[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 6 de abril de 2011

#combustivelmaisbaratoja botulismo Empresa fabricante de mortadela contaminada está à espera do laudo

Penasul Alimentos



Penasul afirmou que o lote comercializado em SC e RS foi recolhido "preventivamente"

Karina SchovepperA Penasul, empresa fabricante da mortadela contaminada por botulismo, segundo a Anvisa, informou por meio de nota enviada nesta terça-feira pela assessoria de imprensa, que não teve acesso a nenhum documento ou laudo que estabelecesse relação casual entre os casos de botulismo em Santa Catarina e o produto da marca Pena Branca.

Ainda no comunicado, a fabricante informa que "sempre adotou rigorosos métodos de produção em todas as unidades, garantindo a segurança de todos os seus produtos".

A empresa se colocou à disposição para qualquer esclarecimento e ressalta que todo o lote do produto, comercializado exclusivamente nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi recolhido "proativa e preventivamente".





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Saúde confirma surto de botulismo em Santa Catarina #combustivelmaisbaratoja


Saúde - 06/04/2011 - 17h16min

Florianópolis - O secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, confirmou, na tarde desta quarta-feira (6), a ocorrência de um surto de botulismo em Santa Catarina na primeira quinzena de março, envolvendo sete pessoas. São os primeiros registros no estado desse tipo de intoxicação alimentar, considerado raro. Todos receberam atendimento médico, sendo que uma das pacientes acabou falecendo. Os outros casos passam bem.

Com a confirmação da presença da bactéria Clostridium botulinum na mortadela ingerida pelas pessoas que passaram mal, todo o lote do produto será destruído pela Vigilância Sanitária. Trata-se da MORTADELA COM CUBOS DE TOUCINHO sob a marca Pena Branca com data de fabricação de 17 de
fevereiro de 2011 e vencimento em 18 de abril de 2011, produzido pela empresa Penasul Alimentos Ltda, localizada no município de Roca Sales, no Rio Grande do Sul.

No dia 7 de março, a secretaria municipal de saúde de Araquari realizou a notificação de quatro casos suspeitos para a Vigilância Epidemiológica estadual. Desses, três compartilharam uma refeição com a mortadela suspeita de contaminação quatro dias antes. Seis horas depois da ingestão do produto, apresentaram sintomas gastrointestinais e neurológicos. A quarta pessoa, sem vínculo com a refeição dos demais, comprou a mortadela no mesmo supermercado e teve sintomas semelhantes. O produto consumido pelas quatro pessoas é da mesma marca e lote, reforçando o vínculo epidemiológico dos casos com o consumo do alimento. Na sequência, foram notificados mais dois casos suspeitos em Araquari e um em Guaramirim relacionados à ingestão de mortadela.

Portanto, dos sete casos inicialmente suspeitos, seis foram confirmados pelo critério laboratorial do produto e vínculo epidemiológico, sendo que um dos casos foi descartado devido ao resultado laboratorial negativo do alimento consumido, apesar da mesma marca, mas de lotes diferentes.

A partir da primeira suspeita, as autoridades sanitárias catarinenses tomaram diversas providências, como a investigação e a interdição cautelar no comércio do alimento suspeito de causar a contaminação e a investigação do possível surto. Depois dessas ações, não foi registrado nenhum outro caso suspeito de botulismo.

Os exames laboratoriais em amostras da mortadela foram feitos primeiramente pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Em seguida, a unidade solicitou novas análises ao Instituto Adolfo Lutz, em
São Paulo, confirmando a presença da bactéria Clostridium botulinum.

Para as pessoas que possuem a MORTADELA COM CUBOS DE TOUCINHO sob a marca Pena Branca com data de fabricação de 17 de fevereiro de 2011 e vencimento em 18 de abril de 2011 em estoque em suas casas ou estabelecimentos comerciais, a SES recomenda que não a consumam e avisem a Vigilância Sanitária do seu município para recolhimento do produto.

BOTULISMO
O que é? Doença causada pela toxina botulínica produzida pela bactéria Clostridium botulinum presente em alguns alimentos contaminados, produzidos ou conservados de maneira inadequada. Os alimentos mais comumente envolvidos são: conservas de vegetais, principalmente caseiras (palmito, picles, pequi); produtos cárneos cozidos, curados e defumados; pescados defumados, salgados e fermentados; queijos e pasta de queijos e, raramente, os alimentos industrializados. A instalação da bactéria no organismo humano é súbita e progressiva, e o período de incubação varia de duas horas a dez dias. Por isso, há uma determinação do Ministério da Saúde de 2001 de que todo caso suspeito deva ser notificado obrigatoriamente.

Sintomas? Boca seca, visão dupla, incapacidade de focar objetos, náuseas, vômito, dores no estômago, diarréia, paralisia motora, podendo propagar para músculos do tronco e membros; tetraplegia, dificuldade para respirar, falar e engolir, entre outros.

Onde o botulismo ocorre? O botulismo ocorre mundialmente como casos individuais e como surtos familiares e genéricos.

Como evitar? Todo alimento deve ser acondicionado de acordo com as orientações presentes no rótulo. Também precisa ser manipulado e consumido dentro de condições higiênico-sanitárias adequadas. Se esses cuidados não forem tomados, há risco para a saúde humana.

Secretaria de Estado da Saúde






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#combustivelmaisbaratoja Governo confirma que surto de botulismo matou 1 em SC


06 de abril de 2011 23h03 atualizado às 23h16


Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina confirmou na tarde desta quarta-feira, a ocorrência de um surto de botulismo no Estado causado pela intoxicação com uma mortadela. Seis pessoas foram contaminadas no início de março e uma delas morreu.

Os exames laboratoriais em amostras da mortadela foram feitos primeiramente pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Em seguida, a unidade solicitou novas análises ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, confirmando a presença da bactéria Clostridium botulinum.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Dalmo de Oliveira, o botulismo é considerado raro e com consequências muito graves se não detectado a tempo. Foi o primeiro caso desse tipo de intoxicação no Estado.

A dona de casa Benta Lamego, 36 anos, morreu dois dias depois de ingerir a mortadela em um hospital da cidade vizinha de Joinville. Os médicos não identificaram a doença a tempo e chegaram a encaminhar a mulher para uma ala de psiquiatria. "Essa conduta está sendo investigada através de uma sindicância", disse o secretário de Saúde.

Dalmo explicou que as análises realizadas pelo Laboratório Central do Estado e pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, comprovaram a presença da bactéria na mortadela. O embutido, da marca Pena Branca, continha data de fabricação de 12 de fevereiro de 2011 e já foi recolhido. A empresa responsável pelo produto, Penasul Alimentos Ltda, localizada no município de Roca Sales (RS), será notificada.

As contaminações ocorreram nas cidades de Guaramirim e Araquari, localizadas na região norte do Estado. De acordo com a secretaria da Saúde, a primeira notificação ocorreu no dia 7 de março. Quatro pessoas ingeriram a mortadela e seis horas depois apresentaram sintomas gastrointestinais e neurológicos.

O botulismo é uma doença rara causada pela toxina botulínica produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente em alguns alimentos produzidos ou conservados de maneira inadequada. De acordo com a Vigilância Epidemiológica catarinense, os alimentos mais propensos a essa contaminação são as conservas de vegetais, principalmente caseiras, embutidos, defumados, queijos e pastas de queijos. A instalação da bactéria no organismo humano é súbita e progressiva, e o período de incubação varia de duas horas a dez dias.



Botulismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

Botulism
Star of life caution.svg Aviso médico
Classificação e recursos externos
Clostridium botulinum.jpg
Clostridium botulinum
CID-10 A05.1

O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar rara mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados.

Índice

[esconder]

[editar] Clostridium botulinum

Os C.botulinum são grandes bacilos Gram-positivos, com cerca de 8 micrómetros por 3, produtores de esporos e toxinas, relacionados com o gênero Bacillus, cujo habitat normal é a água. São móveis, possuindo flagelos.

Produzem uma neurotoxina que funciona como uma enzima metaloprotease, destruindo as proteínas envolvidas na exocitose do neurotransmissor acetilcolina na placa nervosa motora. A sua ação resulta da paralisia dos músculos, e se for extensa a paralisia do diafragma pode impedir a respiração normal e levar à morte por asfixia.

[editar] Epidemiologia

É uma doença de baixa ocorrência, mas de alta letalidade. Ocorre no mundo todo, em geral conservas caseiras são os alimentos envolvidos. Muito raramente ocorre em conservas industrializadas. Pode ocorrer tanto em conservas vegetais quanto de carnes. Produzem 6 Tipos: A, B, C (C1, C2), D, E, F. Pelo tipo, podem se classificar epidemiologicamente: Tipo A: Humano; Alimentos: conservas domésticas. Carnes e Vegetais Tipo B: humano relacionada com conservas de carne de porco; Tipo C e D: ocorre em animais; Tipo E: ocorre em humanos, relacionada com conservas de peixes; Tipo F: Desconhecido. A distribuição dos tipos é geográfica.

O Cl. botulinum e seus esporos estão amplamente disseminados no solo, pelo qual contaminada os alimentos. São anaeróbios estritos, por isso só se desenvolvem em alimentos hermeticamentes fechados, onde não há oxigênio. No Brasil se registraram casos nos últimos anos (1995-2007) em conserva de palmito, torta de frango, patê de fígado e tofu em conserva (importação da China, clandestina). Se desenvolve nas conservas, produz a toxina, a qual é destruída pelo calor. Por isso ocorre sempre em conservas não aquecidas. Em março de 2011, no Norte de Santa Catarina foram registradas mortes por suspeita de Botulismo, possivelmente causadas por ingestão de mortadela contaminada pela toxina botulínica. [1] [2] Não se desenvolve em pH < 4,6 (ácido), uma das causas dos surtos é a falta de acidez nas conservas. Os esporos são muito resistentes ao calor, conservas não ácidas devem ser esterilizadas (121 C). Nas conservas de carne, o nitrito (200 mg/Kg) é utilizado como inibidor: salsichas, mortadelas, etc.

A doença se caracteriza por paralisia muscular e morte por parada respiratória.

Outras formas de botulismos são:

Botulismo de feridas: os esporos penetram nas feridas, produzem a toxina e o paciente desenvolve o mesmo quadro sintomatológico.

Botulismo infantil: bebês de menos de 1 anos têm o intestino imaturo. Através da ingestão de mel, os esporos do Cl. botulinum germinam e colonizam o intestino do bebê. Produzem toxina no intestino, que é absorvida e causa a doença. Mel não é recomendável para bebês, portanto.

[editar] Diagnóstico

O diagnóstico clínico é feito pelos sintomas: paralisia muscular progressiva, iniciando-se pela face, ptose palpebral (fecha o olho), dificuldade de deglutição, visão dupla. Os sintomas progridem pela musculatura, causando dificuldade motora e de respiração. Os sintomas podem se confundir com doenças nervosas e diversas intoxicações, como por pesticidas, o que as vezes retarda o tratamento.

O diagnóstico laboratorial é feito através da detecção da toxina no paciente (no soro ou nas fezes) ou no alimento, através da injeção em ratos.

O diagnóstico feito precocemente é fundamental para deter a evolução da doença.

[editar] Tratamento

É uma emergência que requer administração de anti-toxina (antídoto) imediata. Se o paciente apresenta déficit respiratório deve ser usada uma máquina de respiração artificial até a paralisia terminar, o que pode demorar alguns dias. São usados enemas para remover todos os restos de comida contaminada ainda não absorvidos do intestino.

Se possível deve ser dado a anti-toxina específica. Caso não identificada, é administrado o soro polivalente. A anti-toxina neutraliza apenas a toxina circulante, isto é, aquelas que já se ligaram aos nervos não é afetada. O tratamento, se tardio, pode não funcionar. Por isso é importante o diagnóstico precoce. A toxina ligada aos nervos permanece por longo período, mantendo os sintomas. A pessoa pode permanecer com sequelas nervosas por um longo período.

[editar] Botox

A toxina botulínica é usada em pequenas doses, como tratamento cosmético temporário, porém seus riscos não devem ser ignorados. A sua intensa capacidade paralítica é desejada por individuos que procuram esconder as suas rugas (as rugas são causadas por contrações musculares) e outras imperfeições faciais.

Também tem uso em verdadeiros problemas médicos, sendo usado como relaxante muscular.

  1. http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3235226.xml
  2. http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&section=Geral&newsID=a3233141.htm





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Começa a faltar gasolina no interior de São Paulo #combustivelmaisbaratoja


Desabastecimento já ocorre em postos sem bandeira, cujos donos costumam repor o combustível no dia em que acaba; reposição está demorando até 48 horas

06 de abril de 2011 | 23h 00
Chico Siqueira, de O Estado de S. Paulo

ARAÇATUBA - Começa a faltar gasolina nos postos de combustíveis do interior de São Paulo. Na região Noroeste, postos de São José do Rio Preto, Araçatuba, Andradina e Valparaíso ficaram sem o combustível por algumas horas nos últimos dias.

O desabastecimento ocorre nos postos sem bandeira, cujos donos deixaram para fazer a reposição do estoque em cima da hora. É que a reposição, que era feita no mesmo dia, está demorando de 24 a 48 horas. "Quem deixar para pedir gasolina no mesmo dia está ficando sem nada na bomba. O correto é o revendedor pedir com dois dias de antecedência", diz Otávio Uchyiama, dono de dois postos, em Andradina e Valparaíso. O primeiro, ficou sem gasolina na segunda-feira. "Ficamos o período da tarde sem o combustível porque a Petrobrás não tinha álcool anidro para fazer a mistura e entregar a gasolina a tempo", disse. Já o posto de Valparaíso ficou sem combustível na quarta-feira porque a distribuidora alegou que a Petrobrás estava sem a gasolina.

Uchyiama, que também é diretor regional do Sindicato do Comércio Varejistas de Derivados de Petróleo (Sinpetro), disse que metade dos 220 postos das 42 cidades da região de Araçatuba é de bandeira branca e quase todos estão enfrentando demora na entrega de gasolina. O desabastecimento ocorre, segundo ele, por conta da migração dos veículos flex do etanol para a gasolina, cuja grande demanda pegou a Petrobrás de surpresa.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), desde o início da migração, há cerca de 15 dias, o preço da gasolina subiu R$ 0,30, ou 15% para os donos de postos. "Hoje estamos pagando em torno de R$ 2,50 ou mais o litro para as distribuidoras, mas o preço correto deveria ser R$ 0,15 a menos", disse Uchyiama. Segundo ele, os postos sem bandeira pagam de seis a sete centavos a menos pelo litro. Para Uchyiama, a estabilidade de preços e de abastecimento só voltará no fim de abril, com o início da safra da cana de 2011/2012.

Safra. Em Ribeirão Preto, o início da atual safra de cana-de-açúcar teve ainda pouco reflexo na queda de preços do etanol nas bombas dos postos de combustíveis da cidade, mas isso deverá mudar até a segunda quinzena do mês. "Está alto, mas em 20 dias todas as usinas estarão produzindo e o preço irá cair" diz o diretor regional do Sincopetro, em Ribeirão Preto, Oswaldo Manaia Júnior.

O preço mais alto do litro do etanol na cidade é de R$ 2,30 e o mais barato é de R$ 1,99. "As grandes distribuidoras estão vendendo a R$ 1,99, por isso não caiu mais", compara ele, informando que o consumidor reverteu o consumo dos produtos. Antes vendia-se 70% de etanol e 30% de gasolina nas bombas, mas, agora, os índices são inversos. / COLABOROU BRÁS HENRIQUE







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#combustivelmaisbaratoja Henri Castelli publica foto da montagem do palco do U2


Publicidade

DE SÃO PAULO

O ator Henri Castelli publicou uma foto nesta quarta-feira da montagem do palco do U2 no Estádio do Morumbi, em São Paulo.

"Acordei com essa vista do palco do show do U2... Animal", escreveu o ator, que voltou nesta semana para a cidade, após terminar as gravações da novela "Araguaia".

A banda U2 se apresenta na cidade nos próximos dias 9, 10 e 13.


Reprodução
Foto publicada por Henri Castelli no Twitter mostra montagem de palco do U2 no Estádio do Morumbi
Foto publicada por Henri Castelli no Twitter mostra montagem de palco do U2 no Estádio do Morumbi





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#combustivelmaisbaratoja Protesto de moradores marca um ano da tragédia do Morro do Bumba em Niterói


Vladimir Platonow
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Um ano após a tragédia que deixou 56 mortos no Morro do Bumba, em Niterói, moradores de vários bairros atingidos pelas chuvas de abril de 2010 protestaram hoje (6) pela falta de repasse do aluguel social e a demora na construção de casas para os desabrigados. Os manifestantes seguiram em passeata até a Câmara dos Vereadores e depois se concentraram em frente à prefeitura.

A reclamação mais frequente é a de atraso ou simplesmente o não pagamento do aluguel social, no valor de R$ 400, para quem teve a residência destruída ou interditada. “Eu tive que voltar para minha casa, que está em área de risco, porque nunca recebi um tostão da prefeitura”, disse a aposentada Arlete Cordeiro, moradora do bairro Barreto.

Caso semelhante ao da também aposentada Maria Angelina Pureza, do bairro Baldeador, que precisou deixar sua casa, interditada pela Defesa Civil, e agora tem que pagar aluguel. “Nunca recebi nada da prefeitura. Pago R$ 250 de aluguel e com o dinheiro que recebo de pensão acabo passando fome”.

O presidente da Associação das Vítimas do Bumba, Francisco Ferreira de Souza, afirmou que o repasse de 3,2 mil alugueis sociais é insuficiente para atender a todas as vítimas das enchentes na cidade, que ele calcula em cerca de dez mil no total. “Só no Bumba tem 20 famílias que não estão recebendo o aluguel social. E muitos estão voltando - pelo atraso no repasse do dinheiro - para morar em área de risco”, denunciou o líder comunitário.

A prefeitura de Niterói informou, por meio de nota, que vem pagando, desde maio do ano passado, aluguel social para 3,2 mil famílias, com recursos repassados pelo governo do estado. Os moradores que não receberam o benefício, segundo a prefeitura, estariam com a documentação pendente, que deve ser encaminhada para o Setor de Gestão de Crise. Informou, ainda, que o prefeito Jorge Roberto Silveira assinou um novo termo de cooperação que permitirá a continuidade no pagamento por mais nove meses.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Alemão é encontrado morto na piscina de casa no centro do Rio #combustivelmaisbaratoja


Publicidade

DIANA BRITO
DO RIO

Policiais civis da Divisão de Homicídios do Rio investigam a morte do alemão Mario Dieter Wagler, 42. O corpo dele foi encontrado boiando na piscina de casa, em Santa Teresa, no centro do Rio, na tarde de terça-feira (5).

Policiais militares foram chamados por volta das 16h. Segundo a polícia, aparentemente, a vítima não apresentava sinais de violência.

Wagler morava com a mãe. Ela disse à polícia que saiu de casa pela manhã e, quando voltou, à tarde, encontrou o filho morto na piscina. Segundo a PM, a casa estava revirada, mas não havia vestígios de briga.

Ainda não se sabe a causa da morte do alemão. A polícia aguarda o laudo do IML (Instituto Médico Legal).







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Projeto permite que polícia busque pedófilos na internet #combustivelmaisbaratoja


GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que permite a agentes da polícia se infiltrarem na internet para investigar crimes contra a liberdade sexual de crianças e adolescentes. O texto, que ainda precisa passar pelo plenário do Senado, determina que a "infiltração" não será admitida se a prova puder ser obtida por outros meios investigativos.

O projeto permite aos policiais ingressar em redes sociais ou salas de bate-papo na internet em busca de pedófilos. O objetivo da proposta é reunir informações que impeçam a realização dos crimes sexuais ou a descoberta de quadrilhas especializadas que atuam desde o aliciamento de menores até a comercialização de arquivos com imagens sexuais de crianças e adolescentes.

O senador Magno Malta (PR-ES), que presidiu a CPI da Pedofilia do Senado, disse que os pedófilos agem lentamente, do contato inicial à efetiva exploração sexual do menor --por isso a infiltração dos agentes na internet se faz necessária.

"Trata-se de um processo complexo, cuidadosa e pacientemente individualizado e desenvolvido pelo agente criminoso que inclui contatos assíduos e regulares ao longo do tempo que pode envolver a simpatia, ofertas de presentes", afirmou.

O relator do projeto, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), disse que o agente policial só poderá agir mediante autorização judicial - com o prazo máximo de 360 dias para investigar o caso. A operação também tem que ser mantida em sigilo e o policial pode ser responsabilizado se cometer excessos durante a investigação.

"A infiltração é um poderoso instrumento de intimidação. A proposta criará um ambiente de dúvida e insegurança para os pedófilos, que poderão ser surpreendidos por todo um aparato garantido pelo Estado", afirmou Demóstenes.

O texto segue agora para votação no plenário do Senado. Se for aprovado, terá que tramitar pela Câmara dos Deputados.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#combustivelmaisbaratoja Delegado diz que evita Linha Vermelha e perde o posto no Rio


DO RIO

O delegado Altair Queiroz, titular da delegacia de São João de Meriti, na Baixada Fluminense (64ª DP), foi afastado do cargo ontem à noite depois de declarar, numa entrevista ao jornal RJTV, da Rede Globo, que evita passar pela Linha Vermelha à noite.

Criminosos fazem arrastão na Linha Vermelha, no Rio

Na véspera, por volta das 19h30, pelo menos oito homens armados com pistolas e fuzis assaltaram motoristas em um trecho da via sob jurisdição da 64ª DP.

O grupo fechou o trânsito na pista sentido Baixada Fluminense e recolheu objetos de ocupantes de vários veículos. Houve troca de tiros entre bandidos e policiais, mas ninguém ficou ferido. Os bandidos fugiram.

A Linha Vermelha liga municípios da Baixada Fluminense ao Centro do Rio.

"Eu particularmente evito a Linha Vermelha durante a noite. Meu trajeto de volta para casa é pela avenida Brasil", disse o delegado na entrevista que lhe custou o cargo.

Depois de assistir às declarações, a chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Martha Rocha, decidiu afastar o delegado.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que a mudança é "uma forma de tornar pública a reprovação quanto à declaração de Queiroz."







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#combustivelmaisbaratoja Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 33 milhões


Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nenhum bilhete acertou as seis dezenas do concurso de número 1.272 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira (6), e o prêmio acumulou em R$ 33 milhões para o próximo concurso, que será realizado no sábado, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.

Os números sorteados em Pindamonhangaba (SP) foram: 13 - 26 - 27 - 28 - 35 - 52.

De acordo com a Caixa, 113 apostas acertaram a quina e vão receber R$ 22.189,35 cada uma. A quadra vai pagar R$ 372,11 para cada um dos 9.626 bilhetes ganhadores.

A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Otro escándalo en la casa L'oréal #combustivelmaisbaratoja


Su expresidente está acusado de corrupción y blanqueo de dinero en Rusia

ANA TERUEL - París - 07/04/2011


De nuevo, el escándalo agita el imperio francés de cosmética L'Oréal. Aunque esta vez no tiene nada que ver con la dueña del grupo, Liliane Bettencourt. Ahora se trata de su antiguo presidente ejecutivo, el carismático Lindsay Owen-Jones, quien hace apenas un mes cedió la presidencia del consejo a Jean-Paul Agon. El exdirectivo y dos de sus antiguos colaboradores están acusados de corrupción, abuso de confianza y blanqueo de dinero por su antiguo distribuidor en Rusia. La empresa cierra filas en torno a sus exdirectivos y denuncia el acoso del demandante. El asunto ya fue visto por la justicia administrativa, pero la semana pasada fueron interpuestas nuevas demandas.


El caso se remonta a los años noventa. Según el demandante, Janez Mercun, entonces distribuidor en exclusiva de los productos L'Oréal en Rusia, Owen-Jones dio el visto bueno a la creación de un mercado paralelo en Rusia, Ucrania y Bielorrusia. Lo habría hecho a través de varias empresas pantalla. "La mayoría de estas empresas tenía como objetivo disimular la evasión fiscal (...) y sobre todo el enriquecimiento personal, en particular el del señor Owen-Jones", detalla la demanda. Para ello, el exdirectivo incluso se habría puesto en contacto con integrantes del crimen organizado, según el letrado de Mercun.

Para la empresa, que trata de pasar página tras el largo y tortuoso culebrón del caso Bettencourt, se trata de "un antiguo caso y que ya fue juzgado". En efecto, el distribuidor de origen esloveno ya lo denunció a finales de los noventa. "Los tribunales dieron la razón a L'Oréal en cinco ocasiones, la decisión final del Tribunal de Casación se remonta a 2003", según el grupo. En 2007, Mercun recurrió de nuevo al tribunal de apelación, pero este desestimó su caso.

Sin embargo, en esta ocasión, la nueva demanda es penal y Mercun la presenta por su condición de accionista del grupo. Calcula que este mercado paralelo le ha impedido ingresar al imperio unos 25 millones de euros.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Detenida una mujer de 75 años tras dejar a Armenia sin conexión a Internet


Una georgiana de 75 años de edad ha sido detenida por cortar la conexión de Internet de la totalidad de Armenia.

El pasado 28 de marzo la jubilada descubrió el cable de fibra óptica que suministra la conexión web entre Georgia y Armenia mientras buscaba chatarra. Reconociendo el valor del cobre contenido en el cable, la anciana decidió cortar y robarlo, y al hacerlo interrumpió el servicio de miles de usuarios en el país vecino.

"Al cortar el cable, desconectó a miles de personas", confirma Zura Gvenetadze, portavoz del Ministerio del Interior de Georgia. La señora fue detenida hace unos días, acusada de dañar propiedad estatal, pero Gvenetadze dice que "se ha tomado en consideración su edad avanzada, y se le ha puesto en libertad hasta que se celebre el juicio".

Si se le juzga culpable del delito, la jubilada podría pasar tres años en prisión.

La empresa que mantiene el cable, Georgian Telecom, dice que el daño al sistema informativo nacional fue serio, y que el 90% de los usuarios en Armenia se encontraron sin conexión a la Web durante casi 12 horas.

"No entiendo como logró encontrar el cable", asegura el jefe de marketing de la empresa, Giorgi Ionatamishvili. "Está enterrado en el suelo".

En 2009 los internautas de la ex república soviética también se encontraron desconectados tras producirse una situación idéntica en la que un chatarrero encontró otro cable y decidió intentar robarlo.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Xoom llega a España


06 ABR 2011 19:51

Parece que The Phone House piensa traer a España la tableta Xoom de Motorola, la primera equipada con Honeycomb. El despliegue no va a ser inmediato -hay retraso pero se espera que llegue a finales de abril- y el precio rondara los 579 euros libre o 250 con contrato. El precio libre es bastante similar al del iPad si tenemos en cuenta que Xoom viene con 32 GB de memoria.

El anuncio llega el mismo día en el que Deutsche Bank ha presentado sus estimaciones de venta de esta tableta, que son bastante pobres. Según los analistas del banco se han vendido desde su lanzamiento en Estados Unidos solo 100.000 unidades.

Aunque no sean exactas, es muy probable que Motorola no haya vendido muchas más. La tableta salió al mercado con una edición todavía bastante verde de Honeycomb y varios problemas de soporte. Motorola jugó la carta de flash -se supone que la tableta es capaz de reproducir contenido en flash- pero Adobe se está retrasando y por ahora solo hay una versión beta que no aprovecha bien la aceleración por hardware. El fabricante incluyó también un lector de tarjeta SD pero aun no funciona y para rematar la jugada el precio de venta en Estados Unidos era mayor que el de la competencia

En general Xoom deja cierto sabor a versión beta y Honeycomb en sus estado actual también. Para cuando salga el modelo a la venta en España es probable que algunos de los problemas estén solucionados. El lanzamiento en cualquier caso es importante, no porque ponga por fin una alternativa al iPad en el mercado, sino porque por fin pone los desarrolladores tienen un producto con el que empezar a construir aplicaciones, por ahora uno de los puntos flacos del esfuerzo de Google en tabletas. Con casi un mes en el mercado, Google aun tiene menos de medio centenar.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

¿El primer homosexual de la Historia?


En la República Checa han descubierto el cuerpo de un hombre -que se remonta al 2.900 ó 2.500 antes de Cristo- en una forma normalmente reservada a las mujeres de la cultura de la cerámica, que vivieron durante la etapa de la Edad del Cobre.

El esqueleto fue encontrado en un suburbio de Praga, en la República Checa, con la cabeza apuntando hacia el este y rodeado de utensilios domésticos, un ritual que anteriormente sólo se había descubierto en tumbas femeninas.

"Por la historia y la antropología sabemos que las personas de este período se tomaban los rituales funerarios muy en serio por lo que es muy probable que no se trate de un error el hecho de encontrarle en esa posición" ha dicho la coordinadora del equipo de arqueólogos que ha realizado el descubrimiento, Kamila Remisova Venisova, en declaraciones recogidas por el diario británico 'The Telegraph'.

"Lo más probable es que se tratara de un hombre con una orientación sexual diferente, un homosexual o un transexual", añadió.

De acuerdo con la cultura de la cerámica, que comenzó en la tardía Edad de Piedra y culminó en la Edad de Bronce, los hombres eran tradicionalmente enterrados hacia el lado derecho, con sus cabezas apuntando hacia el oeste, y las mujeres hacia su lado izquierdo con sus cabezas apuntando hacia el este. Ambos sexos colocados en posición de cuclillas.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Twitter se rebela ante los #eurodiputadoscaraduras


Las redes sociales echan humo con la votación en el Parlamento Europeo que ha tumbado una medida de austeridad que obligaría a los eurodiputados a viajar en clase turista en vez de en primera en vuelos inferiores a cuatro horas. Bajo la etiqueta #eurodiputadoscaraduras, Twitter se ha llenado de comentarios criticando la medida que han apoyado de los eurodiputados del PSOE y del PP. Sólo cuatro diputados españoles - Ramón Tremosa, del CIU, Rosa Estarás, del PP, Raúl Romeva, de ICV, y Oriol Junqueras, de ERC- apoyaron la enmienda a los presupuestos. Uno de los comentarios más retuiteados ha sido la lista con los diputados que no han aprobado la enmienda, "la lista de la vergüenza", decía uno de los usuarios.

[foto de la noticia]

Los políticos con cuenta en la red social de los 140 caracteres se han apresurado a dar explicaciones. El PSOE ha anunciado que emitirá un comunicado aclarando la posición del partido ante la enmienda. La secretaria de Política Internacional y Cooperación del PSOE, Elena Valenciano, ha respondido en su Twitter que "desconocía" que se votaba esta enmienda y ha defendido que "parece que la enmienda estaba mal planteada, en el contexto de un informe no vinculante y que debían abstenerse, en realidad". Valenciano ha concluido que los eurodiputados socialistas deberían haberse abstenido.

La cuenta oficial del partido anunció más tarde que su grupo parlamentario rectificaba su voto a una abstención. Además, indicaban que se ratificaban en su voluntad "de revisar viajes y retribuciones, de acuerdo a los tiempos y procedimientos para estos casos".

El eurodiputado Raúl Romeva, de Iniciativa Per Catalunya-Verds -uno que ha votado a favor de suprimir los billetes en 'business'- ha reconocido en un programa de la Cadena Ser que la presión de Twitter, ha sido determinante.

Por su parte, UPyD ha anunciado que pedirá a su eurodiputado Sosa Wagner que cambie la intención de su voto. En su perfil de Twitter, el partido liderado por Rosa Díez ha asegurado que están "en contra de los privilegios", recordando que actuaron en este sentido en tema de las pensiones de los diputados españoles". Este jueves colgarán un comunicado en su web.

Sin embargo, en la cuenta oficial del PP no hay ninguna referencia sobre la polémica creada este miércoles en la Cámara de Estrasburgo





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Baruch Blumberg, el científico que descubrió la hepatitis B

Obtuvo el Nobel en 1976


El científico Baruch Blumberg, Premio Nobel de Medicina en 1976 por descubrir el virus de la hepatitis B y primer director del Instituto de Astrobiología de la NASA, falleció a los 85 años por un infarto, informó la agencia espacial.

La NASA informó en un comunicado de que Blumberg sufrió un ataque de corazón el martes, 5 de abril, mientras asistía a una conferencia sobre investigación lunar en el Centro Ames de Investigación de la NASA, en Moffett Filed (California).

El científico fue reconocido con el Premio Nobel de Medicina en 1976 por descubrir el virus de la hepatitis B y posteriormente la vacuna de la enfermedad.

Blumberg compartió su premio con el doctor Carleton Gajdusek por su trabajo sobre el origen y la propagación de enfermedades infecciosas virales.

El director del Centro Ames, Pete Worden, destacó en un comunicado que "Barry Blumberg fue un bioquímico y un gran investigador".

"Era una luz principal en la comunidad científica y un gran humanista. Fue también un apoyo y un amigo leal de la NASA, del Centro de Investigación Ames y del programa espacial del país".

Nacido en Nueva York en 1925, Blumberg fue miembro del Centro Oncológico Fox Chase en Filadelfia desde 1964 y era profesor de la Universidad de Medicina y Antropología en la Universidad de Pensilvania desde 1977.

En 1999 se convirtió en el primer director del Instituto de Astrobiología de la NASA, cargo que ocupó hasta el año 2002.

Desde 2005 era presidente de la Sociedad Estadounidense de Filosofía, la sociedad de conocimiento más antiguas del país, fundada en 1743.

"El mundo ha perdido un gran hombre", lamentó Daniel Goldin, que fue director de la NASA entre 1992 y 2001.

Goldin, amigo personal del científico destacó que "Barry", como le llamaban cariñosamente, "ha salvado vidas a través de su investigación sobre el virus de la hepatitis B".

"También inspiró a toda una generación a través de su trabajo en la construcción del Instituto de Astrobiología de la NASA", aseguró.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Charlie Sheen -- Two and a Half Abs


On the third night of his tour in Cleveland last night, Charlie Sheen once again went shirtless and proved his 45-year-old physique was in better shape than you would think.

Shirtless Charlie Sheen

What's his secret?






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fábio Assunção anuncia nome da filha


O ator conta que pretende assistir ao parto

Por Sonia Vieira

Orlando Oliveira e Francisco Cepeda/AgNews

Fábio Assunção chegou de mãos dadas com Karina Tavares, grávida de 8 meses, ao desfile da nova coleção do estilista Ricardo Almeida, que comemora 25 anos de carreira. O ator anunciou o nome que escolheu para a filha. "Será Felipa. Pretendo assistir ao parto, gostei de ver".

Ele conta que o filho João, de 8 anos, "está louco para ver a irmãzinha". Sobre ser pai, disse ser "um assunto muito complexo. A paternidade muda a vida da gente. Fábio, que pôde ser visto na TV em uma participação no último capítulo de "Ti-ti-ti", no dia 18 de março, comentou ainda a relação com Karina. "Moramos juntos e eu me sinto casado. Ela é minha mulher".








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Julgamento do mensalão pode sair somente em 2050', diz #Lula após palestra nos Estados Unidos #combustivelmaisbaratoja

( Esse fulano faz de tudooo para aparecer na midia !)


Publicada em 06/04/2011 às 19h54m

Fernando Eichenberg - correspondente

O ex-presidente Lula participa de fórum organizado pela Microsoft em Washington - Foto: Divulgação

WASHINGTON - Como principal orador do "Fórum de Líderes do Setor Público - América Latina e Caribe", evento organizado pela empresa Microsoft na capital americana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira a política de educação nos seus anos oito anos de governo, e evitou falar sobre os primeiros três meses da presidente Dilma Rousseff no poder e sobre os passaportes diplomáticos concedidos a seus familiares. Mas falou sobre o relatório final da Polícia Federal sobre o escândalo do mensalão. "Se entrar o relatório da PF, todos os advogados de defesa vão pedir prazo para julgar. Então, vai ser julgado em 2050".

ESCÂNDALO: Prazo de prescrição do mensalão causa polêmica

INFOGRÁFICO: Relembre o escândalo do mensalão

- Não vou falar porque senão um jornalista aqui vai escrever "Lula está dizendo o que Dilma tem de fazer" - brincou, provocando risos na plateia. Ao final do encontro, em entrevista com jornalistas no corredor, disse que, pela sua experiência própria como presidente, Dilma não deveria se preocupar com o desempenho inicial no Palácio do Planalto.

- Em cem dias a gente está aprendendo os corredores, as cadeiras, abrir gaveta. Ninguém pode assumir compromisso de que, em cem dias, vai fazer tal coisa. Eu lembro que nós assumimos isso quando a Erundina foi eleita prefeita de São Paulo e em cem dias foi um desastre. A Dilma tem o compromisso com o povo brasileiro de um mandato de quatro anos, com direito a mais quatro de reeleição. Ela será julgada em 2014 pelo que fez. Acho que ela vai ser um governo de sucesso extraordinário.

" Tem uma peça que dizem que foi o relatório produzido pela PF, não se sabe se o ministro Joaquim (Barbosa, do Supremo Tribunal Federal) vai receber ou não, se aquilo vai entrar nos autos do processo. Se entrar, todos os advogados de defesa vão pedir prazo para julgar. Então, vai ser julgado em 2050 "

Lula também não quis se alongar em comentários sobre o relatório da Polícia Federal que confirma a existência da prática do "mensalão" em seu governo.

- Tem uma peça que dizem que foi o relatório produzido pela PF, não se sabe se o ministro Joaquim (Barbosa, do Supremo Tribunal Federal) vai receber ou não, se aquilo vai entrar nos autos do processo. Se entrar, todos os advogados de defesa vão pedir prazo para julgar. Então, vai ser julgado em 2050. Então, não sei se vai acontecer. Não tive chance de dar uma olhada no relatório, nem vou olhar. Não sou advogado - resumiu.

Lula ignora pergunta sobre passaportes diplomáticos

Em relação ao pedido de explicações feito pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal ao Ministério das Relações Exteriores sobre a concessão de sete passaportes diplomáticos para filhos e netos seus, em 2010, o ex-presidente foi lacônico:

- Isso é com o Itamaraty.

" É muito difícil eu falar porque ninguém me chamou. Se a minha presidenta ou alguém achasse necessário e falasse que o Lula pode contribuir, eu contribuiria tranquilamente "

Já questionado se teria interesse em atuar como uma espécie de mediador no atual conflito na Líbia entre o exército do líder Muamar Kadafi e as forças rebeldes, com a intervenção da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), respondeu:

- É muito difícil eu falar porque ninguém me chamou. Se a minha presidenta ou alguém achasse necessário e falasse que o Lula pode contribuir, eu contribuiria tranquilamente.

Mas revelou forte irritação quando perguntado por que teria chamado Kadafi de "companheiro e amigo", em uma de suas visitas à Líbia.

- Não fale uma sandice dessa. Eu conheço as pessoas e sei como me refiro a elas. Se você estivesse falando do Paulo Freire ou do Antonio Cândido... Eu jamais falaria isso por uma razão muito simples: porque tenho discordância política e ideológica.

Em sua palestra remunerada para a audiência da Microsoft, Lula elogiou a Olimpíada de Matemática nas escolas públicas, e fez um gesto ao presidente do grupo americano que lhe pagou o cachê:

- Tenho certeza de que a ampliação das Olimpíadas de Matemática no Brasil contribuirá para formar novos talentos, quem sabe uma nova geração de Bill Gates, que há 37 anos iniciou a Microsoft com uma grande ideia na cabeça, muita garra e possivelmente muita inteligência.

Lula viajou nesta quarta-feira mesmo para Acapulco, onde fará uma palestra - também remunerada - para a Associação dos Bancos Mexicanos. Em Washington, anunciou que dentro de 20 dias fará uma palestra para empresários venezuelanos, em Caracas, e terá conversas com o governo de Hugo Chávez.

- Acho que a relação entre a presidente Dilma e o presidente Chávez será aperfeiçoada, porque a Venezuela é um país muito importante e interessa à América Latina que esteja integrado e com uma economia estável - disse.

Temos aqui um fã do mestre Lula :
quanto será que ele e$ta levando por isso?
  1. wantilly
    06/04/2011 - 21h 40m

    O Dr. Lula vai ficar bilionário com suas palestras. Todo mundo econômico, empresarial e governamental quer saber como ele conseguiu fazer uma marolinha da crise de 2008. Só acho que ele tá cobrando muito barato. Sugestão : Preço de astro interancional. Cache de R$ 2 milhões aqui no Brail e de U$ 5 milhões de dolares para multinacionais. Elas gastam muito mais do que isto com propaganda e bõnus de executivos.


    kkkkT alento não se aprende na escola





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

"Dizem que é muito saboroso", diz Tarso Genro sobre maconha

Photobucket Pictures, Images and Photos

Publicidade

GRACILIANO ROCHA
DE PORTO ALEGRE

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), defendeu nesta quarta (6) que a maconha receba um tratamento mais tolerante do que outras drogas.

A defesa da "regulação" --que deveria ser precedida de estudos científicos, segundo ele-- foi feita durante palestra a estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Ex-ministro da Justiça no governo Lula, o petista, no entanto, apresentou objeções à legalização do comércio porque o dinheiro gerado com a venda da droga é a fonte de poder do tráfico.

Tarso comparou a maconha com outras drogas e a malefícios do cigarro. "As pessoas terem tolerância com a cannabis sativa [nome científico da maconha] é diferente da heroína. Muitos especialistas dizem que a maconha faz menos mal que o cigarro. Eu nunca vi alguém matar por ter fumado um cigarro de maconha", disse.

Ao falar de sua experiência pessoal, Tarso, 64, negou ter fumado maconha na juventude. Não por falta de vontade, ressalvou ele, mas porque vivia como clandestino durante a ditadura militar (1964-1985).

"Na minha época, a gente não fumava maconha não por não ter vontade, mas porque as condições de segurança em que a gente vivia na clandestinidade", afirmou. E completou: "Mas dizem que é muito saboroso".







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ônibus é incendiado na zona sul de São Paulo


DE SÃO PAULO

Um ônibus foi incendiado nesta quarta-feira na rua Giácomo Cozzarelli, região da Vila Santa Teresa, zona sul de São Paulo. Não há registro de feridos.

Segundo a SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade), o veículo é da Via Sul, fazia a linha Jardim Maristela 2º - Metrô Vila Mariana e foi queimado perto do ponto inicial.

De acordo com a polícia, algumas pessoas atearam fogo no veículo. As causas, no entanto, ainda não foram confirmadas.


Rivaldo Gomes/Folhapress
Pessoas queimam ônibus na zona sul de São Paulo; motivo é desconhecido
Pessoas queimam ônibus na zona sul de São Paulo; motivo é desconhecido





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Internos de unidade da Fundação Casa fazem rebelião em SP


DE SÃO PAULO

Adolescentes da unidade São Paulo do complexo da Fundação Casa da Vila Maria, na zona norte da cidade, iniciaram uma rebelião por volta das 17h desta quarta-feira.

A assessoria da instituição não soube informar se há reféns e feridos. Imagens da televisão mostram que os internos colocaram fogo em colchões e que há, ao menos, uma pessoa ferida. Ao menos oito funcionários da fundação estavam no local na hora do início da rebelião.

O Corpo de Bombeiros enviou dois carros da corporação para o local.

A unidade São Paulo da antiga Febem abriga 56 adolescentes com idade média de 17 anos.

A assessoria também não soube informar quais os motivos da rebelião e quais são as reivindicações dos adolescentes.


Reprodução/TV Globo
Internos fazem rebelião em unidade da Vila Maria (zona norte de SP) da Fundação Casa
Internos queimam colchões em unidade da Vila Maria (zona norte de SP) da Fundação Casa







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Internos fazem reféns em rebelião na Fundação Casa em SP



06 de abril de 2011 17h34 atualizado às 18h17


Os adolescentes internos da Fundação Casa de Vila Maria, zona norte de São Paulo, começaram uma rebelião em uma das seis unidades por volta das 17h desta quarta-feira. Os internos queimaram colchões na quadra de esportes e o Corpo de Bombeiros foi acionado para ir ao local para dar apoio à Polícia Militar (PM). Segundo a assessoria da instituição, há reféns, mas o número ainda não foi divulgado.

Conforme a Fundação Casa, são 56 adolescentes internados nesta unidade, que recebe infratores reincidentes. Oito funcionários estariam negociando com os jovens o fim da rebelião. A Fundação Casa apurava também se todos os adolescentes se rebelaram ou apenas uma parte da unidade.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters