em cinco dias, mas nenhuma nova morte foi confirmada, anunciou nesta terça-feira o ministério da Saúde.

"Ontem à noite (segunda-feira), 17.416 casos de gripe A (H1N1) haviam sido confirmados no país", disse o ministério em comunicado.

O número de pessoas infectadas era de 16.296 na quinta-feira passada. O balanço de 146 mortos continua igual. Somente os Estados Unidos (353 mortos) e a Argentina (165 mortos) têm um número de mortos mais elevado.

O maior aumento do número de pessoas contaminadas foi registrado no estado de Chiapas, no sul do país, segundo o ministério, para quem a evolução da pandemia está sob controle.

Quase quatro meses depois de ter surgido no México, o vírus A (H1N1) continua se propagando, e deverá em breve afetar todos os países do planeta, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o último balanço da organização, publicado nesta terça-feira, a gripe suína contaminou 162.380 pessoas e deixou 1.154 mortos em todo o mundo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Campinas confirma sexta morte por gripe suína


TATIANA FAVARO - Agencia Estado


CAMPINAS - A Secretaria de Saúde de Campinas comunicou hoje o registro da sexta morte por contaminação pelo vírus da gripe suína no município. Trata-se de uma mulher de 63 anos, que faleceu no dia 29 de julho. Com a nova confirmação, sobe para 13 o número de óbitos na região. Além das seis mortes em Campinas, já foram registradas duas em Valinhos e uma morte em Amparo, Indaiatuba, Cosmópolis, Mogi Guaçu e Sumaré.



A secretaria confirmou ainda dois novos casos de infecção pelo vírus em moradores da cidade, o que faz o total de casos confirmados subir para 102, desde os primeiros dados de infecção em moradores de Campinas, no dia 19 de junho.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Grandes farmacêuticas começam testes de vacina para gripe H1N1


Plantão | Publicada em 04/08/2009 às 15h55m

Reuters/Brasil Online

Por Ben Hirschler e Caroline Jacobs

LONDRES/PARIS (Reuters) - A Novartis começou a testar em humanos as possíveis vacinas para a gripe H1N1, e a Sanofi-Aventis, líder mundial em vacinas contra a gripe, vai iniciar os testes nos próximos dias, afirmaram as companhia nesta terça-feira.

O início das provas clínicas é uma parte essencial do trabalho das grandes companhias farmacêuticas para o preparo de uma vacinação em massa a partir do próximo mês.

A GlaxoSmithKline, que completa o "trio de ferro" das vacinas contra a gripe, informou que vai iniciar os estudos clínicos ainda neste mês.

A gripe suína H1N1, que apareceu pela primeira vez no México em abril e foi declarada pandêmica em junho pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já infectou milhões de pessoas e matou um número desconhecido de pacientes.

A OMS parou de contar com 800 mortes confirmadas, já que não seria possível fazer testes em todas as vítimas.

Autoridades de saúde contam com a vacina para interromper o avanço da doença, o que deu uma poderosa ajuda para as companhias que possam entregar as doses rapidamente e em larga escala.

A australiana CSL Limited é a operadora comercial mais rápida até agora, tendo feito o primeiros testes clínicos há duas semanas na Austrália. Agora as outras estão alcançando a concorrente.

"Nós começamos há pouco de mais de uma semana", disse o porta-voz da Novartis, Eric Althoff, por telefone, da Basiléia (Suíça)

Benoit Rungeard, diretor de comunicação de produtos da Sanofi Pasteur -divisão de vacinas da farmacêutica francesa- disse à Reuters que a companhia vai começar os testes "nos próximos dias ou na próxima semana".

Segundo Althoff, a Novartis estava conduzindo os primeiros testes clínicos em vários países, incluindo Estados Unidos, Grã-Bretanha e Alemanha, com doses tanto individuais quanto reforçadas da vacina.

A AstraZeneca, cuja unidade MedImmune prepara quantidades menores de uma vacina antigripe por spray nasal, afirmou que vai começar os testes clínicos nos Estados Unidos por volta de 17 de agosto.

Além da corrida contra o relógio, as empresas também estão trabalhando para maximizar a capacidade de produção.

Inicialmente, todos os fabricantes, exceto a MedImmune -que usa um processo diferente-, tiveram dificuldades com o baixo rendimento obtido com as vacinas para a gripe suína. A maioria das empresas só conseguiu cerca de 30 por cento do rendimento registrado com a gripe sazonal.

Mas isso está começando a melhorar. "Durante o processo de produção o rendimento cresce porque nós aprendemos como usá-lo melhor", disse Rungeard, da Sanofi.

Órgãos reguladores na Europa e nos Estados Unidos planejam aprovar rapidamente as vacinas para a gripe suína, para assegurar que elas estejam disponíveis no inverno do hemisfério Norte.

(Tradução Redação São Paulo, 5511 5644-7765)

REUTERS SC MB

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gripe suína: especialistas defendem novo adiamento da volta às aulas


Publicada em 04/08/2009 às 16h43m

Fernanda Baldioti

Alunos do colégio Santo Inácio antes das férias: gripe já era preocupação / Foto: Michel Filho

RIO - Diante do crescente número de óbitos em decorrência da gripe suína, especialistas já defendem um novo adiamento da volta às aulas no estado do Rio para conter a disseminação da doença. O prazo da prorrogação das férias, no entanto, ainda não é consenso. Mas, fica em torno de mais uma semana ou até o fim de agosto, quando a temperatura já estaria mais amena.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Luis Fernando Moraes, ressalta que a medida é necessária pois não há nenhum sinal de que o surto de gripe suína esteja sob controle ou em diminuição. Segundo Moraes, todas as ações para contenção do vírus devem ser reavaliadas dinamicamente:

- O tempo está frio, o que ajuda na proliferação do H1N1. No Rio, o retorno às aulas deveria ser adiado por, pelo menos, mais uma semana além do previsto, com os alunos voltando aos colégios no dia 17. O ideal é que, no dia 14, fosse reavaliada a necessidade de prorrogar ainda mais o retorno das atividades escolares.

Moraes explica que a medida é eficaz porque as crianças se contaminam no colégio e levam a doença para casa e a transmitem para os familiares:

- As crianças muito novas, além de serem parte do grupo de risco, não têm o cuidado de espirrar corretamente, de lavar as mãos. Elas brincam, se abraçam, interagem muito nos recreios e acabam levando o vírus para dentro de casa.

Além disso, as crianças mantêm o vírus por mais tempo no corpo e mesmo após curadas dos sintomas podem transmitir a doença, conforme explica o infectologista e presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio, Celso Ferreira Ramos Filho. Para ele, é difícil precisar o prazo ideal de prorrogação da volta às aulas pois as informações divulgadas pelo governo com relação à doença são basicamente referentes aos óbitos, o que dificulta uma análise sobre o estágio do ciclo do vírus:

- No Chile, a disseminação está começando a cair. Mas, acredito que no Brasil, o ciclo ainda não tenha alcançado o pico máximo. Certamente, uma semana de adiamento é pouco.

Celso pondera, no entanto, que o cancelamento do retorno às aulas em universidades é um exagero, já que nessas instituições de ensino não circulam crianças. Ele critica também o adiamento das atividades escolares em cidades e estados poucos afetados pela doença.

- O Brasil é um país enorme. O que está acontecendo no Rio não é, necessariamente, o que acontece em Campos. O Japão conseguiu controlar a epidemia no primeiro semestre e fez isso através do fechamento seletivo de escolas. As aulas só foram interrompidas naquelas que ocorreram casos. Lá, quando se tem um período de maior incidência de gripe, a autoridade na escola pode fechá-la - afirmou Celso.

Pais evitam locais fechados durante as férias como prevenção à gripe suína. Crianças brincam de handsabonete na colônia de férias no Clube dos Macacos / Foto: Gustavo Pellizzon

Os pais, por sua vez, não devem deixar que os filhos fiquem em locais fechados e aglomerados. A presidente da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj), Fátima Coutinho, ressalta que as atividades ao ar livre devem ser privilegiadas:

- Este adiamento exige um compromisso das famílias de que as crianças não ficarão aglomeradas em outros locais. Isso precisa ser muito trabalhado porque se ela não vai para escola, mas vai para outro local fechado e com muita gente, o risco é o mesmo. É importante adiar desde que as famílias se conscientizem que não é para substituir um aglomerado por outro.

Segundo Fátima, o que se imagina é que até o fim de agosto a contaminação e os casos de gripe suína vão se manter altos. Ela defende que as aulas sejam prorrogadas até o dia 17, como foi feito nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e que, posteriormente se avalie se há necessidade de novo adiamento.

O chefe da pediatria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Marcos Lago, vai além e defende que a suspensão das aulas dure até o fim de agosto:

- Essa epidemia começou agora, mais ou menos no mês de julho, ela deve ter um pico no mês de agosto, e terminar, até no máximo, no meio de setembro. As crianças são grandes disseminadoras do vírus, não que elas tenham necessariamente mais risco de adoecer ou de ter agravos importantes, isso é uma outra historia, mas elas realmente disseminam mais o vírus, passam mais tempo passando o vírus para as outras pessoas - disse Lago, em entrevista ao RJTV.

Leia Mais: Gripe Suína: especialistas e professores discutem adiamento da volta às aulas

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mulher de 37 anos é a 5ª vítima fatal de gripe suína no Paraná, mas mortos podem ser bem mais


Plantão | Publicada em 04/08/2009 às 15h36m

Portal RPC

CURITIBA - Uma mulher de 37 anos, que estava há mais de 10 dias internada em Londrina, morreu na madrugada desta terça-feira, vítima da gripe suína. Moradora de Ibiporã, no Norte do Paraná, ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei em Londrina. É a quinta morte causada pela doença no Paraná, mas o número de mortes no estado pode ser bem maior.

Apenas o Hospital das Clínicas de Curitiba registra 13 mortes suspeitas de gripe suína, que ainda não foram confirmadas por falta de exames laboratoriais que comprovem o diagnóstico clínico. Três mulheres morreram no hospital entre o fim da noite de segunda e a madrugada desta terça com insuficiência respiratória. Elas tinham 24, 21 e 17 anos - a adolescente foi a pessoa mais jovem entre os mortos.

O primeiro óbito na cidade foi de um representante comercial de Curitiba que morreu no Hospital do Coração no dia 21 de julho Ele tinha 31 anos. Os outros três casos ocorreram na capital paranaense e região, e foram divulgados dia 27 de julho. As identidades não foram divulgadas, mas são três homens com idades de 24, 31 e 33 anos.

Um boletim divulgado na noite de segunda-feira pela secretaria municipal de saúde de Londrina confirma seis novos casos de gripe A na cidade. Ao todo o município já registra 11 casos da doença. No entanto, segundo o secretário municipal de Saúde, Agajan der Bedrossian, todos os pacientes estavam em internação domiciliar e já receberam alta.

- A única era essa moradora de Ibiporã que faleceu de madrugada e já chegou na cidade doente - diz.

O secretário também afirmou que a medicação dos pacientes também será mais rápida. Está havendo na cidade uma descentralização da distribuição do Tamiflu para tratar a doença.

- Antes era tudo controlado pela vigilância epidemiológica. Agora o processo vai ser menos burocrático. Já estamos enviando medicamentos para ter disponível no Centro de Referência, na unidade 24 horas do Jardim Leonor e nos hospitais da região - conta.

Na manhã desta terça-feira, o HC de Curitiba contabilizava 28 pacientes internados com sintomas da chamada gripe suína, sendo 12 no setor de infectologia, 12 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quatro na Unidade de Terapia Semi-Intensiva; além de 10 em observação no pronto-atendimento. Segundo o HC, a confirmação da presença do vírus da gripe A nos pacientes, inclusive nos casos de óbito, é divulgada exclusivamente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

SP tem mais três mortes por gripe suína confirmadas


Publicada em 04/08/2009 às 14h38m

SÃO PAULO - Mais três cidades paulistas confirmaram nesta terça-feira mortes em decorrência da gripe suína: Cotia, Itaí e Campinas. As vítimas foram duas mulheres e um homem de 30 anos. O estado de São Paulo contabiliza até agora 44 mortes e lidera o número de vítimas fatais no país.

Em Campinas, uma mulher de 63 anos morreu no último dia 29 e teve a doença confirmada nesta terça, elevando para seis o total de vítimas fatais da doença na cidade. A Prefeitura anunciou a prorrogação das férias escolares por mais uma semana e as aulas só serão retomadas no dia 17. Já são 102 registros de pessoas infectadas pelo vírus Influenza A (H1N1) no município.

Em Itaí, a vítima foi uma funcionária pública de 46 anos. Segundo o coordenador municipal de saúde do município, Nelson Nardocci, ela fez a primeira consulta no dia 19 de julho, voltou ao médico no dia 20 e no dia 21 foi internada na Santa Casa da cidade com sintomas da gripe A. A transferência para o Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu foi feita no dia 22 de julho e no dia seguinte ela morreu de insuficiência respiratória provocada por pneumonia.

Nardocci afirmou que ela não foi medicada com Tamiflu durante o período em que foi atendida na cidade. Ele explicou que Itaí não tem o medicamento disponível, pois apenas os hospitais de referência receberam o Tamiflu para tratamento da gripe A. A expectativa é que a distribuição do remédio seja descentralizada na região a partir desta terça-feira. Mesmo assim, apenas as pessoas com fatores de risco devem ser tratadas com o antiviral.

A moradora de Itaí tinha hipertensão, era obesa e não havia feito viagens. A cidade teve outros 5 pacientes com sintomas da gripe suína, mas o tratamento evoluiu bem e não foram feitos exames laboratoriais para detectar a doença.

Em Cotia, a primeira vítima fatal da doença na cidade é um homem de 30 anos, que estava internado há 15 dias e o quadro também evoluiu para pneumonia. A Secretaria Municipal de Saúde de Cotia considera que o paciente pertencia ao grupo de risco porque era fumante. O município tem 12 casos confirmados da doença e outros 32 aguardam resultados de exames laboratoriais.

O último balanço oficial de mortes por gripe suína no estado de São Paulo foi divulgado na sexta-feira e indicava 37 mortes. Novos números só serão divulgados na próxima sexta.

Em São José do Rio Preto, noroeste paulista, estão internadas onze pessoas, três delas em estado grave. Os casos considerados graves são de um homem de 26 anos, morador de Araçatuba, um bebê de nove meses, de Mirassol, e uma criança de um ano, moradora da própria cidade.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Paraná flexibiliza uso do Tamiflu contra gripe suína


Luciana Cristo e agências

Arquivo
José Fernando, presidente da AMP.

O antiviral Tamiflu, usado no combate ao vírus H1N1, causador da gripe suína, vai poder ser usado no Paraná para não deixar que a doença se agrave, podendo ser prescrito nas primeiras 48 horas de aparecimento dos sintomas, quando o medicamento tem sua eficácia máxima.

Até agora, o medicamento só era receitado para pacientes de grupos de risco (que tivessem outras doenças, fossem crianças ou idosos) ou para quem apresentasse todos os sintomas da doença, e não apenas alguns deles.

A decisão, que vai contra o protocolo do Ministério da Saúde, foi tomada depois que os profissionais da Associação Médica do Paraná (AMP), do Conselho Regional de Medicina (CRM-PR) e das sociedades paranaenses de Pneumologia, de Pediatria e de Infectologia fizeram o pedido ontem ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin. Decisão semelhante já havia sido anunciada na semana passada por Foz do Iguaçu.

De acordo com o presidente da AMP, José Fernando Macedo, os profissionais da saúde estavam preocupados com o aumento do número dos casos de pacientes jovens que pudessem evoluir para quadros mais graves. “Estamos formando uma gestão de médicos paranaenses para pedir ao Ministério que o protocolo seja revisto nesse aspecto”, afirmou.

No entendimento de Martin, o novo procedimento é deixar as normas mais flexíveis na prescrição no medicamento, e não quebrar o protocolo. “Não vamos romper, de maneira alguma, o protocolo do Ministério da Saúde. Temos que ter uma avaliação rigorosa do quadro clínico de cada paciente para que não falte medicamento a ninguém que precise”, garantiu.

A distribuição do Tamiflu continua centralizada na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No Rio de Janeiro, o ministro da Saúde José Gomes Temporão condenou a distribuição indiscriminada do Tamiflu e voltou a defender que os órgãos públicos sigam com rigor o protocolo do Ministério.

O ministro criticou especialistas que incentivam a distribuição do remédio por hospitais, explicou que a distribuição sem controle estimula a automedicação e pode provocar a resistência do vírus. Ontem, o Teatro Positivo, em Curitiba, anunciou que estão suspensos todos os eventos programados para esse mês.

Mortes

No Hospital de Clínicas de Curitiba subiu para dez o número de mortes suspeitas de terem sido causadas pela nova gripe. Até agora, nenhuma foi confirmada. No Brasil, mais 20 mortes por gripe suína foram confirmadas pelas secretarias municipais e estaduais de saúde de cinco estados desde a última sexta-feira, elevando o total de óbitos para 96.

Rio de Janeiro registrou o maior número de mortes: sete divulgadas ontem. Entre as vítimas, estão três grávidas e três crianças. Duas delas tinham problemas neurológicos e uma delas doença pré-existente.

As gestantes tinham 16, 22 e 28 anos. São Paulo e Rio Grande do Sul tiveram mais quatro mortes cada um e, na Bahia e em Pernambuco ocorreram as primeiras mortes pela doença. Santa Catarina também anunciou as primeiras três mortes, entre elas uma grávida de 22 anos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Direito Quântico, medida da liberdade humana



Dizia Eça de Queiroz que o brasileiro vive atrás da penúltima moda europeia. Parece que não mudamos. O gênio brasileiro produziu esta obra-prima de análise da teoria geral do Direito, mas infelizmente não mereceu a atenção devida da doutrina, como é de costume entre nós. Este pequeno resumo talvez ajude a difundir as suas ideias, provando a possibilidade de pensamento brasileiro original, como é o caso de Direito Quântico.

Sopa Primordial. Movimento. No início era o caos envolto numa nuvem cósmica composta na sua maior parte de hidrogênio, a temperatura de milhões de graus, cujo declínio gerou as primeiras estrelas por contração, a princípio fontes de luz e energia, uma vez esgotadas dão lugar uma estrela densa e pequena nominada anã branca. Os planetas se formam pela atração gravitacional de poeira cósmica. A composição do universo se faz por alguns elementos químicos, compostos de micropartículas em movimento. Em repouso estão as partículas que não estiverem se deslocando em relação a um sistema de referência.(2)

Corpo e Luz: Cai o Princípio da Identidade. Quando analisa o mundo das partículas à luz da nova física, mostra realidades espantosas. Planck descobriu, contra o senso comum de que a luz é continua e indivisível e só a matéria se compõe de partículas, que a luz também é feita de partícula, um fluxo de fótons, que são porções particulares de radiação eletromagnética, quanta de energia luminosa. Um fóton é um quantum e a onda eletromagnética uma energia feita de um número inteiro de quanta, uma porção de fótons. Einstein já havia demonstrado a relação entre energia e massa, pondo em evidência a natureza corpórea da energia e a natureza energética dos corpos. E, pela observação de que a luz se desvia em virtude da atração gravitacional dos planetas, descobriu-se que a luz tem massa, uma propriedade dos corpos. Demonstrou-se que os elétrons são também energia, além de serem corpo. Os elétrons são onda, movimento que passa pelo corpo, energia como poder de deslocar a matéria. A luz é energia e é corpo, o elétron é energia e é corpo (3).

Ontologia: Ordem, Estrutura e Ser. Na realidade física a matéria não existe sem movimento, componente essencial do ser, assim a ontológica deveria nos dizer que nada existe, pois o que constantemente se move nunca é o mesmo e se nunca é o mesmo não pode existir.(4) Mas seria absurdo afirmar que nada existe. É forçoso reconhecer que as coisas existem, há uma permanência, uma estabilidade, como atributo da estrutura. A estabilidade própria da estruturas decorre da harmonia e do equilíbrio dos seus elementos constitutivos segundo uma ordem geral. Ordem é a disposição certa dos seres. Sua causa material consiste nos elementos distintos, múltiplos que a compõe; sua causa formal é a disposição dos elementos no conjunto para que façam parte do todo conforme a sua natureza e a razão de ser da ordem, a sua causa final, é justamente o fim para cuja consecução os elementos múltiplos passam a constituir uma unidade. A ordem é algo que se acrescenta à ausência de ordem, tem existência primordial, antecede a desordem, entendida como sendo a ordem que não queremos: “Damos o nome de ordem à ordem que nos convém e o nome de desordem à ordem que não nos convém” (5).

Normalidade e Anormalidade. A normalidade não decorre da ordem. Não é o fato de tudo estar em ordem que tudo é normal. Normal é um adjetivo que designa o caráter usual ou comum de um procedimento ou de um estado. Anormal é a qualidade do insólito, do que não está de acordo com aquilo que é estabelecido como padrão e modelo de comportamento e modo de ser. (6) Normalidade, portanto, vem a ser a condição estável revelada, predominância de procedimentos normais. Estado de como deve ser, pode ser ou necessariamente é, em consonância com as convicções dominantes sobre o que seja um átomo, um comportamento, um agrupamento social ou um país. Anormalidade é o nome que se dá ao procedimento que fere a normalidade. Releva destacar, pois, que a normalidade é um estado e a anormalidade um procedimento.

Norma Ética. A norma representa formulações de modelos ou padrões que servem de critério de referência para a discriminação entre o normal e o anormal, adquirindo a natureza de mandamentos no mundo ético, com caráter imperativo, como prescrições de como deve o homem se conduzir, em referência ao que considera como bom, belo, útil ou conveniente. Toda norma ética encerra um mandamento, mas nem todo mandamento encerra uma norma ética, pois apenas os mandamentos que integram ordenações normativas são normas éticas, não o sendo os mandamentos desligados ou contrários a uma ordenação normativa vigente. Normas éticas são os mandamentos constitutivos de uma ordenação vigente. (7)

Lei e Ordem. Postas essas noções será dado o conceito de lei como ideia da ordem, como fórmula da ordem, elaborada por alguma inteligência para a conveniente disposição de coisas, a fim de produzir um efeito almejado. A lei precede a ordem e é o plano concebido do que vai ou deve acontecer. Toda ordem, normal ou anormal, depende de leis. Mas somente as leis referidas a ordens normais, ordem usual e comum, são normas. Mandamentos de comportamentos anormais não são normas.(8)

Leis Éticas e Leis Físicas. Interessante ponto de vista será marcado pelo filósofo brasileiro no que toca às leis éticas, afirmando serem estas as verdadeiras leis, por seu caráter imperativo do que deve ser, e não as leis físicas, meramente descritivas do que é, lembrando que na antiguidade lei era sempre o que hoje se chama lei ética e que as leis físicas, porque nada normalizam e apenas descrevem o ser das coisas, não deveriam ser jamais chamadas de normas. (9)

A Biologia Jurídica: os degraus da liberdade. No reino da matéria bruta impera o indeterminismo, no das células vale a autonomia das enzimas reguladoras e no reino humano tudo se dá pelo ato de escolha. Mas, pergunta o nosso filósofo, por quais causas o homem escolhe esta ou aquela via possível? A resposta é genial, porque em rigorosa coerência com as mais recentes descobertas da ciência, e surpreendente, porque se trata de uma argumentação que o jurista não está acostumado: a escolha se dá por controle genético (10).

O leitor apressado, sem boa vontade, estará pensando em teorias nazistas, mas, uma vez atento à clareza da exposição verá que não se trata disso, mas de um discurso que põe a ética na base do jurídico, que prega um direito teleológico, finalístico e atento ao seu fim último de fazer justiça. Explica o professor que há uma interação entre formas inatas e formas hereditárias. O ser comporta-se conforme seus genes, mas também modifica seus genes pelo seu comportamento. Um mesmo animal que habite a China terá um comportamento tradicional diverso de outro da mesma espécie que habite o Brasil. Ao longo do tempo esse comportamento determina mutações genéticas (11).

A Lei Ética Suprema. A lei ética suprema, o primeiro fundamento da ética, é a discriminação entre bons e maus comportamentos, pois apenas os comportamentos eficientes, adequados às contingências de cada ser, é que podem conservar a vida e preservar a espécie. A consciência terá papel preponderante na evolução humana, na medida em que evoluiu do mero instinto para a inteligência racional característica dos seres humanos. Consciência é percepção mais memória, “a evolução do homem, por ser uma operação consciente, se caracteriza pela vontade humana de promovê-la. (...) É uma tensão, um impulso persistente, uma obstinação, no sentido de alcançar um status mais elevado, mais perfeito, do que aquele em que ele se encontra. (...) Nas células, as enzimas se libertaram das determinações químicas, e passaram a se comportar teleonomicamente, traídas pelos fins fisiológicos do organismo. No homem, a consciência superou as determinações fisiológicas e passou a se dirigir para alvos culturais, que cintilam como estrelas, num firmamento imaterial (12).”

A Norma Jurídica. Dá a noção de norma jurídica como “mandamentos sobre os movimentos humanos que, em sociedade, podem ser oficialmente exigidos e oficialmente proibidos. As normas sobre outros movimentos humanos não são normas jurídicas. São normas de qualquer outra espécie. Jurídicas, somente são aquelas que oficialmente permitem determinados movimentos. Isto significa que somente são jurídicas, as normas relativas às interações que a inteligência governante considera necessárias, para que uma coletividade ou agrupamento humano seja, efetivamente, uma comunidade e, assim, atinja seus objetivos (13).”

Princípio da Legalidade e Princípio da Legitimidade. Todas as permissões jurídicas, explícitas ou implícitas, têm fundamento no Princípio da Legalidade, em última análise convertido na seguinte máxima: a todos é permitido fazer o que a norma jurídica não proíbe, e não fazer o que a norma jurídica não manda fazer. Há um princípio mais alto do que o Princípio da Legalidade, o princípio supremo que mais pertence à Ciência Política, embora se imponha à inteligência do jurista, que é o Princípio da Legitimidade (14).

O Homem e a Experiência Jurídica. O direito objetivo desejado pela sociedade é o que permite ambiente propício ao uso livre de bens soberanos, cuja existência histórica permite mudarem com as circunstâncias, quando mudam os sistemas éticos de referência, cambiantes porque frutos da inteligência humana (15). Sendo do homem a inteligência, esta será sempre solidária com o todo de que faz parte. Essa solidariedade determina a inteligência. A inteligência é necessariamente determinada pelo que o homem realmente é.

Direito Natural. Direito natural é o direito legítimo, que não é artificial, porque é consentâneo com o sistema ético de referência de certa sociedade, é “o conjunto das normas em que a inteligência governante na coletividade consigna os movimentos humanos que podem ser oficialmente exigidos, e os que são oficialmente proibidos, de acordo com o sistema ético vigente”. O direito natural não é um conjunto dos primeiros e imutáveis princípios da moralidade, pois tais princípios não são normas jurídicas, não podem ser chamados de Direito (16).

O Legal e o Legítimo. São legitimas as leis compatíveis com a normalidade ambiente, que sejam compatíveis com o sistema ético de referência. Só as leis que forem realmente normas jurídicas é que são legítimas, leis de direito natural, porque como normas jurídicas atendem o sistema ético subjacente. Leis legais podem ser ilegítimas, artificiais, quando não forem leis de direito natural, porque dissonantes do sistema ético de referência. A qualidade de insólita, o discrepar da lei em relação às convicções éticas dominantes, a faz uma lei ilegítima, artificial, uma anormalidade (17).

Direito Quântico é o Direito Natural, o Direito Legítimo. “O Direito Natural é Direito Quântico porque é o Direito reclamado pelas estruturas dos elementos quânticos, nas células dos componentes de uma população. É o Direito que atende às inclinações genéticas de um povo ou de um agrupamento humano. É o Direito radicado num "pool" genético. É o Direito que liga ou religa o homem à sua própria natureza. O Direito Quântico é o Direito que resulta do processo da organização do humano. É o Direito nascido de suas fontes bióticas. É o Direito a que chegou o imemorial processo de inumeráveis mutações. É o Direito destilado nos engenhos da seleção natural. É o Direito que exprime, em linguagem humana, o indefectível controlo genético. “Esse Direito é o que brota da "alma" do povo, como se costuma dizer. É o Direito que exprime o "sentimento" ou "estado de consciência" de uma classe, de um segmento social ou de um agrupamento conjuntural estável. É o Direito que se inspira em convicções profundas e generalizadas. É o Direito que reflete a índole de uma coletividade. O Direito Quântico é o Direito do eu histórico. O Direito legitimo é quântico porque delimita, quantifica a movimentação humana, segundo o sistema ético de referência que espelha disposições genéticas da coletividade. Ele é quântico porque não é arbitrário. É quântico porque não é descomedido. É quântico porque é feito sob medida, e é a medida da liberdade humana. É quântico porque relaciona o dever-ser com o ser de um sistema social de referência. (...) Uma relação jurídica é sempre uma interação quântica. (...) As interações nas relações jurídicas são quânticas, porque são as ações que as normas jurídicas permitem e quantificam. O Direito Objetivo é a ordenação de determinadas espécies de interações humanas. É a ordenação que quantifica a liberação das energias humanas, para assegurar o equilíbrio das forças, e para garantir que, a cada direito, corresponda uma obrigação. É a ordenação que delimita a liberação da energia, nos campos dos homens, para que a sociedade seja efetivamente o que ela precisa ser, isto é, um meio a serviço dos fins humanos. (...) O Direito, livre de imposições absolutas, se pode dirigir pelos interesses reais da sociedade, de acordo com os sistemas de referência efetivamente vigorantes. Pode o Direito não se sujeitar a não ser aos fins que a sociedade almeja. (...) A ordenação jurídica é a própria ordenação universal. É a ordenação universal no setor humano”.

Referências
1. Analisamos esta obra no terceiro capítulo de nossa dissertação de mestrado pela PUCSP com o título: O Princípio da Moralidade no Processo Civil. Depois publicamos um artigo com o título “Direito Quântico: Jusnaturalismo Indeterminista”, aparentemente aceito pelo mestre, pois tivemos a honra de receber dele um telefonema agradecendo o estudo, sem que na ocasião fizesse qualquer glosa à sugestão.
2. Já se começa a perceber o tirocínio do filósofo brasileiro, pois aqui está a negação dos princípios aristotélicos da causalidade, da identidade e da não-contradição, quando expõe que uma partícula está e não está em movimento ao mesmo tempo, conforme a posição do observador.
3. TELLES, Goffredo da Silva. O Direito Quantico. 6ª Ed. São Paulo: Max Lemonad, 1985, p. 59-67.
4. TELLES, ob. cit., p. 233-4.
5. TELLES, ob. cit., p. 246.
6. TELLES, ob. cit., p. 247-8.
7. TELLES, ob. cit., p. 255-61.
8. TELLES, ob. cit., p. 261-3.
9. TELLES, ob. cit., p. 264-9.
10. TELLES, ob. cit., p. 319.
11. TELLES, ob. cit., p. 320-2.
12. TELLES, ob. cit., p. 326-7.
13. TELLES, ob. cit., p. 345.
14. TELLES, ob. cit., p. 400-07.
15. TELLES, ob. cit., p. 415-6.
16. TELLES, ob. cit., p. 421-24.
17. TELLES, ob. cit., p. 424-7.


Clique aqui para saber tudo sobre Advocacia 2.0

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Homenagem para a guerreira Anita Garibaldi



Flávio Laginski

Divulgação
Um filme sobre sua vida será lançado em 2010.

Hoje, uma importante personagem feminina da história do Brasil e da Itália completa 160 anos de sua morte. A catarinense Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi (1821-1849) e como a “heroína de dois mundos”, ficou famosa por se juntar ao revolucionário Giuseppe Garibaldi e por sua bravura, honra e coragem, admirada nesses dois países. O seu legado sobrevive até os dias de hoje e Anita é considerada como uma das mulheres mais valentes e fortes de sua época.



Nascida em uma família humilde no dia 30 de agosto, o local de seu nascimento gera dúvidas até hoje. Alguns historiadores acreditam que a guerreira teria nascido na cidade de Lages.

Outros defendem que Anita seria natural do município de Laguna. Porém, para o produtor de cinema e diretor artístico da Associação Giuseppe Garibaldi, Rubens Genaro, isso é o que menos importa na gloriosa história dessa heroína.

“Saber onde Anita Garibaldi nasceu, para mim, não importa. O que mais interessa na sua vida é o fato de que ela já demonstrava ter ideais republicanos, posicionamento no qual norteou sua vida”, avalia o diretor artístico.

Segundo Genaro, a posição republicana de Anita deve-se porque sua família era de tropeiros e era constantemente tributada pelo Império. “Acredito que isso fez com que seu posicionamento político tenha aflorado”, revela.

A vida de Anita foi bem árdua. Após o falecimento do pai, ela precisou ajudar no sustento de sua família. Aos 14 anos, obrigada pela mãe, Maria Antônia de Jesus, casa-se com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar.

O casamento dura apenas três anos, quando seu marido alista-se no exército imperial e a abandona. Nesse ínterim, ela conhece Giuseppe Garibaldi e seria de extrema importância na vida do revolucionário italiano.

“Além de ser o grande amor da vida de Garibaldi, Anita, que era uma excelente amazona, ensina-o a cavalgar. Dominando a arte de fazer guerrilha a cavalo, Giuseppe conquista expressivas vitórias tanto na América do Sul como na Europa. Afirmo que se ele não tivesse conhecido Anita, jamais seria esse importante e excepcional guerreiro”, garante.

Anita e Giuseppe se conheceram durante a Revolução Farroupilha, quando o italiano, a serviço da República Rio-Grandense, participou da tomada do controle do porto de Laguna.

A partir daí, Anita passa a seguir Giuseppe por todos os lugares onde ele lutou. Na batalha de Curitibanos, início de 1840, a catarinense fora capturada. O comandante do exército imperial permitiu que ela fosse procurar o suposto cadáver de seu marido.

Photobucket

Os guardas se distraíram e ela conseguiu tomar um cavalo e fugir em direção ao Rio Grande do Sul, onde veio a se encontrar com Giuseppe em Vacaria. Pouco tempo depois, nascia o primeiro filho do casal, chamado Menotti Garibaldi.

O exército do Império cercou a casa onde Anita se encontrava. Ela foge a cavalo, levando consigo o recém-nascido e se esconde em um bosque por quatro dias, até que seu marido a encontrou.

“Depois de receberem a baixa do exército rio-grandense pelo general Bento Gonçalves, Anita e Giuseppe vão para Montevidéu, no Uruguai. Eles passam sete anos nesse país e foi o período mais tranquilo da vida do casal. Nascem aí seus outros filhos Rosa, Teresa e Ricciotti Garibaldi. Após deixar o Uruguai, o casal foi fazer história na Itália”, conta Genaro.

Em solo europeu, no ano de 1847, Anita e Giuseppe participam das forças militares para a unificação da Itália. “A presença desses dois foi fundamental para que a Itália fosse unificada. As batalhas vencidas pelos dois, contra exércitos muito mais numerosos, garantiu isso. Anita era a única mulher lutando. Por causa e disso e também de sua bravura, existe uma estátua dessa heroína para mostrar o valor e os feitos dela durante essas batalhas”, informa Genaro.

Anita Garibaldi faleceu no dia 4 de agosto de 1849, na cidade italiana de Ravena. Giuseppe não pôde acompanhar o enterro da esposa, pois era perseguido por forças austríacas.

Após os dez anos em que esteve fora da Itália, Giuseppe retornou à sua terra natal e transferiu os restos mortais de Anita para Nice, na França. Em 1932, o corpo de Anita foi transferido para Roma, em um monumento construído em sua homenagem.

No Brasil, existem duas cidades com o nome de Anita: Anita Garibaldi e Anitópolis, ambas em Santa Catarina. O seu nome também está presente em diversas ruas brasileiras. “Anita foi e sempre será um exemplo para todas as mulheres. Todo o legado dessa brasileira é digno de se admirar”, encerra o diretor artístico.

Filme

Rubens Genaro está produzindo um filme que conta um pouco da história de Anita Garibaldi. Intitulado Anita y Garibaldi. O filme deve focar até o momento em que nasce o primeiro filho.

Contando com atores conhecidos nos principais papéis (Gabriel Braga Nunes como Giuseppe e Ana Paula Arósio como Anita), o filme está praticamente pronto, faltando, segundo Genaro, cerca de 22% para termina-lo. Todas as filmagens foram realizadas em São Francisco do Sul, Santa Catarina, e a previsão de estreia será para o ano que vem.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

"Aninha e il suo Generale"

Photobucket

Aninha e il suo Generale

Sceneggiatura e Regia: Alberto Rondalli
Fotografia: Claudio Collepiccolo

Produzione: LAZ Audiovisual s.a.
Curitiba, Brazil.

STATUS: IN PREPARAZIONE


Interpreti
Aninha da Jesus Ribeiro (Anita): Ana Paula Arosio
Giuseppe Garibaldi: Gabriel Braga Nunes
Luigi Rossetti: Antonio Buil Puejo

SINOSSI
Il film racconta la storia dell'incontro tra Giuseppe Garibaldi e Aninha, la giovane brasiliana che diverrà sua moglie, avvenuta nel contesto della guerra di secessione tra lo stato di Rio Grande e l'impero brasiliano.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters