[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

#DILMA : Em depoimento, Erenice contraria versão da Casa Civil e admite encontro com consultor

FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

Atualizado às 15h32.

A ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra admitiu nesta segunda-feira à Polícia Federal que se encontrou com o consultor Rubnei Quícoli, que foi procurado pelo filho dela para viabilizar um empréstimo bilionário com o BNDES.

O depoimento contraria a própria versão de Erenice quando era ministra da Casa Civil e que o governo sustenta até hoje. À época, ela informou à Folha, por meio da assessoria, que houve um encontro de Quícoli apenas com um assessor dela.


Para a PF, a ex-ministra admitiu que participou da reunião na Casa Civil --o que corrobora a versão de Rubnei Quícoli sobre o caso.

"Houve um encontro oficial, marcado pela assessoria dela. Foi uma reunião de uma hora e quinze minutos, na qual ela participou por 30 minutos. Foi uma conversa rigorosamente técnica", disse o advogado de Erenice, Mário de Oliveira Filho.

A defesa afirmou que, na reunião, Erenice deu "os encaminhamentos devidos" para a proposta de Quícoli. Segundo o consultor, depois do encontro com Erenice, a proposta da empresa EDRB foi encaminhada para a estatal responsável por energia solar no Nordeste.

Nesse mesmo período, Quícoli afirmou que a empresa do filho de Erenice, Israel, passou a cobrar para viabilizar o financiamento do BNDES. A defesa de Erenice não comentou sobre as conversas de consultores com pessoas ligadas a Israel Guerra. Diz apenas que não tinha o consentimento da ex-ministra.

"Ela nunca autorizou ninguém, nem filho, a falar em nome dela para gerenciar qualquer negócio", afirmou o advogado.

O depoimento durou cerca de quatro horas e Erenice respondeu a mais de cem perguntas. Segundo a defesa, ela respondeu a todos os questionamentos na condição de testemunha. Os advogados de Erenice afirmam ainda que a ex-ministra nunca atuou para beneficiar qualquer parente no governo.

De acordo com a defesa, os amigos de Israel Guerra que trabalhavam no governo foram contratados por questões técnicas.

Ela foi intimada pela polícia para explicar a atuação do filho Israel como lobista dentro do governo e a suspeita de tráfico de influência. A seis dias da eleição, Erenice tentou duas vezes adiar o depoimento.

Braço direito da presidenciável petista Dilma Rousseff, Erenice era secretária-executiva da candidata quando recebeu no Planalto empresários que negociavam contrato com a empresa de lobby dos filhos dela e de assessores da Casa Civil. Após a Folha publicar a informação, ela pediu demissão.

O caso Erenice foi um dos motivos que levou a eleição para o segundo turno, segundo pesquisa Datafolha.

RECEITAGATE

Envolvido em outro caso, o jornalista Amaury Ribeiro Jr, que encomendou informações fiscais sobre familiares e pessoas ligadas ao presidenciável José Serra (PSDB), presta depoimento hoje no mesmo local.

Ribeiro Jr. admite ter pedido dados dessas pessoas, mas nega ter solicitado acesso a documentos sigilosos.

Todos os alvos do jornalista tiveram seus dados violados em duas agências da Receita Federal em São Paulo.

O despachante Dirceu Rodrigues Garcia declarou à polícia que o jornalista o contratou para obter informações fiscais sigilosas de familiares e aliados de Serra. Essas informações foram parar num dossiê que circulou na pré-campanha petista.

Garcia afirma ter recebido de Ribeiro Jr. R$ 12 mil em dinheiro em outubro de 2009. No mês passado, alega ter recebido mais R$ 5.000.

No último depoimento que concedeu à PF, o jornalista não esclareceu se recebeu ou não orientação para investigar tucanos. Ele apenas afirmou que iniciou a apuração porque soube que uma equipe liderada pelo deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), ligado a Serra, estaria reunindo munição contra o ex-governador Aécio Neves.

Nessa época, Aécio e Serra disputavam a indicação do partido para concorrer à Presidência da República.

No último depoimento, Ribeiro Jr. atribuiu a uma ala do PT o vazamento do dados que coletou. Segundo ele, um setor do partido disputava o controle de contratos da área de comunicação.

O PT nega que a ordem para encomendar a quebra de sigilo tenha sido dada pela campanha, assim como refuta ter operado qualquer dossiê para atacar o adversário.

Embora o jornalista tenha negado que trabalhou para a campanha petista, ele participou de ao menos uma reunião da "equipe de inteligência" em 20 de abril deste ano, num restaurante de Brasília.


Editoria de Arte/Folhapress




๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

RS: Tarso anuncia primeiras mudanças na estrutura de governo


25 de outubro de 2010




Flavia Bemfica
Direto de Porto Alegre

No Rio Grande do Sul, o governador eleito, Tarso Genro (PT), anunciou nesta segunda-feira (25) as primeiras modificações a serem realizadas no governo estadual a partir do início de sua gestão, no próximo ano.

A comissão técnica que desenha as mudanças já recebeu o aval para pelo menos cinco alterações: a criação da Secretaria de Desenvolvimento Rural( MAIS UM CARGUINHO PARA ALGUM CUMPANHEIRO DE ARMAS PETISTA) e Cooperativismo (DESDE QUE COOPERE COM PT); a instituição do gabinete dos Prefeitos ( SUPER IMPORTANTE DAR MAIS EMPREGOS PARA PETISTAS SEM CONCURSO); o desmembramento da Secretaria de Minas e Energia da Secretaria de Infraestrutura( VAI DIVIDIR E INCHAR DE CARGOS PARA OS AMIGOS DOS AMIGOS); a instituição da Agência de Desenvolvimento Econômico e a integração de atribuições de Direitos Humanos( DIREITOS HUMANOS DE COMPANHEIROS DE GUERRILHA E PARTIDO) à Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social ( DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARA ENRIQUECER A QUEM INTERESSA) .

Tarso confirmou ainda que a atual Secretaria da Transparência ( ACABOU A TRANSPARENCIA, SERA TUDO CLANDESTINO, ESCONDIDO E ENCOBERTO MESMO ) e da Probidade Administrativa ( GENTE ! MAS O QUE É ISSO ???)dará lugar a uma estrutura técnica dentro do gabinete do governador. "Queremos que seja mais incisiva", resumiu. Os anúncios foram feitos no Hotel Mercure( TEM QUE SER NUM HOTEL PARA GASTAR COM DIARIAS E ETC.. , LÓGICO TODO PETISTA QUE SE PREZE, TEM QUE DETONAR O DINHEIRO PUBLICO ) onde a equipe que formata as mudanças trabalha.

Tarso adiantou que, no domingo (31), deve acompanhar a candidata do PT, Dilma Rousseff, quando ela retornar de Porto Alegre (onde vota) para Brasília. O anúncio dos primeiros nomes que integrarão o secretariado do petista será feito a partir de seu retorno de Brasília e após o feriado do dia 2. Depois, em 11 de novembro, Tarso seguirá para uma viagem de 10 dias por Portugal e Espanha, para apresentar projetos do governo a grupos econômicos e acadêmicos e organizações sociais. Na volta, anunciará uma segunda leva de nomes e depois, até 15 de dezembro, completará o primeiro escalão.

( TEM JORNAIS ITALIANOS DIZENDO QUE DILMA MANDARÁ O Cesare Battisti DE VOLTA A ITALIA PARA CUMPRIR AS PENALIDADES DE CRIMINOSO QUE É , O PT SÓ MENTE MESMO !)

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Juíza renuncia ao cargo no TRE-AC por suposta ligação com o PT


25 de outubro de 2010


A advogada Arnete Guimarães renunciou após ser filmada pela Polícia Federal visitando o apartamento da engenheira Dolores Nietto, mulher do senador .... Foto: Altino Machado/Terra Magazine

Arnete Guimarães foi vista no prédio da mulher de Jorge Viana antes de decisão favorável ao petista
Foto: Altino Machado/Terra Magazine



Altino Machado
Direto de Rio Branco

A advogada Arnete Guimarães renunciou na manhã desta segunda-feira (25) ao cargo de juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) após ter sido filmada e fotografada pela Polícia Federal visitando o apartamento da engenheira Dolores Nietto, mulher do senador eleito Jorge Viana (PT).

A decisão de Arnete Guimarães ocorreu durante sessão extraordinária sob a alegação de que está sendo vítima de uma campanha difamatória. A advogada chegou a chorar ao se despedir da corte eleitoral após três meses no cargo.

Ex-integrante do governo do PT no Acre, Arnete Guimarães concorreu à vaga de juíza eleitoral indicada pela seccional da OAB no Acre. Foi nomeada pelo presidente Lula e tomou posse como juíza titular na classe de jurista para o biênio 2010/2012.

O senador eleito Jorge Viana (PT) está sendo investigado por suposta compra de votos. Na véspera do primeiro turno, a Polícia Federal aprendeu dois laptops, três discos rígidos e cinco pen drives de Viana, irmão do governador eleito Tião Viana (PT). Ele recorreu no mesmo dia para impedir a perícia e pedir a destruição do material.

Arnete Guimarães determinou a devolução do material apreendido e a destruição de toda e qualquer informação já copiada ou espelhada pela Polícia Federal. O Ministério Público pediu a suspeição da juíza e apresentou como provas duas imagens da juíza em visita ao apartamento da mulher de Viana meia hora antes de sua decisão.

O procurador regional eleitoral substituto Paulo Henrique Brito contestou o voto da relatora. Para demonstrar a suspeição de parcialidade dela, o procurador apresentou ao pleno do TRE-AC duas fotos em que Arnete Guimarães aparece entrando de bermuda e sandálias havaianas no prédio da mulher de Jorge Viana.

A foto foi capturada pela PF meia hora antes da juíza deferir o pedido de anulação do mandado de busca a apreensão, incluindo a destruição de supostas provas contra Jorge Viana.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fruet: Laudo da PF é "desconfortável" para Jobim


Sexta, 19 de setembro de 2008, 08h50 Atualizada às 09h03


Valter Campanato/Agência Brasil
Na parede  - Laudo da PF contradiz relato de Nelson Jobim ao presidente da República, antes do afastamento da diretoria da Abin
Na parede - Laudo da PF contradiz relato de Nelson Jobim ao presidente da República, antes do afastamento da diretoria da Abin

Claudio Leal

O resultado do laudo do Instituto Nacional de Criminalística (INC), da Polícia Federal, trouxe novo revés para o ministro da Defesa, Nelson Jobim. A perícia divulgada nesta quinta-feira, 18, atesta que os 16 equipamentos em poder da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não podem realizar escutas telefônicas, ainda que sirvam para "interceptações de áudio ambiental".

O laudo contradiz as declarações de Nelson Jobim no início da crise aberta pelo grampo contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Os dois tiveram uma conversa ao celular interceptada.


Na reunião que antecedeu o afastamento do diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, o ministro da Defesa apresentou ao presidente Lula a garantia de que o órgão de inteligência podia realizar grampos telefônicos.

Segundo os técnicos da PF, nem mesmo os aparelhos comprados através do Exército (Oscor 5000) têm capacidade de fazer interceptações telefônicas. Em entrevista à TV Brasil, na quarta-feira, 17, o presidente Lula afirmou que Paulo Lacerda pode voltar ao cargo "quando quiser".

Membro da CPI dos Grampos, o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) avalia que o laudo põe Nelson Jobim em um situação "desconfortável" no governo. Mas vê com cautela o possível retorno de Lacerda à Abin.

- Uma posição segura vai precisar de mais tempo. Existem outras linhas de investigação com relação à participação de agentes. Tem que ter cautela agora. Esse laudo cria uma situação desconfortável para o ministro (Nelson) Jobim. Com relação à saída do dr. Paulo Lacerda, nunca se afastou toda a diretoria da Abin. Nesse governo, nenhuma das crises foi tratadas dessa maneira - diz Fruet em conversa com Terra Magazine.

A CPI dos Grampos pretende pedir uma perícia "independente" a um centro de pesquisa da Unicamp. Fruet identifica uma clara disputa entre setores do governos nas escaramuças de Nelson Jobim e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

- Como estamos vivendo uma sucessão de informação e contra-informação, é preciso ter cautela com tudo que sai. Não foi coincidência sair o laudo no dia seguinte ao depoimento do ministro Jobim. O laudo da Polícia Federal contradiz o depoimento dele. Por que o laudo não saiu ontem, anteontem ou semana que vem? Essas coisas não acontecem por acaso.

O deputado do PSDB critica a falta de "coordenação" do governo nos esclarecimentos prestados à sociedade. Para Fruet, o resultado do laudo é "um ponto positivo" para Lacerda, mas prefere aguardar os desdobramentos de outras linhas de investigação.

- Está faltando coordenação dentro do governo. Estão expondo negativamente os ministros. Nessa guerra, nessa disputa, não sei qual vai ser a próxima peça a ser movimentada no tabuleiro. Houve um ponto positivo para o dr. Paulo Lacerda, mas há outras linhas de investigação. É uma avaliação pra ser feita daqui a 30, 60 dias. Se foi sumário (o afastamento) naquele momento, também não pode ser agora.

Terra Magazine



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters