[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ANA PAULA AROSIO


ANA PAULA AROSIO, upload feito originalmente por photos.elainecristina.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gripe pode tirar Cristiano Ronaldo do amistoso de Portugal

10/08/2009 - 13h07


Lisboa, 10 ago (EFE).- Cristiano Ronaldo pode desfalcar a seleção portuguesa no amistoso de quarta-feira com Liechtenstein, em Vaduz, por uma suposta gripe.

O Real Madrid divulgou hoje em seu site que o atacante voltou da América do Norte, onde a equipe realizou dois amistosos, com sintomas da doença.

O técnico Carlos Queiroz, de Portugal, confirmou que o atacante não viajará hoje "por questões médicas", e se negou a explicar os detalhes da situação de Cristiano Ronaldo.

"Estamos à espera de o clube espanhol tomar uma decisão definitiva sobre sua participação no amistoso", explicou o treinador.



Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gripe Suína: Em Pindamonhangaba, número de casos suspeitos cai

( PINDA, O UNICO LUGAR DO PLANETA QUE ESTÁ TUDO LINDO, UM PARAISO NO MEIO DA PANDEMIA , TODOS IMUNES , SAUDAVEIS, FELIZES UM VERDADEIRO COMERCIAL DE MARGARINA ... FAZ-ME RIR !)

( TEM ALGO SE INSALUBRE NO REINO DA PINDAMONHANGABA)
10/08/2009 - 11h44 (Assessoria/Prefeitura)

A prefeitura de Pindamonhangaba( Rua Dep Claro César, 33 - Pindamonhangaba -

(0xx)12 3643-1709

) informa que divulgará dois boletins diários sobre a gripe H1N1: um entre 9 e 11 horas; outro entre 17 e 18 horas.

Em Pindamonhangaba, os casos confirmados da gripe H1N1 continuam os mesmos seis da última semana e todas as pessoas passam bem, não transmitem a doença e estão realizando suas atividades normalmente.

O número de casos suspeitos da gripe H1N1 caiu de 21 na última semana para apenas nove pessoas no dia 10 de agosto.

Destas nove, duas gestantes e um idoso estão internados, pois pertencem ao grupo de risco da doença; os outros seis estão em isolamento domiciliar e recebem monitoramento da equipe da secretaria de Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Informação importante em relação ao número de casos

É importante frisar que: uma vez que a pessoa pega a nova gripe, este caso entra de forma definitiva para o quadro de estatísticas da doença – mesmo que ela se cure.

Portanto, quando informamos que o município tem seis casos confirmados da gripe H1N1, não significa que, naquele exato momento, haja pessoa doente.

É apenas um dado estatístico e a pessoa já pode ter se curado – como aconteceu com as seis pessoas de Pindamonhangaba – que estão bem e não transmitem o vírus.






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

ANA PAULA AROSIO CAPA REVISTA APLAUSO

Sinopse dos Espetáculos
Casa de Boneca

O norueguês Henrik Ibsen se inspirou numa notícia de jornal para escrever Casa de Boneca. A peça narra a história de Nora que é tratada como uma verdadeira boneca pelo marido, o advogado Helmer, Mimada e cercada pelo encanto de suas crianças, ela, porém, guardava um segredo. Quando o marido descobre, a boneca vira uma bruxa e Nora compreende como era frágil sua felicidade. Ela abandona a “casa de boneca” sem aceitar qualquer ajuda, tendo um final trágico. Aderbal pergunta: podem ainda as ações de rebeldia de uma mulher, na Noruega de 1979, ter alguma relação com a nossa vida de hoje? O diretor responde com as próprias palavras do autor: “Eu não pertenço a vossa sociedade feminista. O que escrevi sobre a mulher, escrevi sem espírito tendencioso. Fui mais poeta e menos filósofo social do que se pensa (...) Tenho batalhado muito em prol da libertação da humanidade em geral, e pode ser que tenha entrado aí a questão feminista. A direção é de Aderbal Freire-Filho. A produção é de Ana Paula Arósio, Níssia Garcia e Cláudio Rangel”.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

ANA PAULA AROSIO CASA DE BONECA

Escândalo! Nora (pronuncia-se Nôha, com h aspirado) - norueguesa, 26 anos, casada, três filhos, do lar - arma um escândalo no teatro ocidental. O "caso" Nora é um tema maldito, precisa ser esquecido, a sociedade está proibida de falar dele.
Como Nora, outras mulheres infernizaram o século XIX. Lembram delas? Ana e Amma, por exemplo, que levavam o sobrenome dos respectivos maridos, Alexei Alexandrovitch Karenine e Charles Bovary. A humanidade de cada uma delas não podia ser contidas pelas regras sociais do tempo em que viveram e, entre ser o que elas queriam ser e o que queriam que elas fossem, preferiam a paixão e a liberdade.
Escândalo!
E agora, que o escândalo virou moda, que escândalo não existe mais ou que, enfim, viver é um escândalo?
Agora, Nora (pronuncie apenas Nora, à brasileira) pode ser vista melhor. Henrik Ibsen, que escreveu Casa de Boneca sob o sol da Itália, não precisaria mais ir a uma reunião de sufragistas (uma reunião de sufragistas agora, onde?) para dizer não, meu povo, eu "não fiz nada pela emancipação da mulher; para dizer a verdade, nem sequer compreendo muito bem o que se entende por isso; tenho batalhado muito em prol da libertação da Humanidade em geral, e pode ser que tenha entrado aí a questão feminista". Enfim, meu povo, "fui mais poeta e menos filósofo social do que se pensa".
Agora, podemos enxergar muito melhor e verdadeira Nora. Dá para ver bem que é ela quem está horrorizada com a sociedade. Essa jovem e protagonista de um mundo novo que está se formando, de uma sociedade que está fincando seus pilares. E dá para ver tudo muito bem porque nós já encontramos esses pilares plantados e firmes. Firmes?
Os jovens personagens dessa peça - agora, também da para ver melhor que eles são jovens - atiram-se de peito aberto nessa sociedade. Torvald, executivo de um grande banco, o acktiebanken (deixamos assim, como não faziam as outras traduções, para ficar visível a sua marca, mais essa grife do dinheiro), e sua ética inatacável: no fundo, o culto das aparências. Krogstad, tão perplexo quanto Nora , um homem desesperado por ter se confundido com as regras do jogo. Cristine, a jovem amiga, amarga, que volta um dia para reconquistar o que perdeu. O Dr. Rank condenado por uma herança maldita, tenta manter com delicadeza seu diálogo com o amor e a morte.
E, no centro de tudo, Nora. O teatro, berço de mitos: todo mundo que quer ver o mundo com seus próprios olhos e seguir o seu próprio caminho é Nora (como se pronuncia: nova, novo?).
Esses jovens atormentados renascem aqui, no Rio de Janeiro, capital da América portuguesa, com o corpo e a alma,o sangue e a poesia desses jovens brasileiros, atrizes e atores, protagonistas eles também. Raras vezes nos mais de 120 anos em que este drama é encenado, os atores tem a mesma idade das personagens. Pois eu saúdo aqui essa juventude - a sabedoria profunda que eles têm da peça também nasce de alguma misteriosa forma de identidade de "geração". E graças a essa sabedoria e a poderosa capacidade de expressão dessas atrizes e atores podemos nos entregar mais a poesia de Ibsen, que nos repete "fui mais poeta do que..."
Aderbal Freire-Filho (Diretor)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

ANA PAULA AROSIO CAPA ISTOÉ GENTE

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Estudo recomenda que não se prescreva Tamiflu para crianças


PARIS, França — Os medicamentos contra a gripe como o Tamiflu não deveriam ser prescritos para crianças, pois as contra-indicações são maiores do que os benefícios, afirmam médicos britânicos em um estudo publicado nesta segunda-feira no British Medical Journal (BMJ).

Os pesquisadores pediram neste estudo que a agência sanitária da Grã-Bretanha reconsidere de forma urgente sua atual política de medicação em função da epidemia de gripe suína (vírus A/H1N1).

O médico Carl Henegan, clínico geral e especialista do Hospital John Radcliffe de Oxford, um dos autores do estudo, considera que a atual política de prescrever Tamiflu para uma doença relativamente benigna é uma "estratégia inadequada".

Os efeitos nefastos de uma prescrição sistemática, como a praticada neste momento na Inglaterra, são superiores aos benefícios como a redução dos sintomas em um dia e meio, afirma Henegan.

O Tamiflu pode ser obtido sem receita médica na Inglaterra.

O estudo, que se baseia numa análise dos dados disponibilizados ao fim de testes comparativos de inibidores da neuraminidasa (enzima presente no vírus da gripe) nas crianças, enfatiza que o Tamiflu pode causar vômitos em algumas crianças e que pode provocar desidratação e outras complicações.

Sempre segundo o estudo, o medicamento tem pouco ou nenhum efeito na crise de asma ou numa crise de otite.

Esta pesquisa é divulgada mais de uma semana depois que outros especialistas enfatizaram que as crianças que de forma preventiva receberam o Tamiflu tiveram efeitos colaterais como náuseas e pesadelos.

A Agência Sanitária britânica, a Health Protection Agency (HPA), indicou que mais da metade dos 248 menores que tomaram Tamiflu, depois que seus colegas contraíram gripe suína, tiveram efeitos secundários como náuseas, insônia e pesadelos.






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Medo da gripe gera filas fora dos bancos

Vírus ou bandidos?


Justiça obrigou agências de Curitiba a restringir entrada de clientes
10/08/09 às 11:38 | Redação Bem Paraná

Clientes estão formando filas do lado de fora das agências bancárias na manhã de hoje (10), em Curitiba.

Por determinação judicial, a partir desta segunda-feira as agências são obrigadas a monitorar o fluxo de pessoas, permitindo o ingresso de dez clientes a cada quatro caixas. Para agências que têm de cinco a oito caixas será permitida a entrada de 20 clientes.

Não há limitação para clientes nos caixas eletrônicos ou atendimento por gerentes e demais situações no interior da agência.

A justificativa é evitar a proliferação do vírus H1N1. Por outro lado, a medida causa um problema de segurança aos clientes, desprotegidos da ação de bandidos do lado de fora, onde não há vigilância, monitoramento por vídeo ou restrição à entrada de armas de fogo. Filas são observadas nas ruas, junto às principais agências da Capital.

A juíza Ana Maria das Graças Veloso, da 7ª Vara do Trabalho de Curitiba, determinou ainda que produtos como álcool-gel, máscaras e lenços descartáveis fiquem à disposição dos clientes e funcionários. O descumprimento de qualquer das determinações implica em multa diária de R$ 1 mil aos bancos.





Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Farmácia Universitária PUCPR vai manipular substância ativa do Tamiflu


PDF Imprimir E-mail
10 de agosto de 2009
PUCPRA Farmácia Universitária da PUCPR foi uma das indicadas pela Vigilância Sanitária no Paraná para manipular a substância ativa (Fosfato de Oseltamivir) do medicamento Tamiflu, indicado no tratamento da gripe sazonal e da nova gripe (H1N1). A manipulação da solução oral vai atender à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, que será a responsável pela distribuição do medicamento na rede de saúde pública, de acordo com a demanda. O medicamento não será vendido diretamente ao público na Farmácia da PUCPR.
“A nossa Farmácia foi escolhida por atender a todas as condições técnicas e de pessoal para a produção imediata do medicamento. A produção será de cerca de 200 tratamentos por dia, o que consiste em um frasco de 50ml para cada tratamento”, explica a farmacêutica responsável, Fernanda Ostrovski Sales. Segundo ela, o processo de manipulação deve ter início até quarta-feira (12). “Aguardamos apenas o recebimento da substância ativa”, conta a farmacêutica.

Farmácia Universitária - Localizada no Hospital Nossa Senhora da Luz, a Farmácia Universitária PUCPR visa proporcionar aos acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade um ambiente adequado para o desenvolvimento das atividades de estágio curricular obrigatório e voluntário, considerando-se os aspectos técnicos, humanísticos, legais e éticos.

Atende também à comunidade com condições especiais de pagamento e descontos e realiza manipulação de fórmulas alopáticas e homeopáticas, comercialização de medicamentos industrializados e perfumarias, verificação de pressão arterial, inalação, aplicação de injetáveis e acompanhamento farmacoterapêutico.





Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nova Mutum tem 17 casos suspeitos de H1N1

10 de Agosto de 2009 - 10:03

Fonte: Só Notícias/Marcio Uhde, de Nova Mutum

Nova Mutum está com 17 casos suspeitos de Influenza A (H1N1). A informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica, hoje de manhã. 14 pessoas que estão em isolamento domiciliar, duas internadas no Hospital Albert Sabin e uma gestante está em hospital de referência, em Cuiabá. Estudantes com sintomas de gripe foram dispensados das aulas e, a comunidade, orientada a evitar locais de grande aglomeração.

De acordo com a vigilância, as equipes estão atuando com base nas medidas e procedimentos definidos pelo Protocolo de Procedimentos e Manejo de Casos e Contatos de Influenza A (H1N1), e pelo Protocolo de Notificação e Investigação de Casos e Contatos do Ministério da Saúde. “A linha de frente (médicos e enfermeiras de PSFs e do Hospital) já foi orientada e está preparada para atender a comunidade”, disse a enfermeira Marinês Uhde, coordenadora da Vigilância.

Na sexta-feira (07), uma equipe da vigilância foi treinada pela secretaria estadual e, esta semana, estará repassando as informações para os demais profissionais. “Estamos fazendo também a coleta de material (secreções) dos casos suspeitos e encaminhado para análise, de maneira a confirmar ou não a presença do H1N1”, explicou Marinês.

Ela destacou que as escolas foram orientadas a dispensar os alunos que estão com sintomas de gripe. “É uma forma de se prevenir”, disse, já que ambientes fechados facilitam a disseminação do vírus causador da gripe, seja ela provocada pelo H1N1 ou da gripe comum. A comunidade também vem sendo orientada ao longo das últimas semanas, pelos meios de comunicação, sobre os procedimentos adequados de prevenção.

Nesta quarta-feira, a secretaria de Saúde e o Ministério Público local também promovem uma audiência pública no auditório da ACENM/CDL, a partir das 17h30, onde uma dos assuntos tratados será a prevenção ao H1N1.






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Infantário no Algarve encerrado devido a sete casos de gripe A


Hoje às 14:44

Sete casos de gripe A obrigaram ao encerramento de uma creche no Algarve. Os doentes, do Centro Paroquial da Mexilhoeira da Carregação, são seis crianças e uma Educadora de Infância.

O primeiro caso foi confirmado na sexta-feira numa creche numa criança que tinha febre alta há vários dias.

Só depois de surgir a confirmação de que estava infectada com o vírus H1N1 é que foram realizados exames a todos os presentes na creche, confirmando-se msis seis casos.

Mais de 25 por cento das pessoas que frequentam esta creche estiveram em contacto com os doentes.

O infantário em causa funciona em Mexilhoeira da Carregação, no concelho de Lagoa.

Esta tarde, a ministra da Saúde vai prestar esclarecimentos sobre este caso.






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Agências bancárias de Curitiba vão monitorar entrada de clientes por causa da gripe


10/08 - 11:29 - Agência Brasil

Agencia Brasil Logo

CURITIBA - A partir desta segunda-feira (10), as agências bancárias de Curitiba estão obrigadas, por determinação judicial, a monitorar o fluxo de pessoas, permitindo o ingresso de dez clientes a cada quatro caixas. Para agências que têm de cinco a oito caixas será permitida a entrada de 20 clientes.

Não há limitação para clientes nos caixas eletrônicos ou atendimento por gerentes e demais situações no interior da agência, de acordo com a decisão da juíza Ana Maria das Graças Veloso, da 7ª Vara do Trabalho de Curitiba.

A medida visa a evitar a proliferação do vírus da "gripe suína" (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) na capital paranaense, que concentra 68% dos 784 casos confirmados até agora no Estado.

Produtos como álcool-gel, máscaras e lenços descartáveis estarão à disposição dos clientes e funcionários. Caso alguma das determinações seja descumprida, os bancos pagarão multa diária de R$ 1 mil.

A liminar levou em conta, de acordo com a juíza, o intenso movimento nas agências bancárias nos primeiros dias do mês. Outro motivo seria que os bancos privados se negaram a adotar de forma espontânea ações preventivas. Além disso, nenhum representante compareceu à reunião promovida pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba, marcada para discutir uma proposta conjunta de ação contra a nova gripe.






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Secretaria de Saúde confirma 12 novos casos de gripe A em Bauru



Adilson Camargo
A Secretaria Municipal da Saúde informou, no início da noite de ontem, que foram confirmados mais 12 casos de gripe A em Bauru. A pasta recebeu os resultados de seis exames, dos quais três foram positivos e três negativos.

Os três resultados que deram positivo envolvem situações de surto, ou seja, são pessoas que haviam tido contato com outras com a doença e o exame confirmou que elas também contraíram a gripe. Dentre os três exames que deram negativo, está o de Luísa Camargo Siqueira Jardim, 90 anos, que morreu na terça-feira passada depois de permanecer três dias internada no Pronto-Socorro Municipal a espera de uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual.

A secretaria informa também que, neste domingo, foram registrados outros nove casos positivos da doença por critério epidemiológico, ou seja, ainda não há confirmação por meio de exame, mas as análises clínicas comprovam a contaminação. Com mais esses 12 casos confirmados, Bauru passa a contabilizar 48 casos positivos de Influenza A (H1N1), sendo 30 com exames positivos e 18 por critério epidemiológico. Duas pessoas já morreram com a doença.





Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Valinhos-SP confirma terceira morte por gripe suína


10/08 - 11:31 - Agência Estado

Logo Agência Estado

A Secretaria Municipal de Saúde de Valinhos, no interior paulista, confirmou hoje a terceira morte no município pelo vírus da Influenza A (H1N1), popularmente chamada de gripe suína. A vítima é uma mulher, de 33 anos, que morreu no sábado, após sentir os sintomas da doença no dia 18.

Ela passou por atendimento médico e internação no hospital Galileo e, desde o dia 23, estava internada em estado grave na Santa Casa da cidade. Segundo o prontuário médico, a mulher apresentava outros problemas de saúde. Até ontem, 181 pessoas já haviam morrido em decorrência da enfermidade no País. Hoje, até o fim da manhã, além da confirmação da morte em Valinhos, foram registrados mais cinco óbitos no Rio Grande do Sul e um no Distrito Federal.

Os dois casos de óbito anteriores por gripe suína em Valinhos foram registrados nos dias 22 e 26. O primeiro se refere a uma mulher de 27 anos e o segundo, a um homem de 30 anos. Os dois não tinham outras doenças e não há registro de que tenham viajado para fora do país. Até o fim da manhã de hoje, Valinhos registrava 13 casos de gripe suína, sendo três mortes e 18 casos aguardando confirmação. Os exames para confirmar o vírus da nova gripe são realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.





Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Distrito Federal confirma primeira morte por gripe suína

H1N1


Publicada em 10/08/2009 às 09h43m

Paciente com suspeita de gripe A é atendido no Rio de Janeiro/Pablo Jacob/Ag O Globo/Extra

SÃO PAULO - Foi confirmada nesta segunda-feira a primeira morte por gripe suína no Distrito Federal. O homem, de 50 anos, morreu de pneumonia na manhã deste domingo no Hospital Anchieta, em Taguatinga, onde estava internado há 20 dias. Ele teria contraído o vírus H1N1 em uma viagem a Belo Horizonte. O Distrito Federal registra 55 casos da nova gripe e, na semana passada, após pressão de médicos da rede privada, decidiu liberar o acesso ao Tamiflu, o antiviral usado no combate ao novo vírus. Em Minas Gerais, 16 mortes suspeitas estão sendo investigadas e os exames ainda não ficaram prontos.

Também na manhã desta segunda-feira, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou mais cinco mortes causadas pela doença, elevando para 49 o número de óbitos no estado.

Neste fim de semana, foi registrada a quarta morte pela nova gripe no Nordeste , Na noite de sábado, um professor de 35 anos morreu no Hospital Unimed de João Pessoa, onde estava internado desde o dia 2 de agosto. Foi a segunda morte ocorrida na Paraíba, primeiro estado do Nordeste a registrar óbito causado pela doença. As outras duas mortes foram registradas em Pernambuco e na Bahia.

A primeira morte em João Pessoa foi confirmada no dia 27 de julho. O estudante Severino Galdino, de 31 anos, teria contraído a doença num congresso em Brasília e já teria problemas respiratórios graves




Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Antivirais para gripe podem não fazer efeito em crianças, diz estudo


Plantão | Publicada em 10/08/2009 às 11h07m

BBC

Uma pesquisa da Universidade de Oxford sugere que os antivirais Tamuflu e Relenza, usados para tratamento de gripe suína, raramente evitam complicações em crianças com a gripe normal.

Apesar de ser difícil generalizar este fato com a atual epidemia de gripe suína, os autores afirmam que é improvável que estes remédios ajudem crianças que tenham contraído o vírus H1N1.

Os antivirais são a base do tratamento para a gripe suína até que uma vacina seja disponibilizada, o que deve acontecer em setembro. Estes remédios foram criados para garantir que os sintomas da doença sejam leves e reduzir a chance de uma pessoa infectada transmitir a gripe para outra.

O último estudo, publicado na revista British Medical Journal, mostra que os antivirais podem diminuir a duração da gripe comum em crianças em até um dia e meio, mas também mostra que estes remédios fazem pouco efeito, ou até nenhum efeito em ataques de asma, infecções no ouvido ou no caso de uma criança precisar de antibióticos.

O antiviral Tamiflu também já foi ligado ao aumento do risco de vômito em crianças.

A equipe da Universidade de Oxford, liderada pelo pesquisador Matthew Thompson, analisou quatro testes do tratamento da gripe comum em 1.766 crianças e três testes envolvendo o uso de antiviral para limitar o contágio da gripe comum em 863 crianças.

"Nossa pesquisa descobriu que, para a maioria das crianças, estes remédios antivirais provavelmente não vão fazer muito efeito", afirmou Thompson.

O médico Carl Henegan, que participou da pesquisa e que trabalha no hospital John Radcliffe em Oxford, afirmou que a atual política britânica de distribuição do Tamiflu para ocorrências mais leves da doença, é uma "estratégia inapropriada".

"Os efeitos prejudiciais superam a redução de um dia dos benefícios sintomáticos", afirmou.

A pesquisa também revelou a eficácia do uso dos antivirais para conter o contágio pela gripe e descobriu que 13 pessoas precisaram ser tratadas para evitar um caso adicional, o que significa que estes remédios reduziram a transmissão em 8%.

Sem surpresas

O especialista britânico em gripe Hugh Pennington, afirmou que as descobertas dos pesquisadores de Oxford não são surpreendentes e destacam o que já se sabe sobre o Tamiflu.

"O Tamiflu tem sua utilidade, mas não é milagroso", disse.

Um porta-voz do Departamento de Saúde britânico afirmou que enquanto "ainda existem dúvidas a respeito de como a gripe suína afeta crianças, acreditamos em uma política de segurança em primeiro lugar; o oferecimento de antivirais para todos ainda é uma medida responsável".

"A pesquisa está certa ao afirmar que muitas pessoas com a gripe suína apresentam apenas sintomas leves e, para estas pessoas, repouso e medicamentos contra a gripe comprados em farmácias pode funcionar."

"Mas, para aqueles que sofrem sintomas mais graves, o melhor conselho científico afirma que o Tamiflu deve ser administrado o mais rápido possível, e sugerir outra forma de tratamento é potencialmente perigoso", acrescentou o porta-voz.






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Rio Grande do Sul confirma mais 5 mortes por gripe suína


Plantão | Publicada em 10/08/2009 às 09h41m

O

SÃO PAULO - A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou mais cinco mortes por gripe suína no estado. Com as novas confirmações, o número de mortos chega a 49 nas cidades gaúchas. Dois do mortos - uma mulher de 41 anos e uma dona de casa de 36 anos não apresentavam problemas de saúde associados e não pertenciam a grupos de riscos - a primeira delas morreu em Rio Grande e a segunda em Passo Fundo, município onde morreu também um idoso de 71 anos, cardiopata.

As demais mortes ocorreram em Uruguaian

Plantão | Publicada em 10/08/2009 às 09h41m

O Globo

SÃO PAULO - A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou mais cinco mortes por gripe suína no estado. Com as novas confirmações, o número de mortos chega a 49 nas cidades gaúchas. Dois do mortos - uma mulher de 41 anos e uma dona de casa de 36 anos não apresentavam problemas de saúde associados e não pertenciam a grupos de riscos - a primeira delas morreu em Rio Grande e a segunda em Passo Fundo, município onde morreu também um idoso de 71 anos, cardiopata.

As demais mortes ocorreram em Uruguaian




Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A GRPIE E A VOLTA AS AULAS :

ESTAVA ASSISTINDO UMA MATERIA SOBRE ESSE ASSUNTO E FIQUEI PASMA POIS , UMA DAS RECOMENDAÇÕES É LEVAR ALCOOL GEL !
ALCOOL GEL + CRIANÇAS = JÁ SABEM NÉ?
ISSO NÃO É NADA
AUSPICIOSO




Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

HIV tem genoma decodificado


6 de agosto de 2009


Estruturas no genoma do HIV (Foto: Divulgação/Reuters)
REVISTAS ABRIL
MAIS INFORMAÇÕES

Cientistas americanos afirmam ter decodificado o genoma completo do vírus HIV-1, causador da Aids. O anúncio foi feito na quarta-feira, em estudo publicado na revista científica Nature, e abre caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos contra a doença.

O mérito da descoberta é de uma equipe da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. Os pesquisadores agora pretendem usar essas informações para produzir leves modificações no vírus, de forma que possa ser identificado o que afeta ou não o HIV.

"Se o vírus não crescer da mesma forma após ser alterado, então significa que você mudou ou afetou algo que era importante para ele", excplica Ron Swanstrom, professor de microbiologia e imunologia, segundo reportagem da rede britânica BBC.

O HIV carrega suas informações genéticas na forma de complicadas estruturas. Em vez de armazená-las em um DNA de fita dupla, como acontece nos vírus que causam gripe e hepatite C, por exemplo, ele as carrega em um RNA de fita única, capaz de se fechar em intricadas arquiteturas.

A ideia é que o estudo ajude a entender melhor como o vírus atua no organismo dos infectados. "Também estamos começando a entender os truques que o genoma usa para ajudar o vírus a escapar da detecção pelo hospedeiro humano", disse em comunicado o líder do estudo, Kevin Weeks.




Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sem-terra fazem passeata em direção à sede do governo de SP


10 de agosto de 2009 • 08h39 • atualizado às 08h41



Um grupo de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) faz uma passeata em direção ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual paulista, na manhã desta terça-feira. Por volta das 8h30, os manifestantes se concentravam em duas faixas das ruas Monte Pascal e Guaípa, na região da Lapa.

De acordo com a Polícia Militar (PM), cerca de 10 ônibus e 10 carros saíram, por volta das 5h45, do interior durante a madrugada e seguiram até o km 15 da rodovia Anhanguera, onde iniciaram a passeata.


(O GOVERNO DE SÃO PAULO NÃO É DO PT, POR ISSO MAS ESSA BABOSEIRA , MAS PENSANDO BEM... O TEMPO ESTA SECO, FAZ SOL, ESSE AMONTUADO DE FANTOCHES SE AGLOMERANDO.... RESULTADO UM MONTÃO DELES COM GRIPE A, OU SUINA, PENA QUE OS ORQUESTRANTES DISSO ESTAJA LONGE DELES...)





Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters