[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Lula quer esvaziar a crise do Plano de Direitos Humanos


Na primeira reunião da coordenação de governo de 2010, o presidente Lula deixou clara sua preocupação em esvaziar a crise que se instalou no governo no fim do ano passado com a divulgação do III Plano Nacional de Direitos Humanos. A primeira providência será a de ele próprio conversar com os ministros envolvidos no assunto – o da Defesa, Nelson Jobim e o da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi – na tentativa de buscar um acordo em torno dos termos do decreto que trata do Plano Nacional de Direitos Humanos. O presidente Lula poderá assinar outro decreto retificando os termos do anterior, mas pretende mostrar que a questão será definida no âmbito da Comissão da Verdade, criada pelo mesmo decreto para investigar casos desrespeito aos direitos humanos no país, e que deve propor projeto de lei a ser enviado ao Congresso.

O decreto, assinado em cerimônia por Lula no dia 23 de agosto, fala em investigar casos de repressão política no período de 1964 a 1985, o que provocou reação dos militares, vocalizada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. Eles queriam que o texto tratasse de “conflitos políticos” neste período, o incluiria a investigação não só de militares, mas também de militantes de esquerda. A solução poderá ser a retificação do decreto do Plano de Direitos Humanos para atender aos militares, mas sem que isso denote recuo do governo em relação ao resultado da Conferência de Direitos Humanos.

- Não existe crise militar e nem é assunto de tanta gravidade. Vai dar tudo certo. O presidente dará uma solução que não atrita nenhum dos lados – disse um ministro que participou da reunião.

Assessores do presidente têm dito que o assunto só ganhou contornos de crise por conta dos feriados de fim de ano e das férias do presidente e de ministros. O que houve, segundo um ministro, é que “um comando do presidente não chegou ao ministro Vanucchi” que, “não por má fé”, não teria seguido a orientação do presidente de usar a expressão “conflitos políticos” no texto do decreto do III PNDH.

Ao mesmo tempo em que tenta por fim à crise que envolve os militares – que por meio do ministro Jobim deixaram claro que não aceitariam a investigação apenas de militares que atuaram no período de 64 a 85, o governo quer deixar claro a partir de agora que o III Plano Nacional de Direitos Humanos não é um projeto de governo e sim resultado da Conferência de Direitos Humanos que trabalhou por mais de um ano para ouvir a sociedade sobre tantos assuntos relativos aos direitos humanos. Os dois PNDHs anteriores, assinados pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, tratam de tantos assuntos quanto o atual, mas não teriam gerado tamanha polêmica, segundo um ministro, por não terem recebido a mesma cobertura da imprensa, mas também por terem adotado uma linguagem também mais amena.

- O que houve foi uma mudança na forma de se fazer do Plano Nacional de Direitos Humanos. O atual governo fez questão de ouvir a sociedade e seguir o que decidiu a Conferência Nacional de Direitos Humanos que trabalhou durante um ano, após conferências estaduais sobre os diversos temas.

O presidente Lula manifestou sua contrariedade, também, com o texto relativo ao aborto. Segundo um ministro, foi adotado o texto da Conferência da Mulher, que defende que a mulher tenha total decisão sobre seu corpo – portanto, decisão sobre abortar ou não -, enquanto que a conferência da saúde não trata do assunto da mesma forma e sim do aborto como questão de saúde pública. Por isso, o presidente já mandou emissários para darem tal explicação à Igreja, já que a CNBB engrossa o coro de críticos ao Plano. Um ministro lembrou que aborto não faz parte do programa de governo de Lula e que a visão do governo é tratar o aborto como questão de saúde pública, nos temos da Conferência da Saúde.



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Hebe Camargo tem tumor primário de peritônio, diz hospital


Segundo assessoria de imprensa, trata-se de um câncer sem metástase.
Apresentadora está internada em São Paulo, sem previsão de alta.

Do G1, em São Paulo


A apresentadora Hebe Camargo, em foto tirada em outubro passado. (Foto: Vanessa Carvalho/Agência Estado)

A apresentadora Hebe Camargo tem um "tumor primário de peritônio", informa boletim médico divulgado na noite desta segunda-feira (11), pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa, da instituição trata-se de um câncer sem metástase (primário).

Uma entrevista coletiva com a equipe médica que cuida da apresentadora será realizada nesta terça-feira (12), às 10h, no hospital.

Hebe, 80 anos, está internada na instituição desde a última sexta (8). Ela passou por uma cirurgia na manhã do sábado (9) para a retirada de nódulos do peritônio - membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo.



Na tarde do domingo (10), o hospital informou que a apresentadora foi transferida da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva. De acordo com a assessoria de imprensa do Alberto Einsten, já no domingo, a apresentadora se alimentava normalmente e caminhava.

Trajetória

Nascida em Taubaté, no interior de São Paulo, a apresentadora é uma das personalidades mais populares da TV brasileira. Antes de ganhar fama na televisão, foi atriz e cantora famosa nas rádios na década de 1940.

Há 24 anos, ela apresenta o programa de entrevistas “Hebe”, no SBT. Atualmente, Hebe está de férias da emissora.

Em dezembro do ano passado, o SBT divulgou comunicado no qual informava a renovação do contrato da apresentadora e que o programa voltaria a ser gravado em fevereiro.

"Estou muito feliz em ter renovado. A emissora mais feliz do Brasil faz parte da minha história há 24 anos", dizia a apresentora no comunicado.



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Governo já decidiu por compra dos caças Rafale e tenta baixar preço



Publicada em 11/01/2010 às 18h48m

Reuters

BRASÍLIA - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já bateu o martelo sobre a compra dos caças franceses Rafale, mas ainda tenta reduzir o preço final do negócio com a fabricante Dassault, informou à Reuters um ministro de Estado. A fonte não deu prazo, mas disse que a negociação estimada em R$ 10 bilhões para a compra de 36 aviões de combate será fechada ainda este ano, a despeito da predileção da Força Aérea Brasileira (FAB) pelos caças suecos Gripen NG , fabricados pela Saab.

" O governo não decide por pressão de ninguém, nem da FAB. Agora a bola está com os franceses. Se baixarem o preço, o negócio sai logo "

- O governo não decide por pressão de ninguém, nem da FAB. Agora a bola está com os franceses. Se baixarem o preço, o negócio sai logo. Trata-se de algo estratégico para o Brasil, não técnico - disse o interlocutor do Executivo, que falou sob condição de anonimato.

A polêmica em torno dos caças vem se arrastando há meses. Ano passado, Lula já havia dito que sua decisão seria política e estratégica .

- Não criamos essa polêmica, mas tenho que admitir que ela serve ao nosso interesse de fazer com que os franceses façam uma proposta financeira melhor - acrescentou a fonte.

São 36 caças na negociação atual dentro de um pacote que pode prever a aquisição de até 120 aeronaves. A norte-americana Boeing, fabricante do F-18 Super Hornet, também está entre as finalistas da FAB, mas o governo Lula sequer considera sua compra, segundo a fonte.

No caso da opção sueca, cerca de um terço dos componentes do Gripen possui tecnologia dos EUA. O Brasil tem dúvidas sobre a transferência de tecnologia e vê riscos de veto do Pentágono à venda de aviões fabricados no Brasil a outros países.

O ministro ouvido pela Reuters citou especificamente a tentativa brasileira de fornecer à Venezuela o avião militar de treinamento e ataque leve Super Tucano, produzido pela Embraer com parte de sua tecnologia desenvolvida nos EUA.

O Brasil exige três condições para concluir o programa F-X2: soberania de uso das aeronaves, reserva de mercado e transferência de tecnologia.

Procurados, o Ministério da Defesa não quis se pronunciar sobre o assunto e a FAB não estava imediatamente disponível para comentários

VACINAS ENCALHADAS+ AVIÕES+LUCROS FRANCESES (COM O NOSSO DINHEIRO ) É = :

Le Monde names Brazil’s Lula da Silva as “Man of the Year”

French daily Le Monde named Brazilian President Lula da Silva “Man of the Year” for “personifying a giant”. It is the first time in its history the French publication has made this designation.


Lula da Silva, who is leaving his term of office in 2010 without performing an amendment to Brazilian Constitution, "knew exactly how to be a democratic figure and fight against poverty" Le Monde depicts in its article.

The newspaper described him as "a referent to emerging countries and also to the developing world." Lula da Silva, 64, has, according to the French publication, "positioned his country in the world."

The Brazilian president will be leaving his term of office at the end of 2010, without intending to perform a constitutional amendment and, thanks to this, being unable to get re-elected. Le Monde portrays him as the one president who was able to "offer a new image to Latin America." And adds: "Lula's excellent reputation is Brazil's renovation."

The article, written by Rio de Janeiro news correspondent Jean Pierre Langellier, outlines Lula da Silva's profile and praises his administration. "Lula seems to be interested in everything: diplomacy, commerce, energy, climate, immigration, space, drugs", the articles describes.

Lula da Silva was the first Latinamerican president Barack Obama received in the White House. According to Le Monde's view, he came ahead because the former union leader has successfully directed a country that is complex, focusing on economic development, inequality and the protection of the environment. Obama referred to him “as the most popular politician in the world”.

The profile the article describes includes pros and cons. As it states: "Even though Lula da Silva has cut poverty figures and millions of Brazilians have improved their ways of living, his country remains to be one of the most unbalanced nations in the world, strongly divided between a rich south and a forgotten north."

A to-do list and "unresolved matter issues" are also included in Le Monde's article. Those are: "Primary and secondary low-level education, deficient health care system, heavy bureaucracy, inefficient police and a lazy justice."

Lula da Silva has been in the media spotlight all through 2009, thanks to his policies and the way in which he has positioned Brazil in the international focus.


Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Michael Jackson: It WAS homicide



Image Flag

MICHAEL Jackson's death certificate rules he WAS murdered, the News of the World can reveal.

We obtained a copy of the document and an amendment to it - that have never been published.

On the original July 7 certificate deputy coroner Cheryl MacWillie refuses to give a cause of death.

CLICK THE PAGES BELOW TO SEE JACKO'S DEATH CERTIFICATE


PAGE ONE | PAGE TWO

But after further probes, it is amended on August 31 by medical examiner Christopher Rogers to "homicide".

He concludes Jacko died from "acute Propofol intoxication" due to an "intra-venous injection by another".

Meanwhile Jacko's doctor Conrad Murray, 56, has hired a hotshot lawyer in case he is charged over the June 25 death.

Jacko basks in the applause at the end of his final concert in LA.

Hollywood legal eagle Michael Flanagan saved a nurse from a murder charge when she was accused of wrongly administering painkiller Propofol.

Murray already has a Houston law firm building his defence. Police affidavits say he admitted loading up Jacko, 50, with Propofol and other drugs in the hours before his death.

The prosecution is likely to use lawyer Patrick Dixon, who helped put Phil Spector behind bars.

Dr. Conrad Murray, Jacko's doctor

But yesterday a Jackson family source said: "We are all keeping our faith with the police. We want them to do this case properly and put away the man who we feel is responsible for Michael's death.

"We want the authorities though to release details of what happened to Michael in his last few hours. We want the paperwork to come out to show just what drugs were put inside him and what happened in his last few hours alive.

"Much of the documentation has been kept secret - and we can't understand it.

"We still feel that there is more than one person responsible for Michael's tragic death. Joe won't give up on getting justice for his son and a lawuit is his focus."

Last night a coroners office worker explained the void branding on the forms was issued by the health authority which holds the documents. They brand forms like this to avoid them from being used for fraudulent purposes.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Relatório da morte de Michael Jackson indica envenenamento


Conrad Murray, médico que tratava do cantor, deve ser indiciado por homicídio culposo pela procuradoria

Efe


Michael Jackson, o Rei do Pop, morto aos 50 anos em junho do ano passado

Arquivo/AE

Michael Jackson, o Rei do Pop, morto aos 50 anos em junho do ano passado

LOS ANGELES - O relatório da morte de Michael Jackson indica que sua morte foi um homicídio causado por envenenamento. A cópia do documento, que consta de duas páginas - o próprio relatório e uma correção dele mesmo - foi publicada no site do jornal britânico News of the World.

No relatório divulgado pelo site, de 7 de julho de 2009, o juiz de instrução Cheryl MacWillie não quis especificar a causa da morte.

No entanto, após reunir mais provas, o documento foi corrigido em 31 de agosto de 2009 pelo médico legista Christopher Rogers, que determinou que a morte de Michael foi um "homicídio", causado por uma "intoxicação aguda" do medicamento Propofol, introduzido no corpo do cantor por uma "injeção intravenosa realizada por outra pessoa".

O jornal afirma que a Procuradoria vai emitir uma acusação de "homicídio culposo" (sem intenção de matar) contra o doutor Conrad Murray, médico que tratava do cantor, já que admitiu ter fornecido a Michael Jackson o medicamento em questão assim como outras drogas horas antes de sua morte.

Murray já contratou um advogado caso façam tais acusações relativas à morte de Michael, aos 50 anos, em 25 de junho do ano passado, o que faria dele, por enquanto, o único acusado depois que o advogado Michael Flanagan eximiu a enfermeira que foi acusada equivocadamente pela overdose de Propofol do cantor.

A família do cantor, por sua vez, declarou que "confia na investigação policial", e diz ter certeza que há mais de uma pessoa envolvida na morte de Michael.

A notícia sobre a conclusão da investigação sobre a morte do rei do pop Michael Jackson conduzida pela Polícia de Los Angeles foi dada na sexta, pelo site TMZ, o primeiro a noticiar a morte do rei do pop. As investigações foram concluídas no final do mês de dezembro e serão divulgadas oficialmente dentro de algumas semanas.

Conforme apurou o TMZ, além da acusação de homicídio culposo, o médico Conrad Murray deverá ser acusado de negligência grave, devido ao tratamento dado ao cantor muito extremo se comparado às condutas normais.

Uma fonte não identificada disse ao site de celebridades TMZ que a investigação da polícia foi 'exaustiva' e complicada, pois o médico não violou nenhuma lei ao administrar o anestésico Propofol a Michael Jackson.

Miranda Sevcik, porta-voz de Murray em Houston e seu advogado, Edward Chernoff, disseram que o médico não comentaria e reiteraram que ele nem prescreveu nem administrou nada que pudesse ter matado Michael Jackson.

O Rei do Pop morreu em sua casa em Los Angeles, onde se encontrava sob os cuidados de Murray enquanto se preparava para uma ambiciosa turnê.

Para provar uma acusação de homicídio involuntário, as autoridades devem demonstrar que houve uma ação imprudente e temerária que envolvia um risco de morte ou de um grande dano corporal. Entre os medicamentos encontrados na casa de Jackson estava o propofol e as várias autópsias concluíram que o cantor morreu por uma intoxicação proveniente desta droga. Supõe-se que somente anestesistas profissionais possam aplicar o propofol


Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Chuva derruba árvores e parte da zona sul de SP fica sem luz


Moradores de Moema e da Aclimação foram afetados; aeroporto de Congonhas reabre após mais de 1 hora

Priscila Trindade, da Central de Notícias


SÃO PAULO - As pancadas de chuvas que atingiram São Paulo entre o final de tarde e início de noite desta segunda-feira, 11, deixam algumas ruas da cidade sem energia elétrica.


Avenida Engenheiro Eusébio Steuvaux, no bairro do Socorro, zona sul. Foto: Tiago Queiroz/AE

Segundo a AES Eletropaulo, moradores da Avenida Jurema, em Moema, e da Rua Cruz de Souza, na Aclimação, ambas vias na zona sul da capital, estão sem luz. O mau tempo derrubou galhos de árvores no sistema da empresa às 18h57 e 19h16, respectivamente. A Eletropaulo informou que equipes trabalham nos dois pontos afetados para restabelecer o serviço, ainda sem previsão para normalização.

A chuva também afetou o funcionamento do Aeroporto de Congonhas, também na zona sul. O Aeroporto ficou fechado das 18h47 às 19h58 para pousos e decolagens devido aos fortes ventos e da falta de visibilidade na região. Até às 20 horas, dos 213 voos previstos, 14 (6.6%) registraram atrasados e 13 (6.1%) foram cancelados.

O Aeroporto de Cumbica, na Grande São Paulo, operou com o auxílio de instrumentos em razão do mau tempo das 19 horas às 20h20. Das 232 partidas programadas até este horário, 42 (18.1%) atrasaram e 9 (3.9%) foram canceladas.

ALAGAMENTOS

Toda cidade entrou em estado de atenção às 18h45 e, duas horas depois, não havia deixado essa situação. Durante esse período, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), 37 pontos de alagamento foram registrados, sendo que por volta das 20h30, 30 deles ainda estavam ativos.

Os piores pontos estavam na Avenida Aricanduva, junto da Rua Colaço e da Rua Tumucumaque, sentido Itaquera; Rua Melo Freire, perto da Rua Fernandes Pinheiro e Rua Apucarana, sentido bairro, e perto da Rua Itapura, no sentido centro e na Avenida Salim Farah Maluf que concentrava três pontos de alagamento perto da Rua Padre Adelino, da Avenida Abel Ferreira, sentido Marginal e na esquina com a Rua Demétrio Ribeiro, sentido Vila Prudente.



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Venezuela: cierran cadena por supuesta especulación

CARACAS (AP) - Funcionarios de gobierno acompañados de militares cerraron el lunes de forma temporal una cadena de hipermercados que tiene como principal accionista al grupo francés Casino por sospechas de remarcaje de precios en algunos productos, tres días después que el gobierno acordó una devaluación del 64% de la moneda frente al dólar.


El cierre afectó las sedes de la cadena de hipermercado Exito en Caracas y en la ciudad occidental de Maracaibo, apenas un día después que el presidente Hugo Chávez instó a las autoridades y militares a iniciar inspecciones en los comercios y amenazó con intervenir las tiendas que especulen con los precios.

Mientras el gobierno procedía a intensificar las inspecciones, decenas de consumidores se agolparon por tercer día consecutivo en algunos comercios capitalinos para hacer compras de electrodomésticos.

Algunas de las empresas transnacionales radicadas en el país, como la petrolera española Repsol, manifestó el lunes inquietud por la devaluación y expresó que el impacto de sus inversiones será "inapreciable".

El gobierno anunció el 8 de enero la eliminación de la tasa de cambio 2,15 bolívares fuertes por dólar, vigente desde el 2005, y estableció las paridades de 2,60 bolívares fuertes por dólar y 4,30 bolívares por dólar para diversas actividades, así como regulaciones especiales para intervenir en el mercado paralelo.

La modificación cambiaria hizo saltar el lunes en cerca de 18% la cotización del tipo de cambio del llamado "mercado negro", en comparación con la tasa del pasado viernes, y se ubicó en más del doble de la paridad oficial de 2,60 bolívares por dólar.

El ajuste de la tasa de cambio implicó una devaluación del orden de 64%, indicó el lunes el economista José Guerra, ex gerente de estudios del Banco Central de Venezuela (BCV).

En el caso de la cadena Exito, Valentina Querales, directora de inspección del estatal Instituto para la Defensa de las Personas en el Acceso a los Bienes y Servicios (Indepabis), indicó que "se han encontrado algunas irregularidades tal es el caso de remarcaje de precios" en alimentos y electrodomésticos.

Además de su principal accionista francés, la cadena tiene inversiones de la corporación colombiana Exito y el grupo local Empresas Polar. La firma no emitió comentarios de momento sobre la medida de cierre temporal.

Querales detalló que unos 200 fiscales de Indepabis, acompañados de militares, realizarán en las próximas horas inspecciones en otros comercios.

El director ejecutivo de la mayor cámara de comerciantes del país, Víctor Maldonado, rechazó el lunes las amenazas de expropiación de comercios que realizó el presidente la víspera y afirmó a la cadena local Unión Radio que "lo que el gobierno logró con este tipo de cambio es que va a seguir regalando los dólares del país, y por otro lado va a tener utilidades monstruosas cuando vende los dólares y los incorpora al torrente de consumo nacional".

El ex director del BCV, Domingo Maza Zavala, afirmó que la devaluación del bolívar fuerte implicará una aceleración de la inflación del orden del 50% y afectará el poder de compra de los venezolanos que sufrirán una "pérdida de su ingreso real en una proporción entre 30% y 40%".

En reacción al anuncio de Chávez, el lunes las acciones de la corporación española Telefónica, que participa en el negocio telefonía móvil en Venezuela, cayeron algo más de un 3%, hasta los 18,5 euros (26,8 dólares), en la sesión bursátil en Madrid.

Venezuela aportó el 6,2% de los ingresos totales de Telefónica hasta el tercer trimestre del año pasado.

El analista Russell Dallen, de la empresa local Caracas Capital Markets, dijo a la AP que muchas de las multinacionales que operan en Venezuela, que repatrian sus dividendos a sus casas matrices, verán caer sus ganancias en 50% como consecuencia de la devaluación.

Venezuela viene enfrentando desde hace cuatro años una fuerte de aceleración de los precios que ha hecho que el país tenga la tasa de inflación más alta de la región a pesar de tener controles de cambio y precios. Al cierre del 2009 se alcanzó una tasa de 25,1%.

El país suramericano padece el espiral inflacionario en medio de un proceso recesivo que hizo que la economía se contrajera el año pasado en 2,9%.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

EEUU y México estrenan primer puente fronterizo en una década

REYNOSA, México (AP) - El presidente Felipe Calderón y el representante comercial estadounidense Ronald Kirk inauguraron un nuevo puente entre México y Estados Unidos, el primer nuevo puerto de entrada en esa frontera en los últimos 10 años.


Los viajeros comenzaron a cruzar el Puente Internacional Anzalduas entre Mission, Texas, y la ciudad mexicana de Reynosa el 15 de diciembre, aunque la estructura fue inaugurada oficialmente el lunes con una ceremonia de apertura que, paradójicamente, obligó a su cierre momentáneo.

En opinión del mandatario mexicano, la mejor oportunidad que tienen ambos países para generar empleos en la frontera es fortaleciendo los lazos bilaterales.

Por su parte, Kirk dijo que la apertura del puente es "un potente símbolo de nuestra vinculación".

Algunos helicópteros sobrevolaban la estructura, elementos federales de seguridad fueron desplegados a ambos lados de la frontera y todos los asistentes tuvieron que pasar a través de detectores de metales.

Calderón indicó que los puentes unen a los pueblos y elevan la competitividad de las economías.

La nueva ruta del puente, que se ubica 4,8 kilómetros (tres millas) al oeste del actual Puente internacional Hidalgo-Reynosa, evita la entrada por el centro de Reynosa y podría recortar en media hora el traslado desde la ciudad mexicana de Monterrey.

La nueva ruta recorre un tramo de 5,1 kilómetros (3,2 millas) entre los puertos de entrada de Estados Unidos y México y sólo está abierta al tránsito no comercial.

El legislador estadounidense de Laredo, Texas, Henry Cuéllar, elogió el puente como un ejemplo de los esfuerzos que buscan que los traslados en la frontera se efectúen legalmente, mientras que Calderón indicó que el comercio ayudará a mejorar la economía de ambas naciones.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Presidente colombiano rechaza excarcelación de militares implicados en DDHH

BOGOTÁ (AFP) - El presidente colombiano, Álvaro Uribe, criticó a la justicia por excarcelar a personas acusadas de cometer delitos graves, incluidos 17 militares sospechosos de asesinar a tres jóvenes, informó este lunes el gobierno en un comunicado.

"Con el debido respeto por la independencia y autonomía de la justicia, el Presidente de la República expresa su preocupación por las decisiones judiciales, las cuales alegando vencimiento de términos (procesales) han dejado en libertad a personas sindicadas", señaló la nota oficial.

Uribe consideró que las decisiones judiciales "dañan la credibilidad pública" y que conceder la libertad "por vencimiento de términos en casos de crímenes graves afecta tanto a la democracia como darla en delitos de lesa humanidad con base en la figura de la prescripción", añadió el comunicado.

La declaración del mandatario se conoció un día después de que el ministerio de Defensa ordenara que los 17 militares acusados de matar a tres jóvenes, y excarcelados por decisión de un juez civil, sean recluidos en un batallón de Bogotá a la espera de que se reinicie la pesquisa.

El juez de la causa dispuso la excarcelación de los efectivos del Ejército alegando que se había cumplido el plazo para que la Fiscalía presentara una acusación formal, aunque familiares de las víctimas dijeron que la decisión "apunta a la impunidad".

Los 17 militares, que la semana pasada recuperaron la libertad tras permanecer detenidos durante 209 días en otra guarnición castrense, están acusados de la ejecución extrajudicial de tres jóvenes de la localidad de Soacha, próxima a Bogotá.

Esos jóvenes fueron secuestrados y llevados a una región del noreste del país donde fueron asesinados y presentados por los militares como guerrilleros izquierdistas abatidos en combate, en un caso conocido en Colombia como los 'falsos positivos' y que implicaría en realidad "decenas de muertes", según activistas humanitarios.

El candidato presidencial Gustavo Petro (oposición de izquierda) dijo este lunes que la Corte Penal Internacional, bajo cuya plena competencia Colombia quedó desde noviembre pasado, podría conocer los casos que la justicia colombiana "no quiera o no pueda investigar, como el de los 'falsos positivos".



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Frente frío causa vientos e inundaciones y deja un muerto en Centroamérica

GUATEMALA (AFP) - Centroamérica se encontraba este lunes bajo un frente frío que ha provocado un drástico descenso en las temperaturas, fuertes vientos que han volado techos y derribado postes eléctricos, e inundaciones que han causado un muerto, según reportes oficiales.

En algunos países de la región los ríos han crecido y causado inundaciones que han obligado a evacuar a cientos de personas.

En Honduras, la Comisión Permanente de Contingencias (Copeco) indicó que el fenómeno llegado el fin de semana desde Norteamérica provocó intensas lluvias en la zona del Caribe, donde una persona murió y cientos de otras quedaron aisladas por las crecidas de ríos.

Los más afectados fueron residentes del municipio de Santa Fe y quienes viven en las poblaciones de San Antonio, Guadalupe y Betulia, del departamento de Colón, según Copeco.

Entre tanto, en Costa Rica la Comisión Nacional de Emergencias (CNE) elevó la alerta de 'verde' a 'amarilla' por los fuertes vientos que provocaron inundaciones, dejó casas sin techumbre y causó daños en la red eléctrica.

La CNE abrió un albergue donde trasladó 45 damnificados, a quienes les suministró frazadas, colchones y alimentos a la espera de que las aguas vuelvan a su nivel.

Las autoridades temen que los vientos arrojen las cenizas y gases del volcán Turrialba, en erupción desde hace seis días, hacia la ciudad del mismo nombre, de 80.000 habitantes, situada 10 km al sur del coloso.

El volcán de 3.328 metros de altura y situado a 40 km al este de San José, llevó a evacuar a 60 personas y amenaza a unas 8.000 cabezas de ganado desde esa zona famosa por su producción de leche y quesos.

Los registros meteorológicos indican bajas temperaturas para Guatemala, aunque el altiplano (oeste) será el más afectado pues pueden llegar a menos cero grados centígrados, dijo la Coordinadora Nacional para la Reducción de Desastres (Conred).

"Continuamos con el monitoreo del desplazamiento de la masa de aire frío y para actuar se tienen habilitados unos 15 albergues en diferentes áreas del país", manifestó un vocero de la Conred, David De León.

Unas 200 personas están en albergues, dijo Conred.

El Instituto de Estudios Territoriales de Nicaragua (Ineter) recomendó este lunes a las embarcaciones mantenerse en puerto, o navegar con precaución, debido a los fuertes vientos y oleajes por el frente frío.

La meteoróloga del Ineter, Rosalva Silva, informó en las costas del Caribe y Pacífico las olas podrían alcanzar los tres metros de altura "suficientes para hundir cualquier embarcación pequeña".

El frente ha bajado las temperaturas a 14 y 17 grados centígrados de una media de 30, sobre todo en las zonas montañosas del norte de Nicaragua.

La Dirección General de Protección Civil El Salvador también mantiene una alerta 'amarilla' ante el fenómeno climático.

El balance de daños es de 20 viviendas parcialmente destruidas, un edificio público con el techo destruido en el puerto de La Libertad, cortes de electricidad y varios árboles caídos.

"La navegación marítima, pesca artesanal, deportes acuáticos sobre lagos y mar abierto, continúa terminante prohibida", señaló el comunicado de Protección Civil.

Las lluvias alcanzaron también a la provincia panameña de Bocas del Toro, fronteriza con Costa Rica.

"Son lluvias constantes, pero muy ligeras", dijo Luz Graciela de Calzadilla, gerente de Hidrometeorología de la Empresa de Transmisión Eléctrica, quien advirtió sin embargo que el frente podría avanzar hacia otras zonas del país.



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Santuário de Fátima é pichado com referências ao islã



Os responsáveis pelo Santuário de Fátima, em Portugal, que receberá em maio a visita do papa Bento 16, informaram nesta segunda-feira que vândalos atacaram o local, pichando quatro estátuas da igreja da Santíssima Trindade, e as paredes do templo, com referências ao islã.

A nota diz que os atos ocorreram na madrugada passada e que quatro estátuas que cercam a igreja da Santíssima Trindade foram alvo de pichações "com as palavras Islã, lua, sol, muçulmano e mesquita".

As autoridades do santuário lamentaram o ocorrido e apontaram que a polícia portuguesa investiga o caso.

A polícia disse ter gravações feitas com câmeras de vigilância. Segundo fontes policiais, há no interior da igreja da Santíssima Trindade encontraram mais pichações do gênero. Para a polícia, se trata de um "ato absolutamente isolado, não organizado, nem relacionado com nenhuma organização".

As quatro estátuas pichadas representam os papas Pio 12, Paulo 6° e João Paulo 2° e o bispo D. José Alves Correia da Silva, principal responsável pelo reconhecimento das aparições da Virgem em Fátima em 1917.

O santuário de Fátima, visitado anualmente por centenas de milhares de peregrinos de todo o mundo, deve receber a visita do papa Bento 16 entre 12 e 14 de maio, quando serão realizadas cerimônias na comemoração das aparições da Virgem, reportadas por três crianças e referendadas pela igreja.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Apresentadora Hebe Camargo conversa com equipe médica. Resultado da biópsia será divulgado ainda nesta segunda-feira


Plantão | Publicada em 11/01/2010 às 20h36m

O Globo Foto de arquivo de Hebe Camargo no lançamento de seu programa novo no SBT/ Foto Fernando Dantas

SÃO PAULO - A apresentadora de TV Hebe Camargo está reunida com a equipe médica responsável por seu tratamento na unidade de terapia semi-intensiva do hospital Albert Einstein, em São Paulo. A assessoria de imprensa do hospital garante que será divulgado ainda nesta segunda-feira o resultado da análise dos nódulos retirados do peritônio (membrana que reveste a cavidade abdominal) da apresentadora. Os médicos devem se pronunciar logo após a conversa com a paciente.

É estável a condição de saúde da apresentadora, segundo o boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo. Hebe continua internada na unidade de terapia semi-intensiva do hospital, onde o horário e a quantidade de visitas são limitados.

O filho da apresentadora, Marcelo Camargo, e Paulo Calfat, neto de Lélio, ex-marido de Hebe, foram visitá-la nesta segunda-feira. O sobrinho e empresário de Hebe, Cláudio Pessuti, tem permanecido no hospital.

No sábado de manhã, Hebe foi submetida a uma videolaparoscopia para retirada de nódulos do peritônio. Há uma forte suspeita dos médicos de que a apresentadora esteja com câncer, e a cirurgia foi acompanhada pelo oncologista Sergio Simon, o mesmo que tratou de Maria Rita, mulher do cantor Roberto Carlos, já falecida. O responsável pelo tratamento de Hebe é o cirurgião gastroenterologista Antônio Luiz Vasconcellos de Macedo.

A família de Hebe não autorizou os médicos a falarem do diagnóstico, que ainda não está fechado. Os patologistas não puderem afirmar, no momento da cirurgia, se a raiz dos dos tumores era o próprio peritônio ou se eles poderiam ser uma manifestação de câncer em estágio de metástase. Já foi feita uma endoscopia digestiva, que não revelou existência de tumor no estômago.

Caso seja confirmado câncer, Hebe deverá começar o tratamento de quimioterapia esta semana no próprio hospital. Hebe foi internada na sexta-feira à noite. Ela estava nos Estados Unidos, com a família, quando começou a sentir dores abdominais. Segundo pessoas próximas à artista e seus médicos, a apresentadora tem um bom estado de saúde e não tinha apresentado outra patologia.

O oncologista Sergio Simon comanda também o CPO (Centro Paulista de Oncologia) e é especializado em terapia-alvo, um tratamento que é feito junto com a quimioterapia ou a radioterapia e que atua especificamente nas células cancerosas. A terapia-alvo destrói as células com câncer sem debilitar as células saudáveis. A ministra Dilma Roussef, pré-candidata do PT à Presidência da República, ao tratar do câncer linfático no ano passado, fez uso desse tipo de tratamento. Com o câncer em estágio inicial, a ministra tomou medicação por alguns meses e foi considerada curada pela equipe de médicos do hospital Sírio-Libanês, também de São Paulo.



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gripada, Dilma tirou 5 dias a mais de férias


Ministra retornou nesta segunda-feira, 11, ao trabalho.
Ela teria contraído gripe suína. Oficialmente, governo não confirma.

Jeferson Ribeiro Do G1, em Brasília



Brasília - O ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, chega ao Centro Cultural Banco do Brasil, no primeiro dia de trabalho depois do recesso de fim de ano. (Foto: Wilson Dias/Abr )

A ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, retomou nesta segunda-feira (11) as atividades em Brasília depois de férias estendidas em cinco dias e de se tratar de uma gripe.

Auxiliares próximos a Dilma disseram ao G1 que ela teve gripe suína. Oficialmente, a Casa Civil não confirma a informação. E a ministra ainda não havia falado em público até o início da tarde desta segunda.

O G1 apurou que a ministra descobriu que estava com a doença ao desembarcar no Brasil, depois de participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas no final do ano passado. Dilma chefiou a delegação brasileira em Copenhague, na Dinamarca.



Quando voltou da COP-15, Dilma deu expediente durante alguns dias em Brasília, mas depois sentiu os sintomas da doença e foi passar por exames no Hospital Sírio Libanês, quando teria recebido o diagnóstico de que tinha o vírus A (H1N1), da nova gripe.

Inicialmente, a ministra tinha pedido férias entre os dias 28 de dezembro e 5 de janeiro, mas teve que ampliar o período de descanso para concluir a recuperação da gripe. Na quarta-feira (6), o Diário Oficial trouxe a ampliação das férias até o dia 10. Segundo auxiliares próximos à ministra, ela tomou uma medicação e se curou definitivamente da doença.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Tremor de terra é sentido em quatro estados do Nordeste


Epicentro foi no Rio Grande do Norte, segundo laboratório sismológico.
Abalo teve reflexos em Pernambuco, Ceará e Paraíba.

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo


Terra volta a tremer no Rio Grande do Norte (Foto: Reprodução/Site do Observatório Sismológico)

O tremor de terra registrado no Rio Grande do Norte, às 14h (horário de Brasília), teve reflexos no Ceará, em Pernambuco e na Paraíba. As informações preliminares do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) indicam que a magnitude do tremor atingiu 3,8 na escala Richter, mas os dados das estações medidoras seguem em análise dos técnicos.

Segundo Eduardo Alexandre Menezes, do laboratório sismológico da UFRN, o epicentro do tremor pode ter sido em Poço Branco (RN), Taipu (RN) e João Câmara (RN), região que já viveu o susto de um abalo no sábado (9).



O tremor desta segunda-feira foi sentido em um raio de 300 quilômetros do epicentro e atingiu cidades dos estados vizinhos. "Estamos calculando a profundidade do tremor para sabermos a intensidade sísmica percebida pela população local", disse Menezes.

De acordo com Sérgio Leocádio, da Secretaria de Defesa Social de Natal, até as 17h (horário de Brasília), não houve registros de pedidos de socorro ou comunicação de imóveis danificados após o tremor na capital potiguar.

A administração do Natal Shopping informou que os clientes sentiram o abalo no horário de pico (almoço), quando algumas pessoas frequentavam a praça de alimentação. Por dia, cerca de 20 mil pessoas circulam pelo estabelecimento, mas não há como precisar quantas estavam no shopping no momento do tremor. Ninguém ficou ferido e não houve danos na estrututura do prédio.

Série de abalos

Joaquim Ferreira, coordenador do laboratório sismológico da UFRN, disse ao G1 que temia que novos tremores pudessem ser registrados no estado após o primeiro abalo ocorrido no sábado. Naquela ocasião, o tremor foi sentido em João Câmara, Poço Branco (RN), Taipu (RN), Ceará-Mirim (RN) e em alguns bairros de Natal.

O tremor de terra registrado no sábado foi maior do que os equipamentos apontaram inicialmente e teve epicentro em Taipu (RN), local diferente do que havia sido apontado pelas estações medidoras. Uma nova medição de técnicos potiguares indicou que o abalo atingiu magnitude de 2,7 graus, podendo chegar a até 3 graus na escala Richter.

A magnitude preliminar aferida pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) foi de 2 graus na escala Richter, com epicentro em João Câmara (RN).

O coordenador afirmou que os últimos registros de tremores na região ocorreram em 1997.

Tremores em 2010

Este foi o segundo registro de tremor no prazo de uma semana no país. No sábado (2), os equipamentos do observatório registraram um tremor em Sobral (CE), que atingiu magnitude de 2,7 graus na escala Richter.

Casos recentes

Dois equipamentos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) registraram dois abalos em Presidente Figueiredo (AM), em 30 de dezembro de 2009. Cada um dos tremores atingiu 2,4 e 3 graus na escala Richter.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Quadro clínico de Hebe aponta para câncer com metástase




hebe camargo Foto: Carlos Zambrotti e Roberto Filho/AgNews

Hebe Camargo tem uma batalha pela frente
09 de janeiro de 2010
Foto: Carlos Zambrotti e Roberto Filho/AgNews


Odair Del Pozzo
De São Paulo

Hebe Camargo tem câncer na região do peritônio. Isso os médicos já sabem. O Terra apurou que os especialistas querem agora encontrar a raiz do tumor, já que esses nódulos, ao que tudo indica, são uma carcinomatose peritonial, ou seja, metástase. A malignidade dos tumores foi constatada na hora. A biópsia mais demorada deverá indicar de onde ele vem.

Ao lado do gastrocirurgião Antonio Macedo estava o oncologista Sérgio Simon, o mesmo que cuidou de Maria Rita, mulher de Roberto Carlos. Por precaução, devido à idade avançada de Hebe, 80 anos, o neurocirurgião Wanderley Cerqueira também estava na sala.

Muito provavelmente, Hebe deverá ser submetida a sessões de quimioterapia, mas a estratégia de tratamento só será definida com o resultado dos exames.

A informação não foi confirmada pela assessoria do Hospital Albert Einstein e ainda não há previsão de alta.



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Hebe Camargo recebe visita de 'neto' em hospital




Hebe Camargo sorri para os fotógrafos Foto: Orlando Oliveira/AgNews

Hebe Camargo está internada na Unidade de Terapia Semi-Intensiva do Hospital Israelita Albert Eistein
10 de dezembro de 2009
Foto: Orlando Oliveira/AgNews


Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

Paulo Calfat, neto de Lélio, ex-marido de Hebe Camargo, compareceu ao Hospital Israelita Albert Eisntein na tarde desta segunda-feira (11) para fazer uma visita à apresentadora.

Paulo levou uma carta para entregar à estrela do SBT, a quem chama de avó, além de livros para o sobrinho e empresário de Hebe, Cláudio Pessuti, que tem permanecido no hospital.

"Estou confiante que ela possa sair daqui bem", disse Calfat.

O resultado da análise dos nódulos retirados da região do abdome de Hebe, no último sábado (9), está previsto para ser divulgado às 19h30 desta segunda-feira (11).

Internação

A apresentadora do SBT Hebe Camargo, 80 anos, foi internada na sexta-feira, dia 8 de janeiro, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para a realização de uma cirurgia na região do abdome.

Hebe chegou sorridente ao hospital e brincou com os funcionários do local. Às 7h30 de sábado (9), ela foi submetida a uma laparoscopia diagnóstica - um exame invasivo realizado sob anestesia geral do paciente. No exame foram localizados nódulos na região do abdome da apresentadora que serão analisados para posterior diagnóstico.

Segundo informações apuradas pelo colunista Odair Del Pozzo, do Terra, Hebe Camargo tem câncer na região do peritônio e os médicos estariam agora investigando a raiz do tumor, já que os nódulos encontrados seriam uma carcinomatose peritonial, ou seja, metástase. A malignidade dos tumores teria sido constatada na hora. Esta informação porém, ainda não foi oficialmente confirmada pela equipe médica do hospital paulista.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ares de maracutaia


domingo, 10 de janeiro de 2010 | 17:49

maracutaia

O leitor deste blog sabe. A compra de 36 caças Rafale, fabricados pela francesa Dassault Aviation, para substituir os modelos obsoletos da Força Aérea Brasileira (FAB), está decidida e sacramentada desde julho de 2009. Lula, quem decide, manifestou a escolha por três vezes. Nos últimos 6 meses, acompanhou-se um jogo de cartas marcadas. Veio junto a tentativa oficial, primitiva e enfadonha, de manter aparências do que nunca foi uma licitação pública.

A questão mais interessante agora não é qual será o avião de combate do projeto F-X2, mas por que Lula escolheu o Rafale?

O governo deixa entender tratar-se de escolha política do executivo. É verdade. Justifica a opção como parte de celebrada parceria estratégica com a França cuja estampa mais colorida é manifesto anti-americanismo e na qual, envolve a compra de helicópteros, submarinos convencionais e o casco do primeiro deles de fabricação nacional à propulsão nuclear. Em horizonte mais distante, cogita-se também a construção de um porta-aviões com caças Rafale equipados de trens de pouso reforçados e por que não, perguntam eles, a substituição dos 120 caças restantes da FAB, uma vez que o avião de combate francês se presta ao serviço. O Rafale foi projetado para o desempenho de multiplas funções.

Em contrapartida ao maior gasto da história militar do país e o mais longo, 10 bilhões de euros a serem pagos durante 7 mandatos presidenciais, a França seria forte aliada às ambições brasileiras nos foros internacionais, em questões financeiras, comerciais, de segurança e ambientais. A cereja em cima do bolo proposto na bandeja francesa é o apoio à velha reivindicação brasileira de uma cadeira verde amarela e cativa no Conselho de Segurança da ONU - custa apenas retórica e mais zero euro.

A moeda de troca francesa lembra o queijo camembert - duro por fora e mole no interior - é de difícil aferição, mas sobretudo, tem valor incerto. A transação dos Rafale seria como se decidissem comprar um apartamento à beira-mar do vizinho onde o preço do imóvel é mero detalhe e a motivação da aquisição estaria baseada na promessa de que, sempre que houvesse uma disputa na reunião de condomínio, o vendedor faria campanha para o voto no lado do comprador.

Portanto, não é por acaso que o governo Lula reforça a argumentação em favor dos franceses evidenciando a transferência de tecnologias críticas, aspecto da concorrência, no qual os felizardos eleitos por antecipação seriam os melhores candidatos. Infla-se o peito quando referem à entrega do código fonte, o cérebro do caça francês, mas há silêncio absoluto sobre o motor do avião. O Brasil não receberá nem o desenho de parafuso, porca ou ruela que integra o sistema de propulsão do Rafale, o M88 fabricado pela francesa Snecma. Sabe-se que existem mais países que possuem a bomba atômica do que aqueles que fabricam motores de aeronaves de combate.

Causa bastante estranheza o resultado de uma licitação ser anunciado antes da hora. É sem dúvida muito pouco convencional encomendar parecer técnico a quem realmente entende - e que será o usuário final - para depois considerar o estudo mero aspecto cosmético. Pior: exigir alterações no relatório para não causar constrangimentos. Se a opinião da FAB não tem influência, por que ela foi consultada? Se uma avaliação não hierarquiza os concorrentes em uma licitação, para que ela serve? Chamaram a FAB para participar do processo à condição de que os brigadeiros sonegassem a sua opinião a quem vai pagar a conta, o contribuinte brasileiro. Perguntem se a França compraria do Brasil sequer um cartucho de carabina para caçar esquilos em gramado de base aérea sem o aval de seus militares?

Adicione a prática frequente — e regulamentada pela legislação! — de pagamentos de comissões pelo governo francês para facilitar a venda de seus armamentos. O Rafale está exposto na prateleira há mais de uma década; salvo a França, onde é fabricado, não foi comprado por ninguém. O Brasil inicia ano eleitoral, época em que os partidos políticos procuram melhorar a tesouraria. Pode até ser uma dessas raríssimas exceções da história onde procedimentos pouco ortodoxos e a falta de transparência esconde um processo lícito, mas ninguém pode ser cobrado desta vez de tomar emprestado termo do vocabulário do presidente Lula. A licitação dos caças para FAB não é só um “fechem o bico, quem manda sou eu”, em mais uma atitude fora do lugar do presidente, ela tem ares de maracutaia.


Por Antonio Ribeiro

Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters