[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 14 de março de 2011

Tsunami and earthquake in Japan: latest pictures



The No.3 nuclear reactor of the Fukushima Daiichi nuclear plant is seen burning after a blast following an earthquake and tsunami in this handout satellite image taken March 14, 2011. The Fukushima nuclear complex, 240 km (150 miles) north of Tokyo, has already seen explosions at two of its reactors on Saturday (reactor No.1) and on Monday (reactor No.3), which sent a huge plume of smoke billowing above the plant.

The No.3 nuclear reactor of the Fukushima Daiichi nuclear plant is seen burning after a blast following an earthquake and tsunami in this handout satellite image taken March 14, 2011. The Fukushima nuclear complex, 240 km (150 miles) north of Tokyo, has already seen explosions at two of its reactors on Saturday (reactor No.1) and on Monday (reactor No.3), which sent a huge plume of smoke billowing above the plant.



Another explosion reported at damaged power plant in Japan

March 14th, 2011

Japan’s nuclear safety agency says an explosion has been heard at Unit 2 of the Fukushima nuclear plant, adding to fears of a nuclear meltdown.

The Japanese government has also said that part of one of the reactor’s containers appears to be damaged, raising fears of a serious radiation leak.

Japan has asked the International Atomic Energy Agency to send a team of experts to help in the current crisis.

Meanwhile, the search for survivors of the earthquake and tsunami that followed is continuing in Japan.

In one of the worst hit areas, two thousand bodies have been found and tens of thousands of people are still missing in the north west.

At a press conference after the latest explosion at the Fukushima plant, reporters were told most staff have been told to leave.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Japão: ouvida explosão no reator 2 de Fukushima


TÓQUIO — Uma explosão foi ouvida nesta terça-feira no reator 2 da central nuclear de Fukushima 1, atingida pelo terremoto seguido de tsunami de sexta-feira no nordeste do Japão, anunciou o governo, citado pela imprensa.

"A Tokyo Electric Power nos informou que houve uma explosão no reator número 2 da usina nuclear de Fukushima 1", informou à imprensa um funcionário do governo.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Japão: parte da cápsula de reator de Fukushima está destruída


TÓQUIO — Uma parte da cápsula do reator 2 da central de Fukushima parece ter sido destruída, anunciou o governo japonês nesta terça-feira, deixando a entender que era possível um vazamento radioativo.

O porta-voz do governo japonês Yukio Edano disse a jornalistas que "os danos aparecem na piscina de condensação" - a parte inferior da cápsula, que contém água usada para resfriar o reator e controlar a pressão interna.

"Mas não detectamos nenhum aumento súbito da radiação", afirmou Edano, sem dar mais detalhes.

Caso seja confirmado, este será o primeiro dano direto ao reator desde o terremoto seguido de tsunami que afetou o nordeste do Japão na sexta-feira, atingindo usinas nucleares de Fukushima, norte de Tóquio.


Explosão atinge reator 2 da usina de Fukushima

14 de março de 2011 | 20h 28
EQUIPE AE - Agência Estado
Uma explosão atingiu o reator 2 da Usina Nuclear de Fukushima, às 6h10 da manhã da terça-feira (horário local), informou o governo japonês, citado pela agência de notícias Kyodo. Na manhã de hoje, ocorreu uma explosão no reator 3 da usina, que já havia sido afetada, no sábado, por uma explosão no reator 1. A Agência de Segurança Nuclear do Japão teme que a explosão tenha danificado o sistema de pressão do reator.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Explosão é ouvida no reator 2 do complexo de Fukushima, diz agência



DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Tragédia no Japão A agência de segurança nuclear do Japão informou na manhã desta terça-feira (noite de segunda no Brasil) que uma explosão foi ouvida no reator número 2 da central nuclear de Fukushima 1, danificada pelo terremoto --seguido de tsunami-- de magnitude 9,0 que atingiu na última sexta-feira a costa nordeste do Japão.

Repórter da Folha visita cidade devastada
Japão sofre falta de comida; envie seu relato
Veja cobertura completa

Um porta-voz da agência informou que a explosão foi ouvida às 6h10 ( ). No entanto, nenhum outro detalhe foi revelado.

Os problemas de Fukushima Daiichi começaram quando o tremor da última sexta-feira causou danos ao sistema de resfriamento dos reatores do complexo. Por precaução, cerca de 200 mil moradores já foram retirados das imediações.

O governo japonês disse que a situação no reator 2 do complexo ainda era instável. Nesta segunda, as varetas de combustível deste reator passaram 140 minutos completamente expostas, informou a operadora da usina, a Tokyo Electric Power Co., que participará do comitê de crise.

A operadora conseguiu elevar novamente o nível da água, utilizada para resfriar o combustível nuclear, até metade da altura das varetas. Mas o secretário-geral do gabinete japonês, Yukio Edano, disse ser "muito provável que isto [o derretimento das varetas] esteja acontecendo".

O derretimento do combustível nuclear acontece quando esse deixa a camada mais interna do reator e poderia levar a um grave vazamento de material radioativo.

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, disse que o governo está criando uma equipe para responder à crise nuclear. Ele disse aos repórteres que liderará pessoalmente as operações no quartel-general do comitê de crise, que ficará no principal escritório da Tokyo Electric Power Co.

A exposição das varetas ocorreu quando o sistema de liberação de vapor foi fechado por alguma razão desconhecida. A Tokyo Electric Power Co. disse que tentará abrir o sistema para liberar o vapor quente e facilitar o resfriamento do combustível.

Os trabalhadores chegaram a cobrir o sistema novamente de água, mas uma súbita elevação da pressão e consequente aumento da temperatura causou uma nova exposição total das varetas.

Segundo o governo, cerca de 200 mil pessoas foram retiradas de um raio de 20 km do complexo de Fukushima desde sexta-feira (12).

Depois da nova explosão no reator 3 nesta segunda-feira, as autoridades ordenaram que ao menos 500 moradores ficassem dentro de casa, para evitar contágio com qualquer nuvem de radiação.

Segundo a Cruz Vermelha do Japão, o número de deslocados chega a 530 mil em todo o país. Eles estão em 2.500 centros de desabrigados, como escolas e ginásios. Outras 24 mil pessoas ainda estão completamente isoladas e inalcançáveis.


Editoria de Arte/Folhapress

SOLDADOS

Ao menos 17 soldados americanos que participaram de missões de resgate no Japão foram submetidos a um processo de descontaminação depois de serem afetados pelo vazamento de radiação em Fukushima, informa o jornal "El Pais".

Os militares voavam em três helicópteros, a cerca de cem quilômetros da usina, quando os detectores a bordo reconheceram a mudança na radiação.

A análise mostrou níveis baixos de radiação nos militares, mas o Pentágono ordenou de qualquer forma o reposicionamento de Sétima Frota, cuja sede fica em Yokosuka e a qual pertence o porta-aviões USS Reagan.

Os militares, segundo o jornal, estão bem e foram submetidos apenas a um banho comum. Eles foram contaminados ao atravessar uma nuvem de gás radioativo produzido pela usina.

O porta-voz da Frota, comandante Jeff Davis, disse que os militares continuam comprometidos com a missão de ajuda.

VÍTIMAS

O mais recente saldo de vítimas divulgado pela polícia indica que 1.897 morreram em consequência do terremoto e do tsunami. Mais de 2.000 estão feridas e outras 3.000 estão desaparecidas.


Hiroto Sekiguchi/AP Photo/ The Yomiuri Shimbun
Depois de ouvir mais um alerta de tsunami, pai corre com filha de quatro meses no colo
Depois de ouvir mais um alerta de tsunami, pai corre com filha de quatro meses no colo na cidade de Ishinomaki

O número de mortos, porém, ainda deve aumentar e as autoridades estimam que a cifra final deve superar os 10 mil. Somente em duas áreas da província de Miyagi foram encontrados 2 mil corpos ainda não contabilizados no balanço oficial. Há cidades em que milhares estão desaparecidos.

Segundo a agência de notícias Kyodo, cerca de mil corpos foram encontrados em Miyagi, além de outros 200 ou 300 corpos que as equipes tentam resgatar em Sendai, local mais atingido pelo tremor e pelas ondas gigantes.

Em Miyagi, o governo não conseguiu contatar cerca de 10 mil pessoas --mais da metade da população local. O destino de dezenas de milhares de pessoas, incluindo cerca de 8.000 moradores da cidade de Otsuchi, ainda é desconhecido, segundo a Kyodo.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Perueiros prometem greve em SP; prefeitura aciona Justiça

14/03/2011 - 20h42


ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO

Os perueiros que trabalham no transporte público da cidade de São Paulo prometem paralisar o serviço a partir da 0h desta terça-feira (15).

De acordo com o presidente do sindicato da categoria e vereador pelo PT, Senival Moura, a reivindicação é um reajuste maior ao oferecido pela prefeitura.

A Secretaria Municipal de Transportes definiu o reajuste em 4,38%, mas os perueiros pedem 12%. A secretaria diz que o reajuste respeita "os índices previstos no contrato, firmado com base na licitação do sistema de transporte realizada em 2003".

Moura alega que, desde 2007, o reajuste da tarifa do transporte público foi de 30%, mas os perueiros receberam apenas 9,67% de aumento. Por isso pedem os 12%, para "equilibrar os custos operacionais".

"O custo operacional é muito alto, considera combustível, pneus, manutenção e pagamento do veículo. Hoje em dia tem perueiro que praticamente está pagando para trabalhar", disse.

De acordo com a secretaria, o pagamento dos perueiros não tem relação com a tarifa do transporte. "Os serviços prestados pelos operadores são pagos segundo um modelo específico de remuneração, que considera um valor fixo por passageiro registrado, multiplicado pela quantidade de passageiros transportados pelo operador."

Moura diz que este valor, hoje, está em R$ 1,27 --os 12% de aumento representam menos de R$ 0,20.

Uma reunião nesta noite entre lideranças do sindicato vai definir detalhes da greve, que pode ser suspensa "caso a prefeitura se mostre disposta a negociar". "Mas tudo indica que teremos a greve. Até agora, a prefeitura não se manifestou", disse Moura.

Cerca de 6.000 peruas operam em São Paulo, atendendo 3,3 milhões de passageiros por dia em linhas que ligam, principalmente, terminais de metrô, trens e ônibus.

LIMINAR

Em nota divulgada na noite de hoje, a prefeitura informou ter acionado a Justiça e conseguido uma liminar (decisão provisória) que proíbe a greve, "sob pena de multa de R$ 100 mil por dia a cada permissionário que parar o serviço".

Senival Moura disse que o sindicato não foi notificado oficialmente da decisão, e por isso a paralisação está mantida. Caso a notificação seja recebida, o presidente disse que o setor jurídico do sindicato dos perueiros vai entrar com as medidas necessárias.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Como rastrear números de celulares, de graça!


Rastrear números de celulares pode ser difícil. Diferente de linhas fixas, números de celulares não são normalmente listados em listas telefônicas e não podem ser acessados discando Informações. Muitas companhias cobram para rastrear números de celulares, e até recentemente, você tinha que pagar a taxa ou não conseguir muita informação. No entanto, agora é possível rastrear números de celulares sem cobranças. Se você quer saber imediatamente quem está ligando para você, você pode descobrir AGORA em Reverse Mobile.

  1. Simplesmente tente procurar na Internet. Digite o número de celular no seu sistema de busca favorito e veja o que aparece. Se isto funcionar, é a forma mais fácil de rastrear um número de celular, de graça. A razão pela qual isso tem chance de funcionar é porque a Internet é um lugar grande e o celular de uma pessoa pode estar listado por todos os tipos de motivos. Se o celular dele está em um site de network, um site de empresa, ou qualquer outro site, por qualquer razão, deve aparecer em uma busca, dando a você a informação sobre a quem pertence este número. Frequentemente, mesmo pessoas com números for a da lista esquecem das outras razões pelas quais seus números podem estar listados na internet. Se a busca produz apenas uma lista longa e incontrolável após digitar o número inteiro com o código de área, tente colocar tudo menos o código de área entre aspas, assim: 555 "555 5555". Se isto ainda não funciona, você pode tentar se livrar do código de área, trocando-o pelo estado onde existe este código, ou mesmo a cidade, se você sabe esta informação.

  2. Confira um diretório de celulares online. Muitos diretórios de celulares gratuitos estão disponíveis online, como o NonPublished.com. A informação destes diretórios sobre um número de celular é geralmente limitada, mas pode ser um bom ponto de início, geralmente lhe dando pelo menos o portador do celular e a cidade registrada no endereço da conta. Obviamente, a cidade pode não estar atualizada, visto que celulares são móveis.
  3. Detetive de Telefone Inverso
  4. Registro Nacional de Números de Celular
  5. Para pular o trabalho todo e rastrear o número logo, eu recomendo outras duas opções:

  6. Procure sites de busca inversa. Apesar de muitos destes sites cobrarem uma taxa, cada vez mais sites de busca inversa estão deixando as pessoas rastrearem números de celulares gratuitamente. Se você visitar um destes sites (como o Free Reverse Cell Phone Directory ou National Cellular Directory, para nomear alguns) e fornecer sua informação própria (como o seu nome, celular e cidade/estado), eles deixam que você faça algumas buscas de graça. Mantenha em mente que você pode “pagar” por isto aguentando televendas e e-mails.
  7. Tente um diretório voluntário. Diretórios voluntários são aqueles onde as pessoas voluntariamente listam suas informações de contato e números de celulares. Se a pessoa que você está procurando tem sua informação listada em um destes sites, você pode rastrear o número de celular gratuitamente. No entanto, se ela não tiver, você estará sem sorte.
  8. Aceite e pague uma taxa pequena. Se você sente uma necessidade urgente de saber a mais atualizada e detalhada informação sobre um número de celular, você pode decidir pagar mais ou menos U$20 em sites de confiança como Reverse Phone Detective e Intelius. Apesar de que rastrear um celular não é gratuito nestes sites, você fica sabendo quais detalhes você irá receber sobre o número de celular antes de pagar a taxa.
  9. Lembre-se de bloquear o número do seu celular se você quiser privacidade! Agora que você sabe como rastrear um número de celular, não esqueça de bloquear o seu se você não quer que as pessoas saibam quem está ligando.

Apesar da Internet não fornecer toda a informação que você precisa, ela chega bem perto. Mesmo que você não consiga encontrar tudo, as chances são de que você estará apto a rastrear números de celulares gratuitamente.



comofazertudo.com.br



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Tutorial Entender as joias de Ouro

/www.tutorzone.com.br

Aprenda a reconhecer o ouro, entender sobre os Quilates, desmitificar as cores das jóias de ouro...


Entendendo melhor os Quilate
A palavra Quilate tem origem na Língua Árabe da palavra Quirat . Que seria ou é uma medida de pureza para o ouro e as pedras preciosas.

Inicialmente deve ser esclarecido o fato, não obstante a homonímia, o quilate do ouro não possui nenhuma relação com o quilate de pedras preciosas.

O uso do quilate como medida do teor de ouro em uma liga é muito antigo e muito comum, mas tem alguns inconvenientes. O principal deles é o fato de a palavra quilate ter um segundo significado, completamente diferente, mas também usado em gemologia e joalheria. Com o símbolo ct (de carat), quilate é unidade usada para definir o peso de uma gema. Nesse sentido, 1 ct equivale a 200mg.

O quilate do ouro representa uma relação de ouro em liga com outros metais; O ouro puro é denominado ouro 1000 ou 24 quilates (24K) . Na realidade, o ouro nunca tem uma pureza total, e a classificação mais alta cai para 999 pontos. O ouro 24K que chamamos de 100% puro equivale a 999 pontos na escala européia. O ouro 18K, que tem uma pureza de 75%, equivale a 750 pontos.

Para saber qual a porcentagem do ouro está contida em uma determinada liga, os americanos convencionaram determinar esta porcentagem através da quilatagem do metal (karat), simbolizada pela letra K.
Desta maneira, convencionou-se que o ouro 24K, considerado 100% puro, equivale a 999 pontos de ouro (escala européia).
Já o ouro 18K (o mais usado pelas joalherias brasileiras) tem pureza de 75% do metal, ou seja, 750 pontos e 25% de liga, enquanto o ouro 14K é 58%, equivalendo a 585 pontos.
Peso do Ouro
A cotação internacional do preço do ouro tem por base o ouro de 24K e a onça troy. O preço do ouro que voçê lê no jornal reflete o preço de uma onça troy.

Pesos Troy
24 grains (gr) = 1 pennyweight (dwt) = 1,5552 gramas
20 pennyweights = 1 ounce (oz.t) = 31,1035 gramas
12 ounces (troy)(t.) = 1 pound (lb t.) = 373,2417 gramas
1 ounce (troy)(t.) = 1,09714 ounces avoirdupois
1pound (troy)(t.) = 0,82266 ounces avoirdupois

Para fazer a conversão:
pennyweights para gramas » pennyweights x 1,5552 = gramas
onças (t.) para gramas » ounces (t.) x 31,1035 = gramas
gramas para pennyweights » gramas x 0,6430 = pennyweights
gramas para onças (t.) » gramas x 0,0322 = ounces (t.

Quilatagem Conteúdo de Ouro Pureza
24K 100% 999
18K 75% 750
14K 58,3% 583
10K 41,6% 416

Desmistificando as cores das jóias de ouro

É muito comum ouvir expressões de que tal jóia é desta ou daquela procedência ou região em razão da sua cor.

Outros chegam ao absurdo de dizer que por ter tal cor não é ouro 18 K ou que o ouro de tal lugar é melhor.
Tais comentários não passam de puro desconhecimento sobre o assunto, até porque, o ouro puro é um metal, igual em qualquer lugar do mundo.

O ouro puro tem 24 k, e 75% de 24 é igual a 18.
Assim, uma jóia que possui 75% de ouro puro é uma jóia de 18 K (750/1000).
Os outros 25 % da jóia corresponde ao metal ou metais que farão parte da liga. E a cor da jóia é definida pela seleção da composição destes 25%.

Cores do ouro
Mantém-se sempre puro, mesmo quando ligado a outros metais. Para que possa ser transformado em jóia, por ser mole, o ouro necessita da adição de outros metais. Essa união com outros metais é denominada liga, que também é responsável pela coloração do ouro. Dependendo da porcentagem de cada um dos metais que compõem a liga, a cor do ouro pode variar entre o amarelo, verde, vermelho e branco.

ouro puro + prata e cobre = ouro amarelo

ouro puro + níquel ou prata e paládio = ouro branco

ouro puro + cobre, prata e zinco = ouro vermelho

Curiosidades

O Ouro

O ouro, embora seja bastante forte, é também o mais maleável dos metais. É encontrado em rochas ígneas e em veios de quartzo sob a forma de grãos, lâminas, e raramente, cristais. E em depósitos aluviais secundários, como pepitas ou grãos em arenito e cascalho fluvial.

Calcula-se que, atualmente, existam no mundo cerca de 125 mil toneladas de ouro garimpado. A produção anual das minas gira em torno de 2.200 toneladas. No Brasil, a produção atual gira em torno de 75 toneladas por ano. Sua cor amarelo metálico pode variar devido a variação de impurezas. É imune à ferrugem, corrosão, sujeira, água e aos ácidos. A pureza do ouro é definida pela proporção de metal de ouro puro presente, e está expressa por seu valor de quilate. O ouro usado em joalheria varia de dez até 24 quilates, que é o ouro puro.

O Ouro Branco

O ouro branco é tão valioso quanto o de outras cores. Normalmente ele é composto a partir de uma mistura com o níquel ou a prata e o paládio e, por essa razão, seu aspecto final opaco e acinzentado.

Para que tenha brilho, é necessário que ele passe por um processo técnico de acabamento, popularmente conhecido como "banho de ródio". Por isso, com o tempo, sua peça tende a desgastar o brilho.

Escurecimento do Ouro

Jóias em ouro podem escurecer ao longo do tempo devido a um processo de oxidação. Na produção, elas passam por um tratamento à base de ácido, que em alguns casos pode ficar retido em microporosidades. Em contato com calor, ar ou umidade, o ácido provoca uma ação oxidante nos componentes da liga, escurecendo as peças.

Pessoas com taxa elevada de ácido úrico ou que fazem uso de determinados remédios tendem a provocar o escurecimento do metal também.

Cores variadas de ouro

Ouro amarelo = ouro + prata + cobre
Ouro vermelho = ouro + cobre
Ouro marrom = ouro + paládio + prata
Ouro pérola = ouro + prata + cobre
Ouro branco = ouro + paládio
Ouro cinza = ouro + ferro branco puro + cobre
Ouro negro = ouro + prata + ferro (ou aço)
Ouro azul = ouro + prata + zinco
Ouro verde = ouro + prata
Ouro rosa = ouro + prata + cobre
Ouro púrpura = ouro + alumínio + tório
Ouro lilás = ouro + zinco (impossível de trabalhar em joalheria)

Acabamentos para jóias em ouro

Os ourives, ao longo dos séculos, desenvolveram uma série de técnicas mais sofisticadas, que conferem aparências diferenciadas às jóias, muitas vezes com a utilização de volumes. Confira algumas:

Craquelado: a chapa de metal é trabalhada de forma irregular, montada em degraus, em pedaços sobrepostos de tamanhos diferentes, maiores e menores, dando à superfície do metal uma aparência de pequenas “rachaduras”.

Esmaltação: o metal é colorido utilizando-se esmaltes de base vítrea e óxidos metálicos, que são derretidos no fogo e, na forma líquida, aderem ao metal. Por isso, a técnica é também chamada de “esmaltação a fogo”.

Filigrana: fios de ouro finíssimos são cortados, torcidos, entrelaçados e soldados, produzindo delicados e elaboradíssimos desenhos, de aparência rendilhada ou mesmo dando a impressão de ser composto por micro esferas. Técnica muito antiga, bastante utilizada pelos ourives bizantinos.

Gravação: uma das mais antigas técnicas de joalheria, pode ser feita utilizando-se ferramentas apropriadas, como o buril, ou mesmo produtos químicos, que “queimam” o metal, formando desenhos ou inscrições, como os nomes que aparecem nas alianças de casamento.

Granulação: micro esferas de metal precioso são colocadas lado a lado, unidas umas nas outras ou sobre uma superfície de metal.

Repoussé: os desenhos do acabamento são em alto relevo, cunhados a partir do avesso do metal, com o uso de pequenos martelos.

Tessuto: o ouro é trabalhado como se fosse a trama de um tecido; daí o nome, “tessuto”, que em italiano quer dizer tecido.



PALÁDIO

O Paládio é um metal prateado-branco. Faz parte do grupo da platina que é muito similar a partir de um ponto de vista químico.

As suas principais utilizações são na indústria, onde é utilizado como catalisador, odontologia para fazer próteses dentárias, e escalas watchmaking de precisão e finalmente jóias. O ouro branco é uma liga de ouro e paládio.

Os principais países de paládio extratores são a Rússia, África do Sul, E.U.A. e Brasil.

Paládio futuros são negociados em várias bolsas ao redor do mundo, onde as mais importantes são a NYMEX (Nova Iorque) e TOCOM (Tóquio), da qual nós fornecemos cotações.

O preço da NYMEX futuros de câmbio é expressa em dólares para "oz troy", onde uma "onça troy" equivale a cerca de 31/10 gramas. A unidade comercial que é a quantidade mínima é de 100 negociáveis "onça troy".

O preço de futuros negociados em TOCOM (Tóquio) são expressos em ienes por grama, e a unidade de negociação é de 3 quilos.



COTAÇÃO PALÁDIO (FUTURO)

Paládio NYMEX
ExULTVABMAXMINVolOp Int.
Jun 2011747.8-17.7759.6745.652687
Intraday 1 mês Ex ULT VAB MAX MIN Vol Op Int.
Paládio (Futuro) Jun 2011 Intraday Gráficos Paládio (Futuro) Jun 2011 1 mês Gráficos Mar 2011 747.6 -16.15 747.6 747.6 20
Abr 2011 755.0 -8.75 755.0 755.0 1
Mai 2011 764.65 0.0



Jun 2011 747.8 -17.7 759.6 745.65 2687
Set 2011 748.5 -18.2 749.4 748.5 2
Dez 2011 767.8 0.0




COTAÇÃO PALÁDIO (FUTURO)

Paládio TOKYO COMMODITIES EXCHANGE (BETA)
ExULTVABMAXMINVolOp Int.
Fev 20121950.0-28.02000.01956.07051570
Intraday 1 mês Ex ULT VAB MAX MIN Vol Op Int.
Paládio (Futuro) Fev 2012 Intraday Gráficos Paládio (Futuro) Fev 2012 1 mês Gráficos Abr 2011 1941.0 -116.0 1986.0 1904.0 12 50
Jun 2011 1970.0 2.0 1970.0 1970.0 1 158
Ago 2011 1985.0 -57.0 1987.0 1915.0 81 211
Out 2011 1980.0 72.0 2005.0 1920.0 78 300
Dez 2011 1949.0 -27.0 1995.0 1955.0 276 914
Fev 2012 1950.0 -28.0 2000.0 1956.0 705 1570

PALÁDIO PREÇO SPOT

Paládio (Spot Price) (€/oz)
Último
747,25

Diferença
-13.08

Performance:
7 dia(s)-8,37
4 semana(s)-8,00
3 meses-0,73
6 meses40,92
1 ano63,07

Paládio Spot Price (€/oz) Gráficos
O preço à vista de uma mercadoria pode ser considerado o preço atual do mercado para uma entrega rápida das mercadorias.

Normalmente é calculado pela média dos preços de venda dos principais fornecedores internacionais.

O preço à vista do palladium é definida em Euro para "oz troy", onde uma oz troy equivale a cerca de 31,10 gramas.

Quilate

De Dicionário Livre de Geociências


Quilate: s.m.O quilate tanto é uma medida de massa como uma medida de composição em ligas de ouro. A palavra vem do grego keratio, significando uma semente que era usada como unidade de peso na antiga Grécia. Em função das disparidades de valores do quilate como unidade de peso, em 1907 foi adotada a correspondência de 200 miligramas (0,2 gramas) para cada quilate, que passou a ser desde então, o valor usado em joalheria. Desta forma a seguinte frase está correta: "20 quilates de ouro 14", significando o mesmo que :"4 gramas de ouro cuja liga é 14 quilates"


Quilate métrico

Como medida de peso o quilate equivale à quinta parte de um grama, isto é, 200 miligramas. Por sua vez o quilate métrico é subdvidido em 100 pontos, sendo esta uma unidade comum na designação do peso de diamantes pequenos. O quilate métrico é usado como medida de peso para gemas. Apesar de alguns autores indicarem ct (do inglês carat) como sendo símbolo de quilate métrico, esta forma ctnão existe na língua portuguesa, portanto indicamos que se use o termo por extenso, ou a abreviação ql, tal como citado no site da Academia Brasileira de Letras.


Quilate liga

Corresponde à quantidade de ouro contida em uma liga. Para o ouro puro usa-se o valor de 24 quilates. Uma liga de 18 quilates (ouro 18 quilates) tem 18 partes de ouro (75%) e 6 partes de outro metal (25%), geralmente cobre. Cada quilate equivale a cerca de 4,17% de ouro na liga à qual se está referindo. Alguns autores indicam k como sendo o símbolo para quilate liga, no entanto esta forma é usada como prefixo de símbolos que denotam uma grandeza 1000 (10 3) vezes maior. Não indicamos k como símbolo para quilate liga, pois introduz confusão em nosso sistema de medidas.









03/03/2009

Caixa Econômica : Ouro vale mais no penhor

Mudanças nas regras dos empréstimos, feitos na Caixa Econômica Federal, beneficiarão mais de 8 milhões de clientes em todo o País, que passam a receber melhores avaliações nas jóias



Cristiane Campos



Rio - A Caixa Econômica Federal alterou ontem as regras do penhor — modalidade de empréstimo sem burocracia, que atrai por ano mais de 8 milhões de clientes. Agora, o valor do grama do ouro passou de R$ 28 para R$ 33. Com isso, quem penhorar uma jóia que pese 10 gramas receberá R$ 330 — R$ 50 a mais do que o valor anterior. Outra mudança foi a ampliação do percentual máximo de empréstimo, que subiu de 80% para 85%, conforme O DIA antecipou na edição do último sábado. As duas alterações também valem para os contratos que forem renovados.

A Caixa anunciou ainda que vai ampliar a rede de atendimento da modalidade. Atualmente, são 453 agências, mas o número vai aumentar para 473 este ano. Para ter acesso ao empréstimo no micropenhor ou no penhor, basta apresentar a jóia a ser avaliada e, em seguida, o dinheiro será liberado.

Segundo a instituição, as duas linhas têm registrado crescimento por ser de fácil acesso. No ano passado, as agências que operam as modalidades de penhor emprestaram R$ 4,9 bilhões, totalizando 8,5 milhões de operações. Para este ano, a previsão é ultrapassar R$ 5,5 bilhões. De acordo com a Caixa, até o dia 25 de fevereiro, 1,3 milhão de contratos foram assinados — desembolso de R$ 780 milhões.

O micropenhor e o penhor são conhecidos pela rapidez na liberação do dinheiro e juros baixos. Vale lembrar que, se a pessoa não pagar o empréstimo, a jóia será leiloada. A Caixa informa que o dono das peças têm prioridade nesse caso. Significa que ele poderá se habilitar para reaver as jóias.

Hoje, é o último dia de mais uma edição do leilão de jóias da Caixa, no Centro do Rio. O lance mínimo é de R$ 63 e o máximo chega a R$ 7.853 (um colar, um pendente, duas pulseiras, de ouro e ouro branco, com peso de 251,40 gramas).

O aposentado Nelson Martins, 57 anos, é um dos que vão participar do evento. Ele afirma que esse tipo de investimento vale a pena, principalmente em época de crise. “É preciso ter um olho clínico para escolher o melhor lote de jóias. Os que têm pedras preciosas, como esmeraldas e brilhantes, são os que se destacam. Essa é a hora para aplicar em ouro. O investimento é seguro e não sofre com as oscilações, como a Bolsa de Valores”, ressalta Martins, que já participa do quarto leilão.

Ontem, o grama do ouro estava cotado em R$ 71,80 na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).

REGRAS SEM BUROCRACIA

DOCUMENTOS
É preciso levar identidade, CPF e comprovante de residência, além da jóia que servirá de base para a operação. Em geral, são metais nobres, com ou sem pedras preciosas, relógios de alta joalheria e canetas de elevada qualidade e valor.

MICROPENHOR
Na modalidade, a taxa de juros é de 1,7% ao mês. A linha é voltada para quem não tem saldo médio mensal em conta corrente ou aplicação financeira acima de R$ 3 mil. O empréstimo é limitado a R$ 1 mil. O prazo de pagamento chega a 180 dias.

PENHOR
O limite mínimo é de R$ 50 e o máximo, de R$ 50 mil. A taxa de juros fica em 2,25% ao mês. O pagamento também pode ser feito em
até 180 dias.

AGÊNCIAS
No Município do Rio, 82 unidades operam com o programa de penhor. A agência Catete passou também a oferecer o serviço a partir de fevereiro. A unidade fica na Rua do Catete 228, loja 117.

LEILÃO
Evento para comercializar as jóias que não foram resgatadas ou renovadas por seus proprietários. No Rio, os lotes são expostos de acordo com o cronograma de leilão da Caixa. O próximo evento está marcado para os dias 13 e 14 de abril.

PRIORIDADE
Os titulares dos contratos incluídos no leilão poderão regularizar a situação com a Caixa até o dia do evento, durante o horário bancário, inclusive por meio das salas de auto-atendimento.



Diz-se que mais de 40% dos produtos do ouro no mundo é comprado pelos indianos! O ouro é considerado como uma mercadoria, e não um produto. Os índianos culturalmente têm fascínio por usarem essas belas jóias de ouro com ornamentos visível em cada parte do seu corpo desde os nossos tempos antigos.

Para os hindus, as jóias estão associadas à maioria das cerimônias religiosas, especialmente o samaskaras (fases da vida), como o namkarna (cerimônia de batizado) ou o vivaha (casamento). Para indicar o estado civil, as mulheres hindus devem usar os mangala sutra ou a thali, que consistem em pingentes de chaves de ouro em uma certa combinação com outras pérolas. Tradicionalmente, um ourives fura orelha de uma criança com um alfinete de ouro doze dias após ter nascido. A variedade dos nossos ornamentos ostenta o testemunho da excelente qualificação dos joalheiros na Índia.

Você pode concluir que a demanda por ouro na Índia não está puramente relacionada ao preço. Mas está relacionada à prosperidade - ou seja, jóias servem como um marcador deidentidade e a prosperidade é geralmente acompanhada com a compra de mais ouro.

  1. Propriedades do Ouro. Você pode se perguntar por que este metal macio é muito maleável e resistente à corrosão e geralmente não causa reações na pele para a grande maioria das pessoas. Em qualquer livro de química você pode entender que o ouro tem o ponto de fusão a 1064 graus celsius e o ponto de ebulição em 2808 graus celsius. Como o ouro é muito mole, os joalheiros misturam de cobre, prata, níquel e paládio para endurecê-lo. O ouro que você vê nas suas jóias é na verdade liga de ouro. A liga, apropriada para a fabricação de jóias, irá influenciar a cor final do ouro - níquel iria produzir um tom mais branco do que ocobre, e este irá produzir um metal amarelo.
  2. Quilate e Pureza. Agora vamos tentar compreender alguns fatos interessantes sobre o metal, que todos nós prezamos tanto. A pureza do ouro é medida em quilates. O termo Quilate foi usado centenas de anos atrás no Oriente Médio. A Quilatagem é um fator importante na compra de jóias de ouro, uma vez que indica o quão puro o metal é. O Quilate (K) te diz quantas peças de ouro e de quantas peças de outros metais estão na liga de ouro. O padrão das jóias especifica as normas de referência para o ouro para averiguar a sua pureza ou seja, partes por mil. Por exemplo, o seu ouro 24 quilates é considerado como sendo 999,999 partes por mil. Um quilate é uma parte de 24, ou 41,66 partes de um milhar. Agora você pode compreender o fundamento de que nunca pode haver uma total e absoluta pureza do ouro. Seu ouro de 22 quilates é 22/24th (ouro é 916,000 partes por mil e outros metais têm 84 partes). Seu ouro 18 quilates é 18/24 (ouro é de 750 partes por mil e outros metais têm 250 peças). Da mesma forma o seu ouro de 14 quilates é 14/24th ou 585,000 partes por mil e outros metais têm 415 partes. Seu 9 quilates tem esta relação: 9/24th (são 375,000 partes de ouro por mil e outros metais têm 625 partes). Este sistema de cálculo dá apenas o peso de ouro puro contido em uma liga.
  3. Kits de Testes com Ácidos e Kits de Testes Eletrônicos. Você mesmo pode testar a pureza do ouro com os equipamentos corretos. As soluções ácidas são marcadas com diferentes dosagens de Quilates de ouro, normalmente 22K, 18K e 14K. Uma pedra de toque é uma lâmina de vidro preto fosco ou similar. O que você precisa fazer é atravessar a superfície do ouro, usando uma lâmina ou uma lima num lugar imperceptível. Raspe ou corte uma pequena quantia e, em seguida, coloque uma gota de, digamos ácido 9K, diretamente sobre o corte. Se não houver reação, então é no mínimo, 9K. Use o próximo mais alto (digamos que seja açido 14K). Se não houver reação, tente ácido 18K. Nenhuma reação? Então você sabe que é no mínimo um ouro 18K. Se houver alguma reação, digamos que o corte fique marrom, o ouro é menor do que a força do ácido. Continue aplicando ácidos mais fracos até não haver nenhuma reação. Tenha em mente, porém, que qualquer teste de ouro com produtos químicos irá significar a perda de uma pequena quantidade de ouro. Testes eletrônicos agora estão se tornando populares e testadores eletrônicos podem ser encontrados com um pouco de pesquisa e investigação, e de dinheiro.
  4. Cunho do Ouro. Agora, deixe-me falar sobre o cunho do ouro. O que é o cunho? O cunho é uma certificação de pureza dos artigos de ouro, de acordo com especificações do padrão indiano. Índia Bureau of Indian Standard (BIS) foi nomeada a única agência no país para cunhar jóias de ouro, dentro da Lei BIS, 1986. BIS é principalmente empenhado na preparação e na promoção de padrões de qualidade e funcionamento de diferentes sistemas de certificação. Talvez você tenha notado um selo cunhado em jóias e ornamentos de ouro nas joalherias. Se você nunca reparou, pelo menos a partir de agora, certifique-se de ter essa marca em suas jóias. O cunho compreende cinco elementos.
    • Marca do BIS
    • número de quilates (o que corresponde à quilatagem determinada)
    • Marca da empresa que faz o cunho
    • Marca da joalheria
    • Ano de marcação denotado por um código alfabético e decidido pelo BIS (por exemplo, código letra 'A' foi aprovado pelo BIS para o ano de 2000, 'B' sendo usado para o ano 2001 e "C" para 2002).
A marcação é feita utilizando perfurações ou máquina de marcação à laser. Sua finalidade é a salvaguarda do consumidor. O significado desta marca é que o avaliador (um órgão independente - escritório de avaliação) garanta jurídicamente os padrões de pureza e quilatagem. Essa marca é aplicável tanto para a compra quanto para venda de jóias e ornamentos.
























LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

AIEA anuncia que Japón pidió envío de expertos por crisis

VIENA (AFP). Japón pidió oficialmente a la Agencia Internacional de Energía Atómica (AIEA) que envíe un equipo de expertos para ayudar en la actual crisis nuclear, anunció el lunes el director general de ese organismo de la ONU, Yukiya Amano.

"Hoy, el gobierno de Japon pidió a la agencia que envíe misiones de expertos. Estamos discutiendo los detalles con Japón", dijo Amano a los representantes de los Estados miembros durante una reunión de información técnica a puertas cerradas en la sede de la AIEA en Viena.

La AIEA hizo una oferta formal al gobierno nipón inmediatamente después del sismo del viernes pasado y el tsunami que provocaron graves daños en la central nuclear de Fukushima 1, a 250 km al noreste de Tokio.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

AIEA: Japão pede envio de especialistas nucleares


14 de março de 2011 13h45


VIENA, 14 Mar 2011 (AFP) -O Japão pediu oficialmente à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que envie uma equipe de especialistas para ajudar na atual crise nuclear, anunciou nesta segunda-feira o diretor-geral desse organismo da ONU, Yukiya Amano.

"Hoje, o governo do Japão pediu à agência que enviemos missões de especialistas. Estamos discutindo os detalhes com o Japão", afirmou Amano aos representantes dos Estados membros durante uma reunião de informação técnica a portas fechadas na sede da AIEA em Viena.

A AIEA fez uma oferta formal ao governo japonês imediatamente depois do terremoto e tsunami de sexta-feira passada, que provocaram graves danos à usina nuclear de Fukushima 1, 250 km a nordeste de Tóquio.






http://exame.abril.com.br :

Mais de 400 reatores nucleares funcionam atualmente em 30 países

Segundo o relatório da Agência Internacional de Energia Atômica, Japão é o terceiro país que mais tem usinas nucleares no planeta

AFP/Jiji Press

Reator da usina nuclear de Fukushima

Reator da usina nuclear de Fukushima: uma das 25 maiores do mundo

Viena - Pelo menos 437 reatores nucleares estão em operação em usinas de 30 países, segundo o último relatório anual da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).

O documento, cujos dados foram atualizados em 1º de janeiro de 2010, calcula a potência total de geração de energia desses reatores em 370.187 megawatts.

Além disso, outros 55 reatores, com um potencial conjunto de 50.855 megawatts, estavam em construção em 2009.

Os Estados Unidos são o país com o maior número de reatores (104, além de um em construção), seguido por França (59, mais um em construção) e Japão (54, com outro em construção).

A usina japonesa de Fukushima Daiichi, localizada a 270 quilômetros a nordeste de Tóquio, onde três de seus seis reatores foram danificados por causa do devastador terremoto da última sexta-feira, tem um potência de 4.700 megawatts e é uma das 25 maiores do mundo.

Segundo o relatório da Aiea, os 54 reatores em operação no Japão foram responsáveis por 24,9% da energia elétrica usada pela população em 2008, enquanto nos Estados Unidos essa porcentagem foi de 19,7%.

Em seguida estão Rússia (31 reatores operacionais e 9 em construção), Coreia do Sul (20/6), Reino Unido (19), Índia (18/5), Canadá (18), Alemanha (17), Ucrânia (15/2) e China (11/20).

A França é o país de maior dependência de energia nuclear, que em 2008, com 419,8 terawatts por hora, cobriu 76,2% das necessidades energéticas do país.

Na Bélgica esse percentual foi de 54,8%, contra 47,4%, 42% e 41,7% de Ucrânia, Suécia e Eslovênia, respectivamente.

A Espanha aparece na lista da Aiea com 8 reatores operacionais, de uma potência conjunta de 7.450 megawatts, que em 2008 geraram uma média de 56,5 terawatts/hora, o equivalente a 18,3% da eletricidade produzida no país.

No continente americano, além de EUA e Canadá, apenas Argentina (dois reatores operacionais e um em construção), Brasil e México (dois operacionais cada um) contam com usinas nucleares.

Dessa forma, a energia nuclear gerada em território nacional representou, em 2008, 6,2% da provisão para os argentinos e 4% para os mexicanos, enquanto as usinas Angra 1 e 2 foram reponsáveis por 3,1% do fornecimento para os brasileiros.


Agência Internacional de Energia Atómica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Small Flag of the United Nations ZP.svg
Agência Internacional de Energia Atómica

Flag of IAEA.svg
Bandeira da AIEA
Tipo Agência especializada
Acrônimo AIEA
Comando Yukiya Amano
Status ativa
Fundação 1957
Sede Viena, Áustria
Website www.iaea.org
Small Flag of the United Nations ZP.svg Organização das Nações Unidas

A Agência Internacional de Energia Atómica (português europeu) ou Atômica (português brasileiro) (AIEA), foi estabelecida como uma organização autônoma no seio das Nações Unidas em 29 de julho de 1957.

A 8 de dezembro de 1953, o então Presidente dos Estados Unidos Dwight D. Eisenhower apresentou prosposta no sentido de ser criada uma organização internacional "devotada exclusivamente aos usos pacíficos da energia atômica", e que foi aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1954. Em 1957 foi completado o seu estatuto. O seu objetivo é a promoção do uso pacífico da energia nuclear e o desencorajamento dos usos para fins militares de armas nucleares.

A AIEA tem a sua sede em Viena, (Áustria), e tem 137 Estados membros, cujos representantes se encontram anualmente para uma Conferência Geral onde elegem 35 membros para o Conselho de Governadores. Este Conselho reúne-se cinco vezes por ano e prepara as decisões que serão ratificadas pela Conferência Geral. A 49ª Conferência Geral decorreu de 26 a 30 de setembro de 2005 na sede.

A AIEA constitui um fórum intergovernamental para a cooperação científica e técnica do uso pacífico da tecnologia nuclear.

Sede da AIEA desde 1979 em Viena, Áustria.

Foi dirigida pelo sueco Hans Blix entre 1981 e 1997, que ficou famoso por causa da oposição às alegações de que no Iraque se desenvolviam programas nucleares com fins militares. O detentor do cargo máximo da AIEA desde 1 de dezembro de 2009 é Yukiya Amano, do Japão.

Com o incremento da proliferação nuclear na década de 1990, as tarefas da AIEA passaram a incluir as inspecções e investigações de suspeitas violações do Tratado de Não-Proliferação Nuclear sob mandato das Nações Unidas; contudo, caso encontre indícios de uso militar em programas que inspeciona, apenas poderá reportá-los ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, que detém o exclusivo de medidas coercivas.

A AIEA mantém, como um dos seus instrumentos, o International Nuclear Information System (INIS), uma base de dados sobre a utilização pacífica da energia nuclear.

[editar] Ver também

[editar] Bibliografia

  • MELLO, Celso D. de Albuquerque. Curso de Direito Internacional Público, 14 edição revista e ampliada, Vol 1, Rio de Janeiro, editora Renovar, 2002.
  • ZAJEC, Olivier. Os países que não podem ter. Le Monde Diplomatique Brasil em 20/07/2010. Disponível em: http://diplomatique.uol.com.br/artigo.php?id=687. Acesso em: 20 de julho de 2010.

[editar] Ligações externas

Precedido por
Wangari Maathai
Nobel da Paz
2005
com Mohamed ElBaradei
Sucedido por
Muhammad Yunus e Banco Grameen


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters