[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Justiça do RJ decreta prisão de 4 PMs suspeitos pela morte de Juan


Menino sumiu durante ação da PM em Nova Iguaçu, na Baixada.
Corpo foi achado perto de rio; antes perícia informou que corpo era de menina.

Do G1 RJ


Menino Juan (Foto: Reprodução/TV Globo)Corpo de Juan foi encontrado perto do Rio Botas
(Foto: Reprodução/TV Globo)

O juiz Márcio Alexandre Pacheco da Silva, do 4º Tribunal do Júri de Nova Iguaçu, decretou na noite desta quarta-feira (20) a prisão temporária por 30 dias dos quatro policiais militares suspeitos de envolvimento na morte e no sumiço do menino Juan, de 11 anos, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, após uma operação da polícia.

De acordo com o 4º Tribunal do Júri, os mandados de prisão já foram expedidos, e deverão ser encaminhados à Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), responsável pelo caso, para serem cumpridos.

A decisão atende a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ). Segundo o MP-RJ, a prisão temporária dos PMs é em relação a dois homicídios duplamente qualificados (a morte do menino Juan e de um suposto traficante), duas tentativas de homicídio duplamente qualificado (do irmão de Juan, e de um jovem de 19 anos - ambos estão no Programa de Proteção à Testemunha) e ocultação de cadáver de Juan.

Na noite do dia 20 de junho, Juan vinha da casa de um amigo com o irmão, Wesley, de 14 anos, quando foi atingido durante um confronto na Favela Danon. O irmão e outro jovem, Wanderson dos Santos de Assis, de 19 anos, também ficaram feridos. A reconstituição do caso foi feita no dia 8 de julho, dois dias após a chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, confirmar a morte do menino.

Juan foi baleado por PMs, diz delegado

Também nesta quarta-feira (20), o delegado Ricardo Barbosa, da Delegacia de Homicídios, afirmou que o menino foi baleado por policiais militares. Segundo ele, a perícia constatou que não houve confronto entre PMs e suspeitos. O inquérito, no entanto, ainda não terminou.

“De acordo com as provas recolhidas, o Juan morreu com um tiro no pescoço e ele foi baleado por policiais militares”, disse Ricardo Barbosa. “Testemunhas e perícia não indicam ocorrência de confrontos. A conclusão que nós temos é que ele foi baleado por disparos de armas de fogo de policiais militares.”, completou.

A Polícia Civil indiciou os quatro policiais militares suspeitos da morte nesta quarta. Eles estavam na comunidade Danon no dia 20 de junho, quando Juan despareceu durante uma operação policial. Os PMs já tinham sido afastados das ruas pelo comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte. Outros sete policiais também são investigados.

Sem confronto

De acordo com o delegado, uma série de provas e testemunhas ajudam nas investigações. Um vídeo gravado por um morador logo após a ação policial mostra as posições das cápsulas de bala e poças de sangue, que seriam de Juan.

“Os disparos só foram efetuados de um ponto da comunidade. Primeiro os PMs contaram que se confrontaram com seis suspeitos, mas, em depoimento, se contradisseram, dizendo que o confronto havia sido com dois homens”, explicou o delegado. Na ocasião, um suspeito de ser traficante foi baleado e morto. No entanto, a perícia apontou que apesar de armado, este suspeito não efetuou disparos.

GPS
Segundo dados obtidos através do GPS instalado na viatura que estava no local, os PMs levaram 23 minutos para socorrer o suposto traficante. O delegado considera que os policiais demoraram a prestar este socorro. “Além dos quatro PMs que tiveram prisão temporária pedida, continuamos investigando os outros agentes que estavam na comunidade no dia da operação policial”, informou.

Outro dado obtido através do GPS foi que a viatura da PM não percorreu o trajeto até o Rio Botas, em Belford Roxo, onde o corpo de Juan foi encontrado. A polícia aguarda ainda a análise das conversas telefônicas que serão cedidas pelas operadoras de celulares para investigar a ocultação do corpo do menino.

Perita presta depoimento
Também na terça, a perita que identificou o corpo de Juan como sendo de uma menina prestou depoimento na Corregedoria da Polícia Civil, na Zona Portuária. A polícia não informou o conteúdo das declarações da perita, já que a sindicância instaurada corre em sigilo. Ela foi afastada do cargo. Outras pessoas que participaram da perícia no corpo de Juan também serão ouvidas. O objetivo é descobrir o que motivou o erro na análise do corpo encontrado no último dia 30 de junho, no Rio Botas, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

A confirmação que o corpo pertencia à Juan veio após exames de DNA, mas só foi divulgada no dia 6 de julho, pela chefe de Polícia do Rio, Martha Rocha.

Justiça autoriza quebra de sigilo telefônico
No dia 12 de julho, a Justiça do Rio determinou a quebra do sigilo telefônico de dez pessoas que estão sendo investigadas no caso. O juiz Márcio Alexandre Pacheco da Silva, do 4º Tribunal do Júri de Nova Iguaçu, autorizou a quebra de sigilo telefônico entre o dia 2 de junho até 4 de julho de 2011. O pedido foi feito pelo Ministério Público.

Reconstituição
A reconstituição da morte do menino foi feita no dia 8 de julho e terminou por volta das 2h de sábado (9), na Favela Danon. Os quatro PMs suspeitos no caso foram os últimos a serem ouvidos. Além dos quatro PMs, outros três que também estavam perto do local no dia do tiroteio também participaram da reprodução simulada.

Na noite do dia 20 de junho, Juan vinha da casa de um amigo com o irmão, Wesley, de 14 anos, quando teria sido atingido durante um confronto na comunidade. O irmão e outro jovem, Wanderson dos Santos de Assis, de 19 anos, também ficaram feridos. Os dois estão no Programa de Proteção de Testemunha.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

SP tem hospitais de custódia lotados e 650 infratores com problemas mentais aguardam vagas


Publicada em 20/07/2011 às 07h48m

Guilherme Voitch (guilherme.voitch@sp.oglobo.com.br)

SÃO PAULO - O estado de São Paulo não tem mais vagas para portadores de doenças mentais que cometeram crimes. Os Hospitais de Custódia e Tratamento (HCT) de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, e Taubaté, a 134 km de São Paulo, as duas unidades que recebem estes detentos, estão com 1.078 pessoas, quando a capacidade é de 934. Segundo a Defensoria Pública, outros 650 infratores com problemas psiquiátricos aguardam vagas em uma fila de espera.

Parte desses doentes cumpre pena como detentos comuns, no sistema prisional, o que contraria a Lei da Reforma Psiquiátrica de 2001. Os demais aguardam em casa. Os doentes mentais são considerados inimputáveis. Quando cometem crimes, a Justiça determina o internamento em hospitais de custódia.

Os hospitais de custódia de tratamento já não tratam o doente mental como deveriam. Mas a existência dessa lista de espera é um absurdo completo

- Os hospitais de custódia de tratamento já não tratam o doente mental como deveriam. Mas a existência dessa lista de espera é um absurdo completo. Não dá para colocar um doente entre presos comuns - diz Patrick Cacicedo, coordenador do Núcleo de Situação Carcerária da Defensoria Pública de São Paulo.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a falta de vagas deve ser amenizada com obras de ampliação no Hospital de Tratamento de Taubaté. De acordo com a pasta, "estão em andamento trâmites administrativos prévios à licitação para as obras." Quem consulta o site da SAP se depara com déficit de vagas ainda maior para estes detentos. Até a tarde desta terça-feira, a página da instituição indicava que o Hospital de Custódia e Tratamento de Franco da Rocha abrigava 5532 doentes, com uma capacidade para 465 presos. Questionada, a secretaria afirmou que se tratava de um "erro de digitação" e que 529 pessoas cumpriam medidas de internação na unidade.

Mesmo em relação aos pacientes que já estão nos hospitais, há uma divergência em relação ao tratamento oferecido. Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Martim de Almeida Sampaio, eles não recebem a atenção necessária.

- Algumas atividades são feitas em parceria com ONGs, mas, no geral, os doentes recebem medicação e ficam soltos. Esquizofrênicos extremamente complicados misturados a doentes com um grau leve de comprometimento - afirma Sampaio.

Já o diretor-técnico do Hospital de Custódia de Taubaté, Adriano César Maldonado, diz que o tratamento é realizado de forma "individualizada por equipes multidisciplinares". Segundo ele, o hospital segue as determinações das diretrizes que regulam os direitos das pessoas portadoras de deficiência mental.

- Na medida do possível separamos os pacientes pelo perfil. Pacientes com transtornos sexuais ou com problemas com álcool e drogas ficam em Taubaté, enquanto os esquizofrênicos vão para Franco da Rocha. Todos trabalham e têm várias outras atividades recreativas e educativas - diz.

O debate sobre a situação dos detentos com transtornos mentais não está restrito a São Paulo. No começo de julho, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma recomendação aos tribunais de todo o país no sentido de que as penas envolvendo pessoas com problemas de saúde mental possam, sempre que possível, ser cumpridas em meio aberto.

A recomendação do CNJ determina a criação de um núcleo interdisciplinar, auxiliar ao juiz, para os casos que envolvam sofrimento mental e o acompanhamento psicossocial durante o tratamento. Outra medida importante da política antimanicomial é a permissão de que o tratamento ocorra sem que o paciente se afaste do meio social em que vive, visando a manutenção dos laços familiares, sempre que isso for possível.

A internação nem sempre é a melhor forma para o cumprimento das medidas de segurança - afirmou à época o conselheiro Walter Nunes, relator da recomendação. Segundo ele, acostumado às inspeções em presídios nos mutirões carcerários realizados pelo CNJ, a maioria dos presídios possui uma "ala manicomial", que na prática é uma cela em que as pessoas com problemas de saúde mental ficam por prazo indeterminado e, não raro, acabam sendo esquecidas.

Atualmente, sequer sabe-se ao certo quantas pessoas cumprem medidas de internação em todo Brasil. Nos relatórios enviados ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, vários estados não informam quantas pessoas cumprem medidas de internação.

O Ministério prepara um censo para identificar quantos são e em que situação estão esses doentes. O projeto está sendo realizado pela cientista social e pesquisadora da Universidade de Brasília (UNB) Débora Diniz.

Débora diz que o censo estará pronto até o começo do ano que vem, mas adianta que no geral a Lei da Reforma Psiquiátrica (10.216 de 6 de abril de 2001) não foi incorporada pelos estados.

- Ainda se trata o paciente que cometeu o delito como questão mental e não como questão de saúde.


© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Coordenador técnico de Interlagos é demitido por erro em curva


Publicidade

DE SÃO PAULO

O matemático Artemis de Oliveira, supervisor técnico e operacional do Autódromo de Interlagos, foi demitido nesta quarta-feira pela SPTuris (empresa de Turismo de São Paulo) por causa de um erro na chicane da Curva do Café.

O trecho, que custou R$ 100 mil, passou por obras há uma semana e terá de ser refeita. Artemis, que estava no cargo desde agosto de 2010, disse não ser responsável pelo projeto polêmico e não quis comentar a decisão da SP Turis.

A Curva do Café trata-se de um dos trechos mais velozes do Autódromo de Interlagos e é utilizado apenas nas corridas válidas pelo calendário nacional.


Alessandro Shinoda/Folhapress
Foto da Curva do Café, no Autódromo de Interlagos
Foto da Curva do Café, no Autódromo de Interlagos

Na última sexta-feira, os pilotos do Campeonato Brasileiro de marcas viram que a angulação da chicane estava errada, a manobra para entrada obrigava os pilotos a quase parar o carro e o alto da curva dava para um barranco.

Foi exatamente na Curva do Café que o piloto Gustavo Sondermann rodou e morreu durante uma prova da Copa Montana, categoria de acesso à Stock Car, em abril deste ano.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Kim Kardashian Suing Old Navy Over Doppelganger Commercial


Published July 20, 2011

| TMZ


There is only one Kim Kardashian -- and nshe's declaring a legal war on Old Navy for using a look-alike in a recent ad campaign, TMZ has learned.

Kardashian is filing a lawsuit against the clothing giant, claiming they intentionally used a look-alike in an effort to dupe the public into thinking Kim was affiliated with Old Navy.

We're told Kim is especially furious that Old Navy has been tweeting to her page about the look-alike in an effort to gain even more publicity.

One of those tweets read, "@CBSNEWS reports that Old Navy's Super CUTE star looks like @kimkardashian. #LOL. What do you think?"

We're told Kim believes the copycat campaign has damaged her wallet somewhere in the range of $15 to $20 million.

It probably doesn't help that her ex-boyfriend Reggie Bush is also rumored to be dating the look-alike.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Smurfs' Star Sofia Vergara 'Loves' Her Sex Symbol Status


By

Published July 20, 2011

| FoxNews.com

In Hollywood, being deemed a sex symbol can be a double-edged sword.

Jessica Biel once declared that being blessed with such beauty was “really a problem” when it comes to being considered for substantial roles, and Megan Fox too complained that she was tired of being seen as just eye candy.

However, “Modern Family” star Sofia Vergara, who has been featured on Maxim’s “Hot 100” list, named one of People Magazine’s “Most Beautiful,” and come within shouting distance of the top spot in AskMen.com’s list of “Most Desirable Women" has no complaints when it comes to being branded hot Hollywood property.

FOX411: Sofia's Sexy Secrets.

“I love it. Of course, it’s great at my age. It’s fantastic,” Vergara told FOX411’s Pop Tarts column while promoting her forthcoming family flick, “The Smurfs.” “I think that everything that is positive and good helps out with your career. Why not embrace it and take advantage?”

Vergara, 39, channels French cosmetic magnate Odile in the highly-anticipated film, but in real life, she stays looking great with a balanced approach.

HOT SHOTS: Sofia Vergara.

“Everything in moderation. Not too much food, not too much exercise, not too much anything. Everything in moderation," Vergara said. "And of course, wearing sun block, doing the things that your dermatologist tells you to do—that helps with the aging process."

And her self-titled Smurf name?

“Sexy Mama Surf,” she laughed.

We can see that.









LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

U.S. to eliminate "nude" images in full-body scanners


2011-07-21 05:41:29

WASHINGTON, July 20 (Xinhua) -- The United States on Wednesday said it is to use new software to address privacy issues related to "nude" images produced by full body scanners in airports.

Transportation Security Administration (TSA) Administrator John Pistole said in a statement that the agency is to begin installing software "designed to enhance privacy" on full-body scanners. The software would eliminate "passenger-specific images."

Instead of producing near nude images of passengers scanned, the newly updated machines will "auto-detect items that could pose a potential threat using a generic outline of a person for all passengers."

"By eliminating the image of an actual passenger and replacing it with a generic outline of a person, passengers are able to view the same outline that the TSA officer sees," said the statement. The updates will be installed on scanners in about 40 airports in the country.

"This software upgrade enables us to continue providing a high level of security through advanced imaging technology screening, while improving the passenger experience at checkpoints," said Pistole.

Full-body scanner has raised considerable privacy concerns after its deployment in airports around the country. It was one of the measures the TSA put in place after the failed attack on a U.S. airliner on Christmas Day of 2009, when an attacker concealed explosives in his underpants.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Brazilian president offers aid to storm-devastated states

2011-07-21 09:58:17

RIO DE JANEIRO, July 20 (Xinhua) -- Brazilian President Dilma Rousseff Wednesday offered federal support to two northeastern states which were ravaged by a deadly storm over the weekend.

The president spoke to the governors of Paraiba and Pernambuco and sent newly-appointed Minister of Transport Paulo Sergio Passos to assess damage.

The president also asked Minister of National Integration Fernando Bezerra to provide all necessary support, according to a presidential spokesman.

The minister confirmed that 5 million reais (3.2 million U.S. dollars) would be sent to the rain-hit region in a week to fund reconstruction.

The storm left 11 people dead, two missing and 1,600 homeless. Some 14,900 people had to leave their homes due to floods and mudslides. Several state highways were ruined and 16 dams in Lagoa Seca city of Paraiba burst. A total of 42 municipalities declared a state of emergency.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#15 Bueiro pega fogo no Centro do Rio de Janeiro 20/07/2011







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Um terço dos aposentados continua trabalhando







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Caso Juan: Justiça decreta prisão temporária por 30 dias de PMs acusados da morte de menino em Nova Iguaçu

Plantão | Publicada em 20/07/2011 às 22h27m

Marcelo Gomes*

RIO - O juiz Márcio Alexandre Pacheco da Silva, do 4º Tribunal do Júri de Nova Iguaçu, decretou na noite desta quarta-feira a prisão temporária por 30 dias dos quatro policiais militares do 20º BPM (Mesquita) acusados de envolvimento no sumiço e assassinato do menino Juan Moraes Neves, de 11 anos. São eles: os sargentos Isaias Souza do Carmo e Ubirani Soares, e os cabos Edilberto Ramos do Nascimento e Rubens da Silva.

Os mandados de prisão serão expedidos na manhã desta quinta-feira, e serão imediatamente encaminhados à Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) para serem cumpridos.

*Extra


© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Polícia do Rio afirma que Juan foi morto por PMs e não houve confronto

Menino sumiu durante ação da PM em Nova Iguaçu, na Baixada.
MP pediu à Justiça a decretação da prisão temporária dos PMs.

Thamine Leta Do G1 RJ

O delegado Ricardo Barbosa, da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, responsável pela investigação do sumiço e da morte do menino Juan Moraes Neves, de 11 anos, afirmou, nesta quarta-feira (20), que o menino foi baleado por policiais militares. Segundo ele, a perícia constatou que não houve confronto entre PMs e suspeitos. O inquérito, no entanto, ainda não terminou.

“De acordo com as provas recolhidas, o Juan morreu com um tiro no pescoço e ele foi baleado por policiais militares”, disse Ricardo Barbosa. “Testemunhas e perícia não indicam ocorrência de confrontos. A conclusão que nós temos é que ele foi baleado por disparos de armas de fogo de policiais militares.”, completou.

A Polícia Civil indiciou os quatro policiais militares suspeitos da morte nesta quarta. Eles estavam na comunidade Danon no dia 20 de junho, quando Juan despareceu durante uma operação policial. Os PMs já tinham sido afastados das ruas pelo comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte. Outros sete policiais também são investigados.

Medo de represálias
O delegado explicou que pediu a prisão temporária dos quatro PMs ao Ministério Público porque testemunhas relevantes da investigação do caso não se sentiam seguras de depor e sofrerem represálias.

“A prisão temporária dos PMs é referente ao crime de homicídio qualificado. Eles continuam sendo investigados por ocultação de cadáver”, explica o delegado.

Sem confronto
De acordo com o delegado, uma série de provas e testemunhas ajudam nas investigações. Um vídeo gravado por um morador logo após a ação policial mostra as posições das cápsulas de bala e poças de sangue, que seriam de Juan.

“Os disparos só foram efetuados de um ponto da comunidade. Primeiro os PMs contaram que se confrontaram com seis suspeitos, mas, em depoimento, se contradisseram, dizendo que o confronto havia sido com dois homens”, explicou o delegado. Na ocasião, um suspeito de ser traficante foi baleado e morto. No entanto, a perícia apontou que apesar de armado, este suspeito não efetuou disparos.

GPS
Segundo dados obtidos através do GPS instalado na viatura que estava no local, os PMs levaram 23 minutos para socorrer o suposto traficante. O delegado considera que os policiais demoraram a prestar este socorro. “Além dos quatro PMs que tiveram prisão temporária pedida, continuamos investigando os outros agentes que estavam na comunidade no dia da operação policial”, informou.

Outro dado obtido através do GPS foi que a viatura da PM não percorreu o trajeto até o Rio Botas, em Belford Roxo, onde o corpo de Juan foi encontrado. A polícia aguarda ainda a análise das conversas telefônicas que serão cedidas pelas operadoras de celulares para investigar a ocultação do corpo do menino.

Pedido de prisão
Na terça-feira (19), o Ministério Público do Rio pediu à Justiça a decretação da prisão temporária, de 30 dias, dos PMs. Segundo a assessoria de imprensa do MP, o pedido foi enviado à 4ª Vara Criminal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Procurada pelo G1, a assessoria do Tribunal de Justiça informou que ainda não tem informação sobre o pedido.

A assessoria do MP explicou que a prisão temporária dos PMs foi pedida em relação a dois homicídios duplamente qualificados (a morte do menino Juan e de um suposto traficante), duas tentativas de homicídio duplamente qualificado (do irmão de Juan, e de um jovem de 19 anos - ambos estão no Programa de Proteção à Testemunha) e ocultação de cadáver de Juan.

Perita presta depoimento
Também na terça, a perita que identificou o corpo de Juan como sendo de uma menina prestou depoimento na Corregedoria da Polícia Civil, na Zona Portuária. A polícia não informou o conteúdo das declarações da perita, já que a sindicância instaurada corre em sigilo. Ela foi afastada do cargo. Outras pessoas que participaram da perícia no corpo de Juan também serão ouvidas. O objetivo é descobrir o que motivou o erro na análise do corpo encontrado no último dia 30 de junho, no Rio Botas, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

A confirmação que o corpo pertencia à Juan veio após exames de DNA, mas só foi divulgada no dia 6 de julho, pela chefe de Polícia do Rio, Martha Rocha.

Justiça autoriza quebra de sigilo telefônico
No dia 12 de julho, a Justiça do Rio determinou a quebra do sigilo telefônico de dez pessoas que estão sendo investigadas no caso. O juiz Márcio Alexandre Pacheco da Silva, do 4º Tribunal do Júri de Nova Iguaçu, autorizou a quebra de sigilo telefônico entre o dia 2 de junho até 4 de julho de 2011. O pedido foi feito pelo Ministério Público.

Reconstituição
A reconstituição da morte do menino foi feita no dia 8 de julho e terminou por volta das 2h de sábado (9), na Favela Danon. Os quatro PMs suspeitos no caso foram os últimos a serem ouvidos. Além dos quatro PMs, outros três que também estavam perto do local no dia do tiroteio também participaram da reprodução simulada.

Na noite do dia 20 de junho, Juan vinha da casa de um amigo com o irmão, Wesley, de 14 anos, quando teria sido atingido durante um confronto na comunidade. O irmão e outro jovem, Wanderson dos Santos de Assis, de 19 anos, também ficaram feridos. Os dois estão no Programa de Proteção de Testemunha.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A Copa do Mundo do "puxadinho"


Autor(es): » Amanda Almeida
Correio Braziliense - 20/07/2011

Belo Horizonte — Representante das principais empreiteiras do país, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) faz uma previsão sombria sobre o principal evento esportivo que o Brasil sediará nos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014. Segundo a entidade, o país perdeu o tempo do Mundial e as obras de infraestrutura nem sequer sairão do papel. Para o presidente da entidade, Paulo Safady Simão, "puxadinhos" serão improvisados para dar ares de obra feita e o saldo da empreitada será negativo, tanto para os cofres públicos quanto para imagem brasileira perante a opinião pública internacional. "É claro que vamos passar vergonha diante dos turistas", comentou Simão. Em palestra ontem, em Belo Horizonte, ele afirmou ainda que nem mesmo o novo modelo de licitações, à espera da sanção da presidente Dilma Rousseff, cumprirá o objetivo de acelerar as obras. Para ele, o sistema criará mais um problema: "O Regime Diferenciado de Contratações (RDC) é um campo aberto à corrupção".

"Do ponto de vista de legado, morreu. Não tem mais o que fazer", disse Simão, em relação à Copa do Mundo, acrescentando que "a iniciativa privada não vai abraçar uma causa perdida". Para ele, o governo federal demorou para se mobilizar e estimular os empreendedores do país. Entre os principais gargalos, estarão os aeroportos. "Vão fazer um "puxadinho" no Aeroporto Internacional de Confins (MG), que precisava de um novo terminal. Os turistas só vão constatar uma coisa que já sabemos: os terminais não têm estrutura para recebê-los", afirmou Simão.

Contestação
Presente na palestra, a gerente de Atração de Investimentos e Turismo do Comitê Executivo da Copa em Belo Horizonte, Stella Kleinrath, contestou as declarações, destacando que a capital mineira está adiantada nas obras. Stella citou como exemplos a reforma do Estádio Mineirão, a duplicação da Avenida Antônio Carlos e a construção de 12 hotéis. Para Simão, entretanto, esses empreendimentos não são suficientes e grandes problemas continuarão sem solução, como a expansão do Aeroporto de Confins e do metrô da capital mineira. "A Copa do Mundo vai se resumir a grandes arenas e a um sistema de comunicação perfeito, que é o interesse da Federação Internacional de Futebol (Fifa)", criticou.

Sob o argumento de acelerar as obras da Copa, o governo federal pressionou o Congresso pela rápida aprovação do RDC. Entre outras regras, o sistema autoriza o Executivo a não revelar o custo estimado das obras aos participantes da licitação. Enquanto o Planalto defende que as novidades evitarão conluio entre empresas, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção diz o contrário, e afirma que a medida acaba com a transparência nas contratações. "Se você faz opção por ocultar os preços, está querendo beneficiar alguém", argumenta Simão.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Leite vai subir até 15%


Autor(es): Jorge Freitas
Correio Braziliense - 20/07/2011

Entressafra faz aumentar o preço do produto e de seus derivados. O litro passa dos R$ 2 em Brasília

Um aumento de 10% a 15% no preço do leite vai pesar no bolso dos consumidores a partir do mês que vem. O salto ocorrerá por conta do encarecimento do custo de produção, além da entressafra nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Os estados do Rio Grande de Sul, de Santa Catarina e do Paraná — apesar do forte impacto do frio e até de geadas — deverão abastecer o restante do país. Com isso, gastos com transporte, mão de obra e refrigeração vão elevar o preço do produto.

Os compradores já começaram a notar que o leite está mais caro. “Em casa, consumimos cerca de um litro por dia. Não podemos deixar de comprar, mas está muito salgado”, reclamou a psicóloga Luciana da Silva Monton, 39 anos. Os derivados não ficam atrás. Por causa do preço, a secretária Martha Araújo, 33, diminuiu a quantidade de queijo que leva para casa: “E ainda procuro comprar da marca mais barata”.

O diretor da Associação dos Supermercados de Brasília (Asbra), Angelo de Oliveira, confirma a tendência. “O produto vem subindo e vai subir ainda mais, já que os mercados venderam os estoques e, na semana que vem, estarão desabastecidos”, alertou. A diferença do produto vendido na cidade e no campo é gritante. O litro do leite no interior custa, em média, R$ 0,90, empatando com os custos de produção atuais, enquanto nos supermercados de Brasília, por exemplo, já passa dos R$ 2.

Sem controle
O diretor técnico do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul, Darlan Palharini, disse que o aumento dos preços ao atacado será em torno de 10%, mas observou que a indústria não tem controle sobre os valores cobrados pelo varejo. “Sabemos que hoje o comércio funciona on-line e, por isso, deverá repassar parte desse reposicionamento de custos ao consumidor” afirmou.

A economista Ignez Lopes, da Fundação Getulio Vargas, disse que as cotações elevadas do milho e da soja no mercado internacional impactam fortemente na alimentação das vacas leiteiras. “Os custos de produção estão pressionando muito, incluindo a alta verificada no etanol e na gasolina, que aumenta os custos de transporte do leite”, destacou.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Hora de governar, Dilma


Brasil S.A
Autor(es): Vicente Nunes
Correio Braziliense - 20/07/2011

Com fama de boa gerente, de índole irretocável, esperava-se da presidente um início melhor de governo para cumprir as promessas que fez ao eleitorado

Dilma Rousseff está prestes a completar sete meses no comando do Brasil. E é impressionante ver como seu governo ainda não definiu prioridades para o país. Desde o início do ano, a atual administração só se ocupou em apagar incêndios, a administrar a herança maldita criada para elegê-la. Ministros e assessores foram demitidos por suspeita de corrupção e obras importantes de infraestrutura sofreram violentos cortes de verbas para se passar o mínimo de responsabilidade fiscal aos investidores. Hoje, o Banco Central anunciará mais um aumento da taxa básica de juros (Selic), provavelmente de 12,25% para 12,50% ao ano, com o objetivo de pôr a inflação no eixo.

Muitos vão considerar um exagero dizer que o governo Dilma ainda não começou. Mas basta um pouco de sensibilidade para perceber que, ao se cercar de uma equipe econômica sem expressão e não checar a folha corrida de alguns de seus principais ministros, a presidente corre um grande risco de perder o primeiro ano de mandato sem promover nenhuma mudança estrutural que contribua para o Brasil consolidar o crescimento econômico sustentado. Veremos, nos próximos meses, a continuidade de um debate pobre, restrito à necessidade de o BC continuar ou não a elevar os juros e a promessas furadas de medidas para dar maior competitividade ao setor produtivo brasileiro, atropelado pela forte valorização do real frente ao dólar.

Em um momento em que o mundo está enlouquecido com a perspectiva de a Europa ser engolida por uma crise sem precedentes e de os Estados Unidos se humilharem por mais um aumento do teto de sua dívida para não dar calote nos credores, falta ao Brasil um governo que represente, de verdade, rupturas com o atraso. Com fama de boa gerente, de índole irretocável, esperava-se da presidente um início melhor de governo para cumprir as promessas que fez ao eleitorado.

Por enquanto, Dilma está se dando ao luxo de contar com a condescendência dos mercados, que só têm olhos para o terremoto que promete varrer a Europa e os EUA, onde se instalou uma briga rasteira de políticos pelas eleições presidenciais de 2012. A presidente, por sinal, sabe que tem capital político de sobra para queimar nos próximos meses. Mas deve se preparar para quando os investidores retomarem as atenções às economias emergentes. Isso acontecerá caso ocorra o pior nos dois lados do Atlântico, pois o Brasil será solapado por uma crise muito maior do que a de 2008, ou se a tempestade passar sem deixar grandes feridos. A fatura a ser encarada pelos brasileiros, com certeza, será grande.

Europa de joelhos
As incertezas são muitas. Bob Doll, estrategista-chefe do fundo de investimentos BlackRock, afirma que o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA deve ter crescimento menor do que 2% no primeiro semestre deste ano. Historicamente, desde 1960, todas as vezes que isso ocorreu, a maior economia do mundo entrou em recessão. Desta vez, acredita ele, será diferente. E lista alguns argumentos para o otimismo: os preços dos combustíveis estão no menor nível do ano, as perturbações provocadas pelo terremoto no Japão estão desaparecendo, o mercado de trabalho vem se recuperando, ainda que lentamente, e a demanda global permanece em patamares decentes.

Há, porém, a Europa no meio do caminho, com a Grécia prestes a dar um calote, ainda que parcial. Chama ainda a atenção o fato de a onda de desconfiança ter pulado para a Itália, a terceira maior economia da Zona do Euro, um claro sinal de que a situação é muito mais grave do que os infantis políticos da região admitem. Há informações de que vários bancos estão deixando de emprestar dinheiro entre eles. Se essa ruptura se der na economia real, ou seja, secar o crédito para o setor produtivo e o consumo, com certeza, os países europeus ficarão de joelhos.

Essa situação só agiganta a necessidade de o governo brasileiro sair das armadilhas nas quais se meteu. Se o pior acontecer lá fora, estaremos diante de um mundo ainda fragilizado pela crise de três anos atrás. Nos países mais ricos, os consumidores estão juntando os cacos, a confiança dos empresários está abalada e os investidores, muito ariscos.

Pura hipocrisia
Não se pode esquecer que, entre 2008 e 2009, o Brasil perdeu uma grande oportunidade para jogar as suas taxas de juros a patamares civilizados, entre 2% e 3% ao ano acima da inflação. Mas, ao exagerar na duração das medidas de incentivo ao consumo para turbinar a candidatura de Dilma à sua sucessão, o então presidente Lula mandou às favas o compromisso com o controle de preços. O BC interrompeu, antes do necessário, o aperto monetário e a gastança fiscal se multiplicou de forma alarmante.

Neste momento, sem o cataclisma global, não há a menor perspectiva de os juros caírem no Brasil. A inflação continuará acima do centro da meta (4,5%) até pelo menos a metade de 2013. Portanto, Dilma e todos os brasileiros terão de se contentar com taxas de crescimento bem abaixo do desejado. Dados do BC mostram que, para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficar dentro dos parâmetros definidos pelo governo, o incremento do PIB terá de se manter abaixo de 4%.

Diante de tanta restrição, Dilma corre o risco de fazer uma administração medíocre. Felizmente, ainda há tempo de o governo acordar para o dever de casa. A começar por enquadrar o Ministério da Fazenda, que precisa melhorar a qualidade dos gastos públicos e parar de jogar contra a política monetária. De nada adianta o ministro Guido Mantega posar ao lado do presidente do BC, Alexandre Tombini, como se estivessem em sintonia pura. Não passa de hipocrisia.

Vicente Nunes é editor de Economia







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

O BRASILEIRO VIROU BOBO DA CORTE


Nunca na história deste país os cidadãos pagaram tanto imposto. Em seis meses, saiu do bolso dos brasileiros uma média de R$ 2,6 bilhões por dia. São cinco meses de trabalho no ano destinados apenas ao pagamento de tributos. Em troca, porém, o país não retribui com educação, saúde e transportes de qualidade. Boa parte do dinheiro é engolido pela corrupção. Denúncias já levaram a presidente Dilma a demitir um ministro e 12 funcionários nos Transportes. O desperdício no serviço público, aponta o TCU, é outra fonte de perda de recursos. Levantamento em 71 órgãos federais mostra que, só na conta de luz, daria para economizar R$ 240 milhões por ano. A população também sofre com o descaso. Encarregada de proteger o consumidor, a ANS engaveta reclamações contra o abuso de operadoras de planos de saúde. No Distrito Federal, outro flagrante do desrespeito: brasilienses que pagaram até R$ 450 mil à Terracap por um lote no Jardim Botânico 3 veem o sonho de morar em um condomínio de luxo se transformar em pesadelo. Até hoje, no local, falta a infraestrutura prometida pelo Poder Público, e a área começa a virar território livre para aventureiros.


R$ 2,6 BI AO DIA EM IMPOSTOS
Autor(es): » Vera Batista
Correio Braziliense - 20/07/2011


Brasileiros pagam R$ 465,6 bilhões ao Fisco no semestre, 12,8% a mais do que nos seis primeiros meses de 2010. Recorde de R$ 82,7 bilhões em junho surpreendeu o mercado

A economia no Brasil perdeu força no primeiro semestre, mas a carga tributária não deu trégua aos contribuintes. Os brasileiros pagaram ao Leão, desde o início do ano, R$ 2,572 bilhões por dia em impostos federais — incluindo domingos e feriados.

Entre janeiro e junho, a Receita arrecadou R$ 465,6 bilhões, valor 12,7% maior do que o registrado no mesmo período de 2010 (já corrigida a inflação). E embora seja cobrada sob a justificativa de sustentar a máquina pública e a prestação de serviços à sociedade, a pesada fatura acaba se perdendo na sangria da corrupção, como o que se vê no Ministério dos Transportes.

Nos cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os brasileiros trabalharam cinco meses neste ano só para pagar impostos. Somente no mês passado, foram recolhidos R$ 82,7 bilhões, alta de 23% ante junho do ano passado e de 15,6% em relação a maio.

O resultado mensal superou a expectativa de boa parte dos analistas do mercado e foi inflado pela concentração de pagamentos do Refis da Crise (Lei nº 11.941), que chegaram a R$ 6,8 bilhões em junho.

Nos meses anteriores, a média de arrecadação nessa rubrica girava em torno de R$ 600 milhões. O desempenho causou surpresa no próprio secretário da Receita, Carlos Alberto Barreto.

"Foi (uma arrecadação) extraordinária, atípica e fora da curva. Não tínhamos como auferir que a antecipação seria desse porte. Pretendemos aperfeiçoar as regras do parcelamento", afirmou. Cerca de 60 mil contribuintes inscritos no programa de refinanciamento anteciparam o pagamento de parcelas, segundo Barreto.

Na avaliação do economista Felipe Salto, da Tendências Consultoria, o fator extraordinário abre uma pequena folga para o cumprimento da meta de superavit primário (economia para o pagamento de juros) de cerca de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Entretanto, não cria uma reserva de caixa suficiente para atender aos gastos elevados, como o aumento do salário mínimo em 14%. "O recolhimento do Refis tende a acomodar em R$ 1,2 bilhão, o que pode levar o governo a se sentir motivado a gastar mais esse ano; 2012 é o problema, porque a dinâmica da economia não vai se manter e não haverá espaço para absorver a elevação das despesas", comentou.

Aperfeiçoamento
O secretário afirmou ainda que a Receita prepara duas medidas para aperfeiçoar os parcelamentos futuros. A primeira etapa será a criação de um sistema mais ágil para adesão e processamento dos débitos. "Queremos uma regra aderente à capacidade de pagamento dos contribuintes. Temos que separar o joio do trigo", afirmou.

Os setores que mais contribuíram para o crescimento da receita no semestre foram: extração de minerais metálicos, que subiu 292,66%; comércio de veículos (37,18%); e seguros e previdência complementar (29,34%).








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Em visita à Bahia, Lula fala sobre crise ministerial


Patrícia França e Regina Bochicchio


Lula visitou as instalações do Hospital Estadual da Criança em Feira de Santana
Lula visitou as instalações do Hospital Estadual da Criança em Feira de Santana

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Salvador no início da noite desta quarta-feira, 20, por volta das 18h, onde teve um encontro a portas fechadas com lideranças e parlamentares da base do governo Dilma Rousseff.

Lula não falou com a imprensa nem informou o motivo da reunião. De acordo com o deputado federal Nelson Pellegrino (PT), a pauta da reunião seria a confraternização com a base do governo, para se ter uma conversa política informal. Contudo, especula-se que seja uma visita para fortalecer alianças políticas, uma vez que se aproximam as Eleições 2012.

Estiveram presentes na reunião o governador Jaques Wagner (PT), o vice-governador Otto Alencar(PP), a senadora Lídice da Mata (PSB), o deputado Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, além de vários deputados federais e estaduais da base do governo.

Mais cedo, Lula visitou a matriarca da família Veloso, Dona Canô, em Santo Amaro da Purificação, a 74 km de Salvador, e, em seguida, passou por Feira de Santana para visitar as instalações do Hospital Estadual da Criança.

Nesta quinta, 21, Lula participa do lançamento do Plano de Safra da Bahia 2011/2012.

Crise - Na segunda etapa de sua agenda na Bahia, em Feira de Santana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou falar com a imprensa sobre a crise no Ministério dos Transportes, mas fez uma breve análise sobre o caso quando provocado sobre os cada vez mais frequentes afastamentos de funcionários do governo.

Autodenominando-se um “ajudante da presidente Dilma”, Lula disse, ao ser indagado sobre o que achava do grande número de demissões no Ministério dos Transportes, que os cortes podem chegar “a cem, a um milhão, a dez milhões” existindo, na visão dele apenas uma forma de as pessoas não serem punidas “não cometerem erros”.

Embora a presidente Dilma Rousseff tenha herdado o esquema montado pelo PR no Transporte no governo Lula, o ex-presidente garante que dizia na sua época de ocupante do Palácio do Planalto que “se as pessoas agirem com honestidade e decência, todo mundo poderá ser absolvido; se as pessoas cometerem erro, pagam pelos erros que cometerem. Isso vale para a presidente Dilma, valeu para mim e vale 'pro' Wagner e qualquer um”. O ex-presidente não quis responder se a crise no Ministério dos Transportes desestabilizavam ou não o governo.

O ex-presidente contou já ter se adaptado à nova vida, fora do poder. “Sinceramente me desencarnei”, brincou numa alusão à sua própria piada pouco antes de deixar a presidência segundo a qual o seu maior problema seria justamente “desencarnar” do cargo de presidente da República. “Vou voltar a andar pelo Brasil, vou voltar a conversar com o povo brasileiro. Sou ajudante da presidente Dilma. Tenho plena convicção da competência dela e que vai fazer um extraordinário governo e naquilo que for necessário ajudar estarei ajudando”, disse.

Junto com o governador Jaques Wagner, Lula visitou as instalações do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana que ele não pode inaugurar no dia marcado porque não havia teto para o helicóptero presidencial pousar na cidade. De Feira, ele seguiu para Salvador onde teve um encontro fechado com lideranças e parlamentares do PT da Bahia.



Atarde Online

Contrato é renovado sem licitação

O Globo - 20/07/2011

BRASÍLIA. O Dnit contratou uma empresa sem licitação para fornecimento de mão de obra para a sede do órgão em Brasília e, um dia depois, aumentou o valor do contrato em R$3 milhões. A Patrimonial Serviços Especializados, que prestava o mesmo serviço para a autarquia, teve o contrato renovado inicialmente em R$9,6 milhões. No dia seguinte à publicação no Diário Oficial da União, o valor subiu para R$12,6 milhões.

A licitação para a continuação da prestação de serviço foi anulada pela diretoria colegiada do Dnit em 29 de março deste ano. A decisão foi publicada no Diário Oficial do dia 31. Segundo o Dnit, a concorrência foi anulada "em virtude da ocorrência de erro formal insanável no procedimento licitatório".

O edital de abertura da concorrência foi publicado no site do Dnit, no Diário Oficial e no Comprasnet. Como havia erros na publicação, houve necessidade de correção. Mas as erratas só foram publicadas no site do Dnit e no Comprasnet. Por isso, a diretoria do Dnit decidiu a anular a concorrência e beneficiar a própria Patrimonial.

O Dnit informou que foi firmado um contrato emergencial devido à anulação da licitação. O aumento do valor do contrato ocorreu, segundo o órgão, porque houve dissídio coletivo da categoria, com reajuste salarial.

Valdemar montou ''República de Mogi'' nos Transportes

Autor(es): Leandro Colon
O Estado de S. Paulo - 20/07/2011

Secretário-geral do PR instalou no ministério amigos de longa data da cidade paulista que é seu principal reduto eleitoral


O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) montou uma "República de Mogi das Cruzes" na área de Transportes do governo federal. A cidade paulista, de pouco mais de 350 mil habitantes, é o reduto eleitoral de Valdemar. Secretário-geral do PR, ele pôs no ministério amigos de longa data de Mogi. É conhecida no ministério como a "turma do Valdemar". Nela, existe até o "casal Valdemar". É o apelido dado por funcionários ao casal Eduardo Lopes e Ana Fátima Feliciano Lopes, lotados na pasta desde 2008.

Diante da crise instalada na pasta, Eduardo Lopes pediu ontem para sair. Segundo o Ministério dos Transportes, a demissão deve ser publicada hoje no Diário Oficial. A estratégia é tentar preservar a mulher para manter a influência de Valdemar no governo. Assim, Ana Fátima continuaria como uma "olheira" do deputado nos Transportes. Isso porque Valdemar já perdeu na semana passada Frederico Augusto Dias, o Fred, seu representante da "República de Mogi" no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Fred havia sido infiltrado no órgão por meio de uma empresa terceirizada. Tinha até gabinete.

O outro mogiano da lista de confiança de Valdemar é Nilo Moriconi Garcia, ouvidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), agência reguladora do setor de transportes rodoviários no Brasil. Filiado ao PR, Garcia, que é amigo de infância de Valdemar e próximo de Eduardo Lopes, também é membro do conselho de Administração da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa vinculada ao Ministério dos Transportes.

Currículo. Eduardo Lopes foi candidato a prefeito em Mogi em 1992, mas não conseguiu se eleger. Seu pai, Jacob Lopes, foi um dos únicos dois deputados estaduais de São Paulo a terem o mandato cassado na Assembleia Legislativa. Em 1986, o Legislativo paulista cassou Jacob por envolvimento em um escândalo conhecido como "Mogigate", no qual foi acusado por um empresário de uma empresa de ônibus da cidade de pedir propina para intermediar negócios com a Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos. Já Ana Fátima foi instalada por Valdemar na Secretaria de Política Nacional de Transportes em 2008, área estratégica do ministério.

O "terceirizado" Frederico Dias foi duas vezes candidato a vereador em Mogi e uma a vice-prefeito, esta última em 2004. Perdeu nas três. Na cidade, também presidiu o União Futebol Clube, mais conhecido clube de futebol local, mas sofreu um impeachment por não conseguir explicar uma parceria econômica feita por sua gestão.

Nilo Moriconi Garcia é de uma família tradicional de Mogi e tem um irmão que é delegado na cidade. Ele presidiu audiências públicas do governo federal feitas em diversas cidades por ocasião do planejamento do trem-bala. No ano passado foi autorizado pelo diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, a viajar para Pequim, na China, a fim de participar do 7.º Congresso Mundial de Alta Velocidade Ferroviária.

Além deles, Valdemar colocou ainda nos Transportes a advogada Luciana Alves de Araújo, funcionária de uma empresa terceirizada. Era padrinho político também de José Osmar Monte Rocha, demitido ontem do ministério após o Estado revelar seu envolvimento na contratação de uma empresa de fachada pelo Dnit no valor de R$ 18,9 milhões.

República amazonense. Se Valdemar montou a "República de Mogi", o ex-ministro Alfredo Nascimento escalou a sua "República do Amazonas" dentro do ministério. Alguns ainda continuam trabalhando lá. É o caso, por exemplo, da advogada Érica Vieira Motta, nomeada no começo de junho.

Amiga de longa data de Nascimento, ela cuida da liquidação do orçamento do Grupo Executivo, órgão criado pelo ministério para cuidar do passivo do antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). Ela substituiu Livia Queiroz Amorim, também apadrinhada de Nascimento.

Dois demitidos ontem, em meio ao escândalo de corrupção no Ministério dos Transportes, foram levados do Amazonas para Brasília pelo ex-ministro. O assessor Estevam Pedrosa, que atuava na subsecretaria de assuntos administrativos, e Darcy Michiles, filiado ao PR no Estado, ex-secretário de Fomento para Ações do Ministério dos Transportes.

Os feudos do PR no Ministério

A turma de Valdemar da Costa Neto

Eduardo Lopes

Indicado de Valdemar, é de Mogi das Cruzes, terra do deputado, e trabalha no ministério desde 2008. Hoje cuida de processos administrativos e sindicâncias.

Ana Fátima Feliciano Lopes

Mulher de Eduardo, também indicada por Valdemar. Trabalha na Secretaria de Política Nacional de Transportes, área estratégica da pasta.

José Osmar Monte Rocha

Apadrinhado de Valdemar. Era presidente do Grupo Executivo do ministério e atestou a capacidade técnica de uma empresa de fachada.

Frederico A. de Oliveira Dias

Afilhado político de Valdemar. Foi classificado como "boy" e demitido semana passada do Dnit, onde era funcionário terceirizado.

Luciana Alves de Araújo

Advogada, trabalha numa empresa terceirizada dentro do ministério. Foi indicada por Valdemar. Atua em parceria com Eduardo.

Nilo Moriconi Garcia

Ouvidor da ANTT e membro do Conselho de Administração da Valec. Foi nomeado em cargo de confiança. E amigo de infância de Valdemar.

O grupo de Nascimento

Mauro Barbosa

Ex-chefe de gabinete, era homem de confiança do ex-ministra. Foi afastado no começo do mes apos denuncia do esquema de corrupção no ministério.

Tito Barbosa

Era assessor especial do ex-ministro Alfredo Nascimento e também deixou o cargo após a revelação do esquema dentro do Ministério dos Transportes.

Estevam Pedrosa

Atuava na subsecretaria de assuntos administrativos e era um dos principais assessores de Alfredo Nascimento no ministério. Foi exonerado ontem.

Darcy Michiles

Filiado ao PR no Amazonas e ligado ao ex-ministro, era secretário de Fomento para Ações de Transportes do Ministério. Saiu ontem do cargo.

Érica Vieira Motta

Advogada, nomeada no mês passado, cuida, entre outras coisas, do orçamento do Grupo Executivo. Ainda trabalha no ministério.

Marciano Roberto Pereira de Sousa

Também indicado do ex-ministro Alfredo Nascimento. Ainda trabalha no Ministério dos Transportes.

Os outros afilhados de Valdemar

Autor(es): » Vinicius Sassine
Correio Braziliense - 20/07/2011

Pelo menos três pessoas da cidade natal do deputado foram trazidas de Mogi das Cruzes para trabalhar em órgãos ligados à pasta

O grupo do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) instalado no Ministério dos Transportes vai além dos 12 servidores demitidos até agora. O parlamentar indicou outras três pessoas, todas de sua cidade, Mogi das Cruzes (SP), para cargos importantes no ministério e órgãos ligados à pasta. Os servidores são Nilo Moriconi Garcia, ouvidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desde 2005, e o casal Eduardo Lopes e Ana Fátima Feliciano Lopes, que chegou ao Ministério dos Transportes em 2008. Nilo Moriconi faz parte do Diretório Nacional do PR desde março do ano passado.

Eduardo atua dentro do Dnit, na Subsecretaria de Assuntos Administrativos do ministério. Já Ana Fátima está lotada na Secretaria de Política Nacional de Transportes. Assim que chegou à secretaria, foi nomeada pelo então ministro, Alfredo Nascimento, para o cargo de coordenadora-geral de Análise de Editais no Departamento de Outorgas. Procurada pelo Correio, Ana Fátima disse que chegou a Brasília com o marido em 2008. Mas não quis falar sobre a relação com Valdemar Costa Neto. "Não tenho nada a declarar. A mim isso não afeta em nada." A reportagem não conseguiu localizar Eduardo e Nilo. No telefone da casa do ouvidor da ANTT em Mogi das Cruzes, uma irmã dele disse que a nomeação foi feita pelo presidente à época, Luiz Inácio Lula da Silva, sem influência de Valdemar.

"Todo mundo que foi embora de Mogi das Cruzes, chamado por Valdemar, foi para trabalhar no Ministério dos Transportes. Essas pessoas têm vínculo de amizade com ele, muito maior do que Frederico Augusto. São "braços direitos" e conhecem Valdemar desde a juventude", diz um morador de Mogi das Cruzes próximo ao deputado. O Ministério dos Transportes, por meio da assessoria de imprensa, diz não ter conhecimento das indicações feitas por Valdemar. A secretária de imprensa do PR afirma que as indicações partem da legenda. "Valdemar, como secretário-geral, é sempre signatário das indicações."




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

El 'Hubble' descubre la cuarta luna de Plutón


Órbitas de las lunas de Plutón, incluida la nueva P4.|NASA

Órbitas de las lunas de Plutón, incluida la nueva P4.|NASA

Plutón, el único planeta enano conocido en el Sistema Solar, y el más alejado de la Tierra, tiene una cuarta luna que sumar a las tres conocidas hasta ahora, bautizadas como Caronte, Hidra y Nix. El nuevo satélite, que temporalmente se ha llamado P4, ha sido localizado por el telescopio espacial 'Hubble', de la NASA y la Agencia Espacial Europea (ESA), cuando observaba los anillos que hay alrededor del pequeño y helado astro.

Aún se desconocen con exactitud sus dimensiones, pero se estima que su diámetro podría estar entre 13 y 24 kilómetros, por lo que sería el satélite más pequeño de los cuatro que orbitan en torno a Plutón: el de Caronte es de 1.048 kilómetros y los de Nix e Hidra entre los 31 y los 113 kilómetros.

El hallazgo se realizó dentro de los trabajos de preparación de la futura misión New Horizons, que en 2015 pretende llevar una sonda hasta la órbita de Plutón para conseguir información sobre los bordes de nuestro sistema planetario.

El P4 es el tercero de los cuatro satélites localizados gracias al telescopio espacial: "Es un descubrimiento importante porque las cámaras han podido observar un objeto que es muy minúsculo y que está a una distancia de 5.000 millones de kilómetros de la Tierra", ha señalado Mark Showalter, del Mountain View Institute, de California, que ha estado al frente de este programa de observación.

La nueva luna de Plutón está situada entre las de Nix e Hidra, descubiertas en el año 2005. Caronte se conocía desde 1978 y, con su anfitrión, se les ha considerado como un planeta doble, pues sus masas son similares y el baricentro (punto central de su órbita) queda fuera de Plutón, que es el cuerpo de mayor masa. De esta manera ambos orbitan en torno a dicho punto.

Las rocas lunares que las misiones Apollo trajeron a la Tierra demostraron que el satélite era resultado de una colisión con nuestro planeta de un cuerpo tan grande como Marte hace 4.400 millones de años. En el caso de Plutón, los científicos creen que los impactos de micrometeoritos en los satélites de este astro fueron formando los anillos del planeta enano, que el 'Hubble' no ha podido detectar aún.

La primera imagen fue captada entre el 3 y el 28 de junio, y se confirmó en un nuevo repaso por esa región entre el 3 y el 18 de este mes. Antes, no había sido detectada porque los tiempos de exposición de la cámara fueron más cortos. En 2006 ya se había detectado una pequeña mancha oscura, pero no pudo confirmarse de qué se trataba.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Camps dimite como jefe del Consell


Francisco Camps, durante la comparecencia en la que ha anunciado su dimisión. | Benito Pajares

Francisco Camps, durante la comparecencia en la que ha anunciado su dimisión. | Benito Pajares

  • Deja su cargo después de más de ocho años al frente del Gobierno valenciano
  • Dimite como 'sacrificio personal' para que Mariano Rajoy sea presidente
  • Dice que es 'completamente inocente de las barbaridades que se han dicho'
  • 'Allá los miserables que no han sabido ver un proyecto de futuro'
  • 'No podrán demostrar nada porque no lo hay; estoy liberado para defenderme'
  • Francisco Camps también ha dejado la presidencia del PP valenciano

El líder del PP valenciano, Francisco Camps, ha anunciado esta tarde su dimisión como presidente de la Generalitat Valenciana, después de que horas antes decidiera no acudir al juzgado para pagar la multa y asumir su culpabilidad en el 'caso de los trajes'. Camps también ha dimitido como presidente del PPCV.

Un "sacrificio personal para que Mariano Rajoy sea el próximo presidente del Gobierno y el PP gobierne España", así ha argumentado Camps su decisión de abandonar el Ejecutivo valenciano. Una decisión "firme, personal y sentida", y un "sacrificio político y familiar" de un Francisco Camps que ha insistido en que es "completamente inocente de las barbaridades que se han dicho de mí".

En la misma línea, y en referencia a la trama corrupta que le ha salpicado a él y a parte de su partido, Camps aseguró que "no podrán demostrar nada porque no hay nada. Estoy liberado para defenderme donde corresponda de todas estas infamias e insidias", con lo que ha dado a entender que no admitirá su culpabilidad en la 'causa de los trajes', como este miércoles han hecho Campos y Betoret, y que irá a juicio para demostrar su pretendida inocencia.

Un proceso 'brutal' que es 'falso'

El ya ex jefe del Consell defendió igualmente la inocencia de los otros tres imputados en la 'causa de los trajes', el ex vicepresidente del Consell, Víctor Campos, el ex secretario general del PP valenciano, Ricardo Costa, y el ex jefe de gabinete de la Conselleria de Turismo y actual jefe de Protocolo de la Diputación de Valencia, Rafael Betoret, y los situó, como en su caso, en el saco de las víctimas de un "absurdo proceso brutal que es falso". "Muchos bajarán la cabeza por las barbaridades que han ido contando durante estos dos años", añadió.

Camps dijo estar "harto de que no se hable de nuestra gente, nuestra cultura, nuestra industria, nuestro turismo y de la proyección y la grandeza de nuestra tierra" y envió un recado a sus detractores: "allá los miserables que no han sabido ver un proyecto de futuro".

Francisco Camps agradeció "las miles y miles y miles de muestras de apoyo y cercanía" que ha recibido tras ganar las recientes elecciones autonómicas y afirmó que se marcha "sin rencor ni dolor en el corazón, con menos de lo que vine". Camps defendió su condición de "muy honorable", que dijo haber llevado "con orgullo" y se despidió de la legión mediática sin aceptar preguntas, tónica predominante en los últimos tiempos.

Cambio de opinión

Francisco Camps ha sorprendido con la comparecencia después de que, al filo de las 15 horas, decidiera no acudir al TSJCV a presentar su escrito de conformidad, lo que suponía aceptar su culpabilidad en el proceso, así la multa exigida por la acusación popular.

Otros dos imputados, el que fuera vicepresidente del Consell Víctor Campos y el ex jefe de gabinete de la Conselleria de Turismo Rafael Betoret habían cumplido con este cometido horas antes. Es más, el propio abogado de Camps esperaba a su representado desde las 8 de la mañana con el escrito de conformidad en la mano. Pero nunca llegó.

El todavía jefe del Consell se echó para atrás tras confirmar que iba en camino. Costa tampoco había acudido al TSJCV, a pesar de asegurar que acataría las directrices del partido. Poco después los rumores de una dimisión comenzaron a tomar fuerza.

En este nuevo escenario, el acuerdo de conformidad suscrito por Betoret y Campos está ahora en el aire. Porque Camps ya insinuado que defenderá su inocencia (es decir, que no pagará la multa como inicialmente se había especulado), lo que conduce directamente al juicio. Para evitarlo era imprescindible que los cuatro imputados aceptaran su culpabilidad. Y no ha ocurrido.

Camps ha dejado el cargo al frente del Gobierno valenciano recién iniciada su tercera legislatura al frente del Ejecutivo autonómico y después de más de ocho años como presidente.

Acorralado por la sombra de 'Gürtel'

La dimisión de Camps es el último capítulo de un serial que ha perseguido al jefe del Consell desde febrero de 2009. El día 19 de aquel mes apareció por primera vez su nombre vinculado a la trama destapada en Madrid. Una imputada aludía al pago de 30.000 euros en trajes para él. "Saldremos de esta", dijo el jefe del Consell.

Apenas un mes después, Garzón envió parte del caso Gürtel al TSJ de Valencia tras imputar a Camps, Costa, Campos y Betoret. El juez dijo que el presidente de la Comunidad Valenciana había recibido trajes por 12.783 euros pagados por la empresa Orange Market, regentada por Álvaro Pérez 'El Bigotes'. "Claro que me pago mis trajes", sentenció Camps días después rodeado de toda la cúpula del PP.

Las grabaciones de la Policía acreditaron la relación de Camps con 'El Bigotes'. La conversación del presidente valenciano llamando "amiguito del alma" al empresario y diciéndole aquello de "te quiero un huevo" han perseguido a Camps durante estos años.

Francisco Camps y el resto de imputados desfilaron por el TSJ en mayo de 2009 para declarar como imputados. El presidente aseguró que su ropa la pagó en efectivo con el dinero que le administra su mujer y que no tiene factura porque nunca la pide. "Llevo muchos años no pidiendo ni ticket ni factura cuando he pagado por ahí para que nadie crea que yo luego eso lo cargo a protocolo", explicó en su declaración.

El dirigente 'popular' consiguió el archivo de la causa en primera instancia por parte del TSJ, pero el Supremo lo reabrió en mayo del año pasado. Para entonces ya había caído Ricardo Costa, apartado de la secretaría general del partido y suspendido de militancia por Génova por su "actitud" ante las revelaciones del sumario.

El informe del juez revelaba que hasta ocho consellers, varios altos cargos y hasta los padres y suegros de Camps recibieron regalos de la trama.

Desde que el Supremo ordenó seguir investigando a Camps, toda la actualidad en torno al presidente circuló entre la bronca continua en las Cortes Valencianas y la irregular escenificación del apoyo de Rajoy a su barón. Camps ha peleado tanto por defender su inocencia como por sobrevivir al frente del PP valenciano. Lo segundo lo consiguió. Ganar las elecciones también.

Ahora, Camps ha cedido a la presión política, mediática y judicial y ha dejado su cargo, forzado en buena parte por la dirección nacional del partido, que instó al líder 'popular' a presentarse ante el TSJ y admitir su culpabilidad en la 'causa de los trajes' para evitar así el juicio. El temor de Mariano Rajoy, que podría estar cerca de la Presidencia del Gobierno según las encuestas, es que el juicio a Camps, Costa, Campos y Betoret tuviera lugar en plena campaña electoral.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lucro da Net sobe 121,2% para R$ 124,9 mi no trimestre


20 de julho de 2011 | 19h 59

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - A Net Serviços de Comunicação registrou lucro líquido de R$ 124,9 milhões no segundo trimestre do ano, crescimento de 121,2% ante os R$ 56,5 milhões registrados no mesmo período de 2010. A receita líquida cresceu 24,4%, para R$ 1,628 bilhão, ante R$ 1,310 bilhão de abril a junho de 2010.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) atingiu R$ 465,5 milhões no segundo trimestre, alta de 24,2% ante os R$ 374,9 milhões apurados no mesmo período do ano passado. A margem Ebitda ficou estável em 28,6%.

Entre abril e junho a empresa registrou receita financeira de R$ 44,7 milhões, alta de 9,1% ante o mesmo período do ano passado. Na mesma comparação, a despesa financeira subiu 23,5%, para R$ 112 milhões.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters