[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Concurso do MPU: validade será prorrogada por um ano




11/10/2011
Secretário de Gestão de Pessoas esclarece candidatos aprovados sobre novas nomeações
O Secretário de Gestão de Pessoas do MPF, Leopoldo Klosovski, reuniu-se na segunda-feira, 11 de outubro, com comissão formada por candidatos aprovados no 6º concurso do Ministério Público da União, cujas provas ocorreram em setembro do ano passado. No encontro, Klosovski esclareceu os candidatos sobre a prorrogação da validade do concurso e sobre a previsão de nomeações para 2012.

O secretario de Gestão de Pessoas informou que, ao término da validade, o concurso será renovado por um ano, para todos os cargos. Dessa forma, como o resultado final foi homologado em 10 de novembro de 2010, com a prorrogação, o certame terá validade até novembro de 2012. Assim, os candidatos aprovados no 6º concurso poderão ser nomeados até essa data. Em relação aos cargos de técnico de apoio especializado, áreas de segurança e transporte, a validade do concurso ficará prorrogada até dezembro de 2012 devido à homologação do resultado final desses cargos ter ocorrido em 10 de dezembro de 2010.

Sobre as próximas nomeações, Klosovski afirmou que, no PLOA/2012, em tramitação no Congresso Nacional, existe autorização para provimento de 573 cargos efetivos e/ou em comissão, criados por meio Lei 12.321/2010. Cumpre ressaltar a necessidade de se observar o limite estabelecido na Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Entretanto, como a proposta ainda depende de aprovação do Congresso Nacional, esse quantitativo pode sofrer alguma alteração. A estimativa é de que, em 2012, as primeiras nomeações de servidores ocorram em abril.

Ainda sobre o orçamento do MPU para 2012, Klosovski esclareceu que a eventual aprovação do projeto de lei que reajusta os salários e altera a forma de remuneração para subsídio não irá comprometer o calendário das nomeações. Por fim, o secretário de Gestão de Pessoas informou que os servidores requisitados de outros órgãos que hoje trabalham no MPU não interferem nas nomeações.


Secretaria de Comunicação
Procuradoria Geral da República
Tel: (61) 3105-6404 / 6408












LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Polícia descobre 'gato' em oleoduto da Petrobras


quinta-feira, 6 de outubro de 2011 12:00


Agência Estado


Um incêndio no meio da madrugada de ontem levou a polícia e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a descobrir um "gato" feito em oleoduto da Petrobras para desviar gasolina e nafta em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. O combustível era furtado do duto que ligava a linha de São Sebastião, no litoral norte paulista, a Guarulhos, também na Região Metropolitana.
As investigações do 1.º DP de Itaquaquecetuba mostram que um homem alugou um terreno há seis meses, na Avenida Registro. Ali, ele teria construído um poço de cerca de 4 metros de profundidade por um metro de diâmetro em um galpão. As paredes do poço foram concretadas. O suspeito teria feito uma ligação clandestina com o duto da Petrobrás e, por meio de uma bomba, desviava o combustível.
O "gatoduto" saía da tubulação da Petrobras e terminava no poço. O fogo consumiu parte do material usado na ligação clandestina. Os moradores do Jardim Tropical chamaram os bombeiros e a polícia. "Identificamos o proprietário do imóvel e vamos averiguar o furto", afirmou a delegada Adanzil Limonta, responsável pelo inquérito.
A Petrobras, por meio da Transpetro, responsável pela operação do duto, informou que suspendeu o bombeamento de combustível pela tubulação entre Guararema e Guarulhos, na Grande São Paulo. A Cetesb foi chamada pela Defesa Civil de Mogi das Cruzes - cidade vizinha de Itaquaquecetuba. Ela constatou fogo no galpão e a presença do combustível no poço, mas aparentemente ele não havia chegado ao córrego, um pequeno afluente do Rio Tietê. O fogo foi controlado pelos bombeiros.
A Cetesb isolou o lugar e está verificando uma possível contaminação do solo do terreno. Duas famílias tiveram de deixar suas casas e o muro de uma delas teve de ser derrubado. Os peritos criminais ainda não sabem como o "gatoduto" se incendiou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.













LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Deputado condena aumento de até 86.9 % nas tarifas de água



12 de outubro de 2011
Em pronunciamento na sessão de ontem, da Assembleia Legislativa, o líder da oposição, Marcelo Tavares, condenou o reajuste de até 86,9 % nas tarifas de água e esgoto que, segundo ele, a Caema quer aplicar. Tavares ironizou o aumento como sendo o presente de 400 anos que a governadora Roseana Sarney 'decidiu dar não só para a população de São Luís, mas para a população do Maranhão inteiro'.
Marcelo Tavares lembrou que o deputado governista Roberto Costa (PMDB) condenou o aumento do IPTU na capital, mas a Caema está pleiteando o aumento de tarifas junto ao órgão do governo comandado pelo ex-deputado Remi Ribeiro, que é a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Maranhão (ARSEP-MA), publicando até os editais de audiência pública conforme a lei manda.
De acordo com o líder do BPO, a governadora e o secretário de Saúde, Ricardo Murad, a quem a Caema é ligada, apresentaram duas propostas de reajuste para usuários dos serviços da Caema, a menor para a cota residencial mínima, de 72.4 por cento, e a dois é de 86.9 por cento. 'Olhem que a inflação neste país chegou agora a ultrapassar os sete por cento', lembrou.
'É assim que a governadora quer fazer a comemoração dos 400 anos de São Luís? Será que quer colocar a Caema para saquear o consumidor residencial de São Luís? 86.9 por cento de reajuste é o que a Caema pede e é o que a governadora determinou. Mais do que isso, é preciso lembrar que, aqui em São Luís, o abastecimento de água não é contínuo para os moradores da cidade', afirmou.
Disse ainda que a Caema até hoje não conseguiu fazer um abastecimento com regularidade e se acha no direito de aumentar a tarifa em 86.9%. 'Isso é uma vergonha, é uma falta de respeito ao povo maranhense, ao povo de São Luís, ao povo de Imperatriz e das principais cidades do Maranhão'.
Apartes – Diversos deputados fizeram apartes para condenar a possibilidade de reajuste. Eliziane Gama (PPS) sugeriu que, a exemplo do que aconteceu em relação ao IPTU, sejam envolvidos órgãos competentes para impedir o reajuste da Caema. O deputado Alexandre Almeida (PSD) também fez aparte para dizer que o assunto é pertinente, mas precisa saber se a tarifa da Caema é igual às cobradas em outros Estados e que no Piauí a menor tarifa é dobro da cobrada no Maranhão.
Marcelo Tavares rebateu o argumento do deputado do PSD, lembrando que de fato a Caema possui a menor tarifa do Brasil por duas razões: 'em primeiro lugar porque é o pior serviço público do Brasil; e em segundo lugar, porque o Maranhão tem a menor renda per capta do Brasil. Quem ganha menos tem que pagar menos e quem tem o serviço de péssima qualidade tem que pagar menos mesmo. E se essa defasagem é histórica, por que a governadora Roseana quer que esse índice seja reajustado de uma vez só?'


.jornalpequeno








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#corrupção “Nem todos os políticos do Amapá são iguais”, afirma a deputada Janete




A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) discursou hoje, 11, na Câmara dos Deputados para lembrar os crimes de corrupção cometidos durante os oito anos passados no estado do Amapá, resgatados em reportagens do jornal O Estado de São Paulo, com base no inquérito da Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal.
A deputada elogiou as matérias, mas lamentou a tentativa de confundir o leitor. “O Estadão comete um equívoco ao fazer o leitor pensar que todos os políticos do Amapá são iguais. Ao colocar todos os políticos na mesma vala comum e confundir o governo passado com o atual faz um favor explícito aos políticos corruptos, aos presos pela Polícia Federal, aos que não devolveram um centavo do que foi roubado da população e continuam livres até agora, armando para voltar ao poder, apesar dos seus crimes”.
Janete Capiberibe destacou que “o PSB, desde 2003, mais nenhum outro partido, foi o único a denunciar, pelo mandato do deputado Camilo, a corrupção da “harmonia” instalada no poder público do Amapá. Uns acobertaram sistematicamente os crimes dos outros”.
A socialista relatou que “o Amapá foi alvo das Operações Pororoca, Antídoto, Sanguessuga e Carniça. Todas prenderam ou indiciaram integrantes do governo, seus parentes, laranjas ou empresários ligados a eles. Todos os secretários de saúde dos governadores Waldez Góes e Pedro Paulo Dias foram presos ou indiciados por corrupção”.
O governador Camilo, segundo ela, foi eleito “pela indignação da sociedade com a corrupção que corroia seus direitos e pela esperança de ter serviços públicos de qualidade para todos. A eleição de Camilo Capiberibe contrariou os planos do senador José Sarney e do seu grupo político, preso pela Polícia Federal”, arrematou a deputada.
Janete Capiberibe ressaltou que “o governador Camilo assumiu em janeiro com dívidas atrasadas de 2010 iguais a três meses de receita e nenhum centavo em caixa. Hospitais, postos de saúde, ambulâncias, escolas, viaturas policiais e todos os equipamentos públicos destruídos; parte dos salários e rescisões não pagos. Herdou um sistema de corrupção arraigado pelos oito anos de impunidade e cumplicidade entre os poderes. O governador Camilo, o atual governo, estão combatendo a corrupção ao mesmo tempo em que reconstroem o Amapá”.
Foto: Saulo Cruz/Secom/Câmara
Texto: Sizan Luis Esberci
Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP)
————-

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ – Hora: 15:12 – Data: 11/10/2011
Orador: JANETE CAPIBERIBE
O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) – Concedo a palavra à Deputada Janete Capiberibe, PSB, Amapá, em permuta com o Deputado Luiz Alberto,

A SRA. JANETE CAPIBERIBE (Bloco/PSB-AP. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, crimes de corrupção cometidos durante os oito anos passados no Amapá foram resgatados em reportagens de O Estado de São Paulo, com base no inquérito da Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal.
Em 10 de setembro de 2010, o Governador e candidato à reeleição Pedro Paulo Dias, o ex-Governador reeleito e candidato ao Senado Waldez Góes, a ex-primeira-dama, Deputada Estadual Marília Góes, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, Júlio Miranda, Secretários de Estado, servidores públicos e empresários foram presos por crimes de corrupção. Teriam desviado pelo menos 1 bilhão de reais do Governo, da Prefeitura de Macapá, da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas. O inquérito está no Superior Tribunal de Justiça aguardando denúncia.
O Amapá foi alvo das Operações Pororoca, Antídoto, Sanguessuga e Carniça. Todas prenderam ou indiciaram integrantes do Governo, seus parentes, laranjas ou empresários ligados a eles.
Todos os Secretários de Saúde dos Governadores Waldez Góes e Pedro Paulo Dias foram presos ou indiciados por corrupção.
Empréstimos consignados, descontados dos servidores, não foram pagos às financeiras. A contribuição previdenciária não foi paga. Nenhum hospital foi reformado ou construído; nenhum leito instalado. Tapumes serviam para acobertar a corrupção. Nem a conta de energia era paga.
O PSB, desde 2003, foi o único a denunciar, pelo mandato do Deputado Camilo, a corrupção da harmonia instalada no poder público do Amapá. Uns acobertaram sistematicamente os crimes dos outros.
Em outubro passado, Camilo foi eleito Governador devido à indignação da sociedade com a corrupção que corroía seus direitos e pela esperança de ter serviços públicos de qualidade para todos.
A eleição de Camilo Capiberibe contrariou os planos do Senador José Sarney e do seu grupo político, preso pela Polícia Federal.
Mas a matéria do jornal O Estadão comete um equívoco histórico ao fazer o leitor pensar que todos os políticos do Amapá são iguais.
Ao colocar todos os políticos na mesma vala comum e confundir o Governo passado com o atual, faz um favor explícito aos políticos corruptos, aos presos pela Polícia Federal, aos que não devolveram um centavo do que foi roubado da população e continuam livres até agora, armando para voltar ao poder, apesar dos seus crimes.
O Governador Camilo assumiu em janeiro, com dívidas atrasadas de 2010 iguais a três meses de receita e nenhum centavo em caixa. Hospitais, postos de saúde, ambulâncias, escolas, viaturas policiais e todos os equipamentos públicos destruídos; parte dos salários e rescisões não pagos. Herdou um sistema de corrupção arraigado pelos oito anos de impunidade e cumplicidade entre os poderes.
Mas o Governador Camilo, o atual Governo, está combatendo a corrupção ao mesmo tempo em que reconstrói o Amapá.
As dívidas estão sendo pagas e os servidores recebendo em dia; escolas que estavam desabando foram reformadas; leitos novos foram instalados; novas viaturas e equipamentos policiais estão nas ruas; obras do PAC foram retomadas; o Estado repassa a todas as Prefeituras do Amapá as contrapartidas aos convênios federais; a taxa de emprego cresce o dobro da média nacional.
A alimentação ao presídio estadual foi renegociada de 1,1 milhão para 610 mil mensais, sem prejuízo da qualidade da refeição. A geração de energia para o terceiro maior Município do Estado, Laranjal do Jari, e para Oiapoque, foi renegociada de 1,2 milhão de reais para 800 mil mensais, para citar dois exemplos.
Sr. Presidente, Deputado Luiz Couto, e Sra. Deputada Benedita da Silva, dediquei minha vida à militância pela democracia, pela liberdade de expressão e de imprensa e pelo direito de ser informada com correção, sem manipulações que deturpem o discernimento.
Por isso, venho à tribuna no dia de hoje tecer esses comentários, fazer essas considerações diante de uma situação injusta divulgada para todo o nosso País.
Agradeço, Sr. Presidente, e peço a divulgação nos meios de comunicação desta Casa.
O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) – V.Exa. será atendida.


Jornal paulista levanta dados da corrupção no Amapá
O jornal O Estado de São Paulo publicou, no sábado, uma grande reportagem dividida em uma série de matérias isoladas, que começaram a ser publicadas no sábado passado, abordando a corrupção nos três poderes constituídos no Amapá. Nada que não seja do mais amplo conhecimento da população do Estado, abastecida com razoável regularidade por alguns poucos meios de comunicação, e profissionais de imprensa que ao longo dos tempos têm conseguido escapar do controle oficial, seja pela ameaça de repressão, ou seja pelo dinheiro pago em troca do silêncio diante dos crimes cometidos, ou do elogio barato. Mas o jornal comete um erro ao determinar em dez anos do começo até o momento atual, desse mais recente ciclo da corrupção nessas terras tucujus. Vem de mais longe, o que não significa dizer que todos os governantes, magistrados e membros do Ministério Público tenham sido corruptos, ou pelo menos que tenham praticado ações criminosas nas mesmas proporções. O que aconteceu no Amapá nos anos recentes tem não paralelo na história mais próxima desta Estado. Isso não significa que outros detentores do poder tenham sido santos. Não, mas nenhum deles se aproximou do volume do saque que esvaziou os cofres públicos nos últimos oito anos.
Uma das matérias publicadas faz referência à presença da mulher do governador Camilo Capiberibe, Claudia Camargo Capiberibe, como assessora especial do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Julio Miranda, desde 2004, e de um primo do governador, Jonei Capiberibe, técnico em informática, como assessor de gabinete de Miranda. Outras citam o ex-governador João Capiberibe, o ex-presidente da Assembléia Jorge Amanajás e o presidente atual da Casa, deputado Moisés Souza, supostamente envolvidos em um esquema de fornecimento de passagens aéreas, pagas com verbas da Assembléia Legislativa, através da empresa Martinica Turismo, que teria Jorge Amanajás como um dos proprietários, diz o jornal.
Mas o Estadão poderia ter sido bem mais detalhista na exploração de um tema que aqui raia o absurdo investigando fatos que podem ser verdadeiras bombas de efeito retardado, do conhecimento de quem frequenta as altas esferas do poder. No entanto, ainda que de forma superficial, o jornal paulista levanta questões como a do prédio cedido pelo Governo do Estado para a Assembléia Legislativa quando diz.
- “Nesse prédio decadente, deveriam trabalhar 3.121 funcionários para 24 deputados estaduais segundo análise feita pelos federais nos documentos da Casa. Desse total, só 134 são efetivos, sendo 2.847 cargos comissionados.
Vazio, estacionamento da Assembléia mostra descaso com o prédio. Para se ter uma idéia do que isso representa, a Assembléia Legislativa paulista, com 96 deputados estaduais, em um Estado com 30 milhões de habitantes, tem 3.600 funcionários. Na distribuição de funções no Amapá, foram encontrados 626 servidores ocupando o cargo de agente parlamentar da presidência, 272 atuando como agente especial da presidência, e 89 como assessor especial da presidência”.
Se o Estadão estiver disposto a dar uma ajuda importante no combate à corrupção no Amapá, que mande uma equipe fazer isso. Ainda tem muita coisa por ser contada.
Gente & Coisas
Este site não vai publicar uma “galeria da fraude” com as fotografias das pessoas suspeitas, acusadas, envolvidas ou simplesmente citadas no relatório do inquérito que a Polícia Federal concluiu e encaminhou à Justiça. Vamos dar todas as noticias sobre o caso, sem condenar por antecipação pessoas que ainda não foram julgadas. E não haverá “galeria da fraude” porque não queremos correr o risco de expor à execração publica, a mãe de alguém envolvido nos fatos investigados, que não tenha qualquer relação com eles. Seria muito injusto. x.x.x.x.x Desde o dia 7 de outubro o prefeito Roberto Góes está proibido pela Justiça “de frequentar bares, boates e similares, ressalvados os eventos sociais na condição de representante do município de Macapá”. A decisão é do Tribunal de Justiça do Amapá, acatando proposta do Ministério Público do Estado, através da procuradora Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá. A decisão está condicionada à suspensão da Ação Penal número 0001120-74.2010.8.03.0000 por dois anos, na qual Góes figura como réu. O prefeito também terá que comparecer ao TJAP “pessoal e obrigatoriamente” a cada cinco meses durante a suspensão do processo. x.x.x.x.x Lucas Barreto, que em 2010 afirmou que apoiaria o vereador Clécio Luis numa possível candidatura à Prefeitura de Macapá, se movimenta para longe do PSOL e do senador Randolfe Rodrigues, seu aliado nas últimas eleições. Visto junto com o deputado Davi Alcolumbre na procissão do Círio de Nazaré, tudo indica que Lucas costura uma aliança com os Democratas, tendo Davi como candidato. x.x.x.x.x Já somamos sete pessoas que contribuem regularmente para a manutenção deste site, do jeito que ele é. São pessoas que depositam mensalmente importâncias de valores definido por elas. Os nomes dessas pessoas são mantidos em sigilo, e somente elas, se quiserem, poderão tornar publicas essas contribuições. Nós confirmaremos. x.x.x.x.x A ministra corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, resolveu fixar o dia 17 de outubro para o início da inspeção nas unidades administrativas e judiciárias de Primeira e de Segunda instâncias do poder judiciário do Amapá.


Fraudes no Amapá têm sobrepreço de até 2.760%



Sobrepreços de 2.760%, alugueis de computadores mais altos do que o valor do equipamento, escritório de funcionários da Prefeitura de Macapá criado especialmente para fraudar licitações, empresas de transporte público cujo objetivo principal é a lavagem de dinheiro. Essas são algumas das irregularidades investigadas pela Polícia Federal no inquérito da Operação Mãos Limpas, que atualmente se encontra no Superior Tribunal de Justiça (STJ) aguardando apresentação de denúncia.
A estimativa é de que nos últimos dez anos tenham sido desviados R$ 400 milhões só em contratos irregulares do governo do Amapá e da Prefeitura de Macapá. Incluídos os desvios ocorridos no Tribunal de Contas do Estado e na Assembleia, são estimados prejuízos de R$ 1 bilhão aos cofres públicos. As conclusões do inquérito da Operação Mãos Limpas foram reveladas pelo Estado no domingo.
Para contratar a instalação de 200 filtros nas escolas do Amapá, a Secretaria Estadual de Educação pagou sobrepreços de 2.760% mediante contrato de emergência em 2005.Três anos depois, a empresa fornecedora do equipamento, Top Line, contratou o presidente da comissão de licitação do Amapá para seu quadro de funcionários.
Além de caros, os filtros puseram em risco a saúde dos alunos, pois eram feitos com tubos de PVC para canalização de esgoto e usavam carvão aditivado, que causava contaminação. Houve ainda prejuízos anuais de R$ 825 mil pelo pagamento da manutenção dos filtros que não era realizada.
Só nos contratos emergenciais de duas empresas de segurança, a Serpol e a Amapá Vip, com a Secretaria de Educação, os desvios ocorridos ao longo de seis anos são estimados em R$ 70 milhões. Em mais de duas toneladas de documentos, a PF não encontrou nenhum contrato que possa ser definido como regular.
Conforme a apuração avançava, mais irregularidades surgiam. Foi o caso do empréstimo de R$ 1 milhão feito pelo proprietário da empresa Amapá Vip, Alexandre Gomes de Albuquerque, para o então titular da pasta de Educação, José Adauto Bitencourt. Em 2008, a mesma Amapá Vip foi contratada pela Superintendência Federal da Agricultura do Amapá, sem licitação, para receber R$ 408 mil nos trabalhos de erradicação da mosca da carambola.
A mesma Superintendência Federal da Agricultura também alugava mensalmente um lote de dez notebooks por R$ 3 mil, 70% acima do custo de aquisição de um notebook novo de boa configuração. O mesmo ocorreu com o aluguel de 18 GPSs, 25 voadeiras, 5 freezers, cuja mensalidade paga era maior do que a compra de um desses itens novos.
Problemas também existem nos contratos com a Prefeitura de Macapá, comandado por Roberto Góes (PDT), preso em dezembro do ano passado. O prefeito é primo de Waldez Góes, ex-governador do Estado, preso na primeira fase da Mãos Limpas. Posto em liberdade em fevereiro deste ano, Góes reassumiu a prefeitura depois de dois meses na prisão.
Assim como o primo, Góes também firmou contrato com a Amapá Vip na Prefeitura de Macapá, no valor de R$ 493 mil por seis meses. Mas a investigação mais curiosa diz respeito ao surgimento de uma empresa de ônibus municipal em 2009, a Expresso Marco Zero, cuja garagem está localizada em um terreno que pertence ao pai do prefeito.
A empresa, segundo inquérito da PF, começou a operar em Macapá sem nenhum procedimento regularizando a circulação dos ônibus. Não houve contrato de licitação nem de concessão.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Macapá afirmou por nota que a Marco Zero não é de Roberto Góes nem de nenhum parente dele. Também alegou que o terreno onde estava localizada a garagem da empresa não é do pai do prefeito. Era, mas foi vendida a um empresário local há cerca de cinco anos. “O prefeito vem, através dos meios legais, provando sua inocência junto ao Poder Judiciário e há de demonstrar sua inocência”, diz a nota.

Bruno Paes Manso, Enviado especial
Estadão
COLABOROU ISADORA PERON












LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mais uma montadora chinesa anuncia plano de instalar fábrica no Brasil


A Great Wall informou que a capacidade de produção será de 100 mil unidades anuais, a mesma que terá a fábrica da Jac, também chinesa

12 de outubro de 2011 | 23h 00


Cláudia Trevisan, de O Estado de S. Paulo
PEQUIM -
A Great Wall é a mais nova montadora chinesa a decidir fincar sua bandeira em solo brasileiro. A empresa pretende instalar no País uma fábrica com capacidade de produção de 100 mil veículos ao ano, disse ao Estado seu diretor de marketing, Gao Dongxu.
Gao não revelou detalhes como investimento, local e quando será construída a planta. Ele disse que a empresa está a procura de um parceiro local para tocar o projeto, mas, segundo fontes revelaram ao Jornal do Carro, o Grupo Caoa, que representa a sul-coreana Hyundai e a japonesa Subaru no País, já teria assinado um acordo com a companhia chinesa.
No Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) estão registradas as patentes de dois carros da marca chinesa: um utilitário-esportivo e um sedã médio. De acordo com as mesmas fontes, há pelo menos quatro modelos da empresa em fase de homologação no Brasil. São eles o jipe Haval, a picape Wingle (cabine simples e dupla), o sedã C30 e o C20R, hatch com apelo visual aventureiro nos mesmos moldes do Volkswagen CrossFox. O início das vendas está previsto para meados de 2012.
A produção anual de 100 mil veículos prevista pela Great Wall é a mesma que outra montadora chinesa, a JAC, planeja fabricar na unidade que terá na Bahia, na qual serão investidos R$ 900 milhões.
"O Brasil é um enorme mercado potencial para a indústria automotiva", afirmou Gao. Segundo ele, a empresa ainda está em busca de um parceiro local para realizar o empreendimento.
A Great Wall é a terceira montadora chinesa a anunciar investimentos no Brasil, depois da JAC e da Chery, que lançou em julho a pedra fundamental de sua planta de R$ 700 milhões na cidade de Jacareí (SP).
Imposto. O diretor de marketing disse que a elevação do IPI para carros importados não teve impacto "substancial" sobre a decisão da empresa de construir uma planta no Brasil.
Na terça-feira, o gerente-geral da Great Wall, Wang Fengying, havia declarado em um evento na cidade de Chengdu, na China, que a empresa planeja um "grande investimento" na construção de uma fábrica no Brasil, de acordo com relato da agência de notícias Bloomberg.
Os carros chineses foram o principal alvo do aumento de 30 pontos porcentuais no IPI sobre importados, anunciado pelo governo em 15 de setembro. Para escapar da alta, os veículos devem ter pelo menos 65% de componentes produzidos em países do Mercosul. As medidas passaram a valer no dia seguinte ao anúncio estarão em vigor até 31 de dezembro de 2012.
Gao disse que as exportações da Great Wall para o Brasil são mínimas e serviram principalmente para obtenção de certificados dos produtos no País. A montadora é a maior fabricante de SUVs da China, mas também tem sedãs e modelos menores. Em 2010, a empresa fabricou 400 mil veículos em seu país, que tem um mercado de 18 milhões de unidades. / COLABOROU TIÃO OLIVEIRA












LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Após polêmica sobre paternidade, Cristo Redentor fará exame de DNA





Após polêmica sobre paternidade, Cristo Redentor fará exame de DNA Por ocasião dos oitenta anos, Cristo percorrerá os programas de auditório pregando a paz, o amor, a compreensão e o linxamento público de Rafinha Bastos.
PARAÍSO - Apanhado no meio de uma celeuma sobre a paternidade do Cristo Redentor, Deus Pai usou seus poderes celestes para conseguir um exame de DNA. "Precisei utilizar a onisciência para descobrir um hospital público sem filas. Em seguida, fiz uso da onipresença para falar com uma atendente sem deixar o conforto do Lar. A onipotência eu não ia usar, mas tive que tomar uma atitude para não mofar por toda a Eternidade. Fiz a Terra em 7 dias, mas quase padeci na fila do SUS. Num momento de desespero, pensei em recorrer ao Eduardo Paes, mas acabei mesmo operando um milagre", confessou o Supremo Arquiteto.
A disputa pela autoria de Cristo opunha as famílias do escultor francês Paul Landowski, os herdeiros do engenheiro Heitor da Silva Costa e membros cariocas da dinastia Sarney. O resultado do exame de DNA será lido, em voz alta, pelo Todo Poderoso à meia noite de hoje (horário de Brasília), como parte das celebrações pelos 80 anos da estátua.
Em outra etapa dos festejos, Cristo dividirá o palco com João Gilberto em novembro. "Ficarei em segundo plano, concentrado para não desafinar", disse humildemente. O oba-oba em torno dos 80 anos provocou ciumeira em Zuenir Ventura e Ferreira Gullar. "Por essas e outras que somos ateus", reclamaram em uníssono.











LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sarney aceita parar de escrever em troca de prêmio Nobel de literatura






Sarney aceita parar de escrever em troca de prêmio Nobel de literatura Antes de receber o Nobel, Sarney teve de provar que não guardava nenhuma caneta nas mangas.
ESTOCOLMO – Movidos pelo medo e pela angústia, a Academia Sueca decidiu conceder a José Sarney o Nobel de literatura com a condição de que ele nunca mais escreva uma linha. “Nem hai-kai, versinho, redondilha, conto de uma página, receita de cozinha, bilhete para a empregada, nada, nada”, explicou, aliviado, Hans-Törben Mägnussen, presidente do comitê de seleção da láurea.
Ao saber que o prêmio fora dado ao poeta sueco Tomas Tranströmer, Sarney soltou uma nota dizendo que começaria a escrever, ainda hoje à noite, a sequencia de Marimbondos de Fogo, e que não descansaria enquanto a obra não fosse traduzida para o sueco. A notícia caiu feito uma bomba na Suécia. Em Estocolmo, carros foram incendiados, lojas saqueadas e um grupo de cidadãos destemperados se reuniu diante do Palácio Real para pedir a cabeça da Rainha Sílvia.
A polícia começava a restabelecer a ordem pública, quando a gráfica do Senado exibiu, na TV Brasil, o primeiro exemplar de Brejal dos Guajás com sinais diacríticos visivelmente escandinavos. Imediatamente, a tropa de choque sueca juntou-se aos manifestantes. Ao ser informado que o livro em breve chegaria às livrarias de seu país, o poeta Transrömer anunciou, da sacada de sua casa, que devolvia o prêmio e abandoava a carreira de escritor para se dedicar à escultura em sabonetes.
À beira de uma crise institucional sem precedentes, o governo sueco acionou o seu embaixador em Brasília e negociou o acordo com Sarney.
O PMDB ainda conseguiu emplacar dois deputados na Câmara Alta de Estocolmo, e Michel Temer ganhou o título de Conde de Uppsala.











LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lixo comum recebe 1 milhão de seringas por dia



  • 12 de outubro de 2011 |
  • 22h45 |

FELIPE ODA
Pelo menos 1 milhão de seringas utilizadas por portadores de diabete mellitus, que usam insulina, são descartadas diariamente no lixo doméstico comum. Porém, especialistas ouvidos pelo Jornal da Tarde, afirmam que o problema é ainda maior, uma vez que os pacientes costumam utilizar mais de uma agulha por dia.
O descarte inadequado de resíduos de saúde é uma ameaça de contaminação ao meio ambiente e aos profissionais que trabalham diretamente com o lixo. Objetos perfurocortantes que estiveram em contato com sangue humano, por exemplo, podem transmitir HIV e hepatites B e C.
A estimativa foi apresentada pela enfermeira Silvia Carla da Silva André, doutoranda do Laboratório de Saúde Ambiental, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP). “Temos no País cerca de 7 milhões de pessoas com diabete. Desses, pelo menos um milhão é usuário de insulina e faz o autocuidado (aplicação em domicílio)”, diz a pesquisadora. “Estão claras na legislação as obrigações dos centros e profissionais de saúde no destino correto do lixo, mas há uma lacuna em relação ao material produzido pelos pacientes em casa”, observa.
Além da falta de leis sobre o descarte do lixo de saúde produzido em residências, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB-SP), Carlos Alberto Maluf Sanseverino, também credita o problema à “falta de orientação da população”.
E ele está certo, afirma Silvia. Uma amostra com 31 pacientes atendidos em uma Unidade de Saúde da Família, de Ribeirão Preto, indicou que apenas 4% do grupo, que recebeu orientação sobre o descarte correto, manteve o hábito inadequado.
“No País, não temos legislação, orientação ou programas que incentivem o uso de descarpack (coletores de material de saúde, que em alguns países são distribuídos gratuitamente)”, diz Claudia Pieper, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e professora do curso de Endocrinologia da PUC no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia.
Silvia ensina que agulhas, lancetas, ampolas de insulina, fitas reagentes e outros resíduos produzidos pelo paciente com diabete devem ser armazenados e levados a um posto de saúde. “A orientação técnica da Sociedade Americana de Diabete é que o paciente descarte os resíduos em recipientes rígidos e os leve até uma unidade de saúde.”
Essa indicação é seguida há um ano pela fotógrafa Maria Scaglione, de 32 anos. “Guardo as seringas em garrafas PET e as ampolas de insulina em vidros. Depois, entrego para uma pessoa que leva a um posto de saúde”, conta. “Uso insulina há 17 anos, mas nunca fui orientada que não deveria jogar no lixo comum”, reclama. “Só fui avisada no começo do ano pelo meu namorado. Hoje, me preocupo com o destino correto desses materiais.”
A diabete mellitus é caracterizada pela falta da insulina no organismo ou por sua baixa absorção. Trata-se do hormônio responsável por quebrar a glicose e transformá-la em energia e sua ausência resulta em um nível alto de açúcar no sangue. Daí a necessidade de alguns pacientes receberem diariamente determinadas doses injetáveis de insulina.
Deveria haver investimento na conscientização’
A destinação do lixo de saúde é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente. “Porém, não é exagero dizer que existe uma lacuna na legislação sobre o descarte de lixo de saúde de origem domiciliar, produzido pelo próprio paciente”, afirma Carlos Alberto Maluf Sanseverino, presidente da Comissão Sustentabilidade e Meio Ambiente, da OAB-SP.
Sanseverino ressalta o material “produzido pelo próprio paciente”, pois quando o médico ou enfermeiro fazem o atendimento domiciliar, são eles os responsáveis pelo lixo. “É um assunto que não se esgota só com a criação de uma lei”, diz Thais Leonel, secretária-geral da comissão.
Segundo a advogada, programas do governo seriam mais eficazes. “Só punir não traz resultados. O governo deveria investir na conscientização. É muito mais interessante do que formatar uma lei que não será cumprida.” Para Thais, a questão já está regulamentada. “As leis ambientais já existem. Precisam ser aplicadas, o que evitaria o descarte inadequado de resíduos (de saúde) produzidos em residências”, completa.












LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Terminal do Tietê na mira da Cetesb



  • 11 de outubro de 2011 |
  • 23h32 |

Por Bruno Ribeiro, Felipe Frazão, Marcelo Godoy e Rodrigo Brancatelli
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) vai pedir para a Prefeitura detalhar quais imóveis às margens do Rio Tietê foram construídos sobre antigos lixões e vai investigar a presença de gás metano no subsolo desses locais. Conforme pedido feito ontem pelo Ministério Público, entre os lugares que serão averiguados estão o Hotel Novotel, ao lado do Shopping Center Norte, o prédio do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) e a Rodoviária do Tietê, por onde passam cerca de 90 mil pessoas por dia.
No caso do Novotel, os responsáveis pela investigação serão os próprios donos do empreendimento. Já em relação às outras áreas, a Prefeitura precisará fazer um estudo prévio – a partir desse documento, a Cetesb vai analisar a presença de metano no solo.
Outros locais importantes da zona norte também poderão ser investigados pela companhia ambiental, se a Prefeitura informar que eles foram, de fato, erguidos em cima de lixões. O Estádio do Canindé, o Parque do Trote, o Expo Center Norte e o Shopping D também podem ter algum tipo de contaminação, segundo levantamento feito pela Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara Municipal, com base em fotos de 1950 e de 1978.
No passado, todas essas áreas eram afetadas pelo traçado sinuoso do Rio Tietê. O trecho com mais curvas ficava justamente entre a Vila Maria e a Freguesia do Ó – mais de 3 milhões de m² inundados pelo Tietê foram aterrados nesses seis quilômetros. Com a retificação do leito e a transformação dele em uma reta, formaram-se grandes buracos alagados, como lagoas. No fim dos anos 1960, essas cavas viraram buracos onde moradores e empresas depositavam restos de comida, entulho e todo tipo de lixo industrial.
A assessoria de imprensa do Novotel afirmou que já foi intimada a investigar a presença de metano e que cumprirá o prazo dado pela Cetesb e pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. O diretor do Deic, delegado Nelson Silveira Guimarães, afirmou que a Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) já fez prospecções no terreno recentemente e não encontrou gás no subsolo. “Perfuraram bem fundo e nada foi achado.”
A Socicam, empresa que administra o Terminal Rodoviário do Tietê, disse em nota apenas que “não foi procurada pela Cetesb para realizar a análise no solo”. A reportagem havia questionado se a empresa tem algum registro anterior de suspeita de contaminação na área da rodoviária, mas a Socicam não respondeu. A empresa não disse se a investigação vai alterar a operação.

Terminal Rodoviário Tietê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Terminal Rodoviário Tietê
Governador Carvalho Pinto
Terminal Rodoviário Tietê.jpg


Parte das plataformas de embarque do terminal
Uso atual Estação Rodoviária
Estação de metropolitano
Localização Avenida Cruzeiro do Sul, 1800, Santana - São Paulo, SP
Coordenadas Gnome-globe.png Terminal Tietê
Linhas Metroviárias
1-Azul
Rodoviárias
-Nacionais
Estado de São Paulo
Região Sudeste
Região Nordeste
Parte da região Norte, Centro-Oeste e Sul (com exceção do Paraná)
-Internacionais
Argentina
Chile
Paraguai
Uruguai.
Administração Socicam
Inauguração 9 de maio de 1982 (29 anos)
Movimento em 2007 66 000/dia
Serviços ÔnibusTáxiRestauranteEstacionamentoAcesso à deficiente físicoEscada rolanteElevadorFarmáciaBiblioteca ou banca de livros
Terminal Rodoviário Tietê (oficialmente Terminal Rodoviário Governador Carvalho Pinto) é o maior terminal rodoviário da América Latina e o segundo maior do mundo, superado apenas pelo Terminal Rodoviário de Nova Iorque.[1] Situado na cidade de São Paulo, foi inaugurado em 9 de maio de 1982, durante a gestão do governador Paulo Maluf, para substituir o antigo Terminal Rodoviário da Luz, que estava saturado. Situa-se na Avenida Cruzeiro do Sul, no bairro de Santana, zona norte da capital paulista. O acesso pode ser feito pela Estação Portuguesa-Tietê do Metrô.

[editar] Características

Compreendendo uma área de 120 000 metros quadrados, sendo 54 480 metros quadrados de área construída, esse terminal funciona durante 24 horas por dia e atende a 21 estados brasileiros. São 65 empresas rodoviárias, 135 bilheterias e 304 linhas de ônibus, que atendem a 1 010 cidades. Para atender a essa demanda, existem setenta plataformas de embarque e dezenove de desembarque. Em dias de maior movimento, de acordo com a necessidade, essas plataformas tornam-se reversíveis. Os ônibus também contam com um estacionamento de espera, que tem capacidade para setenta veículos. Em 2007, o terminal registrou o movimento diário de 66 000 pessoas.[2]

Referências

[editar] Ligações externas

[Expandir] Terminal Rodoviário Tietê



Exibir mapa ampliado











LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Greve ; Bancários farão manifestações em capitais nesta sexta-feira





Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
11/10/2011 | 17h03 |





Mais de 9 mil agências estão sem funcionar em todo o país . Imagem: Fabyana Mota/ON/D.A Press
Imagem: Fabyana Mota/ON/D.A Press

O Comando Nacional dos Bancários decidiu promover, na sexta-feira (14), manifestações contra a lucratividade dos bancos em todas as capitais do país. Os protestos fazem parte das atividades da greve dos bancários, que completou 15 dias hoje.

Em reunião na capital paulista, o Comando Nacional dos Bancários também avaliou a paralisação dos trabalhadores. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Carlos Cordeiro, o movimento está forte e será ampliado.

“Ante o silêncio dos bancos, decidimos que temos que ampliar a greve”, disse Cordeiro, após a reunião. “Vamos tentar paralisar setores que ainda não foram afetados e também parar agências que ainda continuam funcionando”.

No balanço da greve feito ontem pela Contraf, 9.090 agência bancárias aderiram à greve. Isso, de acordo com Cordeiro, representa 45% do total de agências do país.

O presidente da Contraf disse ainda que o comando nacional vai enviar uma carta à presidente Dilma Rousseff solicitando uma audiência. No encontro, os bancários pretendem discutir com a importância do aumento salarial da categoria para melhorar a distribuição dos ganhos obtidos pelas instituições financeiras que atuam no país.

O comando vai enviar uma carta também ao presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal. Na carta, os bancários pedirão que Portugal participe das mesas de negociações entre os trabalhadores e os bancos.

Da Agência Brasil










LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Morde & Assopra Reta final: Emocionada, Dulce se casa com Diogo em cerimônia íntima


A faxineira fica comovida com o carinho de seus convidados

12/10/11 às 15h49 - Atualizado em 12/10/11 às 15h49

Dulce se emociona durante o casamento com Diogo (Foto: Morde & Assopra/TV Globo)Dulce se emociona durante o casamento com Diogo (Foto: Morde & Assopra/TV Globo)
Dulce (Cássia Kiss Magro) fica surpresa ao ver a quantidade de convidados em seu casamento. Todos demonstram muito carinho e admiração e ela fica emocionada.
Walcyr Carrasco faz mistério sobre o final de Dulce em Morde & Assopra
Guilherme (Klebber Toledo) pede para o padre começar logo a cerimônia, pois sua mãe não pode ser cansar muito.
Cassia Kiss Magro recebe homenagem da equipe após gravar última cena de Dulce
Dulce se levanta e Alice (Marina Ruy Barbosa) lhe entrega o buquê. Francisco (Erom Cordeiro) oficializa a união e o casal troca as alianças. Comovida, Dulce declara: “Que maravilha! Quem que ia dizer que eu ainda ia ter uma festa de casamento tão linda!”
Dulce e Diogo ficam a sós após se casarem (Foto: Morde & Assopra/TV Globo)Dulce e Diogo ficam a sós após se casarem (Foto: Morde & Assopra/TV Globo)
Mais tarde, Guilherme e Alice levam Dulce para descansar no quarto. Ela pede para ficar a sós com Diogo (Cacá Amaral) e agradece por ele ter realizado seu sonho. Os dois trocam declarações de amor e reafirmam seus sentimentos. “O nosso amor é pela eternidade!”, declara Dulce.
Continue ligado nas últimas emoções de Morde & Assopra! A cena deve ir ao ar na quinta-feira, 13 de outubro.


Reta final: Amanda envenena taça de champanhe para matar Ícaro

Enfermeira usa remédio de Naomi que se torna fatal se misturado com álcool

12/10/11 às 15h14 - Atualizado em 12/10/11 às 15h41
Amanda está decidida a matar Ícaro (Foto: Morde & Assopra/TV Globo)
Ícaro (Mateus Solano) resolve dar uma festa para comemorar o fato de ter se tornado oficialmente pai de Rafael (Henry Fiuka). Amanda (Carla Marins) vê na situação uma oportunidade para colocar em prática o plano de matar o cientista.
Carla Marins dá pista e diz que Amanda terá destino merecido
Ao perceber que Palmira (Neusa Maria Faro) prepara taças de champanhe para os convidados, ela se oferece para ajudá-la. A enfermeira separa uma taça para Ícaro e coloca o remédio de Naomi (Flávia Alessandra), que se torna fatal se misturado com álcool.
Siga as pistas e tente descobrir qual é o segredo de Naomi
"Pronto! Olha como ficou borbulhante! E o melhor é que eu praparei tudo para culpar a Naomi, a louca. Os remédios não são dela, probrezinha? Pois é! Adeus, Ícaro. Adeus! Eu vou ser rica!", comemora.
Será que Ícaro vai morrer e Amanda vai ficar com sua fortuna? Fique ligado na reta final de Morde & Assopra para saber! Não perca a cena, que deve ser exibida na quinta-feira, dia 13 de outubro.









LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

iOS 5 Error 3200 or “internal error” update issues? Apple’s servers are getting slammed. [Updated]





Check out all of our coverage of today’s Apple releases here or take this time to read our complete review and guide to iOS 5.
-
Updated below.
If you’re having problems updating your iPhone, iPad or iPod touch to iOS 5, you’re not alone. We’re getting reports across the board that many are having issues updating to the latest version of Apple’s iOS software, released today.
The issues seem to center around the point at which iTunes contacts Apple’s servers to verify and activate the update process. The issues are likely due to the fact that Apple’s servers are slammed and are only handling ‘half’ of the requests. This information comes via Jay Freeman, AKA Saurik, an iPhone jailbreaker and the creator of the Cydia app store for jailbroken iPhones.
To anyone getting “An internal error occurred.” (3200) while installing iOS 5.0, Apple’s servers are swamped, and failing half the requests.
A 3200, or “internal error”, message is being given to those attempting to update their devices and many are reporting success after trying the update process 5 or even 10 times.
Screen shot 2011 10 12 at 3.14 520x353 iOS 5 Error 3200 or internal error update issues? Apples servers are getting slammed. [Updated]
The long and short of it is that the demand for iOS 5 is off the charts right now, so being patient is your best option. There’s nothing you can do on your end so have a cup of coffee and wait out the rush.
Until then, check out all of our coverage of today’s Apple releases here or take this time to read our complete review and guide to iOS 5.
Update: Some sites like Gizmodo and GDGT are reporting that downloading the IPSW and updating manually works. To do that, download the firmware you need from one of the links below. Then open up iTunes, and Option + Click the ‘Check for Updates’ button. Locate the firmware file that you downloaded and install it that way.
I’ve seen mixed reports of this method working, as the issue seems to be with the activation servers, not the download servers, but it’s worth a try if you’re desperate. Let us know if it works for you.











LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lixo hospitalar vindo dos EUA é apreendido no Porto de Suape (PE)



Lençóis, seringas e luvas usadas foram encontradas pela Receita Federal.
Documentação afirmava que a carga era de tecidos com defeito.

Do G1 PE
 Um contêiner vindo dos Estados Unidos e contendo lixo hospitalar foi apreendido pela Alfândega da Receita Federal, no Porto de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife, na tarde desta terça-feira (11). Lençóis sujos, seringas, luvas usadas, entre outros objetos, estavam no contêiner.

Na documentação de importação, constava que a carga era formada por tecidos com defeito, que seriam enviados à cidade de Santa Cruz do Capibaribe, uma das integrantes do polo têxtil do Agreste pernambucano. A carga foi inspecionada pelos auditores-fiscais da Receita Federal que, com o achado, acionaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fazer a análise do material.

Lixo hospitalar apreendido em contêiner em Suape (Foto: Divulgação / Receita Federal)Lixo hospitalar apreendido em contêiner em Suape
(Foto: Divulgação / Receita Federal)
Na próxima quinta, a Anvisa deve divulgar um laudo oficial sobre o caso, o que vai permitir à Receita Federal tomar as medidas necessárias em relação aos envolvidos com essa importação fraudulenta. Os nomes das pessoas e empresas envolvidas não foram divulgados, por causa do sigilo fiscal.
 














LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters