[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 6 de abril de 2010

O JÚRI - Teatro ou Realidade?



O Júri está na moda. É pauta nas mesas de bar, nas salas de aula, nos jornais, na internet e nas casas dos brasileiros. Antes relegado a condição de simples expediente judiciário, o fato é que a condenação dos acusados pela morte da menina Isabela Nardoni reinseriu o júri na ordem do dia.É certo que a população não aplaudiu o júri, mas a condenação dos acusados. Se estes fossem absolvidos, o júri seria atacado a pauladas pelos justiceiros de plantão que (de)formam a opinião pública.

Mas a razão do artigo é outra: tematizar o júri contrapondo tópicos divergentes que polarizam opiniões a favor e contra a sua existência.
Acusação ao Júri feita pelos doutos em Direito:

1) O Júri não é democrático porque a escolha de jurado é fruto de sorteio e onde há sorteio não há democracia;
2) O Júri não faz justiça porque jurado é leigo e não conhece a ciência Direito;
3) O Júri é incapaz de realizar um julgamento justo porque os jurados não conhecem detidamente o processo, ficando refém dos discursos da acusação e da defesa;
4) O Júri é vulnerável às influências políticas, principalmente no interior onde os líderes locais dominam e submetem a consciência dos jurados;
5) O Júri é facilmente manipulável pela força poderosa da mídia, de forma que seus julgamentos refletem a vontade da imprensa, quase sempre condenatória.

Defesa do Júri promovida pelos estudiosos:

1) Os jurados não julgam o direito, mas o fato e para fazê-lo não é preciso ter domínio da técnica jurídica;
2) Se é verdade que os jurados sofrem influência de líderes e autoridades políticas no interior, é fato que os magistrados também são passíveis de sofrer pressão – mais insinuante e sofisticada – mas nem por isso se defende a extinção da magistratura;
3) O Júri é reconhecido pelo próprio legislador como importante à medida em que julga os acusados de cometerem o crime que atenta contra o bem mais preciosos: a vida;
4) O Júri não deixa de ser democrático porque há sorteio uma vez que o jurado é sorteado depois que o juiz o escolhe, por seleção, dentre as pessoas de bem das comarcas. Ora, se forem mal escolhidos, a culpa é do juiz togado e nem por isso há quem defenda a extinção da magistratura;
Na qualidade de advogado há dezoito anos, todos eles dedicados à defesa na área criminal, após muito refletir sobre o Júri, cheguei à seguinte conclusão:

1) O Júri é democrático. Aliás, é mais até que o julgamento feito pelo juiz singular pois no júri são sete que julgam;
2) O Júri não produz injustiça porque composto por jurados leigos, afinal a técnica não é garantia de justiça, pois se assim fosse não haveria tanta reforma de sentença em instância superior;
3) O Júri não é falho porque julga apressado, pois os jurados têm tempo suficiente para se inteirar da causa. Podem ler o processo, consultar peças e perguntar ao juiz para esclarecer as dúvidas. Além disso, presenciam o interrogatório, o relatório do processo e os debates, resultando em várias horas de convivência direta com o processo, as partes e o ambiente do julgamento;
4) O Júri não é inviável pelo fato de os jurados serem suscetíveis a pressão política. Ora, pressão até Juiz, Desembargador e Ministros sofrem. Um erro não justifica o outro. Se o problema é a pressão, acabemos com a pressão e não com o Júri. Além disso, o voto do jurado é secreto, o que constitui um mecanismo de defesa da sua independência;

Afinal, o Júri é TEATRO ou REALIDADE?

Não, o Júri não é uma encenação teatral de atores frustrados. A retórica é uma ciência, aliás levada muito a sério em faculdades norte-americanas, de forma que, lembrando Edilson Mougenot Bonfim, “SE É TEATRO, NÃO O É DE FALSA ENCENAÇÃO; JAMAIS DE HIPOCRISIA, NUNCA DE MERCANCIA.”

Sócio desinteressado da democracia, o Júri é uma conquista da civilização e o seu destino não é a escuridão do desprezo e do esquecimento, mas a ribalta iluminada que expõe o compromisso do Judiciário com a mais autêntica Democracia, afinal se o Direito é de domínio dos técnicos, a Justiça é sentimento que não se aprende nos cursos de Direito, de forma que só a sabedoria do povo, enquanto fundamento constitucional do poder, é digno desta sagrada missão.

Enfim, o Direito é a métrica da poesia; Justiça é a inspiração que a torna bela.

FÁBIO TRAD. Advogado, Professor Universitário e Ex-Presidente da OAB-MS (2007-09).


http://www.capitalnews.com.br/ver_col.php?artigo=lista&idCol=182&idArt=1133&nomeCol=Dr.%20Fabio%20Trad&cat=Colunistas


LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Glória Perez discute com Ratinho por causa de Guilherme de Pádua



Entrevista realizada por apresentador do SBT motivou briga pelo Twitter nesta terça-feira (6)

Da Redação

Ratinho e Glória Perez brigaram pelo Twitter
Ratinho e Glória Perez brigaram pelo Twitter

A autora Glória Perez discutiu com o apresentador Ratinho, pelo Twitter, por causa de uma entrevista dele com Guilherme de Pádua, assassino da filha de Glória, Daniela Perez, morta em 1992.

Glória considerou a atitude do apresentador, que ressuscitou a história, lastimável e voltou a chamar Pádua de “psicopata”. “Venha até meu Twitter conhecer de verdade o assassino que vai entrevistar”, escreveu a autora, que colocou diversos links com notícias sobre o assassinato de Daniela.

Ratinho não deixou por menos e justificou sua entrevista dizendo que queria “esclarecer sobre alguns casos que foram polêmicos e que tiveram impactos na opinião pública". Glória Perez não gostou, e voltou a questionar o apresentador do SBT. “O que é que ainda falta esclarecer, Ratinho? Será que não basta?”.

Mesmo com a indignação de Glória Perez, Ratinho ainda continuou tentando justificar a pauta de seu programa. “Essa matéria é pra saber perante a opinião pública se estes crimes hediondos já foram esquecidos ou ainda estão vivos na memória popular".

Glória Perez rebateu novamente, questionando novamente Ratinho sobre o que o programa dele gostaria de esclarecer e quis saber se ele iria falar de casos como o de Suzane Richtofen e Alexandre Nardoni. “Um psicopata que embosca e mata colega de trabalho por causa de papel e ainda vai dar pêsames à família, já não disse a que veio?", irritou-se.

Ratinho tentou contemporizar, dizendo que tem três filhos e três netas e que “nada apaga a dor da perda de um filho”. “Na verdade, tento colaborar para que estes casos não fiquem esquecidos e a nova geração tome conhecimento do que aconteceu anos atrás".

Antes de “encerrar” a discussão, Glória Perez finalizou mostrando-se decepcionada com Ratinho. “Que decepção! Eu apertei sua mão nos tempos em que você se indignava com assassinatos covardes!".


(Ele é um apresentador, vai entrevistar o Guilherme , chamou-o até a os estudios na emissora, não foi sentar na plateia do julgamento de uma desconhecida para impressionar e pressionar o juri, não foi escancarar a "solidariedade" garanto que nem sabe porque , torcendo como os "réus" não confessos, se danassem , sem se preocupar com a familia, os filhos , a destruição das vidas desses que podem sim ser inocentes. O Guilherme , confessou o crime, foi a juri , foi condenado merecidamente, deveria ter ficado mais tempo preso e etc.. , mas a realidade é que ele esta livre e o Ratinho não esta sendo hipócrita, quem ressuscitou o caso da DANI foi a própria Glória indo ao julgamento , dando entrevistas sobre o mesmo e ainda se derramando em elogios ao promotor desesperado, que só protegeu a policia &CIA., pois Isabella ficou de escanteio, o que julgado foram outros interesses e não a verdade sobre o crime AGORA AGUENTA!)

LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Light divulga telefone para atender as ocorrências de emergência


Rio - As equipes da Light estão mobilizadas para atender as ocorrências de emergência e restabelecer o fornecimento de energia em trechos de ruas de alguns bairros. A Light esclarece aos seus clientes que está com um grande volume de ligações. A empresa, no dia de hoje, concentra seu call center nos atendimentos de emergência pelo Disque-Light Emergência (0800-0210-196). As agências comerciais da Barra da Tijuca, Copacabana, Ilha do Governador e Santa Cruz não realizam atendimento hoje. As outras unidades estão operando de forma emergencial.

Neste momento, a empresa trabalha com 60% do efetivo e continua em contato com residências de funcionários para viabilizar o transporte ao local de trabalho. A Light registra interrupções em trechos de ruas dos seguintes bairros: Tijuca, Botafogo, Ilha do Governador, Barra da Tijuca, Laranjeiras, São Conrado, Santa Teresa e Rio Comprido. Especificamente em Botafogo, o alagamento de galerias subterrâneas e acúmulo de detritos dificultam o acesso aos cabos e equipamentos.

Na estrada Grajaú-Jacarepaguá, os técnicos da empresa continuam trabalhando para restabelecer o fornecimento, onde houve queda de postes após deslizamento de terra. Equipes da Light também estão em Santa Teresa, Morro do Borel, Andaraí, Horto e Alto da Boa Vista para realizar manutenção em postes e na fiação elétrica, danificados por deslizamentos e pela queda de galhos de árvores. No Morro do Borel e no Andaraí, a Light auxilia o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

Devido aos alagamentos, as equipes encontram dificuldades para acessar alguns locais que necessitam de reparos ou manutenção corretiva. Nessas circunstâncias, para prevenir que as pessoas fiquem presas nos elevadores devido a eventuais interrupções no fornecimento de energia, a Light recomenda que, sempre que possível, dêem preferência ao uso das escadas.

O fornecimento foi restabelecido em trechos da Taquara, Recreio, Vila Isabel e São Cristóvão.





LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Caso Nardoni: Mãe de Isabella participa hoje do 'Superpop' ao vivo


Morre 19ª criança sem vaga em UTI em Imperatriz-MA
06 de abril de 2010 | 17h 14

*

WILSON LIMA - Agência Estado

Subiu para dezenove o número de crianças mortas por falta de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município de Imperatriz (MA), cidade a 636 quilômetros de São Luís. A última vítima foi um garoto de apenas um ano de idade, que morreu ontem. Durante o recesso da Semana Santa, uma outra criança morreu no município por falta de leitos de UTI. Desde o início de 2009, o número de mortes de crianças por falta de UTI, mesmo com liminares que lhe garantisse o atendimento, chega a 62.

Sofrendo de pneumonia, o garoto que morreu ontem estava internado há 18 dias no Hospital Regional Materno Infantil. Às 15h de ontem, a Justiça maranhense determinou que a unidade de saúde conseguisse um leito para o garoto. Os oficiais de Justiça da Vara de Infância e Juventude de Imperatriz ainda correram para encaminhar a liminar à direção do hospital, mas não houve tempo para salvá-lo. A criança morreu cerca de 20 minutos após conseguir a vaga.

Após a crise da saúde no município, o governo federal anunciou a abertura de mais 10 leitos de UTI pediátrica, quatro leitos de UTI adulta e 27 neonatais. O Ministério da Saúde também sinalizou com o aporte de R$ 11,3 milhões para ampliar a rede de saúde. Mesmo assim, a promotoria da Infância e Juventude ainda recebe liminares de pais em busca de leitos de UTI na cidade.

Nesta terça-feira, o promotor João Marcelo Trovão instaurou mais uma ação cautelar para garantir atendimento a outra criança. "Enquanto não houver mudanças, o número (de crianças mortas por falta de UTI) deve aumentar", estimou o promotor.









A mãe de Isabella Nardoni, Ana Carolina de Oliveira, participa hoje à noite, ao vivo, do programa "Superpop", apresentado por Luciana Gimenez na Rede TV!, a partir das 21h45m. Depois da condenação do casal Nardoni pelo assassinato da menina, esta é a primeira vez que ela participa de um programa de TV ao vivo.

O "Superpop" também vai exibir uma entrevista com o promotor Francisco Cembranelli, que vai revelar detalhes do julgamento e apontar o momento determinante para o desfecho do caso.





LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Persegição? Juiz nega novo júri popular a pai e madrasta de Isabella Nardoni



Rosanne D'Agostino
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá não terão direito a protesto por novo júri, decidiu nesta terça-feira (6) o juiz Maurício Fossen, do 2º Tribunal do Júri do Fórum de Santana. A defesa do casal entrou com o recurso na quarta (31) pedindo a anulação da condenação do pai e madrasta de Isabella, considerados culpados na madrugada de sábado (27) em júri popular pela morte da menina que caiu da janela do 6º andar do edifício London, capital paulista, em março de 2008.


Alexandre foi condenado a 31 anos, um mês e dez dias de prisão por homicídio triplamente qualificado (meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima, e para garantir a ocultação de crime anterior), e Anna Jatobá, a 26 anos e oito meses.

No pedido, a defesa do casal argumentou que a mudança no Código do Processo Penal, que extinguiu o chamado protesto por novo júri (dispositivo que prevê direito a um novo julgamento a condenados a penas superiores a 20 anos de prisão) ocorreu cinco meses após o crime, portanto, o casal teria direito ao novo julgamento.

Maurício Fossen, porém, seguiu o mesmo entendimento que o de especialistas ouvidos pelo UOL Notícias. Como se trata de uma mudança no processo, e não no próprio Código Penal, que diz respeito ao crime em si, a alteração é aplicável imediatamente, ou seja, passa a valer para todos os casos, posteriores ou anteriores, a partir da data da mudança no código. Assim, o recurso foi aceito somente como apelação contra o veredicto do dia 27 de março.


"Aqueles que entendem ser ainda cabível o protesto por novo júri em relação àqueles delitos que teriam sido praticados antes da entrada em vigor da Lei nº 11.689/2008, baseiam-se na alegação de que o dispositivo legal que previa a existência daquele recurso (art. 607 do CPP) possuía natureza jurídica de cunho misto, ou seja, tanto processual, quanto penal. Contudo, ouso discordar desse posicionamento por filiar-me àquela corrente contrária que entende tratar-se de norma jurídica com natureza exclusivamente processual", escreveu o juiz em sua decisão. A defesa ainda pode recorrer ao Tribunal de Justiça de SP.

Especialistas
“A regra é que a legislação penal retroage em benefício do réu. É o que ocorreu, por exemplo, quando foi alterada a progressão de regime para crimes hediondos. Agora, quando essa mudança é na lei processual, ela não retroage. O meu entendimento, lamentavelmente, porque sou um defensor do protesto por novo júri, é de que não haverá novo julgamento”, afirma o criminalista Tales Castelo Branco.

A mesma opinião tem o promotor Roberto Tardelli. “Muitos advogados vão dizer que retroage, mas, para mim, o fato gerador aqui é a condenação, e não o crime. É um ato processual, portanto, não retroage. Essa mudança não afetou o direito de ampla defesa, contraditório. Eles terão que comprovar que houve uma quebra de isonomia. Acho que o argumento da defesa é frágil e dificilmente será aceito”, diz o membro do Ministério Público paulista.

Castelo Branco, porém, afirma que uma interpretação “benevolente” do dispositivo poderia beneficiar o casal. “Não podemos deixar de verificar que esse dispositivo, na verdade, diz muito respeito ao direito penal. Uma visão mais humanitária poderia considerar que esse direito deveria fazer parte do Código Penal, porque tem uma relação estreita, muito íntima com ele. Mais próxima à aplicação da pena do que ao processo. Então, se não houver essa opinião ortodoxa, poderia, sim, retroagir”, diz o especialista em direito penal.

Já para o ex-juiz Luiz Flávio Gomes, o código não deve prejudicar os que cometeram o crime antes da sua alteração, portanto, juridicamente, o casal teria sim o direito a um novo júri. “Ainda assim, eu acho que é muito difícil o tribunal conceder e não acho que seja aconselhável nesse caso. Depois de tudo o que nós vivemos [o criminalista acompanhou o júri popular no Fórum de Santana], emocionalmente, será que vale a pena para eles [casal] fazer tudo de novo?”, questiona. “Eu, se fosse o defensor, não faria isso. Todas as provas já foram apresentadas, e o casal não tem chance nenhuma num outro júri”, finaliza.

( É SEMPRE O MESMO JUIZ PARA TUDO!? PARA NEGAR TODOS OS PEDIDOS DA DEFESA, NO JULGAMENTO ERA ELE O JUIZ QUE PRESIDIA , QUEM OS MANDOU PRESOS TAMBEM FOI ELE! COMO ASSIM? O que há de tão especial nesse caso que nem muda o Juiz? E é claro que se ele disse não,e os manteve preso, não vai "mudar" de idéia. ESSE CASO É UM ASSOMBRO EM TODOS OS SENTIDOS!)


'A sociedade não é palhaça', QUEM SERIA ENTÃO ?


Júri jovem e inexperiente é pior para a defesa


Tudo Global (Blogue) - 25 Mar 2010
Nesta quinta-feira (25), os réus responderão a perguntas da defesa, da acusação, do juiz Maurício Fossen e até mesmo dos jurados. ...



  1. Couple Convicted of Killing 5-Year-Old Brazilian Girl


    Latin American Herald Tribune - 27 Mar 2010
    Judge Mauricio Fossen read the sentence against the defendants after the jury of seven, four women and three men, arrived at their verdict after five days ...
    Child-Murder Trial Ends In Conviction‎ - OhmyNews International
    Historic Trail in Brazil‎ - MyNews.in
    all 9 news articles »

  2. Consultor Jurídico (liberação de imprensa)

    Juiz nega pedido de novo júri para casal Nardoni


    veja.com - 3 hours ago
    O juiz Maurício Fossen negou, nesta terça-feira, pedido feito pela defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá para levar o casal a novo julgamento. ...
    Caso Isabella: Juiz nega novo júri para o casal Nardoni‎ - O Globo
    Juiz nega pedido de novo júri para casal Nardoni‎ - G1.com.br
    Juiz nega pedido de novo júri ao casal Nardoni‎ - Estadão
    Último Segundo - Correio Braziliense
    all 48 news articles »
  3. Justiça nega pedido de novo júri para casal Nardoni


    Terra Brasil - 4 hours ago
    O juiz Maurício Fossen, da 2ª Vara do Júri do Fórum de Santana, negou o pedido de um novo júri feito pela defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina ...

  4. Vooz

    Caso Isabella: Juiz Maurício Fossen libera mãe da menina


    O Globo - 25 Mar 2010
    SÃO PAULO - O juiz Maurício Fossen informou, logo após o encerramento do quarto dia do julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, ...
    Confira os momentos marcantes do julgamento dos Nardoni‎ - Terra Brasil
    Acompanhe agora o anúncio da sentença do julgamento do casal Nardoni‎ - Último Segundo
    G1.com.br - Zero Hora
    all 2918 news articles »

  5. ClickPB

    BOM DIA conversa com os pais do juiz Maurício Fossen


    Bom Dia Sorocaba - 27 Mar 2010
    Após o anúncio da condenação pelo juiz Maurício Fossen, ao vivo, na maioria dos canais de televisão, seu pais, o ex-prefeito Ary Fossen e Marialice, ...
    Juiz chorou na morte do cachorro dos filhos‎ - Zero Hora
    Juristas se dividem sobre decisão de Maurício‎ - R7
    Sentença do julgamento do casal Nardoni deve sair só no sábado‎ - Último Segundo
    Midiamax - ClickPB
    all 10 news articles »

  6. R7

    Advogado do casal Nardoni formaliza pedido de novo júri


    G1.com.br - 5 days ago
    ... Isabella Nardoni, já havia assinado o pedido de recurso na madrugada de sábado (27), assim que a sentença foi anunciada pelo juiz Maurício Fossen. ...
    Defesa do casal Nardoni entra com pedido de anulação do julgamento‎ - Band
    Brecha jurídica poderia tirar casal Nardoni da cadeia‎ - veja.com
    Advogado dos Nardoni entra com pedido para anular julgamento‎ - Terra Brasil
    O Dia Online - Diário do Grande ABC
    all 202 news articles »
  7. Amigos descrevem juiz como religioso e ligado à família


    Estadão - 22 Mar 2010
    Aos 41 anos, o juiz Maurício Fossen, que preside o julgamento do casal Nardoni, é pouco conhecido pelos advogados criminalistas mais famosos da cidade. ...
    Escolha favorece acusação‎ - Diário Catarinense
    Adiamento negado » Juiz escolhe jurados do julgamento do casal Nardoni‎ - UAI
    all 7 news articles »

  8. Band

    Perita defende uso de reagente e diz que local do crime foi bem ...


    Estadão - 24 Mar 2010
    "Esse foi o local de crime mais bem preservado em que já atuei", afirmou, como resposta a uma das perguntas do juiz Maurício Fossen. ...
    Irmão de Isabella pode ter marcado porta com sangue, diz perita‎ - R7
    TAMANHO DA LETRA‎ - UAI
    all 39 news articles »

  9. Marataízes

    Advogado formaliza pedido de novo júri


    I Bahia - 5 days ago
    ... Isabella Nardoni, já havia assinado o pedido de recurso na madrugada de sábado (27), assim que a sentença foi anunciada pelo juiz Maurício Fossen. ...
    Tensão e interesse‎ - Paraná-Online (Assinatura)
    Advogado pede anulação‎ - Diário do Nordeste (Assinatura)
    all 51 news articles »
  10. Juiz retira madrasta de Isabella do plenário por chorar muito


    Terra Brasil - 26 Mar 2010
    A madrasta da menina Isabella Nardoni, ré no julgamento do assassinato da garota, foi retirada pelo juiz Maurício Fossen do plenário por duas vezes, ...

  1. Vooz

    Caso Isabella: Juiz Maurício Fossen libera mãe da menina


    O Globo - 25 Mar 2010
    SÃO PAULO - O juiz Maurício Fossen informou, logo após o encerramento do quarto dia do julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, ...
    Confira os momentos marcantes do julgamento dos Nardoni‎ - Terra Brasil
    No 4º dia de júri, casal Nardoni chora e nega ter assassinado Isabella‎ - G1.com.br
    Último Segundo - JB Online
    all 2918 news articles »

  2. Consultor Jurídico (liberação de imprensa)

    Juiz nega pedido de novo júri para casal Nardoni


    veja.com - 3 hours ago
    O juiz Maurício Fossen negou, nesta terça-feira, pedido feito pela defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá para levar o casal a novo julgamento. ...
    Caso Isabella: Juiz nega novo júri para o casal Nardoni‎ - O Globo
    Juiz nega pedido de novo júri para casal Nardoni‎ - G1.com.br
    Juiz nega pedido de novo júri ao casal Nardoni‎ - Estadão
    Último Segundo - Correio Braziliense
    all 48 news articles »

  3. ClickPB

    BOM DIA conversa com os pais do juiz Maurício Fossen


    Bom Dia Sorocaba - 27 Mar 2010
    Após o anúncio da condenação pelo juiz Maurício Fossen, ao vivo, na maioria dos canais de televisão, seu pais, o ex-prefeito Ary Fossen e Marialice, ...
    Juiz chorou na morte do cachorro dos filhos‎ - Zero Hora
    Juristas se dividem sobre decisão de Maurício‎ - R7
    Sentença do julgamento do casal Nardoni deve sair só no sábado‎ - Último Segundo
    Midiamax - ClickPB
    all 10 news articles »
  4. Amigos descrevem juiz como religioso e ligado à família


    Estadão - 22 Mar 2010
    Aos 41 anos, o juiz Maurício Fossen, que preside o julgamento do casal Nardoni, é pouco conhecido pelos advogados criminalistas mais famosos da cidade. ...
    Escolha favorece acusação‎ - Diário Catarinense
    Adiamento negado » Juiz escolhe jurados do julgamento do casal Nardoni‎ - UAI
    all 7 news articles »

  5. Band

    Perita defende uso de reagente e diz que local do crime foi bem ...


    Estadão - 24 Mar 2010
    "Esse foi o local de crime mais bem preservado em que já atuei", afirmou, como resposta a uma das perguntas do juiz Maurício Fossen. ...
    Irmão de Isabella pode ter marcado porta com sangue, diz perita‎ - R7
    TAMANHO DA LETRA‎ - UAI
    all 39 news articles »
  6. Julgamento do casal Nardoni pode durar cinco dias com aumento de ...


    Circuito Mato Grosso - 11 Mar 2010
    A previsão do aumento da duração do julgamento é do juiz Maurício Fossen, que irá conduzir o júri, conforme informações da assessoria de imprensa do ...
    Caso Isabella: julgamento do casal Nardoni deve durar cinco dias‎ - SRZD
    Número de testemunhas pode fazer júri do casal Nardoni durar até 5 ...‎ - G1.com.br
    Júri do casal Nardoni deverá durar cinco dias‎ - Diário do Grande ABC
    Jornal Correio do Povo de Alagoas
    all 49 news articles »

  7. R7

    Advogado do casal Nardoni formaliza pedido de novo júri


    G1.com.br - 5 days ago
    ... Isabella Nardoni, já havia assinado o pedido de recurso na madrugada de sábado (27), assim que a sentença foi anunciada pelo juiz Maurício Fossen. ...
    Defesa do casal Nardoni entra com pedido de anulação do julgamento‎ - Band
    Brecha jurídica poderia tirar casal Nardoni da cadeia‎ - veja.com
    Advogado dos Nardoni entra com pedido para anular julgamento‎ - Terra Brasil
    O Dia Online - Diário do Grande ABC
    all 202 news articles »
  8. Juiz retira madrasta de Isabella do plenário por chorar muito


    Terra Brasil - 26 Mar 2010
    A madrasta da menina Isabella Nardoni, ré no julgamento do assassinato da garota, foi retirada pelo juiz Maurício Fossen do plenário por duas vezes, ...
  9. Recomeça o julgamento e mãe de Isabella deve ser primeira a ser ouvida


    Extra Online - 22 Mar 2010
    O juiz Maurício Fossen explica, nesse momento, aos jurados como funciona o júri. Depois disso, será feita a leitura da sentença de pronúncia, que deve durar ...
    Caso Isabella: defesa pede adiamento do júri, mas juiz nega‎ - O Globo
    Caso Isabella: júri termina leitura do processo; mãe da menina ...‎ - O Globo
    all 5 news articles »


    1. Zero Hora

      Caso Isabella - Agressão antes da queda foi decisiva


      O Globo - 23 Mar 2010
      Depondo como testemunha de acusação, o médico-legista do Instituto Médico Legal de São Paulo, Paulo Sérgio Tieppo Alves, disse ao juiz Maurício Fossen que ...
      Legista mostra foto de Isabella estrangulada‎ - Agora São Paulo
      Termina o segundo dia de julgamento do casal Nardoni‎ - O Dia Online
      Isabella 'sofreu muito' antes de ser atirada pela janela, diz legista‎ - Jornal Cruzeiro do Sul
      Última Instância - SRZD
      all 61 news articles »
    2. TJ-SP adotará segurança rígida em júri do caso Isabella


      Gazeta de Alagoas - 18 Mar 2010
      Entre os detalhes previamente definidos pelo juiz Maurício Fossen, ... Por causa do número de testemunhas, 24 no total, o juiz Maurício Fossen, ...
      Júri dos Nardonis causa alvoroço antes de começar‎ - Consultor Jurídico
      all 3 news articles »
    3. Justiça nega pedido de novo júri para casal Nardoni


      Terra Brasil - 4 hours ago
      O juiz Maurício Fossen, da 2ª Vara do Júri do Fórum de Santana, negou o pedido de um novo júri feito pela defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina ...

    4. Último Segundo

      Nardoni deverá ser transmitida ao vivo


      R7 - 26 Mar 2010
      O juiz Maurício Fossen, que preside o julgamento do caso Isabella, informou na manhã desta sexta-feira (26) que o áudio da sentença será transmitido ao vivo ...
      De forma irônica, promotor fala sobre a hipótese da 3ª pessoa na ...‎ - Último Segundo
      Casal se contradiz e defesa já fala em 'chances remotas'‎ - Jornal Cruzeiro do Sul
      all 23 news articles »

    5. Diário de Marília

      Veja trechos da sentença que condenou


      R7 - 26 Mar 2010
      Após cinco dias de julgamento, na madrugada deste sábado (27), o juiz Maurício Fossen, que presidiu o júri do caso Isabella, pronunciou a sentença do casal. ...
      Pai e madrasta de Isabella podem obter semiaberto a partir de 2018‎ - Cidadeverde.com
      Caso Isabella: veja a íntegra da sentença do casal‎ - Zero Hora
      all 38 news articles »
    6. Juiz nega adiamento do julgamento e escolhe jurados


      Correio Braziliense - 22 Mar 2010
      Por volta das 16h desta segunda-feira (22/3) o juiz Maurício Fossen, que preside o júri do casal Nardoni, negou um pedido de adiamento do julgamento, ...

    7. Último Segundo

      Julgamento do caso Isabella será um dos maiores do País


      Último Segundo - 20 Mar 2010
      De acordo com o Tribunal de Justiça, foi solicitado ao juiz Maurício Fossen que transferisse o julgamento para o Fórum da Barra Funda. ...
    8. Pedreiro vem da BA só para testemunhar


      Estadão - 22 Mar 2010
      Uma testemunha que não era encontrada apareceu por conta própria, surpreendendo até a defesa, eo juiz Maurício Fossen, que negou os pedidos de nulidades ...
    9. Clareza na sentença


      Zero Hora - 28 Mar 2010
      ... quando impediu a cobertura do julgamento pela televisão e negou algumas diligências requeridas pela defesa, o juiz Maurício Fossen foi simples, ...
    10. Como o juiz definiu a pena


      Estadão - 27 Mar 2010
      Dadas as circunstâncias do crime, o juiz Maurício Fossen aumentou em 1/3 a pena-base do homicídio (12 anos), fixando em 16. Em seguida, a pena foi ampliada ...

    1. Caso Isabella: juiz rejeita pedido de nova perícia


      Estadão - 22 Mar 2010
      O juiz Maurício Fossen negou hoje mais um pedido da defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá para adiar a sessão do julgamento. ...
    2. Juiz destacou a crueldade ea frieza do casal, diz autora


      Terra Brasil - 27 Mar 2010
      Através do Twitter, a dramaturga comentou as ações no tribunal e destacou a atuação do promotor Francisco Cembranelli e do juiz Maurício Fossen. ...
    3. Madrasta e mãe de Isabella choram durante julgamento


      O Globo - 22 Mar 2010
      SÃO PAULO - Acusada de matar a menina Isabella, Ana Carolina Jatobá, madrasta da criança, chorou quando o juiz Maurício Fossen começou a ler o relatório do ...
    4. Negado o pedido de adiamento do julgamento do casal Nardoni


      Extra Online - 22 Mar 2010
      No entanto, o juiz Maurício Fossen não acatou o pedido e continua o julgamento. Após o sorteio dos sete jurados, o magistrado determinou que todos fossem ...

    5. Marataízes

      Advogado formaliza pedido de novo júri


      I Bahia - 5 days ago
      ... Isabella Nardoni, já havia assinado o pedido de recurso na madrugada de sábado (27), assim que a sentença foi anunciada pelo juiz Maurício Fossen. ...
      Tensão e interesse‎ - Paraná-Online (Assinatura)
      Advogado pede anulação‎ - Diário do Nordeste (Assinatura)
      all 51 news articles »
    6. Juiz determina que Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá não se ...


      O Globo - 23 Mar 2010
      SÃO PAULO - O juiz Maurício Fossen, do 1º Tribunal do Júri, determinou que Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá não podem se falar, nem mesmo durante os ...
    7. Começa depoimento da mãe da menina Isabella Nardoni


      Extra Online - 22 Mar 2010
      Ana Carolina é a primeira testemunha arrolada pela acusação a ser ouvida pelo juiz Maurício Fossen, que presidi o júri de Alexandre Nardoni e Ana Carolina ...

LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters